ASEAN: crise da dívida ameaça crescimento regional na Ásia

Os ministros da Economia dos países do sudeste asiático (ASEAN) ressaltaram neste sábado o perigo de uma desaceleração neste ano do crescimento econômico regional devido à crise da dívida da zona do euro e das reduções de gastos previstas nos Estados Unidos.

Os ministros, reunidos neste sábado em Manado (Indonésia), indicaram em um comunicado que preveem uma queda do crescimento de 2011 nos dez países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Após uma progressão de quase 7,5% do PIB em 2010, os países da ASEAN poderiam não chegar a 6% de crescimento, afirma outro comunicado.

Por sua vez, os ministros destacaram que é necessário permanecer “vigilantes diante dos riscos e desafios” trazidos pela “crise da dívida soberana e pelos problemas orçamentários em determinados mercados desenvolvidos (ocidentais), assim como pela alta dos preços das matérias primas e dos produtos alimentícios, (além) do persistente nervosismo dos mercados financeiros”.

O crescimento dos países membros da ASEAN pode se situar entre 5,7% e 6,4% em 2011, já que o comércio e os investimentos no interior desta região devem compensar a fragilidade dos países desenvolvidos.

A ASEAN é integrada por Cingapura, Indonésia, Tailândia, Malásia, Filipinas, Camboja, Laos, Vietnã, Birmânia e pelo sultanato de Brunei.

Fonte: AFP via YAHOO

13 Comentários

  1. .
    .
    ———–
    “A ASEAN é integrada por Cingapura, Indonésia, Tailândia, Malásia, Filipinas, Camboja, Laos, Vietnã, Birmânia e pelo sultanato de Brunei.”
    ———–
    .
    Ou seja pela “Série B” da Asia, pra eles as exportações de bugigangas são Tudo!
    .
    Normal que sofram com isso, pois não tem mercado interno para compensar como o Japão, China e Coréia do Sul, ou tecnológico como Taiwan… vai sim sofrer com a crise financeira do Ocidente!
    .
    Valeu!!

  2. Se os iankSS ñ tivesse feito a burrada de atacarem o IRAK e o Afeganistão,bushrro ò republicano, criando esses deficit’s monstruosos q prejudicam o seu próprio povo e por tabela o planeta. Seriam então, eles e a China puxando td as econômias da terra, sairíamos logo dessa crise , possivelmente em 2/3 anos, agr, vai levar mt + tempo. Sds.

  3. Eu acho que o Brasil vai ser o país mais afetado do mundo, por culpa do Lula, que jogou a nossa Div Pública na estratosfera. Lula foi confiar no Meirelles e Mantega, agora é tarde. Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros. 1 trilhão de dólares de dívida pública. Como vamos pagar isso ? A bomba estourou no colo da Dilma.

  4. Quando o Brasil afundar e o povo se rebelar, vamos ter que adotar um regime de exceção. O MDef Amorim governa com os militares, polícias e juízes, por exemplo. Os políticos brasileiros não tem condições. É só propina, impunidade, incompetência e populismo. Está tudo contaminado.

  5. Jakson Almeida :
    .
    O dragão e os tigres estão sendo caçados por uma crise FABRICADA no ocidente pra desestabiliza-los.
    —————————————–
    Não creio…
    .
    Bela maneira de atacar alguém:

    ” Vamos nos auto contaminar com uma pneumonia! quem sabe assim, contagiamos nossos rivais…”
    .
    Só que a ASEAN , mesmo sendo a “Série B” da Asia”, como disse o Francoorp, só pegou um resfriado da pneumonia euro/dólar:
    .
    “O crescimento dos países membros da ASEAN pode se situar entre 5,7% e 6,4% em 2011,…”

  6. Dandolo o Brasil de Lula foi na contramão do EUA e Europa,
    se deu bem nos oito anos, os que foram no sentido contrario se deram mal.

  7. Wi como na lenda da fênix, em que ela renasce das próprias cinzas apos sua morte,é isso que o “Clube de Bilderberg” quer fazer com a economia dos países orientais.A China financia o deficit comercial e fiscal dos americanos comprando títulos dos EUA e também da UE como compensação pelas exportações chinesas pra esses países ,agora imagine se EUA e UE derem o calote,o que é uma questão de tempo.O que vai acontecer com a economia da Asia?

  8. Carcará disse:
    14/08/2011 às 15:06

    Acho que essa crise é o começo da colheita do “Dragão”. Um comentario bem oportuno, se a China souber manobrar nessa “nova” tempestade ela ganha muito terreno politico.

  9. Jakson,
    as coisas não assim tão retas , ou tão preto e branco, está mais para uma mistura cinza e que dá muitas voltas…

  10. J.A., ja que mencionou o Clube de Bilderberg vai ai um pensamento que traduz um dos tentaculos do monstro… “Sei que dizem que é fato científico, mas, para mim, que sou um medieval, só acredito na ciência quando vem no formato de resultados de exames de laboratório, e não quando tem a ONU no meio e gente nas bordas ganhando milhares de dolares para salvar o planeta.
    (Luiz Felipe Pondé)

Comentários não permitidos.