Semana do Quadro de Engenheiros Militares

Brasília –  Conheça os principais projetos e atividades desenvolvidos pelo Exército com a participação dos  Engenheiros Militares.

Para saber mais, acesse:

Departamento de Ciência e Tecnologia

Diretoria de Obras Militares

Participação dos engenheiros militares no Departamento de Ciência e Tecnologia


A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (GUARANI) é a primeira versão de uma família de veículos blindados médios 6×6 na classe 17 – 20 toneladas. Desenvolvida com cobertura de aço balístico de design monobloco, a Viatura Guarani oferece níveis de desempenho em termos de mobilidade, de potência de fogo e de proteção que atendem completamente às demandas atuais e futuras da Força Terrestre.

Radar Saber – Sistema de Acompanhamento de Alvos Aéreos Baseado em Emissão de Radiofrequência é um radar tridimensional, fornecendo informações de distância, azimute e elevação, com alcance de 60 km para o radar primário e 75 km para o radar secundário e teto máximo de utilização de 5.000 metros, podendo acompanhar até 40 alvos simultaneamente, classificando-os como amigo ou inimigo e distinguindo as aeronaves de asas fixas das de asas rotativas.

O Reparo de Metralhadora Automatizado X (REMAX) possui as seguintes funcionalidades: suportar metralhadora calibre 7,62 mm ou .50″; permitir a pontaria em elevação e direção do armamento; possibilitar a observação, reconhecimento e identificação de alvos durante o dia e à noite e realizar o tiro em movimento. Os comandos são realizados pelo atirador a partir do interior da viatura, através de sistema constituído de câmera, monitor, punho e botões de acionamento do módulo de controle.

O míssil superfície-superfície – MSS 1.2 AC foi concebido para emprego contra viaturas blindadas inimigas que atuam dentro do seu alcance de utilização que é de 500 a 2000 m. Complementarmente, o míssil pode ser utilizado para neutralizar casamatas, pequenas construções e helicópteros em voo pairado. Possui autoguiamento indireto por feixe laser cuja principal vantagem é sua imunidade a contramedidas. A cabeça de guerra é do tipo carga oca, com capacidade de penetração superior a 500 mm em chapa de aço padrão OTAN.

O Módulo de Telemática Operacional (MTO) possibilita a comunicação de dados, voz e imagens no campo de batalha. O sistema é composto por Postos de Comunicações (PC) nos escalões Brigada, Batalhão, e Companhia, podendo os dois primeiros serem utilizados isoladamente ou embarcados em Viaturas de Comando e Controle (VCC), enquanto os PC Subunidade são acondicionados em mochilas transportáveis por combatentes individuais.

O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) é um sistema de monitoramento contínuo de áreas de interesse do território nacional, particularmente na faixa de fronteiras. Fundamenta-se na otimização e integração de sistemas existentes, tendo por base uma avançada infraestrutura de comunicações, apoiada na segurança da informação, com ênfase na defesa cibernética.

  • Engenheiros Militares nas obras da Diretoria de Obras Militares

Construção da Vila Verde dos 5º Jogos Mundiais Militares

Prédios da Vila Verde

Construção do Ginásio do Colégio Militar de Santa Maria

Implantação do 1º Pelotão Especial de Fronteira – Tirós (PA)

Implantação do 3º Batalhão de Aviação do Exército – Campo Grande

3º Batalhão de Aviação do Exército – Campo Grande

Construção do 3º Batalhão de Infantaria de Selva – Barcelos (AM)

6 Comentários

  1. Engraçado, desde a compra da Ares pela Elbit, pouco ou nada tem se falado da REMAX. Será que é um projeto morto, visto que o EB vai usar a torre UT30 da Elbit ?

    No mais, parabéns aos nossos engenheiros, orgulhos nacionais !

  2. .
    .
    Esse míssil Anti-Carro MSS 1.2 AC ainda está muito grande, deveria ser miniaturizado um pouco mais… uns 30 cm pelo menos pra ficar mais ágil para se carregar ou levar apoiado nas costas.
    .

  3. AINDA TÊM ALGUNS SISTEMAS QUE SERÃO IMPLANTADOS NO PAÍS ATÉ 2016, MUITO INTERESSANTES, COMO OS VANTS DE FABRICAÇÃO NACIONAL, SATÉLITES, NOVOS RADARES…

Comentários não permitidos.