Rapidinhas

Índios rejeitam diálogo sobre estrada na Bolívia

O governo boliviano tentou ontem em vão dialogar com os indígenas que protestam contra uma estrada que está sendo construída no país pela brasileira OAS.  A rodovia é objeto de disputa por atravessar uma reserva onde vivem entre 10 mil e 12 mil índios.

Uma comissão liderada pelo chefe de gabinete do presidente Evo Morales, Carlos Romero, esteve ontem na cidade de Trinidad para encontrar-se com os representantes, que não compareceram.

Fonte: Valor Econômico via Amazônia.org

Eleitor do Pará responderá se quer separação do Tapajós e de Carajás

Por Débora Zampier

Foi definido ontem (9) que a primeira pergunta que o eleitor paraense irá responder no plebiscito sobre a divisão do Pará é se ele é a favor ou não da criação do estado do Tapajós.  Em seguida, responderá se é a favor ou não da criação do estado de Carajás.  O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro, e a participação é restrita aos paraenses.

O sorteio da ordem das perguntas foi feito na noite desta terça-feira, em sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também definiu os números que deverão ser digitados na urna eletrônica para representar o sim ou o não.  Quem for contra a divisão, deve digitar 55, e os favoráveis devem digitar 77.  Os números precisarão ser digitados duas vezes para responder a cada uma das perguntas.

A terceira parte do sorteio decidiu sobre a utilização de cédulas de papel nos casos em que as urnas eletrônicas precisarem ser substituídas por alguma falha.  Cédulas brancas serão usadas para decidir sobre a criação de Carajás, e cédulas amarelas sobre a criação do Tapajós.

Fonte: Agência Brasil via Amazônia.org

Nações Unidas desenvolve ações de segurança alimentar em áreas indígenas do Alto Solimões

Indígenas de Tabatinga, Benjamim Constant e São Paulo de Olivença são atendidos com capacitações de agentes de saúde e fortalecimento institucional

Três municípios da região do Alto Rio Solimões, no Amazonas, passaram a receber ações de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a segurança alimentar e nutricional de crianças e mulheres indígenas.  As ações são feitas em parceria com o governo federal.

A atividade foi divulgada nesta terça-feira (09), pelo Fundo nas Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio de sua assessoria de imprensa em Manaus para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela ONU, comemorada dia 9 de agosto.

Fonte: A Crítica via Amazônia.org

EUA dizem ter matado militante do Taliban que abateu helicóptero

Por Phil Stewart e Paul Tait

Forças da Otan mataram o militante do Taliban responsável por abater um helicóptero dos Estados Unidos no fim de semana, mas não o líder insurgente que estava sendo perseguido na malfadada operação, disse nesta quarta-feira o principal comandante norte-americano no Afeganistão. O ataque foi contra o helicóptero Chinook, ocorrido no sábado em um vale remoto a sudoeste de Cabul.

Fonte: Reuters

12 Comentários

  1. .
    .
    Sou a favor da divisão do estado do pará em 4 estados e não em três, serve mais um ao norte do Rio Amazonas, usando o rio como divisa e que inicia na divisa do estado do Amapá e vai até a divisa com o estado do Amazonas.
    .
    E também dividir em mais 4 estados o estado do Amazonas, em mais 1 o Mato Grosso, e mais um na Bahia e Minas Gerais Também.
    .
    Pela constituição são os habitantes dos estados a ser divididos que devem escolher pelo voto, então que seja tudo de forma democrática mesmo!
    .
    Valeu!

  2. Índios rejeitam diálogo sobre estrada na Bolívia: que bom… quem tá pagando essa joça somos nós mesmos… leia-se rico e bondoso BNDES…
    __________________________________________________________

    Nações Unidas desenvolve ações de segurança alimentar em áreas indígenas do Alto Solimões: começou o entreguismo… vamos ter várias nações indigenas cercando o pais, patrocinadas pela ONU… e pensar que quem tá nos entregando é o partido dos TRABALHADORES… rsrsrsr… o partido patriota… quanta ironia…

  3. è absolutametne inaceitável que nosso governo dê espaço pra ONU fazer politica em territorio nacional com os indigenas, só vai alimentnar a cobra para amanhã nos morder induvidosamente!Isso é coisa de gente inapetente, quem não tem competência pra estabelecer politica indigenista, no minimo não deveria estar governando!Qto a divisão do Estado do Pará aho bom, sou futuro morador de um dos Estados que for criado, pelo menos vamos dividir o poder das velhas oligarquias que comandam o Brasil e em particular o Pará, havendo muitos EStados brasileiros que merecem divisão, só assim pra criamos novas lideranças para um novo futuro!
    Qto ao EUA, vão ficar nessa matando quem os matar, daqui a pouco vão ter que matar todo o resto da humanidade…porquê qual nação não gostaria de matar uns americanos fardados que invadem seu território?

  4. Essa rodovia eh estrategica economicamente e militarmente falando. O negocio eh dar apito pra esses indio, quem sabe com um apito, eles parem de dar piti… 🙂

    Eu falaria assim pra eles: Parem o piti que eu dou apito kkkkkk

  5. Essa de dá espaço aos iankSS travestidos de agentes da ONU e de doer…quem permitiu a formação destas malditas reservas indígenas?!?! cuidados ou termos sérios problemas com às mesmas…Tem q colocar n FAs atuando lá e rápido,quem viver verá. Espero estar mt errado.

  6. Gostei da Estrada da Cocaina.kkkkkkk
    Tapajós e de Carajás ? Pra que plebiscito ? Precisamos urgentemente dessa divisão.
    A ONU na Amazônia ? Extrermamente perigoso. Vamos decretar a extinção dos nossos índios ? Passam a ser brasileiros comuns, como nós.

  7. “Vamos decretar a extinção dos nossos índios ? Passam a ser brasileiros comuns, como nós.”… APOIADIIIIIISCIMO grande Dandolo… afinal, eles são algum tipo de especie diferente de nós… acho que não… então porque trata-los com inferiores ou desprovidos de senso de justiça e organização?… Ah, mas dai, quem vai querer continuar pagando salario para a turma da FUNAI mamar nas tetas do estado?… não haveria mais necessidade de mante-los e por consequencia as verbas extras acabam…

  8. Tratar os índios isoladamente, como se fossem homens da idade da pedra, pra mim deveria ser considerado um crime. Tem que dar educação, profissão, oportunidade de trabalho e que cumpra as leis do país (e não do índio selvagem). É certo o cacique fazer as leis da tribo ? Manda matar crianças com problemas de saude, etc. Absurdo!

  9. “Hoje, tenho eu a impressão de que o ‘cidadão comum e branco’ é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afrodescendentes, homossexuais ou se auto-declarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos”. (Ives Gandra da Silva Martins)… cadê os defensores das politicas separatistas implementadas pelos governos socialistas nos ultimos 26 anos… eu ja li gente neste site falando que o pais pode vir a ser dividido… não duvido não… retalhado ele já foi… 230 mil indios são donos de metade do pais, se não for mais… isso sem falar nos quilombolas… será que teremos reservas para as outras minorias? já pensou… RESERVA AMBIENTAL ARCO-IRIS…rsrsrsrsr…

Comentários não permitidos.