Embraer vai modernizar 14 Tucano da Colômbia

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/0/3/5/1180530.jpg

EMB-312 Tucano da Força Aérea Colombiana

A Embraer lançou um programa para modernizar 14 aviões de treinamento avançado e ataque leve Embraer EMB-312 Tucano da Força Aérea Colombiana. O país, que utiliza largamente este que é mundialmente considerado o melhor avião já construído em sua categoria, deverá realizar a maior parte deste programa de modernização em seu próprio território.

Todo o trabalho de concepção, design e modificação do primeiro protótipo será feito pela Embraer, no Brasil, que vai substituir o trem de pouso, asas e aviônica da aeronave, elevando sua vida operacional para mais 15 anos após a modernização.

Após a conclusão dos testes operacionais, o trabalho será gradativamente transferido para a Corporation de la Industria Aeronáutica Colombiana (CIAC), empresa estatal colombiana que já está construindo no país o treinador básico designado T-90 Calima, versão nacional do Lancair, de fabricação norte-americana.

A Colômbia está investindo em treinamento e especialização dos seus profissionais para elevar as capacidades aeronáuticas do país. Em julho, oito engenheiros da CIAC chegaram ao Brasil para receber treinamentos específicos na Embraer.

Este programa pode ser extremamente interessante para a própria Força Aérea Brasileira (FAB), cuja frota está se aproximando do fim da carreira operacional na formação dos futuros pilotos da FAB, única missão que ainda desempenha.

A modernização dos seus sistemas pode ainda ser a opção mais viável do que se adquirir um novo treinador, uma vez que a sua doutrina já é largamente dominada no Brasil e por ser uma plataforma que possui características excepcionais para tal função.

Fonte: Revista Asas http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=2037&LE=atual

9 Comentários

  1. Por falar em modernização será que já não chegou a hora de instalar lançadores de mísseis nas pontas das asas, mísseis leveis como o IGLA ou o MISTRAL e que tal trocar aquelas metralhadoras 12,7mm por 2 canhões 20mm?

  2. Nao endendi a proposta de nosso colega. Como instalar mísseis do tipo MANPAD numa aeronave e qual seria sua funcao? Funcionariam de modo inverso? Canhões de 20 mm num tucano? Aonde arranjariamos espaço pra eles?
    O Super Tucano já e considerado o melhor em sua categoria e a versão utilizada pela Colômbia ainda e do modelo mais antigo, o 312 que realmente já precisa passar por modernizacoes para continuar operacional. Fico feliz pela Embraer estar fazendo esse trabalho e quem sabe depois moderniZar tbm os nossos, afinal ainda e uma aeronave que vale a pena.

  3. Os mísseis do tipo MANPAD já são usados em helicópteros de ataque russos, europeus, chineses e americanos a função desses mísseis seriam as mesmas dadas aos “Piranhas” (MAA-1A) que o Super Tucano já usam, ou seja, caçar ou se defender de aeronaves de baixo desempenho como helicópteros e aviões de transporte, porém o MAA-1A é usados de baixo das asas tirando o espaço para bombas, foguetes, mísseis anti-tanque ou tanque de combustível reserva, sem falar no elevado peso se comparado ao MISTRAL ou o IGLA porém esses tem menor alcance que MAA-1A/B que podia ser usado em missões mais complicadas que obrigassem o uso de armas de maior a alcance exatamente como os helicópteros de ataque modernos americanos que podem usar tanto o AIM-9 como o Stinger.

    Quanto aos canhões 20mm no lugar das metralhadoras 12.7mm seriam um opção muita valida uma vez que a função do ST é ataque e o calibre 20mm tem um poder de perfuração muito maior – hoje o ST usa canhões 20mm em casulos – se instalassem os canhões nas asas novas representaria outra vez uma economia de espaço uma vez que não mais precisaria usar casulos dessa arma de baixo das asas.

    São essas as razões que considero interessante a utilização dessas armas no Super Tucano.

    sds

  4. Eis que surge então o Super Tucaninho.
    Excelente idéia da Colômbia modernizar essa máquina e de quebra está se aproximando mais do Brasil que eu acho ótimo como geopolítica.
    Wi disse que que temos 60 Tucanos na FAB, tudo isso mesmo , e ainda no visual? Tá na hora de modernizar então.

  5. A FAB nem vai ter que pagar o programa de modernização dos seus T-27 🙂

    Pega a solução colombiana e aplica aos seus, pelo menos aos modelos mais novos.

    []’s

  6. 109 Tucanos voando e tudo?
    Moderniza já, como apoio à infantaria armado com metralhadoras, foguetes, bombas, é mais rápido e melhor que blindado.
    Por mais que os Fuzileiros Navais do Brasil empurrem com a barriga, logo terão que ter suas máquinas voadoras, sejam MI 35 ou a família Tucano. O importante é começar a aplicar a doutrina e logística.
    Amorim aperta e prove ama os FNs também.

Comentários não permitidos.