China lança primeiro porta-aviões em viagem inaugural

Por Chris Buckley
A China lançou seu primeiro porta-aviões para uma viagem inaugural nesta quarta-feira, em uma medida que deve impulsionar o orgulho patriótico no país mas gerar nervosismo no exterior sobre as ambições navais de Pequim.

A aguardada estreia do navio, um ex-porta-aviões soviético reformado, marcou um passo adiante no plano de longo prazo da China de montar uma força naval que possa projetar poder na região asiática, onde os mares são ocupados por faixas de embarcações comerciais e complicadas disputas territoriais.

“Sua importância simbólica supera sua importância prática”, disse Ni Lexiong, um especialista em política marítima chinesa da Universidade de Ciências Políticas e Direito da Universidade de Xangai.

“Já somos uma potência marítima, e portanto precisamos da força adequada, seja em porta-aviões ou navios e guerra, assim como os Estados Unidos ou o império britânico”, disse ele por entrevista telefônica.

O porta-aviões “deixou o estaleiro no porto de Dalian, na província de Liaoning, na manhã desta quarta-feira para começar sua primeira tentativa no mar”, disse a agência de notícias Xinhua, descrevendo a viagem como experimental para um navio ainda inacabado.

O porta-aviões, que tem cerca de 300 metros de comprimento, passou por névoas e soou o berrante três vezes ao deixar o porto, disse a agência Xinhua.

A China tem construído novos submarinos, navios e mísseis balísticos anti-navios como parte de sua modernização naval.

A crescente presença marítima do país gerou nervosismo na região por conta das históricas disputas territoriais, que poderiam acelerar uma expansão militar em toda a Ásia.

No ano passado, a China se envolveu em conflitos com o Japão, o Vietnã e as Filipinas. Os incidentes – colisão de barcos e acusações de incursões territoriais – têm sido pequenos, mas o desentendimento diplomático aumentou diversas vezes.

33 Comentários

  1. Uéé KD aquele montão de especialistas que habitavam a internet para com seus discursos cheios de teorias e especializadissimas visões ficarem desdenhando de todas as noticias da area de defesa oriundas da China?Os EUA tem dois caças 5.0 que vivem recolhendo-se para revisão de projeto e um inclusive esta proibido de levantar voo rsrs O governo Americano e o alto escalão das forças armadas Americanas ja adimitiram que os Chineses ultrapassarão muito em breve os EUA em poder bélico.E voces tambem não viviam dizendo que se eles terminassem o NAe ainda levaria anos para sairem ao mar?rsrs rsrs.Ai esta mais uma prova que voces todos estão é boiando com boia TONHO NO PISCINÃO DE RAMOS rsrsrsrs A maior economia da Terra da qual são os maiores credores Yankees rsrs rsrs fazem em ritmo frenético com grana pra gastar e com homens embuidos de dedicação e patriotismo aquilo que eles tem a certesa de ser essencial,A PROJEÇÃO BELICA CHINESA para o proximo inevitavel evento O AJUNTAMENTO DOS INVEJOSOS DECADENTES FALIDOS contra eles rsrs rsrs.Voces todos precisam voltarem para a escolhinha de sensacionalistas e alarmistas de plantão do Professor Catedratico em alvoroço Jose Luiz Datena rsrs rsrs com suas milhões de horas aulas de assiduidade no BRASIL URGENTE rsrsrsrs Revejam vossos conceitos e adequem-se a realidade.Saiam do seculo 20 e habitem o seculo 21.Neste lindo Planetinha Azul de habitantes mediocres AGORA`É NÓS QUE MANDA NESSA MERDA rsrsrsrs Viva os BRICS a união faz a força e os lobos é so lamento,pessimismo e a vala esta aberta para todos se deitarem e a maquina BRICS vir de roldão empurrando a terra e selando vossos FINS……THE END

  2. Acho o desenho desses prota-aviões russos os mais bonitos, devido a proa erguida e a ilha ser bem larga.
    Se o Brasil não descongelar na área militar vamos perder até o nosso mar.

  3. Brasil Urgente…precisamos de cinco sub nuclear, no mínimo, urgente. Enquanto isso vamos treinando os mergulhadores…hehehe. Cadê a criatividade? Porque não criam “tartarugas VAN-tudo bem camuflado e indetectável, bem natural”. Deixem elas no fundo do oceano repousando, como araias junto a areia, quando precisar desliga do standby e bouuuu. Ou criar milhares de “mini sub”… Nem dinheiro para isto tem… Negócio é acabar com o Senado, um parlamento é mais que suficiente. Chega de baboseira.

  4. Subiu de 6 para 9 bilhões os investimentos dos EUA em projetos secretos da defesa, isto os oficiais. Como a tecnologia militar sempre está 32x mais avançada que a civil, é muito estranho, que por 1 século ainda tenhamos os mesmos meios de propulsão. Se estão escondendo, é porque não é interessante nem que a sociedade saiba, muito menos tenha preparo para absorver e assimilar tais tecnologias para fins de generosidade coletiv. O totalitarismo está em crescimento no mundo. Brasília foi feita em um local interessante contra catástrofes “naturais”, sem falar em seus simbolos sugestivos, e tantas outras coisas. Enfim. Espero estar errado.

  5. O engraçado e que em quanto na China o povo se orgulha de seu porta-aviões nós aqui no Brasil choramos por te comprado o nosso, por que no Brasil tem que ser assim?
    Para os brasileiros até parece que tudo é errado tudo é negativo… Deus me livre!

  6. Adriano, essa proa erguida vi pela primeira vez nos porta-aviões ingleses. É a ski-jump.
    A ilha realmente ficou moderna demais.Como disse o Nick, antenas Phase Array.
    Não é para muitos aviões, parece-me que para os do tipo Harrier (stol). Não me lembro do correspondente russo.
    Mas, como disse o próprio chines Ni Lexiong, “sua importancia simbólica supera a importancia prática”, o que concordo inteiramente.
    Para a China, vale como estudo.
    Para o mundo, vale como aviso.
    Para nós, vale como exemplo.

  7. O São Paulo com um mix de 12 AF-1M + 12 Rafales M,
    os Grumman Tracker e Trader,
    alguns helicópteros e Vants…
    .
    Até que não estaria mal, seria um bom custo/beneficio.

  8. Os oceanos são a última fronteira a ser vencida para as ambições dos chinas. Os chinas se lançam aos mares e oceanos do mundo. Nada mais os impedirá. Suas belonaves ostentarão todo o poderio belicoso de suas entranhas.
    SUBMARINOS, meus irmão brasileiros…
    Precisamos de muitos SUBMARINOS.

  9. .
    .
    Esse é so o inicio da nova Ordem Militar Mundial!
    .
    Quem ainda estiver vivendo do passado vai enfartar, pois a China é governada por comunas, vermelhuxos e anti-americanos… mas mesmo assim os USA tem nos Vermelhos comunistas Chineses os maiores parceiros comerciais, e vão perder o posto de Comandante na Ordem Mundial Militar!
    .

  10. HAUHAUHAHAHUAUHUHAUHA!!!

    Caro Francoorp, agora você se superou! 🙂

    Menos, menos… rssss

    Acredito que a China PODE(porque é uma possibilidade), eu digo PODE superar os EUA, mas em um horizonte mínimo de 50 anos. Antes disso é sonhar….

    []’s

  11. Nick, existe uma previsão de q a China deslanche como superpotencia mundial por volta de 2025/2040 AD, e ela está dando largas passdas p confirmar isso. Objetivos primarios: taiwuan ,manter o seu estado tibetano e acertas as contas c o japão, o resto vem prá depois. Espero estar mt errado. sds.

  12. Adriano disse:
    10/08/2011 às 12:05
    “Acho o desenho desses porta-aviões russos os mais bonitos…”
    Concordo e acho também que os caças deles são mais bonitos. Eu não sei que caças vão nele.
    E Ni Lexiong disse uma verdade a importância simbólica é maior que a prática, com a tecnologia de hoje qualquer navio de superfície se tornou um alvo fácil, vale pela projeção de força e no caso de afundamento pelo inimigo será largamente usado pela propaganda de guerra como agente motivador da ” vingança “, e lógico, policiamento ostensivo.

  13. Muita calma nessa hora!!!!,a China colocou um Porta-avioes reformado para testes e em mar,e muitos já falam em superar os Americanos,para superar os americanos,eles primeiro terão que superar os Russos coisa que ao meu ver a China está longe,eles mal tem um Porta Aviões funcionando em plena carga,a coisa ainda está em testes,e os americanos tem 9 porta-aviões.
    Quanto aos Bircs queria ter essa mesma animação,principalmente no tocante as exportações de produtos de alto valor agregado,se for para ser hoje a relação que temos com a China e a Rússia prefiro os E.U.A,pois esses compram desde de aviões da Embraer a pistolas e revólver da Taurus.

  14. Os analistas cor-de-rosa (porque nem vermelhos conseguem ser) tão em “delirus tremus” pelo “feito pra lá de magnifico” dos Ching Ling…rsrsrs… só esquecem que, até nós brazucas, temos um… tá certo que é meia-boca, mas temos… e bem antes dos chinas… agora, pra chegarem perto dos yankes só faltam 61 banheiras…rsrsrsr… do jeito que a coisa anda, com o nivel da tecnologia atual, vai ser um belo alvo no meio do pacifico…rsrsrr… tão atrazados, assim como nós, 40 anos… saudações…

  15. Caro Carlus Argus,

    Economicamente, existem previsões de que em 20 anos a China será a maior economia do mundo, e concordo com ela.

    Mas, militarmente falando, é complicado, a máquina de guerra americana, é muito muito grande, e seu orçamento muito maior que praticamente as 10 outras maiores.

    Ou seja, A China vai continuar crescendo e investindo pesadamente em DEFESA, mas não será em 20 anos que tomarão a dianteira dos EUA, nesse aspecto.

    []’s

  16. Não sei qual o modelo J15 ou J16 que é STOL…Acho engraçado uma nação que por milenios sempre levaram porrada de todos que por la passaram.Ate nos primordios os Japoneses atravessavam o mar do Japão assentados em toras de madeiras e remando com galhos e botavam o terror no Sudeste Asiatico ( não confundam Gengis Khan era Mongol).Os caras perderam o medo.Do blefe a projeção que metamorfose.Eles aprenderam tecnica embarcada de NAe conosco e ate dizem que eles e nós temos algo secreto ja vai pra mais de 2 anos em um grande NAe,sera?

  17. A proxima bolha a explodir e a economia chinesa circa 2013/2014, portanto os anti americanos de plantao podem guardar os livros de mandarin na esperanca de novos masters porque vao ter que continuar aprendendo English.
    Cidades fantasmas espalhados pelo pais inteiro pronto para um crash…Se Deus Quiser esses gafanhotos biblicos destruidores da industria mundial, regrecerao a idade da pedra…ja vai tarde.

    http://online.wsj.com/article/SB10001424052702304906004576367121835831168.html

  18. OS chineses botam para navegar um velho porta-aviões russo(idade do casco- mais de 20 anos), guaribado e já tem gente falando que a tal “nova ordem mundial-onde -os-BRICS- vão-colocar-os-EUA-e-a Europa-de-joelhos” já é para amanhã. Será que pensa assim já comparou o velho Varyag com algum NAe da Classe Nimitz ou mesmo o legendário Big “E”?

  19. Parabéns aos chineses. Povo dedicado e sério quando se trata do futuro de seu país. Botaram um homem no espaço , tem projeto em andamento de estação espacial, fizeram seu próprio submarino, o super computador mais rápido da atualidade, etc. Só posso parabenizar, queria que meu país fosse assim. Porta aviões não é interessante para nós…10 submarinos nucleares seria melhor. Mísseis e submarinos, é nisso que o brasil deve investir. Pelo menos se o mundo resolver sair no tapa, por aqui é que não iriam se aventurar.

  20. Bem, sempre disseram que os porta-aviões eram os maiores alvos que existiam no mar e eram fáceis de serem destruídos por submarinos, bla, bla, bla, bla,,,,,
    Agora que a China tem um é a arma mais poderosa do planeta Terra. Vai entender!!!
    Pois bem, se submarinos destroem facilmente porta-aviões, sinto decepcionar os que anseiam por uma nova ordem mundial, mas os EUA tem uns 60, e nucleares.
    Quanto a China virar potência dominante nos próximos 20 anos, pode até ser, mas ela não é imune a crises não.
    Muito pelo contrário. A China é um caldeirão prestes a explodir, e pode ser agora mesmo, com a crise mundial que se avizinha.
    A posição da China no cenário mundial num hipotético desmoronamento da economia americana e europeia é periclitante. Com certeza os chineses torcem para que os EUA continuem a ser a potência dominante mais uns 30 ou 40 anos pelo menos.
    Ainda vamos ter que comer muito hambúrguer antes do prato do dia ser pastel com carne moída de au-au.

  21. .
    .
    Nick:
    .
    HAUHAUHAHAHUAUHUHAUHA!!!
    .
    Agora você se superou em interpretar o que os outros dizem hein…
    .
    Eu não dei datas, nem disse que o PA Chinês é o fodiá dos mares, nem mesmo que agora a China tem o poder sobre os USA… eu disse que era o INICIO, somente o INICIO DE UMA NOVA ORDEM MILITAR, e é mesmo!! Não vejo importância no tempo que passará até eles superarem os USA… à menos de uma guerra ativa, coisa muito improvável atualmente.
    .
    Superar os USA é um fato natural, sempre foi assim, é tudo questão de tempo, mas menos de um século… meu padrasto está com 85 anos, e disse que nem nunca tinha sonhado com o colapso dos USA ou que estes virassem 2° um dia, mas agora diz que até o fim deste século não consegue ver outra opção para o mundo… pouco importa se daqui a 20 anos, o fato é que o futuro da Humanidade será decidido por Pequim muito em breve!
    .
    Pra mim é so mais um P.A. Reformado, onde tiraram as ferrugens, pintaram,instalaram umas lampadinhas e uns sensores, e nesse PA onde os chineses formarão doutrina para seus pilotos, e depois de terem “Pegado a Mão” começarão a produzir P.A em massa, como sempre fazem com tudo… mas é o INICIO sim de uma nova ordem militar mundial, quem não quer ver isso que fique ai no mundo dos sonhos, pois seus netos terão o Chinês Mandarim como língua obrigatória para se aprender para fazer carreira profissional, e viverão à sombra de centenas de milhões de soldados Ching Ling armados até os dentes com as melhores armas que existirem na época, pouco importa se daqui a 20-50-90 anos, o futuro da humanidade é esse, e parece irreversível… vivam ai torcendo para que tudo dê errado, que pelo visto dá certo pra eles!!
    .
    Se é melhor ou pior cada um com sua opinião, mas o que presenciamos agora é o INICIO das mudanças no mundo militar mundial, e nos destinos da nossa espécie, negar isso é negar a realidade!
    .
    Valeu!!

  22. tb acho que porta avioes é alvo facil no oceano, as armas mais letais(reis) dos mares como todos sabem sao os submarinos(ainda mais os nucl.), vejo os porta avioes somente importante na invasao de um pais(por poder deslocar diversas maquinas de guerras para tal local, caças helis e etc.)
    sds a todos.

  23. Ter orgulho por um BANHEIRÃO FLUTUANTE que nem mesmo tem poder de auto-defesa e em caso de guerra contra uma nação poderosa o mesmo ficara atracado no porto para não ir a pique o dinheiro publico e para preservarmos as vidas da Marujada é algo para se orgulhar?Ter um NAe é facil é so comprar um banheirão mas ter capacidade de mantener-lo condizentemente modernizado e auto-suficiente é para POUQUISSIMOS.

  24. .
    .
    Falar bobagens é isso ai, rsrs, basta ler o post dos olhos azuis…rsrs… pensar que não é um fato natural uma potencia ser superada por outra… sempre foi assim… se é falar bobagens, então me diga qual é o país que sempre foi potencia e nunca foi superado por nenhum país desde a antiguidade até hoje, ou do renascimento até hoje, ou desde o século XIX até hoje… vai me diga então coisas sérias, qual foi a nação que nunca foi superada desde seu nascimento, e em toda a sua existência ou em toda a existência da humanidade???… é o preço que se paga por falar bobagens não é ??
    .
    Não tem nenhum exemplo pra nos dar de forma “séria” sem falar bobagens não é mesmo?? Pois todos já foram um dia superados ou desapareceram completamente… o que demonstra que é sim um FATO NATURAL pois todas as nações, reinos, culturas, etc. são superadas mais cedo ou mais tarde, seguindo a evolução da nossa espécie neste planeta!!
    .
    E quem ignora isso é que fala bobagens segundo a história da humanidade!
    .
    Maquinas de guerra todos podem fabricar, e sempre fabricaram e mesmo assim nenhuma super-potencia militar resistiu em eterno… são somente maquinas feitas pelo homem, não tem nada de divino, outros homens de outras culturas podem superar até nisso…
    .
    Não vejo onde está a impossibilidade de se fazer isso, se os USA fazem outros povos também podem fazer algo que concorra diretamente com essas armas, não vejo onde é que está determinado que so um povo pode fazer certo tipo de arma e o outro vai ter que ficar parado, atrasado e impossibilitado de chegar ao mesmo nível… na história os fatos humanos são diferentes!
    .
    Valeu!!

  25. Sem contar que a doutrina Chinesa estaria pronta em 10 anos, digamos na melhor das hipóteses, a USnavy já a domina a pelo menos 60 anos, tem 10 nucs e ainda controla o mais improtante, os mares e seus pontos extratégicos.
    guerra não se vence como vontade e sim com estratégia, preparao, recursos, logísticas, formação e equipamento,
    a china está apenas adquirindo o primeiro navio e ainda precisa além de desenvolver a sua doutrina de emprego, precisa desenvolver todas as outras capacidades acima listadas.
    Para quem quer ver a guerra entre china e USA fica o aviso, ela não ocorrerá, pela lógica da equação máxima +1-1= 0, por outro lado +1-(-1)= 2.
    abraços
    E.M.Pinto

  26. Quanta incoerência… uma hora o NAE chinês é uma ameaça intercontinental… em outra hora é uma banheira-alvo!

    BIZARRO!

    O poder chinês é conhecido como “Renminbi”. E se torna cada vez mais poderoso.

    A China com seu capitalismo de estado, enorme exército industrial de reserva, mercado consumidor crescente e a tática “copia-até-aprimorar”, já colocou em cheque as bases da economia mundial.

    Criticam o nosso país por não conseguir concorrer com os chineses, mas o resto do mundo está sofrendo do mesmo mal.

    Crescendo a 9% ao ano, você duplica seu PIB aproximadamente a cada 8 anos…

    Nunca chegaram a um consenso sobre a máxima expansão do PIB soviético em relação aos americano… deve ter ficado entre 30% a 50%, afinal não havia números confiáveis. A China já está atingindo esse patamar e é certo que passará. E é muito provável que supere o PIB americano muito antes do previsto.

    Que eu saiba, os chineses não fazem bravatas como os soviéticos faziam ou os iranianos fazem. Sempre dizem que os americanos estão bem à frente em matéria militar.

    Claro, os americanos gastam proporcionalmente em defesa muito mais que os chineses. É o custo de se projetar o poder em todo mundo. Os chineses não repetem os erros dos soviéticos, não tem que projetar poder além do econômico para fora de suas bandas.

    Quanto ao nosso NAE São Paulo, que modernizem logo os A4 e façam outras modificações para torná-lo mais eficaz. Em termos de custos, foi uma pechincha, não se pode reclamar.

    Faz bem a MB comprar equipamento usado, reformar e modernizar. Só tem que provar a capacidade de combate.

    []s

Comentários não permitidos.