Exército sírio estreita cerco sobre cidades de Homs e Deir ez Zor

(*) Click no mapa para ampliar

EFE  —  O Exército sírio lança neste domingo uma dura ofensiva sobre as cidades rebeldes de Homs (centro) e Deir ez Zor (norte), que inclui o bombardeio com carros de combate sobre alguns bairros e a utilização de armamento pesado.

Vários grupos da oposição síria informaram que Deir ez Zor está sendo bombardeada, e colocaram na internet vídeos que mostram grandes nuvens de fumaça preta sobre a cidade e rajadas contínuas de disparos.

O Comitê de Coordenação Local assinalou que o Exército já atacou os bairros de Muazafin, Qosur, Omal, Yura, Tob, Dahiye, Roshidye, Horiga e Hanamat, enquanto fortes explosões são ouvidas em diferentes partes da cidade.

Franco-atiradores se posicionaram nos telhados de vários prédios mais altos em Yura e na rua Wadi.

Testemunhas disseram a este grupo opositor que viram soldados desertar na área de Yura, que passaram a lutar contra as tropas do regime.

Além disso, assinalaram que o Exército e as forças de segurança rodearam a cidade totalmente e impedem que as pessoas saiam.

Por enquanto, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos calcula que pelo menos 1.657 civis e 391 soldados das forças de segurança morreram desde o início da revolta popular contra o presidente Bashar al Assad o mês passado de março.

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. O Mediterraneo sempre foi assim, desde a antiguidade. Certamente um conflito de dois Estados se avizinha, Turquia contra Síria e aos poucos entrará a OTAN nessa.

  2. eu nao sei por qual o motivo
    mas pode ter a certeza que os países ricos aliados
    nao querem que essa regiao tenha paz

    tudo eh uma farsa

    alguem me responde uma coisa

    Síria tem petróleo ?
    Irã?

    os ricos tao em crise
    e ir a guerra deve ser pelo petróleo entao

  3. .
    .
    Se vai a guerra também para girar $$$ na economia interna que não consegue se levantar de uma crise muito aguda…
    .
    Sim, os dois tem petróleo, o Irã tem uma das maiores reservas mundiais de petróleo, a segundo ou terceira não me lembro com precisão.
    .
    Pois é, e aqui no Brasil quando o pessoal lutava contra a ditadura militar era taxado de traidor, marxista a serviço de Moscow e deveria ser torturado e fuzilado… veja o caso do Araguaia!!
    .
    Em qualquer país do mundo em que uma de suas cidades é infestada por disturbadores da ordens financiados por estrangeiros este país tenta sim pegar o controle da zona ou da cidade, é assim e sempre foi e será assim!
    .
    Que se matem o quanto quiserem, nisso eu sou contrario a politica brasileira de “Manter a paz”, da politica da “amizade”… querem se matar, que se acomodem, e se possível eu ainda venderia armas para os dois lados!
    .
    Valeu!!

  4. E o momento dos Árabes no geral dar um basta ao assad.Claro q os judeuSS vão ficare chateado, ele era o seu > alido.Nada fex p tirar os judeuSS de golan nesses 10 anos de governo. Torço p q o proximo governo sirio parta p cima dos juduSS e retomem Golan.Vai ser uma ajuda aos Palestinos.Sds.

  5. Geralmente sou contra as guerra mas esse cara precisa ser detido ! então que EUA e OTAN fação o que fazem de melhor i tirar esse cara do poder.

  6. que tirem esse cara do poder
    mas deixem a riqueza do povo la do jeito que ta
    q nao toque um dedo nem olhe

    tomara q a Otan nao sugue o país

  7. .
    .
    tirando ele do poder no minimo colocaram um outro ditador a serviço deles… para o povo não é que vai mudar muita coisa, basta ver o Egito, o cara saiu mas a ditadura continua!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.