Dilma determina prioridades da MD

http://www.jb.com.br/media/fotos/2011/08/05/300w/dilma-recebe-representantes-das-forcas-armadas.jpgDilma pede foco nas fronteiras

DEFESA

Comandantes das três Forças serão mantidos e governo quer sintonia para aprovar projetos no Congresso Nacional

Por Tiago Pariz e Leonardo Santos

A presidente Dilma Rousseff reuniu-se ontem com o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, e determinou prioridade ao Plano Estratégico de Fronteiras e trabalho estreito com o vice-presidente Michel Temer e com o titular da Justiça, José Eduardo Cardozo. A palavra de ordem da presidente é “continuidade”. Ela está preocupada com traumas na mudança, já que alguns militares receberam com insatisfação a nomeação de Amorim.

Fonte: Resenha via CorreioBrasziliense

26 Comentários

  1. Gostaria que ela tivesse mantido apenas o Comandante da MB e trocado o da FAB que a meu ver seria melhor e trocado tambem o do EB ate para preserva-lo aja visto que esta sob investigação militar.E com certesa trocado tambem o estado maior.Amorim vai ser um fiel robo a serviço dela e isso é bom e Temer ja assumiu publicamente ter abraçado a causa do reaparelhamento.

  2. Militar é ”funcionário público”como qualquer outro,não está recebendo o soldo? então respeita a hierarquia e trabalha ,quando entraram para as forças armadas sabiam onde se metiam!
    E se a Dilma não recuar,vão promover outro golpe?

  3. César Pereira disse:
    07/08/2011 às 21:15
    Militar é ”funcionário público”como qualquer outro,não está recebendo o soldo? então respeita a hierarquia e trabalha ,quando entraram para as forças armadas sabiam onde se metiam!
    E se a Dilma não recuar,vão promover outro golpe?
    ===
    Não duvide. O Brasil ainda não evolui o suficiente. E o povo ainda está desarmado.

  4. Eu sinceramente não me lembro de ter votado em nenhum general para o PODER EXECUTIVO. Portanto esse blábláblá é injustificado. De resto é a velha partidarização da “grande” imprensa, tentando tumultuar o governo da presidente Dilma.
    Pelo tamanho da língua, o Jobim até que foi muito longe.
    Como Brasileiro fica minha torcida para que o novo ministro Celso Amorim tenha sucesso na sua nova empreitada.

  5. Cesar Pereira, militar não é um funcionário público como outro qualquer.
    Mais que um funcionário público qualquer, tem o dever da obediencia.
    A obediencia é treinada no dia-a-dia, na conhecida ordem-unida (meia volta volver, sentido, ordinário, marche etc.), para que, na guerra, quando alguém gritar, “no chão”, não fique perguntando “por quê” ou “para quê”.

    Na II Guerra Mundial, na Itália, o cabo Amaro escutou o grito “metralha” e, ao invés de se jogar na neve, ficou perguntando “onde?”. Foi metralhado no baixo ventre e ali ficou. Para sempre. Esse é um fato verídico, que retrata o sentido da prontidão e da obediencia do militar.

    O respeito às ordens e a hierarquia é fundamental, portanto, para o militar. Só que o militar não serve a homens ou mulheres de passagem, serve a pátria, antes e acima de tudo. Nisso eles sabem onde se meteram.
    Também torcemos, como você para o sucesso do novo Ministro da Defesa e da Presidente Dilma.
    Abraços a todos.

  6. hoje o militar os , linha de frente tem mais informaçao sao mais estudados nao abraçam qualquer sujesta hoje quem trair a patria vai se dar muito mal o grupamento de bombeiros do rio e um exemplo de que unidos podem fazer muito quando a policia civil de sao paulo parou eles tambem consequiram o que queriam e por ai vai por isso tem que ter um elo na tropa pois as vezes o comando acha uma coisa e os comandados acham outra e ai irmao esse papo de golpe fica pequeno dessa vez nao havera anistia quem é é quem num é cabela voa

  7. Jobim é pagina virada e fez o que fez, segredos e problemas a parte pensemos no mundo infernal que vem por ai.

  8. Aos trancos e barrancos não importa quem é quem, o importante é rearmarem as nossas FA, pode ser até o capeta o ministro da defesa.
    Se depender dos políticos vamos de FX ou Dilmax em 3011, lógico com contingenciamento, talvez uns 3 caças tá de bom tamanho.

  9. O militares na prática, possuem muitas armas pesadas, treinam a arte da guerra quase todos os dias, possuem temperamento agressivo, embora aparentemente calmo, e são perigosos por esse motivo. Não se deve tirar a tranquilidade dos militares, principalmente achatando os seus soldos. Como os generais irão segurar o descontentamento da tropa que passa necessidade financeira ? Essa é a questão.
    Vamos dar um cala-boca para os militares de 10%, e não aumentar mais ninguém no Brasil, principalmente os políticos e os membros da justiça. Tem que haver uma isonomia salarial entre os 3 Poderes da República, sem embromation e enrolation.

  10. Acho que a Presidenta Dilma tem que colocar a pessoa de sua confiança no MDef. Caso gere problemas futuros, vai ter que trocá-la. Eu não creio que o MDef Amorim vá gerar algum problema, sinceramente. É um homem muito inteligente e nacionalista. O BRIC foi a melhor coisa que nós fizemos, embora os americanos e europeus sejam os nossos parceiros maiores.

  11. Se toda vez que mudar o comando os militares ficarem descontentes é porque não estão sendo patriotas o suficiente, esse tipo de atitude de reclamar constantemente
    demonstra má vontade,o BRASIL não é dos militares somente,é de milhões de profissionais que dedicam suas vidas a esse país!
    O Amorim nem tomou posse e já começa a balburdia,quais credenciais o Jobim possui para ser melhor que o Amorim?
    Meu caro AJ os descontentes não estão servindo a pátria com essa atitude infantil!

  12. Q o novo MD insista c a dilma na compra dos rafales e ou outro melhor como os Su 35s p a FAB e n MB , e q continue a td o reequipamento de n FAs + fragatas + subs, lanchas torpeiras c misseis rápidas, satétlites geoestacionádos etc, etc, e etc. p ontem.

  13. Sensato e feliz, DIZ – AJ, confere com a doutrima, caserna
    não é congresso mas depende dele. Esteve de pijama a CHEFE
    deu um poletó e a mesa, foi determinado, siga a trilha, se mijar fora, devolvo teu pijama!
    A CHEFE é disciplinada, sua história a obrigou a conhecer
    os costumes da caserna, ela não é LEIGA como também seu
    indicado; Os dois, CA e D, tem pleno conhecimento do terreno não são aventureiros. Boatos poderão servir como
    arma de disputas… Veremos!
    são

  14. Negativo.
    NENHUMA autoridade é superior a causa que é o Brasil, amigo.
    Os militares até por questão obrigação do juramento que fizeram tem que mostrar o estado de espírito que estão , suas insatisfações e reinvidicações, já citei aqui o Discurso Secreto de Nikita Krushev, e a Dilma como boa comunista conhece muito bem.
    O barco tem que estabilizar para continuar no rumo certo.
    Agora vamos falar a verdade de novo, essa pasta e esse posto ganhou uma importância histórica como nunca vista no Brasil.
    Cada blog e cada um de nós tem sua colaboração nisso,os submarinos, os helicópteros, as fronteiras, até o atraso do FX-2 colaborou, não se imaginava que tanta gente neste país ia se interessar por esse assunto e se preocupar com o seu rumo.

  15. StadeuR.
    Isso que agente lê por aí é coisa de reporter populixo, por isso eu tamben não me preocupo com notícias muito negativas.
    Pessoal, Dilma fala nas fronteiras pois é o iten mas complicado e caro nos planos da defesa. Ao contrario que muitos imaginam logo veremos uma aceleração nos planos e agendas do MD.

  16. Manda quem pode e obedece quem tem juizo, ou antão, q pague o preço.Pois sempre tem consequências. A dilma é o chefe, e ponto final, ela manda e quem for sensato acata. Sds.

  17. Primeiramente nimguém prestou concurso pra Deus e se prestar não passa.
    Outra, um caso recente acontecido aqui no Brasil:
    o primeiro ministro inglês veio nos fazer uma visita (infiltração) e disse publicamente para dezenas de pessoas , inclusive foi gravado tal fato, que o Brasil deveria voltar ao SÉCULO 19 em suas relações externas.
    Algumas autoridades brasileiras bateram palmas de pé.
    Vota neles.

  18. Com relação a questão aventada de militar ser fucionário público que recebe o soldo e por isso deve se subordinar a hierarquia, sem dúvida alguma tem razão os amigos!Agora a Dilma pra não criar problema maior do que já tem, vai ter que estabelecer metas concretas e prestigiar não só o ministro dela, como mesmo os militares e o reaparelhamento das forças!Nesse aspecto foi bom mudança, ela colocou o espeto nela mesma, se vacilar a complicação só vai aumentar e deslegitimar a sua governaça, que tá balançando!Acho que agora vai sair tudo: FX2, vasos navais, e muito mais, ela vai ter que criar fatos positivos senão o bicho pega…

  19. AJ meu csaro essa tua resposta deveria ser compreendida por alguns alienados que acham que uma vez no poder se tornaram donos do Brasil e acima dos demais e que tudo o mais esta abaixo dos pés deles.Sua afirmação é logica parabens……. AJ DISSE “Só que o militar não serve a homens ou mulheres de passagem, serve a pátria, antes e acima de tudo”.

  20. Além de terem seus salários mitigados ao máximo pelo governo, os militares das FFAA ainda tem que suportar a presidenta Dilma tocar o samba do crioulo doido no Ministério da Defesa. Vocês que agora criticam o Nelson Jobim, sãos os mesmos que o bajulavam a alguns dias atrás, seus judas, duvido que Celso Amorim faça o mesmo trabalho do ex, impossível.
    Quanto aos militares, acredito que mais cedo ou mais tarde eles vão agir, pois, nenhuma categoria suporta tanta humilhação de forma ininterrupta.

  21. Temos que transformar as FFAA num grande Centro de Pesquisa Tecnológico.Não vejo outro caminho.
    Se precisarem de mim nessa área, estou disponível.

  22. A meu ver, para os militares como um todo, pouco importa quem estará a frente do MD, se é esse ou aquele ministro, desse ou daquele partido, civil ou militar, essa fase parece que já está mais que superada, mas o que de fato acredito que lhes interessa, é saber qual o seu efetivo grau de comprometimento com as causas patrióticas e militares na sua essência ( defesa da nação,salário, tradições, regulamentos,etc). Os militares têm por vocação e formação o desapego à política partidarista, mas por outro lado, dentre outras expressões, são extremamente nacionalistas, territorialistas, corporativistas e legalistas. Portanto, estas e outras particularidades, jamais devem ser esquecidas e sim cultivadas por quem estiver à frente da pasta, pois facilitará em muitos aspectos o trabalho do gestor quando tiver que gerenciar os conflitos de interesse. Resta-nos esperar para saber se o atual gestor é melhor ou pior negociador dos interesses conflitantes e das necessidades da classe, provendo-a com o que de melhor puder ofertar para a defesa soberana do nosso país.

Comentários não permitidos.