Turquia está “perdendo a paciência” com a Síria, diz premiê

Recep Tayyip Erdoğan — Primeiro ministro da Turquia

O chefe da diplomacia turca Ahmet Davutoglu visitará a Síria nesta terça-feira para transmitir “com determinação” ao regime de Damasco “mensagens” de Ancara, que está “perdendo a paciência” com a violência e a repressão neste país, afirmou neste sábado o primeiro-ministro Recep Erdogan.

“Estamos perdendo a paciência e é por isso que enviarei nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores para a Síria”, declarou Erdogan durante a ruptura do jejum do Ramadã, citado pela agência de notícias Anatólia.

“Ele participará de conversas nas quais transmitirá as nossas mensagens com determinação”, completou.

O primeiro-ministro considera que a Turquia “não pode permanecer num papel de espectadora diante de eventos que acontecem num país com o qual compartilha uma fronteira de 850 km, além de ligações históricas, culturais e familiares”.

“Não consideramos os problemas da Síria como uma questão de política externa mas como um assunto interno”, opinou. “Ouvimos as vozes que vêm de lá e estamos fazendo o necessário”.

A Turquia, cujas relações com a Síria foram estreitadas nos últimos anos, sugeriu que o presidente Bachar al-Assad iniciasse reformas, mas até agora não chegou a pedir a sua renúncia.

Em junho, Erdogan acusou Damasco de ter cometido “atrocidades” com os manifestantes. Um termo que a Turquia nunca tinha usado antes para criticar a repressão na Síria.

Desde o início dos protestos neste país, no dia 15 de março, mais de 1,6 mil civis morreram e 12 mil foram presos, de acordo com organizações de defesa dos Direitos Humanos.

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. A Síria é o bode da vez.
    O mundo inteiro – diga-se, a comunidade civilizada etc. – convive uma eternidade com ditaduras e ditadores sanguinários, enquanto lhe convém.
    Depois, não mais lhe convindo, e para desviar a atenção dos problemas internos – diga-se EUA, União Européia etc. – procuram-se os bodes externos, vão garroteando, e, depois, faut acompli.

  2. Pois é AJ América do Sul passou muito por isso. Isso tudo aí é pra cercar o Irã mas acho que nessa eles vão se Fufu…

  3. Se os Turcos estã já sem paciência c os sirios q tire o assad do poder, vai contrariar os judeuSS e por tabela vai crescer como potencia reginal entre os árabes…mãos a obra.Sds.

Comentários não permitidos.