O Curriculum do novo ministro da defesa Celso Luiz Nunes Amorim

Ficheiro:Celso Amorim.jpg

Celso Luiz Nunes Amorim nasceu em Santos São Paulo em 3 de junho de 1942, é um diplomata brasileiro e atual ministro da defesa. Ao longo de sua carreira, ocupou por duas vezes o cargo de ministro das Relações Exteriores do Brasil. É o atual ministro da Defesa. Foi filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), recentemente, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Formação acadêmica

Celso Amorim formou-se pelo Instituto Rio Branco em 1965, obtendo título de pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria, em 1967.

Amorim graduou-se primeiro de sua turma no Instituto Rio Branco. Como prêmio, ele foi enviado a Academia Diplomática de Viena, em 1966, onde ele foi capaz de terminar a sua tese e retornou ao Rio de Janeiro antes de ser enviado para o seu primeiro posto como diplomata em Londres. Um aluno de Ralph Milliband ele passou três anos na LSE onde concluiu todos os créditos necessários para a sua formatura. Enviado da OEA, Washington DC, antes de apresentar sua tese (Seu tutor acreditavam que era bom o suficiente para um doutorado) ele se matriculou na OEA missão brasileira, primeiro post multilateral. Seu tutor, Ralph Milliband, pai de Davi e Milliband Edward, ambos do Partido Trabalhista britânico, morreu em uma idade adiantada, e nunca Amorim apresentou o seu papel de 500 páginas para ele.

Professor universitário

Professor de Língua Portuguesa do Instituto Rio Branco,  e professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), membro permanente do Departamento de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Títulos importantes

Em 7 de outubro de 2009, Foreign Policy indicou Amorim como “o melhor chanceler do mundo” segundo David Rothkopf da referida revista americana.

Cargos governamentais anteriores

A história de Celso Amorim no serviço público iniciou-se em 1987, quando ele se tornou secretário para Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, desempenhando tal posição até o ano de 1989. Foi então selecionado para o cargo de diretor-geral para Assuntos Culturais no Ministério das Relações Exteriores, à época chefiado por Abreu Sodré.

Contudo, Amorim assumiu nova posição em 1990, sendo nomeado diretor-geral para Assuntos Econômicos. Em 1992, assumiu pela primeira vez a chefia de uma missão no exterior, ao tornar-se representante do Brasil no Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).

Amorim foi convidado por Eduardo Portela, Ministro da Educação e Cultura, em 1979, com o apoio da classe cinematográfica para assumir a Embrafilme. Sugestão do colega diplomata, escritor e cineasta Edgard Telles Ribeiro. Mudou-se para o Rio de Janeiro , sede da empresa. Amorim trabalhara com Ruy Guerra , fazendo edição e continuidade do filme “Os Cafagestes”. Atuara também como assistente de Leon Hirshmann em um dos episódios de “Cinco Vezes Favela”.

De sua vida política precoce como diretor geral da Embrafilme, em 1979 ( DO1979), e sua carreira ainda mais precoce , como jóvem cineasta, deixou para os filhos a carreira que nunca abraçou completamente…Com exceção da filha Anita, formadana UNICAMP, pós graduada na Sorbonne, e trabalhando fazem 20 anos na ONU ( UNESCO e OIT), Vicente, Pedro Miguel e João Gabriel estão no cinema.

Ministro das Relações Exteriores (1993-1995)

Em maio de 1993, durante o governo de Itamar Franco, Celso Amorim foi chamado pelo então chanceler José Aparecido, que substituiria Fernando Henrique Cardoso, para ser secretário-geral do Itamaraty. Porém, em decorrência de problemas de saúde, Aparecido não tomou posse, e Amorim assumiu interinamente o ministério até, em agosto daquele mesmo ano, ser finalmente efetivado chanceler.

Embaixador brasileiro no Reino Unido e outros papéis

Em 1995, Fernando Henrique Cardoso, eleito presidente da República, indicou Celso Amorim para chefiar a Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova Iorque, função que exerceu até 1999.

Em 1999, ele assumiu a chefia da missão brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suíça.

Em 2001, Amorim foi transferido para Londres, assumindo a embaixada brasileira no Reino Unido. Em finais de 2002, foi convidado por Luiz Inácio Lula da Silva para ser seu chanceler.

Ministro das Relações Exteriores (2003-2010)

De 2003 a 2010, Celso Amorim foi o ministro das Relações Exteriores do governo Lula. Ele, Luiz Dulci e Jorge Armando Felix foram os únicos ministros ou secretários do primeiro gabinete de Lula a permanecer nos cargos para que foram originalmente designados.

Em seu segundo ministério, Amorim tornou-se responsável pelo direcionamento humanista da política externa brasileira atual, que incluiu entre seus objetivos a luta contra a fome, apobreza e o unilateralismo. Formulou coalizões com países do hemisfério sul, tais como G-20 (luta pela redução das distorções no comércio agrícola, na Organização Mundial de Comércio), o G-4 (luta para tornar o Conselho de Segurança das Nações Unidas menos anacrônico e mais legítimo e representativo), o G-3 (Fórum IBAS – Índia, Brasil e África do Sul – para coordenação de posições no cenário internacional) e participou ativamente na institucionalização do chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

Em 29 de outubro de 2010, o Ministro Celso Amorim recebeu, em Miami, o prêmio “Bravo Business” da revista Latin Trade, na categoria “Innovative Leader of the Year”. No mesmo dia, foi o orador principal do painel “Brazil’s Role in the Global Economy”.

Ministro da Defesa

Em 4 de agosto de 2011, Celso Amorim foi convidado suceder Nelson Jobim como ministro da defesa, que entregara sua carta de demissão no mesmo dia. Segundo a assessoria da Presidência, Amorim aceitou o convite.

Fonte: Wickipedia

40 Comentários

  1. Segue alguns feitos do novo Ministro da Defesa no seu antigo cargo:

    “Quando alguém é indicado para o ministério, cumpre anaisar a sua obra. Abaixo, segue uma síntese dos serviços prestados por Celso Amorim no Itamaraty. Vocês conhecem a lista, mas preciso, uma vez mais, colar a obra ao homem.

    NOME PARA A OMC
    Amorim tentou emplacar Luís Felipe de Seixas Corrêa na Organização Mundial do Comércio em 2005. Perdeu. Sabem qual foi o único país latino-americano que votou no Brasil? O Panamá!!! Culpa do Itamaraty, não de Seixas Corrêa.

    OMC DE NOVO
    O Brasil indicou Ellen Gracie em 2009. Perdeu de novo. Culpa do Itamaraty, não de Gracie.

    NOME PARA O BID
    Também em 2005, o Brasil tentou João Sayad na presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Deu errado outra vez. Dos nove membros, só quatro votaram no Brasil – do Mercosul, apenas um: a Argentina. Culpa do Itamaraty, não de Sayad.

    ONU
    O Brasil tenta, como obsessão, a ampliação (e uma vaga permanente) do Conselho de Segurança da ONU. Quem não quer? Parte da resistência ativa à pretensão está justamente no continente: México, Argentina e, por motivos óbvios e justificados, a Colômbia.

    CHINA
    O Brasil concedeu à China o status de “economia de mercado”, o que é uma piada, em troca de um possível apoio daquele país à ampliação do número de vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU. A China topou, levou o que queria e passou a lutar… contra a ampliação do conselho. Chineses fazem negócos há uns cinco mil anos, os petistas, há apenas 30…

    DITADURAS ÁRABES
    Sob o reinado dos trapalhões do Itamaraty, Lula fez um périplo pelas ditaduras árabes do Oriente Médio.

    CÚPULA DE ANÕES
    Em maio de 2005, no extremo da ridicularia, o Brasil realizou a cúpula América do Sul-Países Árabes. Era Lula estreando como rival de George W. Bush, se é que vocês me entendem. Falando a um bando de ditadores, alguns deles financiadores do terrorismo, o Apedeuta celebrou o exercício de democracia e de tolerância… No Irã, agora, ele tentou ser rival de Barack Obama…

    ISRAEL E SUDÃO
    A política externa brasileira tem sido de um ridículo sem fim. Em 2006, o país votou contra Israel no Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas, no ano anterior, negara-se a condenar o governo do Sudão por proteger uma milícia genocida, que praticou os massacres de Darfur – mais de 300 mil mortos! Por que o Brasil quer tanto uma vaga no Conselho de Segurança da ONU? Que senso tão atilado de justiça exibe para fazer tal pleito?

    FARC
    O Brasil, na prática, declara a sua neutralidade na luta entre o governo constitucional da Colômbia e os terroristas da Farc. Já escrevi muito a respeito.

    RODADA DOHA
    O Itamaraty fez o Brasil apostar tudo na Rodada Doha, que foi para o vinagre. Quando viu tudo desmoronar, Amorim não teve dúvida: atacou os Estados Unidos.

    UNESCO
    Amorim apoiou para o comando da Unesco o egípcio anti-semita e potencial queimador de livros Farouk Hosni. Ganhou a búlgara Irina Bukova. Para endossar o nome de Hosni, Amorim desprezou o brasileiro Márcio Barbosa, que contaria com o apoio tranqüilo dos Estados unidos e dos países europeus. Chutou um brasileiro, apoiou um egípcio, e venceu uma búlgara.

    HONDURAS
    O Brasil apoiou o golpista Manuel Zelaya e incentivou, na prática, uma tentativa de guerra civil no país. Perdeu! Honduras realizou eleições limpas e democráticas. Lula não reconhece o governo.

    AMÉRICA DO SUL
    Países sul-americanos pintam e bordam com o Brasil. Evo Morales, o índio de araque, nos tomou a Petrobras, incentivado por Hugo Chávez, que o Brasil trata como uma democrata irretocável. Como paga, promove a entrada do Beiçola de Caracas no Mercosul. A Argentina impõe barreiras comerciais à vontade. E o Brasil compreende. O Paraguai decidiu rasgar o contrato de Itaipu. E o Equador já chegou a seqüestrar brasileiros. Mas somos muito compreensivos. Atitudes hostis, na América Latina, até agora, só com a democracia colombiana. Chamam a isso “pragmatismo”.

    CUBA, PRESOS E BANDIDOS
    Lula visitou Cuba, de novo, no meio da crise provocada pela morte do dissidente Orlando Zapata. Comparou os presos políticos que fazem greve de fome a bandidos comuns do Brasil. Era a política externa de Amorim em ação.

    IRÃ, PROTESTOS E FUTEBOL
    Antes do apoio explícito ao programa nuclear e do vexame com o tal “acordo”, Lula já havia demonstrado suas simpatias por Ahmadinjead e comparado os protestos das oposições contra as fraudes eleitorais à reclamação de uma torcida cujo time perde um jogo. Amorim foi o homem a promover essa parceria…

    Por Reinaldo Azevedo”

    []’s

  2. veja o curriculum do homem, talvez seja por isso de tantas criticas acho que e inveja. parabens sr Celso Aomorim como novo ministro da Defesa. Espero cinceramente que o sr faça um grande trabalho.
    P.S. Vamos de SU-35 BR
    um abraço amigos

  3. Humm! O G-4, os BRICS e a Dassault é quem esta comemorando esta notícia. Já essa nossa oposição fraca e fraudulente é quem reclama mesmo, oque numa democracia não deveria ser assim nunca. O Histórico de Celso Amorim é bom, é claro. Agora acho que sai aquela fragata que deve ir ao Líbano pra ONU. Os caças, os navios e junto um porta-aviões. Pois dinheiro pra financiar tem o problema era só de política mesmo, ou de quem iria conduzir a política externa brasileira nesses fatores.

  4. O Brasil perdeu com esse abacaxi, Celso Amorim, agora vamos distânciar dos países democráticos e vamos nos aproximar de ditaduras, a Venezuelana, a Iraniana e outras porcarias mais. Grande Presidenta, vamos perder 4 anos, e com o lula doido pra voltar ao poder.

  5. (Estado de SP, 05) A demissão de Jobim do Ministério da Defesa, foi comemorada por militares de alta patente. Além da falta de prestígio, Jobim, por protagonizar polêmicas, expôs a pasta a uma agenda negativa. “Ele perdeu o apreço dos militares por suas atitudes”, comentou um -quatro estrelas-, oficial general de posto mais elevado, ao comentar as declarações recentes de Jobim.
    POIS É JOBIN TINHA A GRAÇA DE ALGUNS E A ANTI-PATIA DE OUTROS TOMARA QUE UM DIPLOMATA SAIBA USAR MELHOR AS PALAVRAS QUE O ex MINISTRO POIS TDS SABEMOS QUE O AMORIN É CONHECIDO COMO EXTREMAMENTE PATRIÓTICO TALVEZ ELE SEJA UM BOM MINISTRO!!!!

  6. .
    .
    “Em 7 de outubro de 2009, Foreign Policy indicou Amorim como “o melhor chanceler do mundo” segundo David Rothkopf da referida revista americana.”
    .
    O próprio patrão de muitos elegeu o cara como o melhor chanceler do mundo, e agora, os patrulheiros de direita vão contra o parecer do patrão do norte??
    .
    E Reinaldo Azevedo é piada né?? O cara é da PIG até debaixo d’água!!
    .
    Com esse Curriculum ai o Amorim tem todas as credenciais necessárias para um bom desempenho no ministério, olha o que o cara trabalhou, estudou e vivenciou nos corredores do mundo, mas tem InVeja por todo lado, e fazer politicagem barata vale mais a pena do que reconhecer os méritos que um homem teve na vida… triste, mas é verdade!
    .
    Valeu!!

  7. Com o Jobim reclamavam que era: ladrão, lobista, entreguista, americanizado entre outras *mentiras. Agora com o Amorim é: anti-americano, incompetente só pra começar… o mais incrível é que nem começou a trabalhar no ministério da defesa ainda, mas alguns já podem avaliar seu trabalho…kkk
    Oras vocês são é uns chorões isso sim, não importa como esteja à situação vocês pioram – reclamavam todo dia do Jobim, e o Amorim nem começou já vem com esse papinho de apoio a ditaduras e falta de competência – olha melhor pararem de chorarem, vai que o próximo ministro da defesa é o Lula… (sim, o Lula o demônio cachaceiro que transformou o Brasil em um estado comunista, mesmo eu nunca vendo ele bêbado ou a imprensa silenciada ou mesmo vendo alguma propriedade se tomada pelo estado de forma criminosa como em estados comunista, mas isso são só detalhes pra alguns).
    Ta vendo e ainda querem a liberação da maconha…

  8. É inacreditável como há tanta gente com complexo de vira latas nesse país,e como tem gente que ainda acha que devemos falar grosso com os desafortunados e baixar a cabeça para EUA e Europa!
    E como democrático é todo o país que se submete a OTAM e seus membros !
    Celso Amorim é um homem capaz,foi a melhor escolha para esse cargo!

  9. O fundo do poço é bem mais em baixo… ainda chegaremo lá.
    Para logo ganhar um bom impulso e voltar à tona.
    .
    O problema não é o Ministro, mas a falta de uma politica de defesa.

  10. Eu mais de uma vez afirmei aqui e até mesmo o Wikleaks lançou esta matéria.
    Jobim era pró USA, mesmo contra a vontade de muitos blogs e sites e de ufanistas patrulheiros ideológicos.
    Se queriam um distanciamento da França como muitos apregoavam, agora conseguiram.
    Celso Amorim foi quem traçou a aproximação com a França, quem desenhou e idealizou a formação do grupo IBAS (Índia Brasil Africa do SUl) e do Conselho de Defesa Sul-Americano bem como de toda a estratégia de integração do cone sul.
    Portanto, para aqueles que batiam nos pinicos, só posso dizer que foram ouvidos.
    Eu espero que o ministro cumpra o seu papel institucional a contento e desejo o melhor para a defesa no Brasil, porém destaco que estou descontente com a decisão aliás de ambas as decisões.
    É cedo para dizer se vai voar ou não, se vai dar certo ou não, isto só o tempo dirá.
    Estou começando a duvidar dos interesses “patrióticos” e “democráticos” de alguns, e até mesmo vejo que a máxima começa a se valer, o “quem desdenha quer comprar”.
    Agora com licença aos leitores pois eu vou a banca de revista comprar a minha revista “Piauí”, pelo visto é hoje a melhor, mais credível e improtante fonte de informação deste país.
    Sds
    E.M.Pinto

  11. Nick disse:
    05/08/2011 às 12:03
    IRÃ, PROTESTOS E FUTEBOL
    Antes do apoio explícito ao programa nuclear e do vexame com o tal “acordo”, Lula já havia demonstrado suas simpatias por Ahmadinjead e comparado os protestos das oposições contra as fraudes eleitorais à reclamação de uma torcida cujo time perde um jogo. Amorim foi o homem a promover essa parceria…
    Por Reinaldo Azevedo”
    —-
    É muito cômico, tanto os analistas de algumas redes de comunicações (que deveriam se chamar rede de intrigas) quanto as próprias redes que não se cansam de disparar, mesmo que já tenham perdido a guerra da informação. “É porque ainda tem gente que acredita”.
    —-
    Não fossem matérias que mostraram o que realmente aconteceu, até acreditaria. O problema foi alguém não ter acreditado que o Brasil reverteria a situação. O Brasil reverteu. O resultado foi que tiveram que rasgar a carta de compromissos recíprocos. Uma prova que que não há mais honra no meio político internacional e nem respeito com os compromissos assumidos.

  12. .
    .
    No caso do Irã eu lembro que eles patinaram mesmo, pois colocaram em pauta algo que os USA pediram, isso sim foi um erro tremendo!!
    .
    Deveriam ter feito diplomacia nossa, com nossos interesses e nossos compromissos, mas foram apoiar causar de outro, e depois de tudo feito veio a facada nas costas por parte dos Yankees… bem feito pra deixar de besta!!
    .
    Pelo menos acho que não ficaremos alinhados à democracias amigas da OTAN como a Arabia Saudita, Egito, Honduras, país esse que ainda não desocupou as rádios e tvs do país,desde o golpe contra o Zelaya, além de desaparecer com jornalistas por ai…
    .
    Valeu!!

  13. Cara, só em saber que produtos americanos sem TT e sem armas estão fora eu já estou feliz, vamos de rafale, Sus ou qualquer outro bem armado. A Aprovação da Dilma está em 71%, que bacana, está agindo certo e com firmeza, e o povo sabe disso, é como diz o ditado “Os cachorros latem, mas a caravana passa”.

  14. Vou tocar num assunto que ja foi comentado, mas que reflete todo o avanço que o brasil teve durante a gestão do Amorim
    .
    é muito engraçado que eles falam que foi um VEXAME o que o brasil passou la no Iran. Falam desse fato como se fosse o fim da picada… Principalmente a midia direitista nacional, e homologados pela midia um bando de maria vai com as ouras começou a cuspir isso para todos os lados.
    Mas voce acha que amorin ou lula estavam confiantes em conseguir um acordo? Voce acha que eles não pensaram ou que mesmo tinham certeza de que um acordo desse era impossivel?
    .
    Agora eu pergunto, e o que ganhariamos com um fracasso? porque diante desse clima negativo mesmo assim o itamaraty insistiu nesse acordo?
    .
    A resposta é facil: Alguem nega que o brasil é hoje naturalmente um porta-voz das nações emergentes em assuntos internacionais, por causa de nosso modelo economico-social de sucesso e pela nossa amistosidade?
    A nossa atual e virtual “independencia” das superpotencias tem inspirado milhares de emergentes e futuros emergentes. Alguns destes que inclusive serão as potencias de amanhã.
    Esse choque indireto contra a vontade das superpotencias, mesmo que algumas vezes equivocado, além de não nos trazer taaaaaantos prejuisos de imagens e diplomaticos faz com que ganhemos a simpatia dos paises que nunca tiveram coragem de manifestar suas posições internacionalmente

  15. Alexandre disse:
    05/08/2011 às 14:49
    Cara, só em saber que produtos americanos sem TT e sem armas estão fora eu já estou feliz, vamos de rafale, Sus ou qualquer outro bem armado. A Aprovação da Dilma está em 71%, que bacana, está agindo certo e com firmeza, e o povo sabe disso, é como diz o ditado “Os cachorros latem, mas a caravana passa”.
    ———————————————————-
    MUITO BOA SUA COLOCACAO

  16. O Brasil, nas mãos do PT, faz politica externa igual a crianças… não sabem o que querem (pelo menos oficialmente)… dai vem os “grandões” e dão umas chineladas na bunda e ficamos chorando as minguas… se não houver posicionamento correto, isso significa independencia de verdade e não essa falsa que é apregoada pelos megalonanico/molusco seguidores da cartilha globalista de Wall Street/moscou/teerã não passaremos de fantoches na ciranda mundial… e não adianta os alienados esquerdoides reclamarem… não sabem nem de quem tão apanhando…

  17. Na pratica é o Lula ocupando mais um espaço. O povo parece que não entende o que é democracia, você precisa ter pessoas com pontos de vista diferentes dentro do governo para assim representar toda a sociedade. Mas essa gente governa para poucos a despeito de toda propaganda contrária que fazem…

  18. Quando vi o post estava esperando algum curso da área na Escola Superior de Guerra. Me enganei. Tomara que ele pegue consultores desta grandiosa instituição.
    (www.esg.br)

  19. Jonnas, se seguirem as potocas ideologicas do megalonanico, a ideia é acabar com a ESG e não ao contrário… ele deve chamar o Top Top para acessora-lo… tá tudo armado… vamos esperar a magavilha…

  20. Blue Eyes, eu acho que tem gente capacitada lá. Pois na época que os artigos eram abertos pela internet, simplesmente adorava lê-los. Sensacional. Só pessoal apontando riquezas que ninguém pensa que tem utilidade. Um exemplo disto, é o rafium e itrium! que são minerais essenciais para qualquer industria aeroespacial, mas que estão à mercê do indio falando inglês para o gringo “proteger”$$. É a realidade.

  21. Vou explicar: O Ministro da Defesa, seja quem seja, não tem nada a ver com outros países, mas com a preparação operacional das Forças Armadas do Brasil e bem estar dos militares.
    As nossas FFAA estão bem operacionalmente ? Não sei … Estou afastado há 11 anos. Acredito que não esteja.
    O MD Amorim tem condições de melhorar a operacionalidade das nossas FFAA ? Ele terá mais apoio da Presidenta Dilma, por isso é melhor do que o Jobim. Dilma é guerreira, milica, por isso acho que vai priorizar a Defesa Nacional.
    O problema das nossas FFAA é a falta de mentalidade Tecnológica e Futurística dos nossos Almirantes, Generais e Brigadeiros. Eu sempre achei isso, desde que saí da AMAN.
    O brasileiro não é bom de pesquisa.
    Os engenheiros do ITA e IME não são criativos e intuitivos.
    O MD Amorim tem que se cercar de bons assessores tecnológicos, caso contrário não iria fazer uma boa gestão em sua nova função.
    O Brasil tem que aproximar de povos criativos e intuitivos, tais como japoneses, chineses, coreanos, alemães, ingleses, franceses, americanos, israelenses, iranianos, franceses, russos, etc.
    Veja que maravilha estão fazendo os indianos e iranianos, em matéria de pesquisa e desenvolvimento tecnológico militar. Os russos, americanos, ingleses, franceses, alemães, israelenses, entre outros, já estão no topo em tecnologia militar.
    Se eu fosse o MD, as nossas FFAA iriam estar no topo tecnológico, também, pois conheço o caminho das pedras.
    Tenho receio de Amorim no aspecto de visão tecnológica, pois a área dele sempre foi relações internacionais. Fui claro ?

  22. O Ministro da Defesa, seja quem seja, não tem nada a ver diretamente com outros países, mas com a preparação operacional das Forças Armadas do Brasil e bem estar dos militares (soldo, hospitais, moradias, etc).
    As nossas FFAA estão bem operacionalmente ? Estou afastado há 11 anos, mas acredito que não esteja. O MDef Amorim tem condições de melhorar a OPERACIONALIDADE das nossas FFAA ? Ele terá mais apoio da Presidenta Dilma, por isso será melhor do que o Jobim. Dilma é guerreira, milica e nacionalista, por isso vai priorizar a Defesa Nacional. O problema das nossas FFAA é a falta de mentalidade tecnológica e futurística dos nossos Almirantes, Generais e Brigadeiros. Eu sempre achei isso, desde que saí da AMAN.O brasileiro não é bom de pesquisa. Os engenheiros do ITA e IME não são criativos e intuitivos. O MDef Amorim tem que se cercar de bons assessores tecnológicos, caso contrário não irá fazer uma boa gestão em sua nova missão. O Brasil tem que aproximar de povos criativos e intuitivos, tais como japoneses, chineses, coreanos, alemães, ingleses, franceses, americanos, israelenses, iranianos, franceses, russos, etc. Veja que maravilha estão fazendo os indianos e iranianos, em matéria de pesquisa e desenvolvimento tecnológico militar. Se eu fosse o MDef, as nossas FFAA iriam estar no topo tecnológico,pois conheço o caminho das pedras. Tenho receio de Amorim no aspecto de visão tecnológica, pois a área dele sempre foi relações internacionais. O militar está precisando de imediato um cala-boca salarial, nem que seja de 10%.

  23. Dandolo.. mais claro que isso só o cometa haley.,mas o obscuro disso tudo é sem duvida a politicagem brasileira que esta enraizada em tudo que se toca e vê..saudacoes amigo Dandolo.

  24. Só acho que vai sobrar mais grana pra algum tipo de bolsa, quanto ao caça Rafale, vamos mesmo é de F-5 forever. Quanto aos sabixões de plantão vamos aguardar o comentário deles mais pra frente, não vai me causar alegria, mas vai ser apenas a constatação que eu tinha razão infelizmente. Amorim, o ideal é que fosse o embaixador do Brsil na Korea do Norte, no Irã, China, Rússia, o estrago seria menor.

  25. Pessoal,o nosso país necessita de ter boas relações diplomáticas com todas as vertentes, mas sem ferir suscetibilidades dos nossos antigos aliados tradicionais (EUA, França, etc).É um direito nosso de nação soberana, prepararmos a defesa nacional, e para isso necessitamos também, dos russos, chineses, indianos, paquistaneses, iranianos, africanos do sul, argentinos, etc. Nesse aspecto, o MD Amorim poderá nos ajudar com a sua inteligência e capacidade de negociador, que é excepcional. Caso ele bata de frente com os americanos, não será uma boa política militar, e certamente será exonerado. O Brasil precisa de tranquilidade, inteligência e bom senso.

  26. Dandolo

    Você está corretíssimo em tudo que disse acima, mas o brasileiro é criativo e intuitivo sim, até pela nossa cultura. O que pode, é não estar sendo bem preparado, e isso você também já falou a algum tempo atrás.

  27. O tema do post me lebrou uma musica…
    ___________________________
    Terceiro mundo, se for
    Piada no exterior
    Mas o Brasil vai ficar rico
    Vamos faturar um milhão
    ___________________________
    Só para durmir tranquilo…

  28. Muito blábláblá, e pouca ação, cadê os caças, as fragatas, a defesa aérea com misseis e etc, cadê o fuzil novo só vi em foto,cadê o plano soldado do futuro Br, cadê as hidroelétricas que as ONGS não deixam fazer, cadê aquele projeto Calha Norte, mudaram o nome pra Pelotões de Fronteira da Estratégia de Defesa que vai virar outro “Parto com Dor” como foi Sivam que não acaba nunca,cadê a Transposição do Rio São Francisco, cadê o VLS que ouço falar desde menino e olha que já entrei na 3ª idade,cadê o “Ouro pro Bem do Brasil”, ops essa daí a maioria dos leitores nem sabem o que é, Cadê, Cadê e Cadê…
    “O BICHO COMEU, minha FLÔ.

  29. “No caso do Irã eu lembro que eles patinaram mesmo, pois colocaram em pauta algo que os USA pediram, isso sim foi um erro tremendo!!”
    .
    Afirmar que o Brasil encaminhou ao celerado Adolfinejad a pauta americana é mais peça da desinformação oficial, que tenta justificar a estupidez cometida imputando a culpa a terceiros, no caso e como sempre ao “grande satã,uzamericanú”

    .
    Deveriam ter feito diplomacia nossa, com nossos interesses e nossos compromissos, mas foram apoiar causar de outro, e depois de tudo feito veio a facada nas costas por parte dos Yankees… bem feito pra deixar de besta!!
    .
    Diplomacia nossa? nada disso! diplomacia do partido que está no poder, completamente ideologizada e idiotizada, que poderia nesse caso ser resumida assim “uziranianú tem qi fazê a bomba pá peitá uzamericanú mau e uzisraelençi siúnista”

  30. “E Reinaldo Azevedo é piada né?? O cara é da PIG até debaixo d’água!”
    .
    Se Reinaldo Azevedo é piada, o que dizer do bo-blogueiro da corte(seu muso inspirador), que recentemente foi condenado a indenizar em R$ 200 mil o banqueiro Daniel Dantas e que também responde processo por injúria racial contra o jornalista Heraldo Pereira, a quem chamou de “negro de alma branca”. Ainda conforme o MP “Ao afirmar que ‘Pereira se agacha, se ajoelha para entrevistar Ele [ministro Gilmar Mendes] ’, o denunciado(o Bo-blogueiro da corte) está qualificando Heraldo como um serviçal, um subjugado, um subserviente, um bajulador, um “empregado” do ministro Gilmar Mendes, como, aliás, o denunciado já o tem chamado desde o mês de maio de 2009″. Entre as testemunhas arroladas pelo MP está o próprio ministro do Supremo Tribunal Federal, que também processa Paulo Henrique Amorim pelos textos publicados no blog.
    .
    Como todos sabemos, o bo-blogueiro no passado foi um jornalista de respeito chegando a ser, inclusive, correspondente no exterior de uma grande emissora de televisão. Hoje em dia, entretanto, perdeu prestígio a ponto de apresentar programas de amenidades aos domingos em emissoras de bispos. Com o fim de manter-se em evidência passou a histericamente adular o partido no poder. E joga para a torcida: É de sua autoria a malfadada expressão PIG – Partido da Imprensa Golpista, frequentemente usada pelos esquerdopatas para justificar a censura aos meios de comunicação. Mas suas intervenções mais notórias em seu blog estão relacionadas ao ataque injurioso às pessoas das quais não gosta, entre elas o ex- ministro Jobim. Fica a esperança de que o judiciário possa cessar com isso.

  31. Tirelles, figuras como esta que dizem “E Reinaldo Azevedo é piada né?? O cara é da PIG até debaixo d’água!” servem apenas para nos divertir… não sabem e não exergam um palmo adiante… não vou descrever os mesmos para não cair na estereotipagem… e também não adianta… é o mundinho em que habitam… não podemos tira-los dele… morreriam como carrapatos ao sol… então, melhor não contraria-los… deixe-os com suas grandes convicções de Esopo… saudações…

Comentários não permitidos.