Indústria nacional fornece farda camuflada de alta tecnologia para FAB

Os uniformes de campanha da Força Aérea Brasileira possuem um exclusivo padrão de camuflagem que dificulta a visualização do militar que se desloca dentro de uma mata ou floresta. O que pouca gente sabe é que, além de ser muito difícil de se ver a olho nu, o uniforme é quase invisível quando focalizado por sistemas de visão infravermelho, ou óculos de visão noturna. “Esses óculos são largamente utilizados em conflitos modernos, e ter a capacidade de não ser visto por eles é uma vantagem operacional importante”, revela o Coronel Intendente Sidney Francisco de Paulo, que participou do processo de implantação do uniforme na FAB.

Para chegar a esse resultado, o tecido, que é produzido no Brasil, passa por um processo químico que confunde os raios emitidos pelos óculos de visão noturna. “Essa tecnologia anti-infravermelho coloca o uniforme da FAB entre os mais avançados do mundo”, explica o Brigadeiro Intendente Eurico Jorge de Lima, subdiretor de abastecimento da FAB.

Anualmente a Força Aérea fornece cerca de 85 mil conjuntos de uniformes camuflados para seu efetivo. Cerca de 38 mil militares recebem o fardamento gratuitamente em quantidades que variam em função da região do País.

Os militares com grau hierárquico a partir de terceiro sargento adquirem o uniforme exclusivamente nos Postos Regionais de Venda de Fardamento da Aeronáutica, conforme as suas necessidades. Todo o material é produzido e confeccionado por empresas brasileiras e adquirido por meio de licitações.

Fonte: Força Aérea Brasileira


22 Comentários

  1. Para a FAB e exemplo para a Marinha e exército.
    Incentivo a tecnologia e a indústria nacional.
    Como se vê não é preciso lei para que o ministério da defesa passe a investir na planta industrial nacional, nem tão pouco que use do discurso que lá fora tem melhor como sempre se ouve.
    taí uma questão a se fazer para a intendência das demais forças, porque a china?
    sds
    E.M.Pinto

  2. O problema não é a industria nacional e sim o governo que a assassina o tempo todo e facilita as extrangeiras com beneficios não disponibilizado as nacionais.Se o fato do EB comprar tecido Made in China escandaliza então escandalizem-se mais ainda com as montadoras de veiculos estabelecidas neste pais que aqui produzem seus veiculos e exportam para o mundo onde la são vendidos 50% mais baratos do que os que eles vendem em nosso mercado interno.O Brasileiro devia deixar essa mentalidade prostituta de acharmos que porque eles estão gerando emprego aqui que tudo esta bom.Ate os salarios que nos pagam acabam de fuma forma direta ou indireta retornando a eles.Somos roubados de todos os lados,pelo governo,pelos banqueiros,pelas industrias e pelos extrangeiros e ninguem encherga isso e ninguem fala nada.Culpar a industria nacional que se capacite e que se adeque para competir não resolve se o proprio governo facilita a seus competidores.

  3. Boa notícia,mas eu queria saber se há o recolhimento dessas fardas no momento de trocas e baixas dos militares?
    Não ocorrendo isso, daqui uns dias essa tecnologia sera plagiada por todos!

  4. .
    .
    Olha ai, agora é puxar a orelha dos comandantes das outras forças que preferiram trazer China com o menor preço, pois são os comandantes que escolhem o material de consumo no dia dia, e não o Planalto.
    .
    Agora eu revoltei, será que a FAB fez tudo na moita e as outras forças não sabiam de nada, ou será que estão fazendo também pra eles na calada da Noite??
    .
    Se é assim, por que compraram Ching Ling então, se tem um produto nacional melhor??
    .
    Valeu!

  5. Muito bom !

    Mas , é muito difícil de controlar o desvio de fardamento , até porque está na moda usar camuflado e os prórpios militares revendem aos civis .

    eu mesmo já comprei fardamento militar do Exército alguns anos atrás de um Sargento amigo meu !

    No meu caso é porque eu gosto e pra ir no mato pescar , recolher sementes para meus trabalhos de artesanato é bem legal .

    Mas , se eu simples cidadão apreciador e defensor das Forças Armadas do Brasil , consigo ter acesso a esses materiais , quanto mais quem queira utilizá-lo para ter acesso à tecnologia utilizada na confecção dos mesmos !

  6. Existe ainda no imaginário também dos políticos achar que o que vem de fora é melhor do que o nosso, e isto é normal já que o setor humanístico em nada ensina sobre o potencial atual de nossa tecnologia e conhecimento científico. Há de se separar boas relações com os gringos, com sabotagem industrial da nossa tecnologia.

  7. Esta na hora de adotar a farda digital para todas as tropas .Como a da Alemanha e outros países .Esta ai mostrada tem um lado positivo quando adotada a noite contra a visão noturna .Mas o tecido é de matar o guerreiro ,com mochila e todo o equipamento militar em uma caminhada e suando causa queimaduras para todo lado .

  8. que tro-lo-ló isso heim? a visão noturna “enxergaria” uma farda do EB com a mesma dificuldade que a da FAB se a vegetação tivesse o “desenho” (shape) das folhas mais parecido com o desenho da camuflagem do EB… e vice versa… não falo da qualidade do tecido e da costura e sim da eficiência do camuflado… isso é que está escrito acima é lorota de fabricante de tecido…

    Sds!

  9. Somos os melhores, mas o Gov. Nao tem cabeca para isso. E o povo nao ve e deixa apenas politicos governarem esta coisa. Algumas pessoas do povo devem governar este pais, algumas pessoas que ja viveram este lado. Como o Lula, mas um pouquinho mais militarizado estariamos feitos. E olha que o lula foi bem…

  10. Se aparecer alguém dizendo que o FAL dispara raios laser e que o super tucano é melhor que o F-35 vocês acreditam? Nosso país tem uma grande diversidade geográfica, sem falar dos nosso vizinhos, nossas Forças deviam ter vários padrões de uniformes: deserto, selva, neve, etc. Seria ótimo ver nossos militares do Exercito em uma missão no deserto ou na neve. O mais parecido com um uniforme de deserto que o Exercito tem é aquele uniforme ridículo de caatinga. Imagina aquela porcaria de couro molhada.

  11. JClaudio

    “Aquela porcaria de couro” nas suas palavras !

    São destinadas para as necessidades do Exército Brasileiro para aquele BIOMA !

    Lá o EB observou e copiou as atitudes , utensílios e equipamentos utilizados pelos VAQUEIROS do SERTÃO ou , CANGAÇO !

    E funciona muito bem contra espinhos e outros desafios a serem enfrentados naquela região !

    Pra quê uniforme pra neve ?

    Acredito que só você viu neve no Brasil a ponto de ser preciso um uniforme para neve por parte das Forças armadas do Brasil !

    Acorda !

  12. O problema é que no Brasil morre no discurso… os políticos têm parentesco com o capeta, pois, vivem cheios de boas intenções…

  13. Ninguém concorre em tecidos e roupas com a China e Índia. Eles fabricam fardas militares para inúmeras Forças Armadas do mundo.
    Não podemos premiar a incompetência dos nossos fabricantes.
    Vou citar um exemplo: Digamos que um coturno vindo da China custe $30 (R$45,00), e na indústria brasileira custe R$200,00. Nesse caso, acho que deveríamos importar da China ou Índia. Se fosse por uma diferença de 20% no preço, não diria nada.

  14. O que torna o uniforme furtivo ao infra vermelho não é a coloração nem o padrão da camuflagem e sim o recobrimento que recebe que não permite a absorção ou que o infravermelho do corpo do combatente transpasse o tecido.
    para isso são usados vários processos, pelo visto o do caso são agentes químicos, mas geralmente envolve a aplicação de fibras especiais.
    Tem um artigo sobre visão noturna que posso lhe sugerir
    http://planobrasil.com/2011/03/05/visao-noturna-parte-i-a-origem-tecnologias/
    Sds
    E.M.Pinto

  15. Quanto mais tecnologia, mais caro o produto. Na miséria que nossas forças estão bermudas e chinelo já está de bom tamanho.rsrs

Comentários não permitidos.