Colômbia quer aliança com Brasil contra crise

Por Sergio Leo

Uma semana depois de defender uma coordenação dos países da América Latina para enfrentar a crise financeira, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, defendeu ontem aliança com o Brasil para coordenar a ação contra as consequências negativas da crise, com a retração de mercados nos países desenvolvidos e a valorização das moedas da região.O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acompanhava Santos em um seminário sobre os dois países, sugeriu ao auditório repleto de empresários a criação de um fundo para investimento em infraestrutura com as reservas internacionais dos países sul-americanos.

“Quando me perguntam o que quero ser quando crescer, respondo que quero ser como Lula”, brincou o presidente colombiano, explicando que gostaria de também sair do governo com 80% de popularidade e forte redução da pobreza. “Apenas pretendo fazer isso em quatro anos”, acrescentou, fazendo rir os quase 500 empresários que participaram ontem do 1º Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Leia: Lula elogia Santos e enfurece Álvaro Uribe

“A resposta é crédito, crédito crédito”, discursou Lula, ao sugerir que o governo colombiano dê atenção especial ao financiamento do consumo à população de mais baixa renda. O exemplo do Brasil no combate à pobreza e na pesquisa agropecuária foi citado por autoridades e empresários colombianos como modelo a ser aproveitado na economia do país, que, segundo prevê o presidente do BID, deve se tornar, em cinco anos, a segunda maior economia da região, ultrapassando a Argentina.

O possível uso das reservas internacionais para investimentos na região é algo a ser visto com cautela, segundo disse ao Valor o ministro da Fazenda da Colômbia, Juan Carlos Echeverry. “Não se pode interferir na independência dos bancos centrais, que são independentes”, comentou. Ele contou que tem conversado sobre as propostas para a coordenação contra a crise com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem participará da reunião de ministros da Fazenda da Unasul, em Buenos Aires, segundo proposta levantada por Santos.

Uma das ideias dos colombianos é o reforço do capital de entidades financeiras regionais, como a Corporação Andina de Fomento e o Fundo Latino Americano de Reservas, fundo já existente com recursos da região, mas de pequeno alcance.

O seminário do BID concentrou-se, porém, na discussão sobre investimentos e interesses comerciais nos dois países, que recebeu apoio veemente dos dois governos.

Quatro governadores brasileiros participaram do encontro, Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, e Cid Gomes (PSB), do Ceará. Em conversa com o presidente Santos, Alckmin ouviu do presidente que ele pretende ir a São Paulo, em sua próxima visita ao Brasil. O governador paulista acertou com o Ministério do Comércio a ida de uma missão de empresários ao país.

O presidente do BID, Luis Alberto Moreno, alertou para a crescente chegada à região de investidores da Ásia. O investimento direto estrangeiro chegou a US$ 49 bilhões na Colômbia em 2010, dos quais US$ 17 bilhões vieram da China, lembrou. “O crescimento de investimentos ilustra o que está em jogo nessa década”, comentou Moreno, ao defender que o principal motor do desenvolvimento nos próximos anos serão as “relações Sul-Sul”.

Santos e autoridades dos dois governos, como o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defenderam investimentos conjuntos para ampliar a rede de banda larga no continente. “Quando fazemos conexão com a Colômbia precisamos passar pelos Estados Unidos”, criticou o ministro das Comunicações. Os investimentos em infraestrutura nos dois países chegam a dezenas de bilhões de dólares nos próximos dois anos, disse o diretor-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht.

A Colômbia já recebe investimentos em “níveis asiáticos”, de cerca de 28% do Produto Interno Bruto, comentou o presidente da Associação Nacional de Empresários da Colômbia (Andi), Luis Carlos Villegas. Otimistas em relação ao aumento nas relações de investimento e comércio entre Brasil e Colômbia, os empresários dos dois países se queixam, porém, da existência de obstáculos ainda fortes. Villegas comenta que há excesso de burocracia no Brasil e muitas barreiras não-tarifárias a mercadorias colombianas, como as regras fitossanitárias.

Ressalvando estar “muito otimista” com as perspectivas da Colômbia, Marcelo Odebrecht alertou que há dificuldades de financiamento de longo prazo para projetos de infraestrutura, apontados em todo o seminário como fundamentais para garantir a ampliação dos investimentos e do comércio.

“Tanto Brasil quanto Colômbia vão bater de frente nisso”, avisou o executivo. Quem financia esse tipo de investimento no Brasil é quase exclusivamente o BNDES, e não há mecanismos de proteção para que as empresas contratem financiamento em moeda estrangeira, comentou. “Nem o BNDES nem os bancos locais colombianos serão suficientes para o desafio.”

Fonte: ValorOnLine

16 Comentários

  1. “explicando que gostaria de também sair do governo com 80% de popularidade e forte redução da pobreza.”
    .
    Todos de sã consciência e de pés nos fatos reconhecem os méritos do antigo presidente, e no mais todos agora falam que querem ser como ele e repetir o que ele fez com os Bolsas varias, isso traz votos e consenso interno!
    .
    Sem duvida a integração é a unica estrada para o Brasil nem sentir muito a crise, ja que sozinhos não chegaremos a lugar algum e com os USA não podemos contar pois estão caminhando para a fossa… alias com a casa da moeda yankee que não para de fabricar Dollar, parece que querem mesmo é colocar todos os outros países para pagar as contas deles!
    .
    Muito bem vinda mais uma parceria econômica com um dos vizinhos, e o tempo nôs dará razão!
    .
    Valeu!!

  2. Embora a Venezuela seja potencialmente mais rica – afinal, tem a maior reserva petrolifera do mundo – a Colombia, pela maturidade política, apresenta-se como melhor parceiro no curto prazo.
    Vamos em frente, com um, ou com o outro, ou com ambos, que vamos ficar cada vez mais fortes.

  3. Gostei!.. Quantos mais melhor na AL. Porém não me sairá da mente claro.. se mais de um no mesmo ano impuser na mesma medida e FORMATO. =b É algo a se analisar. heueehhe…

  4. “Uma declaração feita nesta quinta-feira pelo ex-presidente Lula irritou o ex-líder colombiano Álvaro Uribe, que fez duras críticas ao brasileiro em seu perfil do Twitter.”
    não era o lula que ficava ameaçando e mais nada não foi o lula que permitiu que um pais estrangeiro usa-se bases em seus pais e tive-se soberania nele com medo do vizinho e usou a desculpa “FARC” lula nunca bateu de frente com chaves por que o lula viu que o chavismo não iria dar certo o comunismo morreu empresas 100% estatais “como a petroveza” custam muito ao governo que sempre sera o único a investir. Lula nessa parte foi inteligente não enfrentou Hugo chaves pois sabia que a corda de HUGO CHÁVEZ iria enforcar seu próprio pescoço a Venezuela esta falida mesmo com todo o petróleo que tem!!!! RESUMINDO NESSE TEMA “POLITICA EXTERNA” LULA REALMENTE FOI O CARA”

  5. Para o comercio intra sul-americano, quanto menos for utilizado o dólar, melhor será.
    .
    É preciso encontrar soluções que viabilizem um comercio entre as nações sul americanas que não utilize o dólar como moeda de troca.

  6. O BRASIL ESTA COM A BATUTA
    .
    A Colômbia e o Brasil estão mostrando que terão uma parceria bem profícua,e poderá ter êxito muito maior e melhor que a nossa querida Argentina,os hermanos que abram os olhos.
    .
    Mais uma vez Lula mostra que tem cartaz e sabe vender bem a imagem do meu querido pais lá fora,são poucos ou se não for o único presidente que consegue fazer bem isso.
    .
    Na época do governo passado,procurava transmitir sentimentos positivo a sua população,aquela mais necessitada com políticas sociais que fora e ainda é elogiada pelo mundo afora como se ver no texto acima e até pela Da.Hillary Clinton,secretária de estado dos EUA.
    .
    Frases e atitudes que muita das vezes em situação de crise, levanta a moral do povo;basta ver a situação da Grécia,dos EUA,e da grande parte da Europa,devido a falta de esperanças;muitos alvoroçado,extremistas,comete diversos desatinos colossal,Como o último episódio na Noruega.
    .
    Lembrando-me disso,desse cuidado de levantar a alta estima dos brasileiros,e tirar muitos da condição de “complexo de vira-lata”,existia uma propaganda que tinha essa música.
    .
    Eu coloco para os brasileiros de “S” bem grande,mostrando que a despeito de muitos complexados de plantão (“Z”) falam,o nosso povo é aguerrido e tem um bom futuro pela frente,é só acreditar em nosso potencial e do nosso Brasil.
    .
    manda ai DJ!
    .

    TENTE OUTRA VEZ
    .
    Composição: Raul Seixas / Marcelo Motta / Paulo Coelho
    .
    Veja!
    .
    Não diga que a canção
    Está perdida
    Tenha fé em Deus
    Tenha fé na vida
    Tente outra vez!…

    .
    Beba! (Beba!)
    .
    Pois a água viva
    Ainda tá na fonte
    (Tente outra vez!)
    Você tem dois pés
    Para cruzar a ponte
    Nada acabou!
    Não! Não! Não!…
    Oh! Oh! Oh! Oh!
    .
    Tente!
    .
    Levante sua mão sedenta
    E recomece a andar

    Não pense
    Que a cabeça agüenta
    Se você parar
    Não! Não! Não!
    Não! Não! Não!…
    Há uma voz que canta
    Uma voz que dança
    Uma voz que gira
    (Gira!)
    Bailando no ar
    Uh! Uh! Uh!…
    .
    Queira! (Queira!)
    .
    Basta ser sincero
    E desejar profundo
    Você será capaz
    De sacudir o mundo

    Vai!
    Tente outra vez!
    Humrum!…
    .
    Tente! (Tente!)
    .
    E não diga
    Que a vitória está perdida
    Se é de batalhas
    Que se vive a vida
    Han!
    Tente outra vez!…

  7. Essa visão política do mLula irritou mt os iankSS/colombianos, q esperavam uma escaramuça entre o BRASIL xVenezuela/Bolivia…se ferraram, coisa do Celso amorim.Essa ajuda passa por mercados livres p no no mercado colombianos e acesso deles ao mercado Brasuca..coisa do MercoSul e UnaSul…Sds.

  8. VENEZUELA A MAIOR RESERVA PETROLIFERA DO MUNDO rsrs rsrs é a sexta produtora e extrai um oleo sujo que eles nem ao menos tem condições de beneficiarem e enviam todinho para ser beneficiado nos EUA rsrs rsrs justamente o pais que mais atacam midialiticamente.Falam mal do imperador vampiro e dependem ate o talo dos serviços deles.Ai entra o amiguinho Lula em cena com a construção do polo-petroquimico do nordeste unicamente para beneficiar Hugo Chavez rsrs rsrs pois a nossa produção de petroleo é refinada no sudeste e sera beneficiada no sudeste que alem de produzi-la esta mais perto do pólos petroquimicos e fica muito mais em conta do que transportarmos o oleo para ser beneficiado no nordeste.Acordem de seus mundos de Alice.

  9. Gabriel Lima.
    Concordo contigo, e veja que tem gente reclamando de que o chanceler que trabalhou tudo isso pra ele (Amorim) entre na defesa. Quem esta em perigo é a vida política do Uribe rsrsr

  10. Com America do Sul cada dia mais forte e os EUA mais fracos tinham e têm quem critica a atitude do Lula de se aproximar dos nossos vizinhos entre outros países como os da África e Ásia como um todo.
    O mais engraçado é que chamavam o Lula de comunista, mas os ditos capitalistas sabem menos de mercado que ele… também diziam que ele era ideológico, mas negocia com todos, enquanto quem o critica exigia atenção exclusiva aos EUA e Europa…
    Vai entende?

  11. Pobre Uribe, permitiu forças estrangeiras em seu país. Lula busca o diálogo e sempre será assim com o Brasil.

  12. As crises financeiras mundiais hoje são uteis para o Brasil. Apesar de termos alguns problemas, mas que segundo a economistas do mundo todo ja estão sendo resolvidos, nós superamos a ultima crise mundial que foi muito mais grave, e tambem aprendemos com ela. Agora mais que nunca nós brasileiros que amamos o Brasil, devemos acabar com esse complexo de inferioridade (influencida frequentemente pela midia) que faz pensarmos que somos piores que o resto do mundo, e passarmos a acreditar mais no nosso país e no que somos capazes de fazer. Enquanto a Europa e os EUA mergulhavam em uma crise sem precedentes nós superamos nossos desafios e crescemos mais.

    “Não pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é amelhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. “Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar
    para superá-la”.

    (Eu acredito em meu país e no que somos capazes de fazer. A prova disso foi como saimos da ultima crise financeira mundial)

  13. SEJAMOS MENOS SETICOS COM RELAÇAO AO NOSSO PAIS,ENQUANTO NAS DECADAS DE 80 E 90 DO SECULO 20,VIVIAMOS DE CRISE EM CRISE,O TIO SAM E A EUROPA ASSIM COMO TIGRES ASIATICIS E JAPAO VIVIAM EM MAR DE BRIGADEIRO,TIVEMOS LIÇÕES TERRIVEIS DE COMO VIVER EM DIFICULDADES FINANCEIRAS,HOJE DAMOS AULA DE ECONOMIA SERA QUE ESTES GRINGOS SERAO UMILDES A PONTO DE NOS OUVIR E ESTES BRASILEIROS PESSIMISTAS QUE ACREDITAM EM TUDO QUE VEM DESSA MIDIA INTREGUISTA VAO CONTINUAR A ACHAR QUE SOMOS PEQUENOS,AMIGOS PENSEM POSITIVOS QUE O FUTURO E BRILHANTE PARA NOSSA NAÇAO E JUNTOS CONDUZIREMOS O CONTINENTE SULAMERICANO PARA UMA POSIÇAO DESTACADISSIMA NESTE MUNDO DE HOJE,HOJE LOGO ALI NA FRENTE.BRASIL ACIMA DE TUDO.

Comentários não permitidos.