Planalto considera reduzidas as chances de Jobim ser demitido

Raymundo Costa e Fernando Exman

Auxiliares da presidente Dilma Rousseff disseram ontem ser improvável a demissão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, em razão da entrevista em que ele informa ter votado no adversário da presidente, José Serra, na disputa presidencial de 2010. A presidente, segundo essas autoridades, reprovou a fala, classificada no Palácio do Planalto como “infeliz”, bem como não tem gostado de outras manifestações do ministro, mas não pensa em demissão, o que lhe traria fama de antidemocrática.

A eventual demissão do ministro envolve interesses que a presidente Dilma Rousseff ainda avalia e sob os quais está formando opinião. São interesses que vão da tentativa revanchista de transformar a Comissão da Verdade num tribunal de julgamento a negócios bilionários na área de defesa que transcendem a compra dos novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), prevista para 2012.

Entre interlocutores da presidente e do ministro, essa é a única explicação visível para o noticiário recorrente sobre a queda de Jobim. É fato que os dois, ambos de temperamento forte, não tiveram bom início na transição. Hoje, no entanto, têm projetos sensíveis encaminhados.

Jobim, por exemplo, tem uma reunião marcada com o PSDB: quer apoio dos tucanos para aprovar no Congresso a criação da Comissão da Verdade nos termos em que ela foi negociada com as Forças Armadas. Pelo acordo, as famílias dos desaparecidos políticos terão acesso à memória do que ocorreu com seus parentes. Os militares que testemunharem, por seu turno, não poderão ser processados criminalmente, como quer parte da esquerda.

No que se refere aos contratos e acordos militares, o contencioso Brasil-EUA voltou a crescer. No próximo ano, o governo escolherá os caças para reequipar a aeronáutica. As chances do Super Hornet americano continuam pequenas, mas outros conflitos entraram em cena.

Brasil e Colômbia pretendem assinar um acordo militar, no próximo dia 4, para o patrulhamento de 50 quilômetros de cada lado da fronteira. O objetivo é o combate ao tráfico de drogas, de armas e aos crimes ambientes. Algo como já ocorre hoje com a Bolívia, por exemplo, e que posteriormente se pensa em estender à Venezuela. Mas somente as forças dos dois países participariam das ações: além dos militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e afins. Ou seja: não participariam forças externas aos países fronteiriços, o que poderia significar a retirada dos EUA da região, que mantêm bases e estreitas relações com a Colômbia. Além disso, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) seriam avisadas.

O Brasil também decidiu reativar a base de Alcântara, no Maranhão, mas os americanos não estão incluídos no projeto. Recentemente, em Itaguaí, Dilma cortou a primeira chapa de aço do submarino nuclear – parceria brasileira com a França.

Os três comandantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e aeronáutica, além do chefe do Estado Maior Conjunto) apoiam a permanência de Jobim. Mas todos, inclusive Jobim, hoje consideram que sua declaração foi “desnecessária”, como disse o secretário-geral das Presidência, Gilberto Carvalho, e que esse é um assunto da presidente.

O que é considerado estranho, na Defesa, é que uma declaração feita há uma semana por Jobim continue sendo repercutida nos jornais. Frase, aliás, que ele já havia dito em outra ocasião. “Ninguém desconhece que o Jobim gosta de mandar, que ele é amigo do Serra, foi ministro do Lula e agora é um ministro leal a Dilma, como pode observar quem lê toda sua entrevista”, disse um interlocutor do ministro ao Valor.

Fonte: Valor via Notimp

17 Comentários

  1. carlos argus disse:
    03/08/2011 às 00:13
    ——————————————————–
    Axo Heleno tbm Excelente pro cargo tem muita visao da REALIDADE DO BRASIL que muitos nao tem
    Mais o Jobim me perdoe eo Ministro pra ese momento do Nosso Brasil.ele fez esa revolucao na defesa nacional e Gracas a isso vamos para com as compras das pratileiras dos Yankes e outras coisas que tao a caminho de se concretiza,quanto Heleno sen duvida meu caro Carlos seria muito bom pra da continuidade o que Jobim esta fazendo .Jobim tomou medidas anti Yankes que nem um outro tomo por medo Pra ese momento em que a industria belica nacional renace e muito bom os yankes ficarem bem longe pra evitar Naos,no presente e no futuro e quem tem esa visao hoje diso eo Bravo e corajoso senhor ministro Jobim
    quanto Heleno nao tiro sua razao

  2. .
    .
    Se cair que venha o Marco Aurélio Garcia, o MAG MAG, pelo menos não teremos um capacho dos Yankees na pasta!
    .
    E o cara entende de Geo-Politica e defesa.
    .
    Valeu!!

  3. Entende tanto de Geo-politica e defesa que seu acronimo passou a ser Top Top…”um dos organizadores e fundadores do Foro de São Paulo.”… “Marco Aurélio Garcia ganhou notoriedade em 2007 quando, através da janela de seu escritório no Palácio do Planalto, foi flagrado fazendo um gesto obsceno enquanto assistia a um noticiário pela televisão.”… “Na época, a imprensa interpretou o gesto como uma celebração da notícia que eximiria o governo federal de culpa no acidente que causou a morte 199 indivíduos.” (fonte: Wikipedia)… tai um homem de grande capacidade e invergadura… invergadura para se dobrar perante huguinho, castrinho e putinnho…

  4. Há muito tempo que o Brasil não tem uma guerra sofrida, por isso colocam civis para comandar as FFAA. Se fosse um civil que nem o Gadoy, não diria nada. O MD civil não tem consideração e amor pelos militares, pois os soldos estão baixos demais. Dilma realmente é muito fraca. Acho que a indecisão dela vai jogar o Brasil no buraco negro.

  5. Se for para o MAG assumir o ministério da defesa e fazer o mesmo estrago que fez nas relações internacionais com seus problemas de ordem ideológica, é melhor que fique o Jobim. Imagino que se assumisse o MD era bem capaz de MAG querem comprar armas do Irã, em que pesem as sanções da ONU.

  6. Jobin tem um “padrinho” forte… Dilma adoraria dar um “pé-na-*unda” dele, mas a gerente tem que pedir benção para tudo 😛

    []’s

  7. Concordo plenamente com o colega, antes de tirar o Jobim vamos dar um chute no MAG e seus seguidores, aloprados nocivos a Pátria.
    Devemos ver a questão do Jobim do ponto de vista político. Pior do que está pode ficar. Vi que estão cogitando do Michel Temer no Ministério da Defesa.
    Jobim tem suas manias de publicidade, mas, tem boa projeção politica e também junto aos militares. Mesmo os Petistas não gostando dele.
    Temos que ver ainda que Jobim está no Governo da Dilma por determinação do Lula, dupla que com certeza espera receber os dividendos pela compra dos caças franceses.
    Por mim colocaria no Ministério da defesa um empresário ligado a Odebrecht, Mendes Junior ou Camargo Correia. Não faltaria verbas para o reequipamento das FAs.

  8. O General Heleno realmente é uma excelente opção técnica mas acho que ele nao teria muita chance de fazer o que achasse melhor o cargo é para um politco com transito livre nas FAAB assim como no congresso e platanto requisito que suponho que o referido General nao tenha e bem ou mal o NJ tem

  9. Eu gostaria do Mangabeira o progresso viria mais rapido ,e agora é o governo Dilma e nao governo Lula tá na hora de mudar

  10. Estou alinhado a opinião dos comandantes militares,ELES SIM,sabem as dificuldades de negociar junto as comissões no congresso nacional os enteresses das FA, portanto, VIVA O JOBIM!

  11. Em tempo; tem em andamento uma bronca braba movimentando
    vários enteresses e as FAs sabem que podem contar com um
    especialista no assunto para administrar sem comprometer os seus.

  12. Pra ministro da defesa tem que ser civil exclusivamente! Pra assessoria do ministro até que é aceitavel militar reformado!O Poder é civil meus amigos, logo não poderiamos aceitar no comando das forças, que tem tanto poder, não só bélico como mesmo politico e toda a simbologia histórica pra nós brasileiros; afinal não podemos nos esquecer da quartelada de 64, com razão ou sem razão, foram depois disso anos de espera pra termos a nossa democracia imperfeita mas desejável!Então defendo a causas dos nossos soldados, forças armadas belicamente forte e poderosa, militar profissional e bem remunerado, mas sempre sob comando civil, como eu que sou civil, apesar de ter pai militar!

  13. Seja la o que for, Jobim ja esta armado ate os dentes (foto acima) :), eh brincadeirinha, eu gosto muito do Jobim e respeito muito ele, e sou admirador dele…

Comentários não permitidos.