Dilma diz que acordo nos EUA “evita o pior”, mas faz alerta

Presidente brasileira, Dilma Rousseff

ANA FLOR
DE BRASÍLIA

ouco antes de o Congresso dos EUA aprovar o acordo que aumenta o teto da dívida norte-americana, colocando fim à crise que ameaçava o país com o risco da moratória, a presidente brasileira, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira que o acordo “evitava o pior”, mas que um “longo período de tensão econômica” seguirá.

Repetindo a fala da última semana, em que ao lado da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou ser necessário “blindar” as economias emergentes, Dilma foi mais dura nesta terça-feira ao acusar países desenvolvidos de impor aos emergentes um “opressivo desequilíbrio cambial”.

A desvalorização do dólar, que tem entre as causas o gasto excessivo do governo norte-americano, é visto como uma ameaça para a indústria e exportações brasileiras.

No discurso durante o lançamento da nova política industrial brasileira, batizada de Plano Brasil Maior, Dilma voltou a chamar de “insensatez” a dificuldade de acordo.

“O mundo viverá um longo período de tensão econômica, resultado dramático da insensatez, da incapacidade política e da supremacia de ambições regionais ou corporativas de alguns países sobre as necessidades globais”, disse a presidente.

Assim como o presidente dos EUA, Barack Obama, que após assinar a lei que aumenta o teto da dívida pediu ao Congresso políticas que incentivem a criação de empregos, Dilma citou novos postos de trabalho, e a proteção do emprego no Brasil, como uma prioridade para vencer o atual momento econômico.

“É imperativo defender a indústria brasileira e nossos empregos da concorrência desleal, da guerra cambial, que reduz nossas exportações”, afirmou ela.

Fonte: Folha

9 Comentários

  1. Que maravilha é o mundo globalizado! Se o meu quintal
    está desarrumado eu simplesmente jogo a bagunça no quintal dos vizinhos, é basicamente o que os EUA tem feito…

  2. Esta medida tomada só é um paleativo temporário.
    O problema ainda é gigante e em meses o default estará na pauta.

    Enquanto a maquinha de $$$ continuar a loucura, o mundo ficará a mercê da briguinha Repúblicanos X Democratas.

  3. .
    .
    Verdadeira ameaça para a econimia nacional brasileira é esse sistema dos USA, e não a China como dizem por ai, pelo menos a curto prazo!!
    .
    Valeu!!

  4. ———————-
    Plano Brasil Maior
    ————————-
    Pacote nacionalista e protecionista solidifica aliança Dilma-indústria
    ——–

    Para evitar que nova fase da crise mundial afete a indústria e seus trabalhadores, governo lança pacote de medidas de apoio e proteção ao setor. Plano corta impostos, incentiva investimentos e inovação tecnológica, dificulta importações e garante preferência para fornecedor nacional em compras públicas. Objetivo é assegurar que mercado interno continue sustentando crescimento econômico. “A indústria tem em mim uma aliada”, diz Dilma Rousseff, que fez questão de lançar pacote no máximo até o dia D da dívida norte-americana.
    .
    André Barrocal
    .
    BRASÍLIA – Com o mundo à beira de uma nova fase da crise financeira mundial iniciada em 2008, momento que tem como símbolo máximo a crise da dívida dos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira (02/08) um pacote de medidas em defesa da indústria nacional no qual explicita uma aliança com o setor para que o mercado interno continue sendo o motor do crescimento.
    .
    O pacote reduz impostos, oferece crédito público mais barato para financiar investimentos e inovação das empresas, dificulta certos tipos de importação e assegura que fornecedores brasileiros tenham preferência em compras do governo, entre outras coisas.
    .
    O objetivo principal do pacote, batizado de Brasil Maior, é evitar que o dólar barato – efeito quase inevitável, na avaliação do governo, da nova etapa da crise mundial – quebre empresas brasileiras exportadoras e aquelas que concorrem com importados no país. A dificuldade dos dois segmentos poderia gerar demissão de trabalhadores e desaceleração da economia, o que o governo tenta evitar.
    .
    “Estamos iniciando uma cruzada em defesa da indústria brasileira diante de um mercado internacional com uma competição, na grande maioria das vezes, desleal e predatória”, disse Dilma, no discurso de lançamento do pacote. “A insensatez pode ter sido evitada, mas a instabilidade produzida lá fora vai continuar”, completou.
    .
    Texto completo:
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18163
    ———————————-
    Brasil Maior é lançado sob inflamados discursos nacionalistas
    .
    http://economia.ig.com.br/brasil+maior+e+lancado+sob+inflamados+discursos+nacionalistas/n1597113447368.html
    ——————————
    Site do Plano Brasil Maior:
    .
    http://www.brasilmaior.mdic.gov.br/

  5. O mundo caminha para o acerto de contas (guerra) infelizmente, tudo novamente, leiam a história do inicio do seculo XX.

  6. O Sr. Obama já elevou o teto da divida americana dezenas de vezes. Já ultrapassou o seu PIB. USD $16.000.000.000 (trilhões)

Comentários não permitidos.