Rússia critica resolução dos EUA sobre Abkházia e Ossétia do Sul

http://cache.daylife.com/imageserve/07sm9vrdpz0RM/610x.jpgO Ministério das Relações Exteriores russo criticou nesta segunda-feira a resolução aprovada pelos Estados Unidos que reivindica à Rússia que retire suas tropas das repúblicas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.”As declarações de senadores americanos a respeito mostram analfabetismo na área do direito internacional”, afirmou Aleksandr Lukashevich, porta-voz do ministério russo.A resolução que reconhece a Abkházia e a Ossétia do Sul como regiões da Geórgia “ocupadas pela Federação Russa” alimenta os ânimos de vingança, “próprios da política de Tbilisi (capital da Geórgia)”, afirmou o funcionário, citado pelas agências locais.

O Senado dos EUA adotou na semana passada por unanimidade uma resolução que exige à Rússia que respeite a integridade territorial da Geórgia e que retire suas tropas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

A Geórgia rompeu relações com a Rússia após a guerra pelo controle da Ossétia do Sul e depois que o Kremlin reconheceu a independência das duas regiões em agosto de 2008.

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) tentou fazer as partes retomarem o diálogo, mas tanto os separatistas quanto Moscou exigem como condição a assinatura de um pacto de não agressão pela Geórgia.

Além disso, a Rússia sustenta que as independências da Abkházia e da Ossétia do Sul, regiões com as quais Moscou assinou acordos de cooperação e assistência mútua em caso de agressão, são irreversíveis.

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. O Senado dos EUA adotou na semana passada por unanimidade uma resolução que exige à Rússia que respeite a integridade territorial da Geórgia e que retire suas tropas da Abkházia e da Ossétia do Sul.
    ————————————————————————
    Hahahahaha they lost they mind?
    Axo que eles confudirao com Paquistao e Unica explicasao

  2. a tá, a russia vai retirar suas tropas da ossetia do sul e da abkházia só porque o senado dos eua querem, isso só vai acontecer se a otan e os eua retirarem suas tropas do kossovo e o devolverem a servia comprido assim a resolução da onu que pos fim a guerra do kossovo, na qual a otan e a onu respeitavam e manteriam a integrinidade territorial da republica socialista da servia. sabem quando isso vai acontecer nunca.

  3. Se a própria Rússia fizesse o que apregoa, era isso mesmo que fazia.
    Contudo, os russos têm razão num ponto. Em territórios externos com minorias russas não há Lei, logo nada é aplicado.

    PS – Este mundo seria tão mais interessante com minorias americanas noutros países.

  4. O Rússos devem fazer o mesmo, em favor da Sérvia, sua eterna alida,e da aprovação dos iankSS dos separatistas albaneses, sobre a presença dos ianks em Guantánamo em Cuba, e p deixar os mesmo irados sobre a proteção dos mesmos a covardia dos judeuSS sobre os Palestinos…fogo trocado.

  5. .
    .
    Podem dizer o que quiserem no congresso Yankee, a resposta pela independência do Kosovo está ai, e foi até multiplicada, a Russia “Libertou” duas republicas das garras do opressor étnico Georgiano, que atacou primeiro e teve o que merecia… isso é muito claro!
    .
    So que desta vez estas mesmas palavras da propaganda são usadas contra o ocidente, e os USA vão fazer o que a respeito, atacara a Rússia pra re-Integrar os territórios da Georgia?? Duvido muito, pois os USA não tem café no bule o bastante pra isso, e com a crise que passam agora, a estrada é somente em declínio, principalmente na capacidade de financiamento de suas próprias forças armadas… so decida daqui pra frente pros Yankees!!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.