Após declarar voto em Serra, Jobim diz que Dilma é extraordinária

http://imgs-srzd.s3.amazonaws.com/srzd/upload/n/e/nelson_jobim_280_divulg.jpgMinistro da Defesa nega problemas com o governo e diz que votou no tucano por ser seu ‘amigo íntimo’.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), que justificou nesta segunda-feira a declaração de voto no ex-governador José Serra (PSDB), negou que esteja descontente no governo e rasgou elogios à presidenta Dilma Rousseff (PT). “Sou amigo do Serra, ele foi meu padrinho de casamento, morei com ele, aprendi com ele. Eu não tinha condição nenhuma de fazer campanha contra o Serra”, justificou Jobim, ao gravar na tarde desta segunda-feira uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Por duas vezes, Jobim se referiu às jornalistas que o entrevistavam como “minha filha”, repetindo o tratamento dispensado por Dilma a uma repórter ao falar sobre o apagão no Nordeste do País, em fevereiro. “Quem decide é a presidente, minha filha”, respondeu Jobim quando questionado se pretendia permanecer no governo.

Na semana passada, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o ministro admitiu ter votado em no presidenciável tucano, principal rival da petista na disputa pelo Palácio do Planalto. A declaração pública foi interpretada como um sinal de descontentamento do ministro e alimentou rumores de que ele  estaria prestes a deixar o governo. No PT, o episódio alimentou a avaliação de que Jobim estaria jogando a favor da oposição, para forçar sua demissão e abalar a relação de Dilma com o PMDB.

Na entrevista concedida hoje, Jobim negou qualquer problema com a gestão de Dilma e rasgou elogios à presidenta. “Dilma é extraordinária, minha relação com ela é ótima. Eu não tenho nenhum problema com ela. Estou no governo porque me dá prazer”, afirmou. “Dilma tem visão de Estado e de futuro (…) Tem noção muito clara das tendências do mundo”, completou.

Segundo Jobim, desde o início da campanha eleitoral em 2010, ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu apoio a Serra era sabido. Na época, segundo Jobim, uma reunião foi convocada pelo então ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha para solicitar que ministros gravassem depoimentos para a propaganda eleitoral de Dilma. Jobim teria explicado que tinha “problemas” em fazer campanha contra Serra. Na reunião, segundo o ministro, o então presidente Lula estava presente.

Além da amizade, Jobim teria justificado que não poderia fazer campanha contra o tucano por ter sido ministro do governo de Fernando Henrique Cardoso. “Quando a presidente Dilma me convidou para continuar no ministério da Defesa ela manifestou uma concordância com o projeto (liderado por ele à frente da pasta). (…) Me surpreendi com as consequ8ências da resposta (dada à Folha)”, disse.

O ministro afirmou que a presidenta não comentou com ele a declaração de voto no tucano. Jobim contou que encontrou Dilma durante uma cerimônia formal e que nada foi dito sobre qualquer desconforto gerado pela declaração. “Minha relação no governo é institucional, no sentido de tocar uma estruturação necessária (no ministério)”, afirmou. “Não estou a fim de sair, tenho um projeto para tocar”, reforçou.

Fonte: Último Segundo

10 Comentários

  1. Não vejo problema do Jobim ser amigo do antigo canditado do PSDB,o Henrique Meirreles foi o deputado federal mais votado em Goiás e era do PSDB,mas quando convidado por Lula para ser presidente do Banco Central do Brasil,não tomou posse, e nem por isso fez um mau serviço!
    Só acho que o Jobim deve ter mais cuidado com as palavras !

  2. HAHAHAHAHAH!!!!

    Na hora H ele salta da frigideira e se salva…. pelo menos por enquanto. Talvez Lula tenha dado alguns conselhos… 🙂

    []’s

  3. Eu não sei porque tanta polemica,no Governo Lula já era sabido que ele sempre votou no Serra,que votou no Serra e não no Lula,uma coisa não tem nada haver com a outra,só porque uma pessoa vota em determinado candidato não significa que ela possa atuar num outro Governo,isso beira infantilidade,mas vindo de ondem vem,essa idiotice é mais divulgada do que os projetos de defesa e ficam com isso seguindo o receituario de quanto pior melhor e o pior de tudo é que existem dementes que embarcam nessa,esse pessoal deveria seguir uma frase muito sábia de Deng Xiaoping que dizia:

    “Não importa se o gato é preto ou branco, desde que ele pegue os ratos.”

    Esses jornais deveriam parar com essa partidarização da Notícia,voltem aos primordios da Década de 70,80,aonde se praticava um jornalismo de vanguarda,e não essa coisa ridicula de hoje,mas de onde já saiu a definição que determinado partido é de Massa cheirosa não se pode esperar nada de muito inteligente.

  4. O cara e ministro de dilma, e faz tal declaração? é no mínimo uma fala q denota falta de lealdade a mesma.Bom senso .Vai ser frito e bem assado, até ficar desgastado no posto, ou seja, vai prejuidicar a n FAs espero estar mt errado,…Q seja exonerado e no lugar se coloque o ex-Gen. Heleno..esse sabe das coisa. Sds.

  5. Se ele tivesse o hombridade já teria deixado o cargo assim que lhe impuseram José Genoíno goela abaixo.Mas ao invéz disso fica lambendo as botas de quem não lhe quer.
    Não tenho nada à favor nem contra essa pessoa.Pra mim acho ele algumas vezes preciptado e espalhafatoso(especialmente quando veste a fardas militares).O único ponto positivo que ele conquistou comigo foi o acordo selado com a França para contrução de submarinos e a produção de helicópiteros esses sim sairam do papel,agora o resto são promeças.
    Se ele realmente deu essas declarações para forçar uma demição,mostra-se um sujeito ardiloso(no mau sentido da palavra).Seja homem pegue seu chapéu e vá embora não fique onde não é bem vindo.

  6. Vamos aguardar sua entrevista no RODA VIVA, logo teremos
    uma opinão melhor formada, suas palavras poderão até mudar o rumo da historia mas os gestos poderão denúncia-lo, o resultado não dependera somente das respostas.
    Boa sorte ao Sr. JOBIM, estou realmente contente com sua
    declaração de amor a caserna, o espirito das selvas tem o poder de mudar o DNA dos verdadeiros homens das ARMAS.VIVA!

  7. Por mim ele pode ser amigo ate do Hugo Chavez pois pra mim ele não féde e nem cheira.Mas que metamorfose em Jobim,esta todo humildezinho,deixou de lado a prepotencia e arrogancia para desespero de seus adoradores reacionarios favoraveis ao entreguismo leiloeiro.Afinal queres manter o cargo né e como General frustrado não posar mais com uniforme do EB pra voce é o mesmo que morrer.Nem que queiras dá mais para ser militar rsrs a não ser que tornate governante ditador atravez de um golpe de estado né X9 Yankee.

  8. Pelo andar da carruagem o Jobim já era. A Dilma já esta de olho num substituto, pelo que tudo indica será o seu vice, Michel Temer. Lembrando que Temer esteve na Russia e fez vários acordos por lá. Acho que se Jobim afundar, vai junto com ele o Dassault rafale e entra SUKHOI com Temer.

Comentários não permitidos.