Odebrecht ou Embraer podem ficar com a estratégica Avibrás

Sem muito alarde, foi noticiado que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, está interessado em salvar a Avibrás, empresa pioneira na área bélica brasileira. O polêmico mas ativo ministro disse que faz-se necessária reestruturação da Avibrás – o que se entende como salvamento. A empresa desenvolveu o sistema de foguetes Astros, já vendido para a Malásia, e agora o Exército nacional quer comprar o sistema Astros II, com gasto de R$ 960 milhões para aquisição de um pacote. Essa ação reforça a capacidade ofensiva do Exército e ajuda a evitar a quebra de uma companhia brasileira que projeta, desenvolve e fabrica produtos de defesa. Jobim explicou que a ação é necessária porque a empresa nacional produz equipamentos de ponta para o mercado.

– O processo de recuperação da Avibrás está no Ministério da Fazenda e a decisão vai ser tomada em pouco tempo. Vamos dar continuidade a esse acervo tecnológico que não pode ser perdido – disse o ministro, que, em seguida, acrescentou: – O Brasil só pode estar ao lado dos grandes países se tiver instrumentos de defesa também grandiosos. Serei advogado desta causa.

A Avibrás Indústria Aerospacial, com sede em São José dos Campos (SP), é uma companhia brasileira que projeta, desenvolve e fabrica produtos e serviços de defesa. Sua escala de produtos abrange artilharia e sistemas de defesa aéreos, foguetes e mísseis. A empresa também fabrica veículos armados e atua na área do transporte civil. Com uma divisão chamada Tectran, fabrica equipamentos de telecomunicação, equipamento industrial eletrônico (Powertronics). Devido à falta de encomendas, a empresa foi levada a demitir, no início do ano, 200 de seus 1.100 empregados.

Segundo informações de bastidores da área de defesa, o governo tem dois nomes para assumir a Avibrás. O mais forte candidato é a Odebrecht e, em segundo lugar, aparece a Embraer. A Odebrecht partiu na frente nessa empreitada, pois tem prestígio de sobra. Na construção de um estaleiro e cinco submarinos para a Marinha, após a tarefa ser entregue aos franceses da DCNS, os gauleses resolveram escolher, sem concorrência, a Odebrecht para executar a bilionária obra. O governo alega que a decisão emanou puramente de Paris, com base no prestígio internacional da Odebrecht – que é realmente elevado. Mas há quem garanta que Brasília sugeriu que os franceses optassem pela fulgorosa empresa de origem baiana.

Fonte: Monitor Mercantil, via HANGAR DO VINNA

23 Comentários

  1. Desculpem-me mas tenho reservas quanto a Odebrecht e seus consorcios em tão sensivel e estrategico segmento.

  2. Mais um ponto para o Jobim intervindo para salvar a Avibras. Não perde ninguém nesta história e quem ganha é o BRASIL.
    Tudo vai dar certo.

  3. Falando em Avibrás, caros amigos me esclareçam uma dúvida: estava eu cá pensando com meus botões, o ASTROS 2020 utiliza a mesma plataforma de lançamento do ASTROS II ou o caminhão propriamente dito é outro????
    Obrigado…

  4. As duas tem igualdade de condições de assumir a AVIBRAS, qualquer uma que encampar a AVIBRAS, tenha certeza, estará fazendo um excelente negócio. Tanto para compradora, tanto para vendedora e principalmente para o país. Precisamos preservar essa empresa, afinal é a segurança do país que está em jogo. Antecipo aqui os meus sinceros parabéns para quem adquiri-la.

  5. Eu entendo que eu tenho pouco conhecimento,mas o governo tem ações dessa Empresa !….O que poderia ser feito é transformala em economia mixta. E negociar com a Russia para sobre licença fabricarmos o Igla, como tambem o Bulava( anti-navio)na verdade são s misseis mas precisos do mundo.Caso contrario estara em boas mãos com Odebrech.

  6. Jobim intervindo para salvar a AVIBRAS rsrs rsrs a industria de defesa foi deixada a deriva mas o governo desde FHC,Lula e agora Dilma vinham dando vitaminas para manterem moribundos essencias ainda vivos e agora com a necessidade se faz evidente a cirurgia do transplante de coração.Isso não é obra do Jobim e sim estrategia do governo.A AVIBRAS é essencial ao Brasil a ENGESA tambem e por isso sobreviveram ao tsunami que varreu a industria nacional de defesa.

  7. ñ gostaria que nenhuma das empresa comprassem a avibras,porque seria uma empresa a menos do brasil,deveria voltar como era flws…

  8. Olá, J. MessiaH
    .
    Até onde eu sei o Astro III ou 2020 será montado no caminhão alemão Mercedes Benz Actros 8×8, já astro II é um Mercedes Benz 2028-A 6×6.
    O Astro 2020 será maior e por isso vai ganhar mais poder de fogo e até mobilidade, pode se dizer que será um veiculo bem melhor, porém perderá sua capacidade de se aerotransportado – como tudo na vida você ganha uma coisa e perde outra.
    Lembrando que esse veiculo deve lança o MT-300 Matador – míssil cruzeiro de 300km com 200kg de ogiva.
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=4JfDgKsCyGM
    .
    sds

  9. Alem de salvar a a Avibras deviamos ter pensado e salvado a ENGESA, mas agora que ja foi devemos pegar os projetos e continuar, principalmente o Osorio. Vamos comecar um protestooo!


  10. opinião minha.. Odebrecht… entrou no “ramo militar” porque vai poder fazer mais falcatruas com politicos fdps… FATO.

    ps. “há quem garanta que Brasília sugeriu que os franceses optassem pela fulgorosa empresa” … empresa com largo conhecimento em hiper faturamento.. propinato.. lobby.. (tudo que os saqueadores por tras de siglas partidarias buscam)… PCC devia entrar para a política..sigla ja tem.

  11. XTREME sem dizer que nas licitações vencidas por eles e seus consorcios sempre empregam material barato de baixa qualidade rsrs E no caso de segredos e sensiveis?Serão confiaveis a esta sensivel missão ou por propina repassaram ou mesmo podem repassar em forma de trocas.Essas empresas não conhecem patriotismo somente dinheiro.Porque o governo não entra de parceiria direta com a AVIBRAS inserindo tambem as forças armadas?A AVIBRAS é a mais importante e rentavel industria de defesa Brasileira e tem um diversificadissimo variante de produtos.

  12. VIROU UM GRANDE NEGÓCIO AGORA
    .
    .
    Já é um grande sinal que as grandes corporações brasileira engajaram no segmento de defesa;virão que é sério e ai, realmente teremos uma política de defesa mais dinâmica.
    .
    O único receio que tenho, é que se torne igual a da americana,cheia de lobe(corrupção);basta ver as quantas andam os programas do F-35 e do F-22,por lá.$$$$$$$$$….

  13. “ajuda a evitar a quebra de uma companhia brasileira que projeta, desenvolve e fabrica produtos de defesa” Melhor que esta produz até elementos civis! e visando economia! Como o ônibus-trem e por aí vai.
    Eu prefiro muito mais a avibras que a própria embraer. Os gestores dela são uns gênios.

  14. A única alternativa para salvar a AVIBRÁS é essa mesmo. Sozinha, com apenas o ASTROS 2 como carro-chefe não tem chances. Pode ser a ODT, que seja. Desde que seja um conglomerado nacional, ta valendo. E se a Odebrecht tem relação digamos, estreitas com o governo, melhor ainda, é mais lobby para encomendas do setor de DEFESA. Tudo bem que também terá maiores doações para o ParTido, mas isso é de praxe.

    []’s

  15. sem duvida nehuma a Odebrecht ,vai ficar com a avibras porque vcs acham que o lula e a dilma nao querem a judar a avibras é obvio que para ajudar a Odebrecht.o lula esta ganhando muito dinheiro por fora .

  16. O governo deveria obter 51% da Avibrás e manter o controle da empresa em nossas mãos. Assim como a extinta Engesa .Emprego e tecnologia para nós Brasileiros com estas duas empresas que ja nos deram muito orgulho .Mas o governo acha melhor dar dinheiro do BNDS para financiar fusão do Pão de Açúcar com outro grupo de fora .Graças a Deus eles voltarão atras ,ficou feio diante a opinião publica .Mas a intenção ficou clara . Senhores estamos de olho !

  17. Se ao menos soubessem que tudo na area de defesa no Brasil esta hoje com o MF e MP e que JONHBIN apenas reproduz as palavras do Ventriloco rsrs rsrs Claro que alem do prestigio da Odebrecht o governo tambem a sugeriu.Na minha opinião penso que a AVIBRAS estaria melhor com uma empresa capacitada no segmento que ja adentra as especialidades encampadas pela AVIBRAS a EMBRAER DEFESA E SEGURANÇA.Devemos observarmos quem serão as cabeças pensantes,os engenheiros e cientistas e os especialistas que a Odebrecht introduziria.Sera que apenas preencheriam os quadros com os ja existentes da AVIBRAS ou inchertariam inclusive extrangeiros.Não me agrada segmento sensivel e sigiloso nas mãos de iniciativa civil e ainda mais em quem não é do ramo e apenas se alvoroça por ganancia.

  18. Eu acho que a pátria da Odebrecht é o vil metal.
    O amigo 1maluquinho fala que só, mas diz muitas coisas sensatas. Aprecio seus comentários.
    Jobim já já pega o boné e arreda o pé da Defesa. Só não saiu ainda porque o Lula, numa conversa com a Dilma, pediu penico por ele.

Comentários não permitidos.