Por que os EUA têm medo de mim?

http://lh5.ggpht.com/-UK4KRqDcQQU/Tg9ivnFv8kI/AAAAAAAAAMM/LjKfJT_oXkg/JRA%252520BAJO%252520TIERRA%252520EDICIONES%252520presentacion%252520del%252520libro%252520PENSAR%252520LAS%252520AUTONOMIAS%252520EN%252520PUEBLA%252520julio%252520broca%252520y%252520raquel%252520gutierrez%252520JUNIO%2525202011%252520%2525283%252529.jpgPOR RAQUEL GUTIERREZ  DO “GUARDIAN”

Tradução de Clara Allain

Na quarta-feira, 20 de julho de 2011, às 10h35, embarquei no vôo 033 da Aeroméxico, na Cidade do México, para ir a Barcelona. Ali eu faria uma conexão com um vôo da Alitalia com destino à Itália, onde me reuniria com amigos para compartilhar experiências sobre lutas latino-americanas. O vôo estava prosseguindo normalmente até pouco após a meia-noite, quando o comandante disse que íamos retornar a Monterrey, no México, porque o espaço aéreo dos Estados Unidos tinha sido fechado.Artigo Original: Why is the US so afraid of me?

Para minha surpresa extrema, quando desembarcamos em Monterrey, um pouco depois da 1h, uma comissária de bordo solicitou minha identificação e então pediu que eu recolhesse minhas coisas e a acompanhasse para fora do avião. Quando cheguei à porta, alguns policiais federais mexicanos e dois ou três funcionários da Aeroméxico pediram que eu me identificasse novamente e que deixasse o avião. Eu disse a eles que não sairia do avião enquanto eles não me explicassem o que estava acontecendo. Eles falaram: “O governo dos Estados Unidos recusou o avião porque você está nele”.

Fiquei espantada. Uma pessoa simpática da Aeroméxico em Monterrey me disse que a empresa também ficara espantada e que veria o que era possível fazer. Não tive outra escolha senão descer do avião. Os policiais federais me pediram para entregar uma cópia do meu passaporte. Acho que as jovens funcionárias da Aeroméxico ficaram tão estarrecidas quanto eu.

Aguardamos no aeroporto por uma hora e meia até que eles finalmente puderam deixar o avião repartir. Depois disso, me levaram para um hotel. Eu estava assustada e enfurecida. Pedi que me conseguissem um lugar no primeiro vôo de volta à Cidade do México, coisa que concordaram em fazer. Tive um sentimento de choque e vulnerabilidade profunda e queria
desesperadamente voltar para a segurança de minha casa.

Eu estava furiosa. Como podem essas “autoridades dos Estados Unidos” agir com tamanho despotismo? Como é que elas têm o poder de obrigar uma passageira a descer de um avião pertencente a uma companhia aérea de outro país, que está a caminho de um país que não é os EUA, deixando a passageira no meio do norte do México, de madrugada?

As autoridades americanas deveriam explicar o perigo que teria sido causado se eu tivesse voado 30 mil pés acima da América. Já sobrevoei os EUA diversas vezes nos últimos anos sem qualquer problema; logo, trata-se de uma mudança na política dos EUA? Quero que essas autoridades expliquem como ou por que decidiram o que decidiram, porque suas decisões são não apenas tolas, mas também arbitrárias. E quero saber se empresas aéreas estrangeiras sempre mostram suas listas de passageiros aos territórios que sobrevoam, ou se apenas o fazem aos EUA, e desde quando? E este tipo de coisa é uma ocorrência frequente? Quantos outros passageiros foram obrigados a retornar desta maneira?

Acho que devo constar de uma lista negra dos EUA, embora nunca tenha sido informada do fato. Suponho que eu esteja em uma lista negra porque fui presa na Bolívia em 1992 em função de meu ativismo político. Fui torturada, encarcerada e acusada –juntamente com o atual vice-presidente eleito da Bolívia, Álvaro Garcia– de integrar uma organização guerrilheira. A acusação foi arquivada por falta de provas, e todas as acusações contra mim foram oficialmente arquivadas em 2007.

Aqueles entre nós que constamos de uma “lista negra” do governo dos EUA –por uma grande gama de razões em muitos casos absurdas– não estamos pedindo que nos deixem entrar nesse país. É uma aberração não permitir que um avião viaje pelo ar quando nós estamos a bordo dele.

Muitos vôos comerciais que partem do México com destino à Europa passam pelo espaço aéreo dos Estados Unidos; será que qualquer mexicano que os EUA decidam incluir em uma lista negra terá que encontrar rotas alternativas? Minha preocupação não é apenas comigo mesma. Qualquer pessoa –homem, mulher ou criança– que viaja deve poder fazê-lo ciente de que não será arbitrariamente impedida de chegar a seu destino.

Raquel Gutierrez Aguilar é professora de sociologia na Universidade Autônoma de Puebla. Ela participou das guerras da água de Cochabamba, na Bolívia, em 2000.

Fonte: Folha de S. Paulo

35 Comentários

  1. Tai um caso que cabe as autoridades mexicanas tomarem frente… uma cidadã mexicana teve seus direitos desrespeitados… que busquem junto aos EUA garantias futuras de salvaguarda ou, se couber, que retaliem conforme possam…

  2. Blue Eyes, Na Resistência,
    concordo com vc, mais olha o problemao que os EUA tao tendo com os mexicanos ilegais, este tipo de questao é de dificil debate.

  3. Uma prova de que a CIA monitora lista de passageiros de voos internacionais e para mim não é nenhuma novidade.

  4. O espaço aéreo adjacente ao território de um Estado é considerado também seu território. E um Estado decide se determinada pessoa pode ou não passar pelo seu território. É triste, mas é a verdade. Só acho meio exagerado que alguém que não tem intenção de permanecer no país seja também impedido de pessar pelo espaço aéreo do mesmo. Isso, entretanto, pode ser resolvido por via política.

  5. leonardo e augusto… acho que ao caso não se aplica… não se trata de um terrorista ou ilegal, mas somente de uma “persnona non grata” que nem iria desembarcar em solo americano… acho, sim que exageraram e criaram mais antipatia aos americanos, sem necessidade… saudações…

  6. No texto há o motivo: Não é medo da socióloga, e sim, vingança. Algo que mostra bem o caráter mesquinho e torpe do império.
    .
    .
    A “Guerra da Água” foi um episódio acontecido na Bolívia, mais exatamente na cidade de Cochabamba, onde o abastecimento de água havia sido “privatizado” para uma empresa norte-americana. Esta empresa, passou a cortar o fornecimento de maneira indiscriminada, além de aumentar o preço a um patamar impossível de ser alcançado pela maioria dos cidadãos da cidade. Resultado: violentos protestos nas ruas, que foram de tal forma, que acabaram por expor o próprio governo central da Bolívia.
    .
    .
    Por ter lutado a favor do básico para vida, água, em favor do povo de uma cidade, a socióloga Raquel Gutierrez Aguilar, tornou-se uma persona non grata nos EUA, afinal, para o império a vida não é sagrada, apenas o papel timbrado de verde…
    .
    .
    E ainda há quem fique babando pelo império nos blogues e fóruns… Vá entender.

  7. OS EUA e a CIA deve é vigiar o traseiro deles e se limpar direito pois com tantas cagadas soltas no mundo eles só andam “fedendo” as coisas e as pessoas mesmo.

  8. “Ela participou das guerras da água de Cochabamba, na Bolívia, em 2000.”
    .
    Era a época do neoliberalismo em quase todos os países da A.S, más neste caso da “guerra da água” foi um extremo:

    O sistema de águas de Cochabamba foi privatizado, a empresa estrangeira (Bechtel United Utilities) que passou administrar as águas de Cochabamba, chegou a querer proibir que a população captasse água da chuva em cisternas caseiras,dentro de suas próprias casas…
    .
    Para que não houvesse competição com a água fornecida pela empresa, estava proibido coletar até água da chuva!

  9. Com o Patriot Act, de certo modo, o que aconteceu nos Estados Unidos foi a decretação de um estado de emergência que não foi formalmente decretado, mas que, na prática, é isso. Algo que só tinha acontecido antes na época do Nazismo”.
    .
    E o Patriot Act afeta pessoas no mundo inteiro, que sequer estão pensando em ir ao EUA, esta notícia recente é só um exemplo:
    —————————————–
    June 28, 2011
    Microsoft admite que o Patriot Act pode obrigar a entregar dados dos seus serviços na Europa
    —————————————–
    No lançamento do Office 365, Gordon Frazer, managing director da Microsoft no Reino Unido, admitiu pela primeira vez que os dados guardados na cloud – independentemente de onde estiverem armazenados, não estão protegidos contra o acesso ao abrigo do Patriot Act dos EUA.
    .
    A pergunta:
    .
    “Pode a Microsoft garantir que os dados armazenados da União Europeia, armazenados em datacenters baseados na União Europeia, não sairão da União Europeia em nenhuma circunstância, mesmo que sejam solicitados ao abrigo do Patriot Act?”
    .
    Em resposta, Frazer explicou que, como a Microsoft é uma companhia sediada nos EUA tem que cumprir as leis locais. Embora tenha afirmado que “os clientes serão informados sempre que possível”, não pode garantir que isso acontecerá sempre, porque a companhia poderá ser proibida de o fazer. Em concreto, afirmou: “A Microsoft não pode fornecer tais garantias. Tal como nenhuma outra companhia.”
    .
    Embora houvesse suspeitas desta situação há algum tempo, é a primeira vez que a Microsoft ou qualquer outra companhia, dá uma resposta deste teor.
    .
    Qualquer informação que seja alojada, armazenada ou processada por uma companhia dos EUA ou por uma companhia de outro país que seja totalmente controlada por uma empresados EUA está vulnerável à intercepção e inspecção pelas autoridades dos EUA.
    .
    Na semana passada, a Microsoft abriu o seu Online Services Trust Center que explicava em grande detalhe como os dados são geridos, manuseados e, se necessário, entregues às autoridades.
    .

    (traduzido de um artigo no ZDnet e aplica-se, obviamente à Google, à Apple, ao Facebook, etc., etc., etc.)
    ………………
    www*bitites*blogspot*com/2011/07/microsoft-admite-que-o-patriot-act-pode.html

  10. “24 horas. Esse foi o prazo que a nova ferramenta de mídia social da Google, o Google+ durou em território chinês.
    .
    Para quem ainda não sabe, o Google+ é a mais nova aposta da detentora do mais importante buscador web para brigar com o Facebook neste importante espaço de marketing que é o das redes sociais.
    .
    Entretanto, tais ferramentas são vistas como uma grande ameaça para governos autocráticos, uma vez que é ponto focal para a rápida disseminação de tudo o que se passa em seu país, tanto para os cidadãos do país, bem como para toda a comunidade internacional.
    .
    Por outro lado, a Microsoft revelou recentemente que as operações em nuvem com base em outros países que são geridas por empresas norte americanas, estão sob o controle do USA Patriot Act do governo dos EUA. Em outras palavras, isto significa que todo o governo dos Estados Unidos pode espionar qualquer usuário estrangeiro. Para tanto, basta o governo mostrar à Google uma ordem judicial, e esta será obrigada a fornecer as informações de seus usuários. A CIA pode inclusive obter uma ordem de “silêncio” para que a pessoa espionada sequer tome conhecimento.
    .
    Deste modo, qualquer empresa que tenha negócios na China (ou em qualquer outro país), ou mesmo “apenas” um servidor, está passível da lei US Patriot Act. Assim, não é à toa que os chineses tenham “dito não” ao Google+.”

  11. A VISÃO VESGA AMERICANA SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA
    Para não dizer da sua idéia deturpada sobre a democracia
    .
    .
    Como se pode vê,o governo americano politizando conforme a sua conveniência a política de segurança internacional.
    .
    Para o governo americano existem aqueles que corroboram,apoiam,batem palmas para as suas idéias.
    .
    Já os traficantes e terrorista,são todo aqueles que questionam a política externa americana e é com esse maniqueismo que o governo trabalha e atrapalha a política de segurança mundial.
    .
    Provavelmente,eu seria um traficante ou um terrorista para o governo americano;já que na ótica brasileira, eu sou um comunista,socialista,vermelho ou uma perereca no PB.

  12. E DAÍ?????
    Isso se chama Serviço de Informação, isso se chama Serviço de Segurança, isso se chama país sério, que trata seus temas de segurança com seriedade tamanha que pode até exportar, inclusive pra nós.
    No blog hoje, há uma matéria de dois engenheiros mortos que desprezaram a segurança, não eles mas quem os contratou – Informação Zero sobre os riscos.
    A Noruega desprezou as informações, e pagou por isso.
    Tem outra matéria mais antiga aqui também em uma Base Aérea que parentes de presos foram revistados isso virou motivo de escândalo.
    Se você estiver na rua e for abordado por um policial, ter seu carro revistado, passar por revista pessoal, checagem de documentos, E DAÍ??
    ESSE BLOG É DE DEFESA E SEGURANÇA também.
    Se você não gosta tem outros blogs , inclusive de culinária, crochê, balet, jardinagem……
    Té logo.

  13. Tolinha essa socióloga, declara-se vítima de arbitrariedade quando na verdade foi alvo da discricionariedade do poder do governo norte americano. Como ex-ativista e ex-guerrilheira declarada, seus antecedentes por si só já a transformam em um alvo digno de rastreamento pelas instituições policiais e não vai ser em área onde os USA exercem sua política que ela vai encontrar moleza, principalmente nos dias de hoje onde a segurança está muito aquém das ações terroristas. Portanto, deixa de choro minha senhora “mão na cabeça, abre as perninhas e mostra a bolsinha”.

  14. lucena, o Sr. OBVIO… é amigo, em materia de obviedade vc se superou… melhores coments virão… contribuições novas são bem vindas… saudações…

  15. maxtedy disse:
    28/07/2011 às 13:18
    Portanto, deixa de choro minha senhora “mão na cabeça, abre as perninhas e mostra a bolsinha”.

    ————-
    kkkkkkkkkkkk…

  16. Esse americanos podem não achar, mas estão na mesma posição que esteve um dia a alemanha nazista!São uma ameaça ao mundo livre e a liberdade das nações!Tem poder demais e ninguém para peitá-los!Não podemos abrir mão da tecnologia da bomba nuclear mesmo!

  17. Agora vcs entenderam porque o México quer ser membro do Conselho de Seguança! São cachorrinhos dos EUA, farão tudo que o Mestre mandar. É sempre bom lembrar o velho ditado:
    “Coitado do México tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos”.
    Os americanos apenas defendem os interesses deles, cabe aos outros defenderem os seus.

  18. Para um pais que acha mais do que normal eliminar (matar) até mesmo seus nacionais (inocentes), em nome de seus interesses politicos, pode-se dizer mais o que?

  19. Boicotem os EUA e seus lacaios !

    Evitem ao máximo que puderem comprar , mercadorias e serviços de empresas dos EUA e de seus lacaios !

    Eu já abandonei até a Coca-Cola miserável !

  20. Ela nem é teorista pra que isso tudo?
    É por essas e outras que os EUA são tão impopulares.

    Wi
    “Para que não houvesse competição com a água fornecida pela empresa, estava proibido coletar até água da chuva!”
    E tem gente que fala que essa é a nação dos paladinos da justiça…

  21. `lucena, o Sr. OBVIO… é amigo, em materia de obviedade vc se superou… melhores coments virão… contribuições novas são bem vindas… saudações`…
    *****
    Blue Eyes, Na Resistência disse:
    28/07/2011 às 13:28
    .
    .
    Nete contesto do obvio eu sou um zero a esquerda no mundo dos azuis.-Rsss…
    .
    Pelo que vejo para alguns aqui,o vermelho sempre sera o vilao ou o atrazado.
    .
    Eu reconheco a minhas limitacoes com um vermelho,alias eu humildemente reconheco que atraz de um azul sou um jumento-Hehehe….
    .
    saudacoes para voce tambem.

  22. A subserviência do México aos EUA é no minimo nojenta ,
    simplesmente um país vendido e sem dignidade que se poe de joelhos diante dos EUA.

    lamentável

    Queria ver se fosse um avião russo ou chinês…

  23. Os EUA e´um estado soberano,eles tem o direito de deixar entrar em seu estado quem bem intender,essa senhora anarquista e´pessoa nao bem vinda na AMERICA,se ela merece este tratamento ja e´outra coisa,o brasil nao temeste pobrema,mais um ou menos um desajustado nao faz diferença,alias aqui no brasil vagabundo e bandido sao tratados como vitimas do sistema,outros paises civilizados possuem comportamento similar,vcs devem se lembrar quando o aspirador de po´maradonna foi convidado a sair da terra dos japas,se isto promove algum beneficio eu nao sei,so sei que cada pais cuida do seu proprio rabo do jeito que acharem melhor,o nosso ta liberado pra quem desejar!

  24. SÃO OS SEUS OLHOS
    CORRIGINDO
    .
    Devido a problemas no meu teclado,corrigi as imperfeições nas informações para facilitar melhor o entendimento blue Eyes,na resistência.
    .
    Então para que não haja nenhuma dúvida para você,te remeto o texto novamente e corrigido assim facilitará aos seus neurônios…espero.
    .
    .
    *********corrigido.
    .

    “Lucena, o Sr. OBVIO… é amigo, em matéria de obviedade vc se superou… melhores coments virão… contribuições novas são bem vindas… saudações…”

    *****
    Blue Eyes, Na Resistência disse:
    28/07/2011 às 13:28

    .
    .
    Neste contesto do obvio eu sou um zero a esquerda no mundo dos azuis. -Rsss…
    .
    Pelo que vejo para alguns aqui,o vermelho sempre será o vilão ou o atrasado.
    .
    Eu reconheço a minhas limitações com um vermelho,alias eu humildemente reconheço que atrás de um azul sou um jumento-Hehehe….
    .
    saudações para você também.

  25. Realmente jose carlos… desde que o meliante seja vermelhinho… até carcamano italiano nós tamos defendendo… agora, cubano não… principalmente se ele quiser sair daquele MARAVILHOSO pais por vontade propria e não ter cometido nenhum crime… ai nós deportamos de volta para os braços do amavel fidel… eita governinho hipocrita… aproveita e manda pra cuba também uns jumentos… lá ta faltando meio de transporte mesmo…rsrsr… vão saber o que fazer com eles…

  26. Blue Eyes, Na Resistência
    Isso não é verdade o Brasil concede asilo aos cubanos também, por que dizem que não?
    Se o indivíduo pedir o asilo antes de se procurado pela polícia ele provavelmente receberá. Assim como ocorreu com dois atletas cubanos em 2007 e aí isso não conta e por que não conta?

    Que papo chato esse de vermelho isso aquilo se você reparasse bem notaria que não existe diferença entre “direita e esquerda” no Brasil pelo menos no que se diz a respeito dos direitos humanos. Você mesmo disse que o governo é hipócrita por te negado asilo político a dois cubanos, mas não menciona que outros dois também cubanos tiveram seus pedidos aceitos no mesmo caso e ainda reclama do italiano que teve seu pedido aceito. Então você sim pode dizer quais cubanos devem aqui ficar ou pior quais cubanos são cubanos? E no caso do italiano só porque ele foi de esquerda você o considera culpado merecedor de prisão perpetua quando o STF julgou e disse que não.
    Em resumo quando não é de seu agrado é coisa de vermelho e quando não é conveniente você simplesmente esquece…
    Não me leve a mal, mas essa história de “vermelhos” no Brasil não existe é coisa da imaginação, nossa esquerda e nossa direita são praticamente idênticas o que muda um pouco é o modelo econômico enquanto um é adepto do neoliberalismo mais alinhado com os EUA o outro é mais socialista e procura negociar com todos sem dá preferências, mas é só isso.
    Se eu estiver enganado por favor me mostre onde.
    sds

  27. Vi sim e não acho que meu comentário seja digno de nenhum tipo de censura.
    E é serio vc tem ótimos comentários, mas esse negocio de vermelho no Brasil não sei onde ou o por que é tão mencionado.
    Discutir direita e esquerda hoje em dia no Brasil é o mesmo que discutir sobre o sexo dos anjos, não leva ninguém a lugar nenhum, por que muito provavelmente em ambos os casos não exista.
    Tudo que varia são pontos de vista e pequenas ações, mas mesmo assim é praticamente idêntica a forma de governar.
    sds

  28. carl94fn, o diabo também acha graça quando dizem que ele não existe (não que eu acredite, mas que existe, existe… rsrsrsrs…)… falando serio, vc é uma pessoa inteligente…procure o que significa “Finalmente, nunca o que parece ser, é!”… vc vai descobrir o que venho defendendo… ou então por “Nomenklatura”… vc vai achar interessante…

  29. Não sou americanófilo nem americanófobo, tento ser apenas pragmático… até q sejam militarmente neutralizados os americanos são os plenos donos do campinho chamado de 3º mundo, portanto eles fazem o que acharem producente com ele.

    O país terceiro mundista que não gostar q se mude de planeta ou se desenvolva.

    E até q me provem o contrário – não sei se o México é plantador de bananas mas que sempre foi uma típica república bananeira háhh… sempre foi.

    E depois (séc retrasado) q venderam uma enorme fração de seu território para os americanos a troco do enriquecimento de seua dirigentes gatunos, eles têm é isso mesmo.. é ficarem mansinhos com tudo q seu vizinho-pai-avô-chefe-cafetão-patrão do norte mandar.

Comentários não permitidos.