MMRCA perto da definição

Texto Plano Brasil- Informações DefenseTalk

E.M.Pinto

Segundo o site Americano Defense Talk,

A “mãe” poderá muito bem se tornar a “vovó” de todos os negócios de defesa nos próximos anos

A frase embora não tenha expressão literal em sua tradução, pode ser entendida mais ou menos como “se o negócio já era grande, vai ser mais ainda maior”.

Isto proque provavelmente a Índia poderá adquirir mais 63 caças no programa MMRCA além dos 126previstos no programa. Esta informação de fato já havia sido divulgada aqui no Plano Brasil, altura em que algumas autoridades indianas haviam citado o interesse da índia em adquirir cerca de 200 caças do modelo segundo uma nota da Jane’s (clique aqui para ler).

O DefenseTalk faz referência ao fato de que quando o processo de seleção MMRCA foi iniciado pelo Ministério da Defesa em meados de 2007, a lista de custo global do projeto rondava os US$ 10.4 bi, porém as últimas notícias dão conta que o Porgrama MMRCA poderá chegar e até mesmo ultrapassar os US$ 20 bilhões, isto se a Índia eventualmente optar pelos 189 caças.

De qualquer forma, ainda que com 126 caças, o MMRCA é hoje a maior concorrência internacional de defesa em curso, se for ampliada, este programa certamente será o maior programa de defesa internacional por um bom tempo, o que torna e confirma a Índia o “Oasis” para as indústrias de defesa.

Segundo o site o Ministério da Defesa Indiano começará a analizar as propostas comerciais de ambos concorrentes muito em breve “dentro de uma ou duas semanas”, concorrem neste programa o francês Dassault- Rafale e o Eurofighter Typhoon do consoórcio Eurofighter, composto por Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália.

O ministério da defesa indiano foi sumário em afirmar que rejeitou “qualquer possibilidade de retorno”, das aeronaves americanas F/A-18 e F-16 bem como MIG 35, todos segundo o site, rejeitados em abril por motivos técnicos apresentados durante a campanha de testes reais efetuados no campo de provas da Base aérea de Leh na Índia, após a exaustiva campanha de voos.

“Estamos à procura de apenas 126 caças, os primeiros 18 virão do exterior, enquanto o resto (108) serão fabricados pela Hindustan Aeronautics Ltd HAL, Após a transferência de tecnologia (ToT) apartir do final de 2016 ou início de 2017 “,Informou um alto oficial do ministério da defesa nesta última segunda-feira.

“porém poderemos lançar mão de mais MMRCA caso o programa LCA Tejas (Combat Aircraft Light) e FFGA (PAK FA) Indo-russo não atendam os prazos estipulados para execução, daí, poderemos adquirir mais MMRCA de forma a mater a IAF (Indian Air Force) na ponta de lança da aviação de combate”,acrescentou.

Além dos 272 Sukhoi-30MKIs contratados com a Rússia por US $ 12 bi, a IAF pretende adquirir outros 120 Tejas a partir do final de 2013. A Índia espera começar a introdução dos 250-300 FGFA a partir de 2020, altura que entra em vigor aintrodução dos caças adquiridos no âmbito do projeto conjunto entre Rússia e Índia o qual se aplica à próxima década, englobando cerca de US $ 35 bilhões.

Uma cláusula do programa MMRCA estipula que o cliente pode relançar uma A solicitação de proposta (RFP) para a competição MMRCA em curso desde Agosto de 2007,reservando a opção para mais 50% do número de caças originais (126).

“A abertura das propostas está agendada como dito para as próximas duas semanas, porém os estudos poderão levar outras 4 a 6 semanas, as quais serão estudados os custos referentes aos custos do Ciclo de Vida dos caças ao longo de um período de 40 anos, com 6.000 horas de vôo, bem como custo da transferência de tecnologia (ToT)” , acrescentou.

As negociações finais com o fornecedor serão assindaos entre Dezembro de 2011 e janeiro de 2012, a entrega dos caças é prevista para começar em 2014, sendo que o primeiro esquadrão operacional será destacado na base aérea de Ambala.

Fonte: Defense Talk

14 Comentários

  1. Um contrato desses vai salvar a lavoura do consórcio Eurofighter, ou do GIE Rafale. 🙂

    Eu acreditava no favoritismo do Rafale, mas os últimos comentários do ministro francês, colocou um ? nas chances do Rafale.

    []’s

  2. Seja lá quem for o vencedor, vai lavar a égua…
    Eu acredito sinceramente, apesar dos indianos dizerem o contrário, que o MMRCA poderá se extender a versão naval, daí seriam pelo menos uns 120 caças a mais.
    bem, é a minha impressão.
    sds
    E.M.pinto

  3. Não se iludam muita coisa tem essa competição com a daqui ja a algum tempo confabulam estrategia.Não se surpreendam heim pois alem desse circo midialitico alvoroçado pode surgir um golpe de mestre contundente e impactante que disseca hemoroidas e implode prostatas.Lembram que a Dilminha disse sorrateira em Pequin “Vamos conversar tambem com os Indianos”??? Voces não lembram né vossas midias não reproduzem estas coisas rsrs rsrs

  4. Por qual motivo a india quer 189 por 20Bilhoes e vamos comprar 36 por 10Bilhoes , sera que a transferencia de tec custa tao caro??

  5. .
    .
    Incrível que eles estejam quase acabando por la e por aqui os políticos covardes que não tem coragem de tomar alguma decisão deixam o FX fazer 12 anos… e querem que confiemos nos políticos daqui!
    .
    Na Índia mesmo que o Nick não queira, vejo as chances para o Rafale maiores que as do EF-2000 e ja disse por que em outras postagens!
    .
    Valeu!!

  6. FRANCOORP muita agua ainda vai rolar e pode ate ter um estrategia le e ca beneficiando Dessault India e Brasil ou um Tsunami que varrera muita gente.Os olhos verão o que a mente não compreende e que o coração não suporta.

  7. eu acho que o TYPHON ganha nao me lembre onde mais li uma materia dizendo que os Indianos gostaram muito do TYPHON e era um dos preferido.

  8. Caro Edilson,

    Já se fala em 200 MMRCA…. Isso colocaria tanto o Rafale como o Typhoon no azul(perdoem ae os amigos vermelhinhos 🙂 )

    Caro Francoorp,

    Quem colocou o “?” foi o ministro francês(acho que o da Defesa)que disse que os EAU, é onde eles tem as melhores chances de fechar o negócio no curto prazo. E isso com a Índia anunciando em 2 meses. E ele acrescentou que existem problemas “políticos” na Índia. Ou seja, não senti firmeza por parte do francês.

    Lembre-se que politicamente são 4 países contra 1 🙂

    []’s

  9. A Índia está importando e fabricando aeronaves obsoletas. Vou explicar:
    Se seus aeroportos forem bombardeados, como os caças irão decolar e aterrissar ?
    Os caças atuais só vão até 18 km de altura, sendo presas fáceis para os mísseis.
    Canhões lasers no espaço abaterão os caças indianos como inseticidas matando moscas.
    Caças em futuro próximo, com dispositivo anti-atrito, se deslocarão com velocidade 5 x som.
    Vou dar uma sugestão para vocês que vale ouro puro: O melhor caça para o Brasil nesse momento é o Gripen. Motivo: Baratinho, vai passar a tecnologia e pode usar as estradas de rodagem como pista, e essa vantagem é fabulosa. Os suecos estão certos, ou seja, o caça sai da floresta e vai para a estrada.
    Se os indianos quiserem fabricar um caça decente e futurístico, me levem para montar esse projeto.
    O Brasil jamais irá me aproveitar em tecnologias de última geração, pois não possui visão, e nem mentalidade de pesquisa.

  10. A Índia está causando invejas em mim, por sua decisão de ir até o fim em montar uma defesa moderna do seu á[is, Claro q o medo do voo do Dragão e incentivado pelo TioSam e os Rússos,ruim mesmo está o BRASIL…nem caçs nós temos, mt menos subs, estamos de mal a píor…trágico. Sds.

  11. Minha orelha está queimando mas acho um blefe danado dos indianos na mídia. As coisas não estão tão calmas politicamente por lá, havendo muita pressão interna para um enfrentamento radical na pobreza. Sem contar que o rio Ghanges quase não tem mais peixe para o povo comer, de tanta poluição, que dirá tantos dóllares para gastar em material bélico. Vamos conferir isso depois.

  12. Pq o deles com ToT é mais barato que o nosso???? Falou se tanto q o nosso era mais caro pq teria ToT, o deles também não tem???

Comentários não permitidos.