Tamanho do País é desafio para segurança nas fronteiras, avalia Dilma

http://segurancaedemocracia.files.wordpress.com/2011/06/fronteira-banner2.jpg

Em 30 dias, 550 pessoas foram presas, 10 toneladas de maconha e 500 quilos de cocaína foram apreendidos nas fronteiras brasileiras

A extensão da fronteira brasileira, quase 17 mil quilômetros, e a diversidade do país são os principais desafios para a segurança pública nessas regiões. A avaliação é da presidenta Dilma Rousseff, que comentou nesta segunda-feira o balanço do primeiro mês do Plano Estratégico de Fronteiras.

Em 30 dias, 550 pessoas foram presas em flagrante. Além disso, 10,5 toneladas de maconha e 500 quilos de cocaína foram apreendidos nas fronteiras do país. O plano, coordenado pelos ministérios da Justiça e da Defesa, envolve ações da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas. A iniciativa visa a fortalecer as ações de controle nas fronteiras.

“O tamanho do Brasil e a diversidade da nossa geografia são os grandes desafios para a segurança na fronteira brasileira. São quase 17 mil quilômetros de extensão. E, para cada região, precisamos ter estratégias diferentes”, avaliou Dilma no programa semanal de rádio Café com a Presidenta.

A repressão à entrada de drogas e armas em território brasileiro é uma das principais frentes do plano, e, segundo Dilma, complementa outras ações da política de segurança pública do governo. “Quando impedimos a entrada de drogas e armas no país, evitamos que esses produtos cheguem às cidades, às comunidades e às favelas. E aí, esta operação se soma às várias ações que estamos implementando nos centros urbanos, como as UPPs [unidades de Polícia Pacificadora]”, disse.

Além das ações policiais, o plano prevê investimentos em tecnologia e inteligência. Segundo Dilma, o Ministério da Defesa está elaborando um sistema que vai permitir o monitoramento por satélite das fronteiras. “É impossível imaginar que quase 17 mil quilômetros de fronteira possam ser monitorados só com policiais e soldados. É preciso usar informações e ter equipamentos que permitam planejar as ações”, ressaltou a presidenta.

Fonte: IG

15 Comentários

  1. É minha Senhora tens razão realmente é grandão e complexo e so poderemos começarmos a resolver isso tudo pondo em pratica investimentos que capacitem e consideravel aumento de efetivo.Então o que falta mais a Senhora fazer???????………………………………………..Um cabo do BOPE esta detido por suspeita de desvio de munições para suprir narcotraficantes oriundos do Complexo do Alemão omiziados no Municipio de Itaborai onde tem um maciço e densa mata.Este ja é um Zumbi,um morto vivo,porque Caveira corrupto é Caveira morto.Se isso se confirmar sera o primeiro desvio detectado nesta brioza corporação que é tida internacionalmente como a melhor tropa de combate urbano do mundo que inclusive hoje exporta tecnica de medicina em combate ate para Israel e os EUA.Imaginem a humilhação que ele sera submetido antes de ser expulso e depois disso sua cabeça estara a premio.

  2. Enquanto o Brasil só fala, o IRÃ faz:

    Irã planeja 3 novos satélites em órbita

    Irã planeja colocar três novos satélites em órbita no final do ano iraniano atual (fim 20 Março), diz o chefe da Agência Espacial Irã (ISA).

    Fazeli Hamid fez as declarações na quinta-feira, um dia depois que o Irã lançou seu segundo satélite chamado Rassa (observação) em órbita.

    “Após o lançamento bem sucedido (em órbita) O Rassad , Kavoshgar satélites 5 (Explorar 5) transporte de animais, Fajr e Navid ser lançado ao espaço”, dijo Fazeli um IRNA.

    Ele acrescentou que Kavoshgar 5, pesagem 285 kilos, será lançado em Mordad (quinto mês do calendário iraniano, 22 Julho a 22 Agosto).

    Rassad, projetado e construído pelo ISA, foi lançado pela empresa de satélite Safir-e-Rass quarta-feira.

    Sua missão é a imagem da superfície da terra e retransmitidas para estações de solo, com informações de telemetria.

    O satélite está equipado com painéis solares e usa energia solar para trabalhar.

    O Irã lançou seu satélite de fabricação nacional primeira Omid (Esperança) e 2009, tornou-se o nono país a desenvolver a capacidade de lançar satélites.

    Teerã também planeja lançar na missão espacial do país tripulada 2019.

    http://www.guerrasionista.com/pt/2011/06/18/iran-planea-poner-3-nuevos-satelites-en-orbita/

  3. Os Portugueses com bem menos criaram esse país com essa dimensão, e essa cara diz ñ ser possível policiar as n fronteira?!?! A 7 > econômia do planeta, q gaste + grana e armas p ser + contndente e afirmativa no cuidar do n BRASIL.Custa caro e até vida a liberdade, e na paz q se prepara p a guerra , dona. Pede pra sair e deixa na mão do ex-Gen. Heleno…Q mlerda. Sds.

  4. Os iranianos são muito bons. Fiquei impressionado.
    No Irã não existe corrupção e os banqueiros lá não se criam.
    O problema do Brasil é um só: POLÍTICO.

  5. DANDOLO a muito tempo atraz um Brasileiro tomou cafe no hotel e dirigiu-se para o acampamento da construtora para trabalhar.La chegando constatou que havia esquecido a carteira com todo seu dinheiro,documentos e passaporte.Quinze dias depois quando retornou ao hotel ja não tinha esperança de recuperar nada.Ao entrar no hotel um funcionario o chamou e lhe disse -Sr. aquela carteira encima da mesa do restaurante é sua? E ele não acreditou quando verificou que estava no mesmo local e intacta.La se roubar perde a mão.Se falar demais perde a lingua.Se dormir com a mulher do outro perde o saco.Assim antes de transgredir o cara pensa trocentas vezes e não faz o errado.Aqui é o contrario,as leis são ineficazes,o codigo penal um prato cheio as experts que o adequão a seus interesses e ainda tem quem pregue a diminuição da pena e os beneficios a presos.Assim estaremos fazendo com que transgridam as leis ou os incentivando a cometerem crimes sabendo que ha impunidade e na pior da hipoteses leis brandas sem falar nas regalias e possibilidades de burlar o controle corrompendo funcionarios e ate comprando a liberdade.

  6. XÔ IMEDIATISMO…XÔ
    .
    .
    Aos poucos,o Brasil vai em passos firmes e sem atropelos,resolvendo as questões do crime nas fronteiras;
    .
    Devemos lembrar que as fronteiras do Brasil é uma questão entre mais de um país;pois os crimes que são praticado,sempre começa em um país e passa para o outro.
    .
    Até agora este governo está caminhando bem;espero que toda essas políticas de estado,os próximos concluam ou deem prosseguimento a elas.

  7. É colega 1maluquinho, em alguns lugares, algumas coisas ultrapassadas ainda funcionam, como aplicar a Lei.
    Alguns modernismos hipócritas como “entender o bandido como ‘vítima’ do sistema” servem somente para vitimizar o criminoso e vilanizar a sociedade, deixando o crime correr solto – nem se defender mais podemos (e ainda fazem a tal campanha de desarmamento, como se fosse possível comprar uma arma legalmente nesse país, quando tu não é policial ou pertencente a alguma outro grupo privilegiado…).
    A questão das fronteiras há muito tem uma simples solução: entope de policial federal – é o trabalho deles – e tira as forças armadas – não é a função delas.
    Outros países com tanta fronteira quanto nós tem menos problemas de fronteiras. Se é assim, qual o problema? Dinheiro? Ora, mais fácil ainda é a solução. Parem com gastos desnecessários, como publicidade, financiar eventos privados, como as tais Copa do Mundo e Olimpíadas, e gastem naquilo que é para gastar, segurança pública – sabe, aquele negócio dito ultrapassado, trabalhar, vigiar, identificar e apurar os crimes, punir, prender os bandidos e deixá-los presos pelo tempo necessário.
    Como diria o sábio: “Êita Brasil véio, falam, falam e falam. Fazer que é bom, nada, nunca.”
    Uma presidente que fala e não faz, o anterior falava e não fazia, o que esteve antes também, seus três antecessores, idem. Desgraçadamente, desde o ex-presidente Figueiredo, pouco é feito.

  8. Esses 17 mil km se refere apenas á fronteira continental, ao que parece, e quanto á fronteira marítima? O mar é literalmente uma porta escancarada para quem quiser se aproximar do Brasil. O pior é que o próprio povo brasileiro é contra a proteção do país, pelo que mostrou a reportagem do terra sobre a construção dos submarinos brasileiros e mostrados pelo blog poder naval, além de outros exemplos como o desinteresse pela mídia quando da mostra de armamento da corveta Barroso, como se aquele evento fosse o mais trivial que se via. Refiro-me aos comentários dos participantes no site do portal. É aquela desculpa de sempre: “deveriam investir mais em educação”, “ao invés de gastar dinheiro com armas investir em ferrovia” porque o sugeito passou tanto tempo na Europa e viajou de trem o páis inteiro; e pra piorar, há quem ache “ridículo” esse tipo de equipamento militar.
    Analisando essa mentalidade frágil, entreguista e ingênua, vejo que é muito contraditório uma nação que clama por segurança pública, negligenciar a segurança nacional. A corrupção é a maior causadora desses problemas sociais, e olha que não falo apenas da corrupção política. Lembro sempre de um caso de um motorista que desviava arroz de uma escola. Além disso a defasagem do poder militar também é um problema como da educação, infraestrutura, transporte etc por serem vinculado pelo próprio poder político. Ninguém reclama do sucateamento, mas quando se pretende equipar a marinha é só critica.
    Por isso a maior ameaça dos combatentes brasileiros é a própria nação que eles defendem, ja que eles são preparados para enfrentar ameaças externas, mas são literalmente apunhalado pelas contas enquanto ficam de olho nas fronteiras. O MAIOR desafio para a segurança nacional presidenta, é o povo brasileiro; as ameaças externas são de brinde.

  9. Realmente é difícil, mas fica só falando e fazendo operações sensacionalista não vai dar em nada, tem que gastar pra combate o narcotráfico, ser duro na vigilância, modernização das forças

  10. Pois é, e agora o que fazer D.Dilma?
    Colocar a culpa no tamanho do país! É mais fácil né?
    Engraçado, agora tudo é difícil, mas na época da campanha a senhora tinha solução para tudo!
    Cadê os satélites prometidos? Cadê o VLS que não decola nunca?
    Como disseram acima a maior DESGRAÇA do Brasil são as ratazanas do planalto central (Brasilia).

  11. Tem uma solução facil,menos cara.Ta brabo,chama o BOPE que Caveira que é Caveira não compactua,não amarela e nem peida na farofa.Caveira passa é o rodo.Titia é so liberar que a galera brinka e brinka brinkadinho.UPP né Titia>No começo a pompa vai la ver como os caras trabalham sem o minimo do essencial,fazendo o que podem em um ambiente hostil.Ja pensou voce trabalhar com as pessoas te olhando com odio,xingando,atirando pedras,cuspindo no chão com nojo de voce.A elite chincheira boiolizada hipocrita é que nutre e defende.Tem muita gente insatisfeita por não terem mais prestigio e dominio frente as comunidades sem dizer que suas rendas familiares cairam a zero pois agora teem que dar duro com uma marmita de arroz empapado com ovo estalado torrado debaixo do braço.É Titia a politica medrosa A LA BELTRAME e seu cabo eleitoral Cesar Maia um gangster a serviço da mafia do transporte publico que persegue o transporte altenativo e não cobra e não pune os descasos em transporte.Não é a avó de voces que com muletas tem de caminhar pelos trilhos porque o trem negou fogo e por misericordia de Policiais Militares que sairam da rota de serviço levada ate o medico que compareceria para tratamento.Realmente Titia o tamanho da coisa é avantajado e o calibre é grosso.Tadinho de quem tem furingo pequeno e apertadinho……ABAIXO A REPUBLICA DE RATAZANAS…Brasil acima de tudo liberdade….E quantos são presos diariamente nas metropoles e a Justiça os beneficia quando não pede a prisão de seus condutores….É dificil ser decente neste pais indecente.

  12. Se colocarem informantes na fronteira, a Polícia, Forças Armadas e Justiça forem duras, reduz-se o tráfico em 80%. É só isso.

  13. éh!Ela poderia vender alguns pedaços pra algum país estrangeiro, talvez isso facilitasse a governança dela! Quem disse que ser presidente e fácil e governar o Brasil é mais ainda!Se não tem estatura pode ir pra casa lavar roupa, ou vem pra minha, que tem um montão de roupa suja e minha mulher não lavou ainda, aquela preguiçosa!!!rsrsrs

Comentários não permitidos.