Brasil terá estação científica no interior da Antártida

Módulo científico no interior do continente gelado vai coletar dados meteorológicos e ambientais.

O Brasil deve iniciar em dezembro a instalação do seu primeiro módulo científico no interior do continente antártico. A unidade conterá sensores que enviarão, via satélite, dados meteorológicos e ambientais ao País. Será a primeira estação brasileira dentro do continente gelado. A Estação Comandante Ferraz, criada em 1984, fica na chamada Antártida Marítima, na Ilha Rei George, a 130 quilômetros do continente.

http://www.mar.mil.br/secirm/fig-ant/antartica02.gif

O coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, Jefferson Simões, afirma que o módulo ficará a 84° de latitude sul, a cerca de 500 quilômetros do Polo Sul geográfico. Comandante Ferraz está a 62° de latitude sul.

http://www.mar.mil.br/secirm/fig-ant/esta.jpgA nova estação recolherá informações sobre temperatura, ventos, radiação solar e umidade. Também medirá os níveis de material particulado e gás carbônico que chegam ao continente.

Os cientistas brasileiros vão aproveitar a viagem para realizar uma exploração glaciológica: levarão uma sonda para perfurar 100 metros na camada de gelo. “Poderemos analisar a história climática dos últimos 500 anos”, explica Simões, primeiro glaciólogo brasileiro e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As imagens são da Estação Cmdt. Ferraz a base brasileira no continente gelado e foram retiradas do site da Marinha do Brasil.

Fonte: Último Segundo, informações- Agência Estado

4 Comentários

  1. isso e um belo negocio para os novos cientistas se mostrarem. Muito bom negocio… Assim tambem para estudar a possibilidade petrolifera como disse leopoldo

  2. Muito bem, agora sim uma estação ANTARTICA de verdade. Sempre fui cético com relação a essa estação Ferraz, que fica FORA do círculo polar antartico.
    Já passou de hora do Brasil começar a agir de acordo com sua importância e peso econômico, agora falta FA’s de verdade, e a BOMBA ATÔMICA pra ontem!!

Comentários não permitidos.