“Typhoon e Ural” – Novos veículos blindados para o Exército e Polícia Russa

Frente o URAL ao Fundo o Typhoon

Informações: Rustam Moscow Rússia Para o Plano Brasil

 

Texto- E.M.Pinto

Plano Brasil

Typhoon

Em Junho passado foram encerrados os testes do protótipo de uma nova família do veículos blindados multi-propósitos desenvolvidos para o exército Russo e conhecidos pelo codinome “Typhoon”.

 

Os veículos desta nova família diferem dos seus atuais análogos por serem projetados e possuírem proteção interna e externa de alto nível. Superando inclusive os requisitos internacionais exigidos pelas forças militares e concorrentes estrangeiros.

A proteção blindada da família “Typhoon” é de classe 6A, e foi elaborada por especialistas do Instituto do Aço, muitas das tecnologias desenvolvidas ainda são pioneiras tal como a armadura de cerâmica integrada para proteger os motores propiciando básica, além disso, novas soluções para proteção contra minas, incluindo assentos especiais que absorvem e minimizam o impacto sobre a tripulação.

 

Também foi desenvolvido um sistema de proteção de grande calibre para os vidros, o que os tornam vidros de grande calibre de armas de fogo.

Rampa de embarque do veículo Typhoon

 

A nova armadura de aço é sem dúvida alguma a mais efeciente do mundo e esta conclusão foi obtida após inúmeros testes reais sobre fogo no qual o veículo suportou projéteis que simplesmente danificaram irreversivelmente os veículos de fabricação estrangeira.

 

Segundo o presidente da JSC “Research Institute of Steel“, diretor de Ciência da academia de Rara, Ph.D., professor Valery Armenakovich Grigoryan.

 

A tripulação do veículo tem acesso a todas as informações dispostas em monitores de telas LCD Touch Screen, o sistema de comando do veículo é inteiramente computadorizado.

 

O veículo é construído em conceito modular aceitando diferentes configurações na carroceria com a introdução de diferentes módulos de missão consoante o interesse do cliente. Em provas reais o Typhoon provou sua mobilidade e controle, trafegando a velocidade de 100 km/h em terrenos acidentados, o motorista pode testar o sistema computadorizado de tração e controle mesmo em condições de dirigibilidade extremamente difíceis.

 

Neste momento as empresas russas estão plenamente aptas a produzir os materiais desta armadura, especialmente a cerâmica, em nada inferior aos análogos melhores do mundo. Podemos usar com segurança estes materiais na construção de estruturas e proteção, o que nos capacita a atender os mais rigorosos requisitos de protecção definidas

 

Ao contrário das tentativas anteriores no Ministério da Defesa russo que fracassaram ao tentar criar um veículo altamente protegido e armado com um alto desempenho de produção baseados nos chassis de caminhões já existentes, o projeto “Typhoon” é inteiramente novo e baseado em um chassis especial, concebido após inúmeros estudos em veículos danificados durante missões reais de combate no Afeganistão e Geórgia.

 

 

O JSC “Research Institute of Steel”  é o maior desenvolvedor de sistemas integrados de segurança da Rússia e fabricante de inúmeros produtos tais como:

 

  • Armadura corporal,
  • Sistemas de localização de explosão
  • Meios de proteção contra incêndios,
  • Proteção integrada dos veículos leves e blindados pesados

 

Desde 2010, o instituto é gerido pelo Grupo Industrial Machinery & NV. Ativamente envolvido no programa “Kurgan” e na criação e modernização de sistemas de defesa para os BMP e BMD e GAZ Tigre.


 

 

URAL 6×6

Outro veículo denominado URAL, também leva em consideração estas tecnologias,

 

Os veículos também possuem sistemas de proteção a minas e IEDs, são construídos em blindagem de cerâmicas especiais. Através dos monitores LCD touch sreen, são exibidos a tripulação as informações do computador que auxilia não só na direção, mas no envio de informações sobre ameaças e supervisão do trabalho de todas as unidades do carro bem como dos seus sistemas de armas e dos demais carros através de um sistema de data- link.

 

O computador auxilia na direção automaticamente, correlacionando a velocidade x terreno, seleciona a melhor condição e resposta para o seu contorno, efetuando a correção para o sistema automático de armas. Tal como os Typhoon os URAL serão equipados com blindagem nível 6.

 

O URAL é capaz de atravessar vaus de 1,75 m e subir ladeiras com um ângulo de 30 graus, e como o Typhoon, pretende-se que o veículo desloque-se a 100 km/h em terreno acidentado.

 

O exército Russo espera receber os primeiros veículos da nova geração já em 2015, altura em que uma nova doutrina será introduzida no exército. Novas armas e uma nova divisão de soldados equipados com sistemas integrados em redes de combate são parte deste programa, os veículos blindados são apenas alguns dos novos sistemas que fazem parte do programa de modernização do exército Russo.

24 Comentários

  1. Amigos, venho por meio deste, nao comentar mas este fato, mas sim dizer um pouco sobre a MB. Mtos pensam que ela e mais um lixo esquecido. Bom… Digo que por muito tempo foi, mas sempre lavou as outras duas… Alias ela que tem a maior parte das aguas ne… Começarei com nossos Submarinos:

    A força de submarinos da Marinha brasileira é baseada na Base Almirante Castro e Silva, Ilha de Mocanguê, que fica perto de Niterói, do outro lado da baía, a leste do Rio de Janeiro.
    O primeiro submarino da classe Tupi (S30), foi projetado e construído em Kiel, na Alemanha, por Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW) e encomendado sobre a Marinha do Brasil em 1989. O Arsenal de Marinha do estaleiro naval no Rio de Janeiro construío o Tamoio (S31), encomendado em 1994, Timbira (S32), encomendado em 1996, e Tapajó (S33), encomendado em 1999.
    A classe previa dois submarinos classe tupi aperfeiçoada composto por Tikuna (S34) e Tapuia No entanto, cortes no orçamento do Ministério da Defesa levou ao cancelamento da Tapuia e uma parada de atraso na construção do Tikuna.
    Tikuna foi finalmente lançado em março de 2005 e comissionado em dezembro de 2005.
    O Tupi e Tikuna são equipados com oito tubos de proa instalados com sistema de saída em disparo em mergulho, 16 torpedos são carregados com mais 8 dentro dos tubos.
    O Instituto de Pesquisa Naval da Marinha do Brasil, projetou um torpedo anti-submarino, que podem ser transportados nos submarinos Tupi.
    Os torpedos têm um alcance de 18 km e velocidade de 45kt.
    O Tupi também é capaz de lançar o torpedo a BAE Systems mk24 Tigerfish modelo 1 ou o modelo 27.

    Bom… Essa foi apenas uma das duas classes que ainda chegaram. Noosso Scorpene tambem sera muito util principalmente, pois teremos a tecnologia e um Submarino Nuclear, mas isso ainda e pouco. Com a tecnologia seram construidos pelo menos mais 2 submarinos Nucleares o que ja ajudara mto. sem dizer que Nos ainda vamos nos armar om mais uma fragata. Era a FREMM, mas como nossa Sr. Dilma apoiou o terrorista, nos temos que buscar outra. Como ja disse aqui mesmo estariamos perto da Royal da Inglaterra ou Poderiamos pensar logo em mandar aquele batisti a merd@ e fechar o pacote d 12.7Bilhoes que seria de 18 fragatas Fremm:

    * Sistema de mísseis antiaéreos SAAM IT com 16 células para mísseis ASTER 15 e radar multifunção EMPAR (busca e direção de tiro).
    * Canhão 127mm/64 calibres (somente nas unidades de emprego geral).
    * Sistema de defesa antiaérea de ponto com dois canhões 76mm SR OTOBREDA (apenas um nas unidades de emprego geral) com dois sistemas de direção de tiro multisensores AMS NA-25 DARDO-F (um à proa e outro à popa).
    * Sistema de mísseis superfície-superfície que prevê a adoção do sitema TESEO com capacidade de lançar também o míssil antissubmarino MILAS.
    * Sonar de casco dotado de sistema de detecção de minas e sonar rebocado.
    * Sistema de lançamento de contramedidas de defesa.
    * Sistema de busca e direção de tiro infravermelho tipo SASS (GALILEO).
    * Sistema de comando e controle (CMS) baseado no já empregado nas unidades Orizzonte (Horizon – destróieres de defesa aérea).
    * Sistema de guerra eletrônica (EWS).
    * Dois helicópteros NH-90 ou 1 NH90 + 1 EH-101.

    Esse e o armamento da mesma. 10 Navios-patrulha da Classe comandante com capacidade de transportar nossos futuros e mal escolhidos Helicopteros EC-725. Por final seria incluso ai um navio de apoio Etna.

    Bom… ja lhes dei um tantinho de info. mas precisamos precionar se n nunca saira… Apenas aguardem minha eleicao, se naoformos invadidos ate la. Seremos a mair potencia militar e economica do World

  2. Onde estao nossos Guaranis? Devem demorar a chegar… mas o que poderia ser rapido e muito bom deveria ser a volta da pesquisa de nosso melhor tanque ja produzido: Osorio.

  3. Classe 6A segura tiro de .50 ? Creio que não …
    Só é bonito, nada mais …
    A minha viatura vai segurar impactos até de munição flecha, e com o mesmo peso que esses daí.
    Vocês nem imaginam como eu fiz isso.

  4. nao gosto deste tipo de veiculo acha muito fragil contra lança foguetes do hombro de um soldado poder desabilitar eles, um tiro de tanque entao nao sobra nada.

  5. Silva tem razão.
    Tanques e blindados terão que ser repensados em suas quantidades, já que os preços são absurdos mesmo e a fragilidade é total contra um inimigo em igualdade de condições .
    Algum deles fica invisível? Não.
    Então veja, mire, aperte o gatilho e esqueça, o blindado e toda a tripulação já era.
    ————-
    Digite no you tube:

    AT-4 “Fagot”, AT-14 “Kornet” vs Merkava in Lebanon
    ————————–
    Merkava v Kornet E ATGM

    ———————————————–
    anti-tank system KORNET -E (противотанковый комплекс Корнет -Э)
    ——————–
    Israeli Merkava Tank V Hizballah fighters using Russian We

  6. lucas se vc acha que a nossa marinha é boa mas ñ é cara, olha o tamanho do nosso litoral e só temos 9 fragatas pra protege-la de + 7 corvetas que ñ tem capacidade aerea moderna, só temos 5 subs e só teremos o 1 nuclear em 2020-2021, ñ aviação naval é super ruim temos a-4 que estão sendo modernizados,mas na guerra das malvidas perderam pros harrier isso porque nem erram supersonicos, os helis.. são em pouquisima quantidade e os s-70 só foram em comendados 6 apenas,nossos navios logisticos são apenas 2, e ainda tem muito mais coisas que u poderia falar,lucas o treinamento dos marinheiros e a capacidade cientifica dos centro de tercnologia são otimas o que ainda falta é o recurso financeiro, ñ tenho duvida que se a marinha tiver todo aquele programa dela de modernização será otima uma das melhor que existem mas agora ñ é bem assim flws…

  7. O Felipe, calma aí cara, os A-4 argentinos eram da versão “Q”, sem radar ou mesmo aquela carenagem dorsal (típica dos A-4F em diante, tirando “Qzinho” dos hermanos) e com grandes distâncias a percorrer até seus alvos (com aqueles protuberantes tanques extras que aumentam bem o arrasto).. Quando for mal-dizer um equipamento, antes deve levar em conta muitos pontos importantes a respeito do que usará de argumento contra..
    Outra coisa: os Harriers e Sea Harriers tbm são subsônicos, até onde eu sei.. E nos combates próximos ali travados (dogfights), essa não era a questão mais importante..
    Sds

  8. cassio vc entendeu o que eu disse
    me referi a dos harrier serem subsonicos,os a-4 nem misseis ar-ar tinham, pelo menos oque eu já vi, mas presete atenção se na guerra das malvinas os harrier já tinham maior capacidade imagine agora que tem caças supersonicos pra todo lado,sei que os a-4 estão sendo modernizado mas será mesmo que deveriam estar mesmo??? os já tdeveria ter outro caça a nossa disposição??? desda guerra das malvinas se passaram 30( +-) então já estão na hora de trocar flws…

  9. cassio aqui é apenas um blog ñ ficarei escrevem um ficha tecnica de cada coisa que eu disser flws… me desculpe se fui grosso.

  10. e outra coisa cassio desculpe meu portugues eu escrevi muito rapido,mas espero que vc entenda o meu ponto de vista cara que é o certo no final das contas k k flws…

  11. felipe disse:
    Você usou laser dandolo k k k ,porque ai o tiro nem chegará perto do blindado..

    A sua ideia do laser é interessante … Israel usa projéteis explosivos com sensores por radar.

    Não posso dizer aqui como fiz exatamente.

    Criei um campo que aglutina as moléculas do material, elevando em 1000, 2000 … 5000 x a sua resistência ao impacto.

    Gasta-se muita energia.

    Um caro de apenas 3 ton seguraria impactos de 250 mm, munição flecha, etc.

    Esses carro russo não resiste a tiros de .50. Hoje em dia, todos os países já estão utilizando fuzis .50 que poderão evoluir para fuzis 30 mm, sem problemas. Basta colocar sistema antirrecuo.
    Não sei porque acabaram com os canhões sem recuo. Idiotice.
    Tínhamos o 57mm, 75mm e 106mm. Se melhorarmos a munição desses canhões, atravessa a lateral de que qualquer CC.

  12. .
    .
    RtadeuR
    .
    .
    Legal, nesse segundo vídeo diz que 49 Merkara foram pro brejo graças aos Kornet… eficiente esse anti-carro, o Brasil teria que ter pelo menos um 3.000 deles…
    .

  13. Zhukovsky também comentou que Rússia e Brasil todas as possibilidades para “lograr um bom resultado”.
    Segundo se informou anteriormente, a Rosoboronexport está negociando a produção conjunta no Brasil dos veículos blindados russos “Tigr”, assim como a produção sob licença de armamento de alta tecnologia, incluindo o super caça Su-35BM.

Comentários não permitidos.