GLONASS Ampliará Presença no Mercado Internacional

O sistema de navegação via satélite russo GLONASS ampliará seu segmento no mercado internacional de altas tecnologias. Suas caraterísticas operacionais interessaram à Agência Espacial Britânica.

Essa Agência já assinou acordo de cooperação com a corporação estatal russa “Roskosmos”. Segundo Emma Lord, diretora para a Estratégia e a Cooperação da AEB, está previsto, por exemplo, instalar a produção de uns chips eletrônicos especiais. Então qualquer usuário poderia receber por seu intermédio informação a partir de três sistemas de navegação simultaneamente: o GPS estadunidense, o “Galileu”, europeu, agora em vias de criação, e também o GLONASS. Assim sendo, o usuário ficaria dispensado da necessidade de ter os três dispositivos diferentes.

Foi também analisada a ideia de instalar umas estações de navegação do GLONASS no território da Grã-Bretanha. A parte britânica mostrou-se também interessada no sistema russo como sendo uma plataforma alvissareira para desemvolvimento e emprego conjunto de novas tecnologias.

O GLONASS tem boas perspetivas no mercado externo – disse em entrevista à nossa emissora “Vladimir Tchukov, diretor do projeto GLONASS-Ártico. Esse especialista participou pessoalmente dos ensaios desse sistema nas condições rudes do Polo Norte. Explica:

“O interesse da Grã-Bretanha é lígico, porque nosso sistema sobressai, com efeito, dentre os outros atualmente existentes. Isso porque logo de início havíamos sustentado o princípio de sua compatibilidade com outros sistemas de navegação. A Grã-Bretanha, portanto, interessou-se pelo nosso sistema para não inventar a bicicleta novamente. Por mim, apoio essa opção. Minha experiência pessoal de exploração dos sistemas GPS, “Galileu” e GLONASS diz que a interconexão e a possibilidade de usar simultaneamente os três sistemas fazem aumentar consideravelmente o grau de confiabilidade em condições extremas. Isso é muito importante para garantir a segurança. Como viajante que sou, sei disso não somente de ouvido.”Recentemente, a companhia sueca “Swepos” passou a usar os serviços oferecidos pelo GLONASS. Essa companhia oferece serviços de navegação em tempo real com uma precisão de menos de um metro, os quais são requisitados nas áreas da construção civil, geodesia e agricultura. Os Suecos, por sinal, haviam chegado à conclusão de que nas latitudes setentrionais o GLONASS funciona melhor do que o GPS. Valorizaram também a circunstância de que as órbitas dos satélites desse sistema russo estão localizadas mais alto; portanto, são capazes de “enxergar” de tamanha altitude melhor do que os engenhos americanos.

Há uns dias, o diretor da Agência Espacial Federal da Rússia (“Roskosmos”), Vladimir Popovkin, anunciou a intenção de obter certificado para o GLONASS de todas as organizações internacionais competentes para que possa ser usado sem qualquer discriminação e assim acessar o mercado global. Declarou ainda que o grupo orbital do GLONASS estará inteiramente formado já este ano. O fim de sua instalação possibilitará sintonizar firmemente os sinais a partir dos satélites russos em qualquer ponto do planeta.

Fonte:  Voz da Rússia

12 Comentários

  1. Nos ofereceram ja a tempos o Glonass mas essas coisas não são interesse de serem divulgadas para o publico aja visto que tudo aqui nesse pais passa pelo filtro GDA e é redistribuido por PGIs.Alias fomos o primeiro pais a receber este convite e era convite de participação no projeto e não de venda de serviços.Ate quando esses reacionarios baba ovos vão continuar tolindo o Brasil de significativo avanço e independencia?????

  2. Eu entendi direito, ou estão dizendo que o GLONASS é melhor que o GPS? Equipamento Russo melhor que o Americano? Ou será que a fonte não é confiável? Aguardemos as manifestações dos colegas.

  3. Maluquinho vc estava certo vi essa matéria sobre o Glonass é pior que foi isso mesmo foi oferecido ao Brasil, no lugar do GPS o Glonass era muito mais preciso que o GPS na época medvedve vei aqui ofereceu tudo isso e ainda o caçar Su 35mb dissiam que era lenda não ia sair do papel, pelo que vejo a lenda somos nós não somos capazes nem de asumir compromisor com um país de 1 potëncia como a Russia muito menos fazer parcerias dessa magnitude até mais meus pesames a republica dos vira-latas.

  4. DARTH SIDIOUS meu amigo.Voce ainda não percebeu a xenofobia insistente dentro de minorias (elite,militares,forças ocultas e ate esquerda) que não conseguem libertarem-se da visão canina de um mundo em duas cores!Estão eternamente aprisionados no seculo 20,empacados como mulas tronças diante da poça de lama.Os Russos a muito tempo imploram ao Brasil que acei suas tecnologias.O pais que eles mais priorizam em tudo é o Brasil e depois a India.Quando nos libertaremos do jugo que nos une aos que sempre nos nos subjugaram e nos iludiram com mentiras.Eles alem da boa vontade e capacidade de fornecermos tudo o que realmente necessitamos ter para realmente sermos autosuficientes e independentes ainda são menos peçonhentos e consumidores do que os demais.Essa burrice e essa teimosia nos levara a eternamente vivermos revitalizado o que adiquirirmos banguela e careca deles.Agora me diga,isso é patriotismo,pondo acima do Brasil interesses ideologicos e corporativos?????Ta tudo dominado e orquestrado por essa PIGada traira GDA.

  5. O dia que realmente precisarmos da internet,GPS e Satelites eles serão desligados para nós e teremos que lutarmos por nossas sobrevivencias sucateados e as cegas unicamente por amor ao Brasil.

  6. Maluquinho, muito bem colocado, e ainda temos que ver que nas relações comerciais com a Russia nosso país leva ampla vantagem, os russos nos compram açucar, carne e outros produtos em quantidade, só querem equilibrar as relações da balança comercial e para isso nos oferecem equipamentos militares com TT, e o Brasil comprando 200 bi de títulos americanos que amanhã podem evaporar.

  7. Calma perseverem os Ursos estão chegando.Quando vemos nossos militares testando e aprovando armamentos deles ja é indicio que o bom senso venceu a xenofobia ideologica.Hoje nossos militares e o nosso povo compreendemos que a ameaça ao Brasil é a OTAN

  8. Tudo o que eles criam ou aperfeiçoão eles oferecem primeiro ao Brasil e se isso o fazem é porque somos essenciais e estrategicos a eles.Tambem somos essenciais e estrategicos aos EUA mas sempre nos dificultaram,nunca foram de tudo sinceros e em defesa não confiamos mais neles e isso não tem como ser revertido SAMBARILOVE OBAMA

Comentários não permitidos.