Com fim dos ônibus espaciais dos EUA, Rússia lidera corrida

Leia Também

ESPECIAL: Infográfico Plano Brasil- Columbia

Rússia recupera hegemonia espacial com as naves Soyuz meio século depois de ter lançado o primeiro astronauta, Yuri Gagarin

Foto: Getty Images Ampliar

Expedição do 25 Soyuz: comandante russo Alexander Kaleri(abaixo) acena em lançamento em outubro de 2010, na base de Baikonur, no Casaquistão

A Rússia recuperou a hegemonia espacial após o fim da era dos ônibus espaciais americanos, que deixaram às lendárias naves Soyuz a missão de ser o único elo entre a Terra e a plataforma orbital. “As Soyuz são absolutamente confiáveis. Não há motivo para se preocupar”, assegurou neste sábado à Agência Efe Vitali Davídov, subdiretor da agência espacial russa (Roscosmos).

Meio século depois da façanha do primeiro cosmonauta da história, Yuri Gagarin, as Soyuz voltam a comandar a corrida espacial, área na qual a China irrompeu com força nos últimos anos. “Não deixamos de evoluir. A segurança é a maior prioridade”, ressaltou.

Davidov respondeu assim a alguns especialistas americanos que colocaram em dúvida a capacidade das Soyuz após a aterrissagem nesta quinta-feira do Atlantis, que deu fim à era dos ônibus espaciais americanos.

“As Soyuz garantem todas as necessidades da Estação Espacial Internacional (ISS). É verdade que não teremos um substituo durante vários anos e isto é uma grande responsabilidade, mas contamos com dezenas de Soyuz e cargueiros Progress em funcionamento ou em construção”, afirmou.

As naves russas, que sofreram duas catástrofes em 1967 – em seu primeiro voo tripulado – e em 1971, nas quais morreram quatro cosmonautas, não sofreram nenhum acidente grave desde a queda da União Soviética em 1991. Por outro lado, 14 astronautas americanos morreram nas explosões das naves da Nasa (agência espacial americana) Challenger, em 1986, e Columbia, em 2003.

Foto: Getty Images Ampliar

Soyuz TMA-20 é lançadado em dezembro na Estação Espacial Internacional de Baikonur, no Casaquistão

“As Soyuz e os ônibus espaciais americanos são incomparáveis. São naves de distinta classe. Nossas naves são planejadas para a mudança e o retorno de cosmonautas, mas não para o transporte de carga, enquanto os ônibus espaciais podem levar até 30 toneladas”, ressaltou.

Ônibus espacial versus naves Soyuz

Davidov considera que os ônibus espaciais são um marco na história da conquista espacial, mas lembra que sua aposentadoria é inevitável por causa de seu alto custo, já que quando o projeto nasceu há 30 anos se falou que para garantir sua rentabilidade deviam ser realizados entre dez e 15 voos anuais.

O cosmonauta soviético Vladimir Titov, que voou tanto nas Soyuz quanto no Atlantis e no Discovery, acredita que as naves russas são mais confortáveis para a decolagem, enquanto as americanas o são para a aterrissagem.

Outra diferença entre ambas é que as Soyuz podem levar apenas três cosmonautas a bordo, enquanto os ônibus espaciais podiam levar até sete tripulantes, acrescentou à agência oficial “RIA Novosti”.

Por sua vez, Davidov lembrou que a URSS também desenvolveu sua própria nave nos anos 1980 (Buran) no marco da corrida espacial, mas “seu custo era muito grande e tomamos a decisão, eu acho que correta, de estacionar o projeto”.

Foto: Arquivo

Yuri Gagarin, primeiro homem a ir ao espaço

Ele lembrou que a Roscosmos encarregou a corporação Energuia, a fabricante das Soyuz, do desenho de uma nova nave pilotada capaz de efetuar voos interplanetários, que poderia estar pronta em meados desta década. “Devemos estar preparados, já que as Soyuz serão o único meio de transporte para a ISS durante vários anos. Os americanos dizem que enviarão em dois ou três anos naves comerciais à estação, mas isso ainda veremos”, disse.

O subdiretor da Roscosmos considerou que “felizmente” a era de confronto espacial é “um vestígio do passado” estreitamente vinculado com o antagonismo político da Guerra Fria. “Agora temos assinados vários acordos com os Estados Unidos para a mudança de seus astronautas e suas equipes para a plataforma orbital. Graças a Deus compreendemos a tempo que é melhor solucionar os problemas cooperando do que competindo”, acrescentou.

Segundo ele, a Rússia quer que a China se some ao projeto da ISS, do qual participam 16 países, mas, como as decisões devem ser tomadas de maneira colegiada, por enquanto não há acordo para que o país se integre.

Foto: Getty Images Ampliar

Nave Discovery irá para museu em Washington

“Há um acordo para que a ISS opere até 2020, mas isso não significa que será encerrada nesse ano. Tudo dependerá do interesse dos participantes e de suas possibilidades técnicas”, revelou. Quanto ao turismo espacial, Davidov reconheceu que a Roscosmos por enquanto descartou seu retorno à ISS após mais de dois anos de interrupção.

“Terá que esperar cerca de dois ou três anos. A rotação agora é muito complexa. Existe a possibilidade de os turistas espaciais viajarem em uma nave adicional preparada especialmente para eles. Ainda veremos”, acrescentou.

Fonte: Último Segundo

26 Comentários

  1. ”Com fim dos ônibus espaciais dos EUA, Rússia lidera corrida”

    Será que um dia houve liderança de alguma dessas duas nações? Eu diria que houve um empate,os EUA tinham mais cobertura da mídia ,enquanto pouco se falava da Rússia,que chegou a criar até ônibus espaciais,além da estação Mir, das na naves Volstok,Soyus,os 1º ser terrestre no espaço,1ºcosmonauta, o Sputinik, 1º satélite artificial,etc.
    Os EUA estiveram na lua (embora existam dúvidas), e criam vários programas como o Apolo, Skaylab,etc,mas é difícil comparar os avanços ocorridos, cada um tem seu valor!

  2. na minha opiniao, a ISS tem capacidade de ficar funcional no minimo, ate 2030, podendo ser modificada para receber astronautas-cosmonautas-taikonautas, e suas naves, antes ou depois de ir para a lua, ou para marte.
    e, caso isto nao ocorra, ela ainda pode sim continuar funcional ate 2030, somente como grande pesquisadora.
    sobre a soyuz, foi oq eu disse, a ‘nova soyuz’, a PTK NP podendo levar de 4 a 6 passageiros.
    e bem, se os onibus espaciais, nao haveria a ISS como conhecemos, sem soyuz, nao há exitencia da ISS custo/beneficio. bom, sorte aos futuros programas espaciais. abraços.

  3. Lidera por pouco tempo.
    Não estamos levando em conta a iniciativa privada americana. O bilionario da internet Elon Musk já mandou um foguetão para o espaço e está desenvolvendo naves reutilizaves que nos levarão a Marte inclusive. E sua empresa, a SpaceX, já foi contratada pela Nasa para fazer os proximos lançamentos.

    Em breve muitas outras empresas americanas entrarão na “briga”, os custos cairam e inovações vão brotar de todos os lados. Nada como o bom e velho capitalismo liberal para fazer avançar a ciência.

  4. César Pereira continuo a esboçar um sorriso quando alguém ainda diz que tem duvidas que o homem ainda não foi á lua, isto depois de rir ás gargalhadas em posts que foram feitos no passado.
    Qualquer um dos feitos russos no passado foram divulgado nos mídia e bem noticiados por muitos meios dos EUA , principalmente todos os que fez referencia e na altura que o feito existiu, ou melhor depois da “união Soviética” deixar o mundo saber do seu feito pois tinha corrido bem, quando ao contrario seria escondido, muita da informação não passou por culpa da própria URSS, que mantêm hoje em dia uma postura parecida em tudo que está a desenvolver e quando corre mal tentam esconder a informação, ou alguém é tolo e pensa que por exemplo o PAK T-50 está a ser desenvolvido sem qualquer problema e tudo corre ás mil maravilhas?
    Voltando ao ponto principal para mim a Rússia teve a dianteira em muitos aspetos da exploração espacial, perdeu em alguns pontos sendo o principal a ida á Lua, que mesmo assim nem lá chegaram. Muito se pode especular, uns dizem ser por indefinições internas outros por falta de capacidade técnica.
    O PTK NP como faz referencia o tassio Bruno é a conitnuação da exploração desse meio por parte dos russos, por sua vez e não esquecer que a Nasa já está em fase adiantada de desenvolvimento da ORION, se tudo correr bem e como previsto essa dianteira que está no texto será curta, só depois da PTK NP estará na lado e a lutar com os mesmo argumentos.
    Sds

  5. Continue esboçando seu sorriso Karlus 73, mas quanto a fato não há argumento, esta estória de ida a lua é prá ri mesmo, não existe prova, a montagem foi discarada e além disso o feito não é repetido hoje que a tecnologia é extremamente superior, só para comparação, qual é a melhor maneira de explorar o espaço profundo, partindo da terra, da ISS ou da lua que praticamente não tem gravidade, poderíamos montar uma grande estação com oxigênio e combustíveis? certamente a resposta é a lua, então por quê não fazem? o que tá faltando? talvez os EUA devam reativar as Apolos, pois são as únicas que podem fazer esse feito.kkkkkkk

  6. Vou dar uma sugestão, deveriam mandar uma sonda destas que mapeiam os planetas do sistema solar para fazer umas fotos dos equipamentos americanos deixados na lua, se mapeiam as luas de saturno poderiam fazer o mesmo na lua terrestre , por quê não fazem? Tão pertinho.

  7. É meu caro karlus73,dúvidas sempre existirão,e é até salutar que elas existam!
    O importante agora é que o espaço esta cada dia mais democrático, já temos cosmonautas,astronautas,taikonautas e em breve poderemos ter até persianautas,com o Irã mandando seus homens ao espaço ! isso sem contar a Índia e seus avanços na área espacial !
    SERÁ MESMO O ESPAÇO A FRONTEIRA FINAL ? ALGUÉM DUVIDA?
    Sds !

  8. Pessoal, esses foguetes já estão obsoletos. Eu tenho um novo veículo espacial em mente do tipo Disco-voador. Só está me faltando um laboratório para realizar testes e montar protótipos em escala.
    Se a NASA quiser me contratar por 1 ano, vamos realizar maravilhas.
    No Brasil, não tenho a mínima esperança, pois a mentalidade aqui é anti-pesquisa, anti-criatividade e anti-intuição.

  9. li em uma materia que os russo estao fazendo una nave movida a energia nuclear, mas se o EUA estao ruim de dinheiro para bancar essas super viagens imagine a russia.

  10. Silva, há várias alternativas. Eu tenho 4 em mente, e não é por fissão nuclear.
    1) Fusão nuclear;
    2) Antigravidade;
    3) Campo de Energia;
    4) Emissão eletrônica.
    Está me faltando um laboratório pra realizar esses testes.

  11. Eu acredito que o Homem foi á Lua, alías até hoje nenhuma agencia oficial russa ou muito menos chinesa veio desmintir esse feito, a Rússia monitorizou a viagem da Apolo e sabe que lá chegaram. Ao contrário de pseudo investigadores que partem de suposições muitos deles para faturar uns trocos em lançamentos de livros e series de tv. Se fosse farsa os EUA já tinham sido desmascarados pela agencia aspacial russa. Por isso que vou continua a rir quando ouvir a falar que ainda há pessoal que acreditam que o homem nao foi á lua. Era o mesmo que eu dissesse que todos os feitos da antiga união soviética foram fabricados, neste ponto nínguem tem duvidas, porque será? Só quando houver alguém credível que prove ao contrário vou mudar de opinião.

  12. THE X-FILES:I WANT TO BELIEVE
    .
    .
    Senhores: Karlos 73,Alexandre e Cesar pereira,
    .
    .
    Eu não pude deixar de ler as suas considerações sobre o tema abordado pois elas são interessantes, e confesso aos senhores que tal tema nos leva a diversas hipóteses interessantes também.
    .
    Eu lei muitas estórias/Histórias que de vez em quanto, falam sobre o homem na lua;nas teorias da conspiração existem muitas vertentes de pessoas que se posicionam sobre o fato do homem ir a lua ou não.
    .
    Alias um delas, falam que a NASA,deliberadamente fraudou/forjou fatos e fotos para esconder “coisas encontradas por lá”,lembrem que tal alunagem aconteceu na face oculta da lua para com a Terra.
    .
    Nos programas espaciais houve e haverá sempre “as idéias do outro mundo”,basta ver as pessoas que estavam envolvidas nesses programas,elas estavam envolvidas em temas nada ortodoxo como: seitas secretas,conspirações,arquivo X,….etc.
    .
    Más uma coisa eu sei,existe muito dinheiro nesta história dos programas espaciais,e ninguém simplesmente coloca tanto dinheiro em “conto da carochinha.”
    .
    Eu nunca vi anjos e nem demônios, ou fadas e bruxas, mas que lês existem…..?

    ( http://www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/id654.htm )

  13. @Toninhex
    “Nada como o bom e velho capitalismo liberal para fazer avançar a ciência.

    Que conclusão esdruxúla é esta? As agências espaciais dos EUA e RÚSSIA são totalmente apoiados pelo governo! E foram de onde surgiram os verdadeiros avanços!

  14. É Lucena , eu tb acho que eles encontraram coisas que não podeiam ser divulgadas no lado oculto da lua, aliás , por quê não pousaram no lado claro? não seria mais fácil com a luz? O que eles encontraram certamente foram os TRANSFORMES.kkkkk

  15. Esta suposta viagem aconteceu em 1967, ou seja, há 44 anos, nesta época a china só mandava pro espaço balões com a cara de dragão, acho que nem agencia espacial tinha, e a Rússia só tinha tecnologia para monitorar nossa atmosfera, então aconteceu o segunite, os yanques disseram que foram e os russos calaram para não dizer que não sabiam monitorar uma viagem dessas, simples assim, o sujo fiscalizando o mal lavado.

  16. O espaço fora de nossa atmosfera é um ambiente inóspito, a radiação solar não é filtrada e causaria danos terríveis aos equipamentos e aos astronautas, a colisão de um asteroíde do tamanho de uma bola de gude simplesmente destruiria a nave, se fosse tão simples o onibus espacial teria feito várias viagens para lá sem problemas, pois tem um compartimento de carga de 30toneladas que poderia armazenar mais combustíveis, oxigènio e alimentos, fora a tecnologia atual, daria para ir e voltar tranquilamente, por quê não foram?

  17. Caro Alexandre a viagem teria acontecido em 1969,você se enganou de data,mas me fez lembrar de um discurso do presidente Kennedy em 1961 em que ele afirmava, tão logo os russos davam a notícia de que tinham enviado com sucesso um homem ao espaço ,que o governo dos EUA enviariam homens a lua e os trariam são e salvos !
    Imagine eles teriam apenas oito anos para realizar o feito,caso desse errado teriam mesmo que criar um teatro dando a entender que foram !
    ESSE ASSUNTO GERA MUITA POLÊMICA ASSIM COMO A RECENTE MORTE DE BIN LADEN CUJO CORPO NINGUÉM VIU !
    QUERIA SUGERIR AO SITE QUE FIZESSE UMA MATÉRIA SOBRE AS MAIORES DÚVIDAS SOBRE ESSA VIAGEM PARA MELHOR DEBATERMOS !

  18. pra mim essa viagem dos EUA foi uma grande mentira uma propaganda de guerra fria estavam pedendo lala essa MER…
    pra mostra pro povo que nao estavam por baixa

  19. se eles pudessem viajar naquele epoca com pouco tecnologia muito pouca comparado a hoje tem salto tecnologico a cada 2 ano ja se passaram 42 anos, por que tanta dificuldade de manter um onibus espacial, porque a columbia explodiu, porque nao foram marte e venus jupiter etc, se viajarm em 1969 hoje poderia ter turismo na lua.

  20. o Russos ficaram quietos sobre essa viajem de faz de conta por cautela, por retaliçoes dos EUA, sabendo de algum podre deles ia falr mal tambem, sem fala que vai fala que o governo mentiu la nos EUA e vc vai ver a democracia do TIAM SAM seu lombo bem duido.

  21. Estou cético mas, contudo, propenso a acreditar. No entanto, não posso afirmar que os americanos de fato pisaram na Lua. O fato é que os soviéticos não desmentiram os Eua sobre isso por cumplicidade e conveniência mas é verdade, também, que eles nunca disseram que os americanos foram, pousaram e pisaram lá. Tirem suas conclusões sobre quem era mas avançado nessa corrida. Antes da suposta viajem da Apolo 11, uma nave não tripulada soviética (Luna 5) já estivera por lá cerca de 6 meses antes e trouxe rochas e fragmentos do sólo lunar.

  22. o brasil so manda toda ah populaçao para o espaço com impostos abusivos e leis de merda que benefecia aos politicos corruptos

Comentários não permitidos.