Ataque de hackers põe OTAN em alerta

AP e Reuters

Ciberativistas anunciaram ontem ter invadido o sistema de dados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e roubado “vários” documentos secretos da aliança militar – ao todo, 1 gigabyte em arquivos de texto.

Vinculados ao grupo conhecido como “Anonymous”, os hackers disseram que seria “irresponsável” divulgar todo o material sem uma análise prévia. Mas, para provar a veracidade das declarações, liberaram no Twitter um relatório secreto da OTAN sobre terceirização de funcionários. Os ciberativistas prometem agora começar a soltar na internet os dados roubados no ataque.

A OTAN não comentou publicamente a invasão. Mas, nos bastidores, funcionários da organização afirmavam ontem que o caso está sendo analisado com cuidado por especialistas.

“Condenamos fortemente qualquer vazamento de documentos secretos, que podem levar a ameaças à segurança da Otan, de seus aliados e de cidadãos”, disse uma fonte em condição de anonimato à agência Associated Press.

Em sua conta do Twitter, o Anonymous provocou a mais poderosa aliança militar do mundo. “Oi, OTAN.  Sim, temos mais dados deliciosos de vocês”, disse o grupo no microblog, após divulgar um relatório que provaria a invasão.

Uribe na mira. O Anonymous é um grupo simpático ao WikiLeaks, que também atua contra a restrição da informação. Seis ativistas já atacaram empresas e instituições de governos ao redor do mundo.

O grupo diz, por exemplo, ter sido o responsável pela queda, em dezembro, nos serviços das empresas de cartão de crédito Visa e MasterCard e do sistema de pagamento online PayPal depois que as companhias vetaram o uso de seus serviços para doações ao WikiLeaks.

No início da semana, o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe teve sua conta invadida no Twitter invadida por hackers que diziam integrar uma “filial” do Anonymous na Colômbia.

Marcado como “secreto”, o relatório da Otan distribuído ontem pelo grupo data de julho de 2007. Sem nenhuma revelação polêmica, o documento trata apenas da contratação de empresas privadas de comunicação pela aliança militar atlântica.

Fonte: Itamaraty

6 Comentários

  1. Visa e Mastercard hein? Os geradores de inflação, extorsão, agiotagem, monopólios e etc!
    Pensem antes de dar o seu dinheiro para esses babacas! Se precisarem usem cartões de crédito de outras “bandeiras” como Hipercard que tem bandeira própria e parem de dar grana para quem apenas quer te manter como escravo. Nunca atrasem o pagamento, nunca paguem apenas o mínimo e sempre pague o total da fatura.
    Prefira dinheiro e exija descontos pois eles abocanham mais de 5% de tudo que você compra pra ganhar 1 ponto a cada DOLLAR gasto sendo que apenas 5% do que você compra é convertido em pontos e APENAS SE você pagar uma taxa mensal para participar do programa, fora anuidade.
    Comprar com cartão não é pagar a vista embora os vendidos do nosso país assim queiram.
    Você paga 1000 o comerciante lucra 350 e o banco ganha 150 de graça sem ter construído nada, fora o aluguel das maquininhas, as tarifas das contas para recebimento do dinheiro que só chega depois de 30 dias! Simplesmente porque tem gente que acha que pagar em 40 dias vai fazer alguma diferença do que pagar n hora e com desconto justo, sendo que teria que pagar de qualquer jeito. Se pessoa não tivesse o dinheiro não levava a mercadoria mas, se você não tiver dinheiro na hora de pagar sua fatura aí vem:
    MULTA de 2% sobre o valor total devido + JUROS de mora de 1% AM sobre o valor total devido + taxa de financiamento que chega até 19,99% AM também sobre o valor devido + IOF sobre valor único do total da fatura de 0,38% + IOF valor da fatura e tempo de atraso, de 0,0041% AD.
    Para piorar eles ainda acham que tem o direito de aumentar suas taxas de se considerarem que você oferece mais “risco” para eles mesmo depois de você ter feito a compra, ou se estiver no meio do pagamento de um parcelamento, ou seja, você compra um produto em 6 vezes e depois de 3 meses o vendedor te liga e dizendo que resolveu aumentar o valor do produto e que você terá que pagar. E VOCÊ É OBRIGADO A PAGAR PELO SEU PRÓPRIO GOVERNO QUE NÃO TE PROTEGE CONTRA COAÇÕES COMO SPC/SERASA E AINDA PERITE QUE OUTRAS EMPRESAS “COMPREM” SUA DÍVIDA ou seja AGIOTAGEM!
    Diga quem te persegues e te direi quem és!
    INFORMAÇÃO NÃO TEM PREÇO!

  2. Eh né la e nos EUA rapinaram informações importantes rsrs rsrs Aqui foram bonzinhos e patriotas,apenas queriam expor a indignação por falta de investimento e mostrarem falhas.Não sei onde estão o melhores espiões Cyberneticos na area de defesa mas creio que seja na China pois eles obtiveram um avanço estraordinario atravez desta modalidade de espionagem que aqui ainda continuamos qualificando como simples pratica de crime.Não tratam IA e do Pentagono mas os demais são bandidos rsrs rsrs Ate o FBI tem programa proprio de invasão cybernetica rsrs rsrs

  3. A Otan já foi rackeada, apenas ñ diz nada,+ vai ocorrer outra x, nem os iankSS escaparam assim como vai ocorrer atake aos judeuSS ,Rússia e a toda poderosa Chinaificuldades > nesse atake aos Sinos está na compreensão dos seus ideogramas, a lngua por pouco tempo. Que o BRASIL se cuide ainda ñ acabou a brincadeira deles…Quem viver verá.

  4. eu tenho a soluçao vamos voltar a usar datilografos papel, lapis para arquivo tudo de secreto, e usa telefone sem fio e pronta quero ver quem vai hackear rsrsrsr

Comentários não permitidos.