Por Caxemira, Paquistão pagava lobby nos EUA

O FBI, serviço secreto americano, revelou que agentes de inteligência paquistaneses financiavam campanhas políticas nos Estados Unidos em troca do incentivo americano contra a Índia na questão da Caxemira – cujo controle do território é disputado pelos dois países.

De acordo com a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira 21, o FBI entregou na terça-feira 19 um dossiê à Justiça americana com detalhes sobre a investigação e prendeu Syed Gulam Nabi Fai, 62, diretor do Conselho Americano da Caxemira. O outro cidadão americano envolvido é Zaheer Ahmad, 63. Ambos são responsáveis pelo conselho, uma entidade dedicada ao lobby em defesa da independência da Caxemira. Eles podem pegar até cinco anos de prisão, de acordo com o site do jornal New York Daily News. Mais 18 pessoas estão com ordem de prisão decretada.

Governos estrangeiros são proibidos de fazer contribuições para campanhas EUA e qualquer um que trabalha em favor de um governo estrangeiro deve se registrar com o Departamento de Justiça dos EUA.

Fai, o seu grupo sem fins lucrativos, e Ahmad nunca registraram que eles estavam trabalhando para o governo paquistanês, as autoridades dos EUA.

De acordo com a documentação preparada pelo FBI, o Conselho Americano da Caxenira vem sendo financiando desde 1990.

Fonte: Carta Capital

8 Comentários

  1. Muito provavelmente a inteligencia estadunidense já tinha ciência destes fatos a muito tempo.

    .
    Está com cheiro de retaliação, recentemente o Paquistão restringiu os acordos que permitiam a presença e livre movimentação de agentes e instrutores militares do EUA no Paquistão.
    .
    O fato de isto vir a tona agora só prova que as relações entre EUA e Paquistão estão se deteriorando cada vez mais.

  2. É difícil visualizar um politico americano trabalhando para outros governos, faz pensar o que acontece no nosso país.

  3. AOS POLÍTICOS AMERICANOS
    Santa hipocresia
    .
    .
    E depois eles(os americanos), falam da corrupção brasileiras,e tem gente aqui que morre jurando que isso não é corrupção_Rss….

  4. Provaram do próprio veneno, afinal impõem a democracia em países subdesenvolvidos para depois manipulá-los com o poder financeiro, mas desta vez foram vítimas do mesmo artifício ….

Comentários não permitidos.