O “Dream Chaser” da Sierra Nevada: Um futuro vaivém privado norte-americano

Com o fim do Space Shuttle, os EUA vão deixar de operar um vaivém espacial. Ou não. Com efeito, uma empresa norte-americana, a Sierra Nevada Corporation está a trabalhar no “Dream Chaser”, um avião espacial concebido para alugar viagens orbitais até à Estação Espacial Internacional (ISS) à NASA.

O “Dream Chaser” assemelha-se a um dos descontinuados Space Shuttles, mas menor. De facto, a sua concepção deriva diretamente do HL-20, um projeto de um avião espacial da NASA elaborado na década de oitenta.

O projeto HL-20 resultou de fotografias captadas por avião de reconhecimento australiano que em 1982 captou imagens de um modelo à escala de um avião espacial sendo recolhido por um navio soviético no Oceano Índico. O aparelho era o BOR-4, um veículo criado para testar a aerodinâmica da reentrada e a proteção térmica do maior, Buran. A partir da sua forma, a NASA elaborou um modelo de madeira que seria a base do HL-20, que a agência, contudo, abandonaria mais tarde ao concentrar os seus recursos e esforços no programa Space Shuttle.

O primeiro anúncio público do Dream Chaser data de 2004 tendo sido então avaliados vários conceitos alternativos, tendo por fim prevalecido o do HL-20, graças a todo o trabalho de testes e desenvolvimento já realizados na década de 80.

Em abril de 2011, a NASA entregou à Sierra Nevada 80 milhões de dólares para que esta empresa prosseguisse o trabalho no Dream Chaser, no âmbito do programa privado de envio de cargas e tripulações à ISS “Commercial Crew Development” (CCDev) dando assim um importante voto de confiança ao projeto.

A Sierra Nevada construiu um modelo à escala real do Dream Chaser e vai largá-lo na atmosfera em 2012, estando o primeiro teste suborbital previsto para 2013 e o primeiro teste orbital para 2014. Só então se saberá se além das mais convencionais cápsulas Dragon da SpaceX, os EUA continuarão a ter um avião espacial transportando os seus próprios astronautas para a ISS, logo que termine o humilhante interregno que representa levar os astronautas americanos (pagando bilhete) até à ISS em cápsulas russas Soyuz.

Fonte: Fonte: Quintus

10 Comentários

  1. perfeito. a noticia parece ser essa msm.
    e so para continuar um poko, o bor-4 parece ter sido feito, acreditem s quiser, pela mig.
    existem sites na net — ingles, sites russos, especializados — q dao conta do fato.
    abraços ao PB.

  2. .
    Fruto da espionagem Yankee na União Soviética, ja tratado aqui no Blog.
    .
    E Repito o que disse a respeito:
    .
    “Acho normal que uns copiem dos outros, foi sempre assim em toda a historia da humanidade, e pra isso que existe a repartição técnico-industrial em todos os serviços secretos do mundo, isso é normal, não quer dizer nada de “Ideológico”!!
    .
    Os caras mesmo admitem ser fruto de engenharia reversa, como não dizem por completo como fizeram, e nem vão dizer, mas os Yankees mesmo admitem que isso é fruto de espionagem, não sei onde está o problema… ou será que é o colega que não quer admitir, pois vê a coisa com viés ideológico onde os USA são os “fódias” e não fazem essas coisas pois não precisarem, inventam o que querem e basta, são os outros que devem correr atras dos deuses da engenharia???
    .
    Interessante a crença na propaganda se isso for verdade…
    .
    Relaxa Bosco velho, o mundo e todos os povos deste insignificante planeta são a mesma coisa, so que alguns mentem mais que os outros, e outros acreditam mais que os outros!!
    .
    Quanto as ideologias “Iluministas” como o humanismo, justiça igual para todos e liberdades civis intocáveis, nem Russia, nem China, mas nem mesmo os USA podem ser considerados como paladinos… so que China e Russia mentem menos a respeito disso, quanto aos USA querem ser a imagem disso, o que é uma mentira clara para todos!!
    .
    Pra dizer como vejo isso ai digo somente que nenhum povo da humanidade atual poderia se considerar ou ter moral o bastante para encarnar a imagem destes ideais ai… por enquanto é utopia e retórica ideológica da propaganda!!
    .
    E me incomoda que o Brasil não tenha feito engenharia reversa em nada disso ai, e em quase nada direi!!
    .
    Valeu!!”

  3. concordo contigo francorp. a copia faz parte da vida. s deu a mesma coisa quando um f-117 derrubado. engenharia reversa hj, e sempre — é so lembrar do tu-4, copia exata do b-29.
    acho q a unica coisa realmente interessante, é pq a maioria das pessoas acham q os usa sao potencias e tudo, e somente eles sabem fazer. ai sim, acho lindo no mundo globalizado, q msm o pessoal do dream chaser, admita, e diga abertamente q se trata de ER.
    acho q o brasil nao faz ER, mas por legado positivista — a filosofia mesmo. é so lembrar q o patrono da aviação Santos Dummont, simplesmente nunca panteiou nenhum, eu disse, nenhum de seus inventos. entre eles estao o hangar, o portao de correr, o relogio de pulso. é so olhar hj, q muitos de nossos cientistas simplesmente deixaram de ganhar seu dinheiro merecido — um caso classico, é um do cientista-medico brasileiro, q infelizmente, deixou de ganhar muito dinheiro com a patente do captopril, se nao m fala a memoria.
    falta so, q os nossos pesquisadores entendam q é preciso lutar pelas sim pelas suas patentes.
    sobre a ER, acredita q ate eu fico com o pé atras? rs.
    abraços.

  4. pra termniar, bom, de fato, hj nenhum nação é um modelo iluminista para nenhuma outra, infelizmente.
    sobre isso, eu tenho algumas teorias…bom, nao custa nada falar um pouco de uma.
    acredito q cada nação tem seu legado, e convive melhor com ele, quando retorna ao q foi, na sua melhor epoca. um exemplo, aq no Brasil. nossa republica, como dito acima, foi fundada em cima do molde positivista, de progresso, ordem e tudo isso. hj parece balela, mas na verdade o positivismo é uma filosofia quase sem balelas. bem pratica, pautada na ciencia, no avanço social, q é progresso natural das coisas. hj falar de avanço social é risivel, mas, propiciando boas condições de vida, saude, educação, dificilmente o nosso sentimento “corrupto” de ser brasileiro continuaria. corrupto no sentido alto mesmo, no sentido “malandro de ser”. como citado acima, aonde Santos Dummont era malandro? em q lugar vc v uma malandragem brasileira?
    tudo isto, q é parte cultural, com o tempo seria subsumido. o mesmo digo, de qualquer outra nação. A frança q tem sua origem pauta nos celtas, os eua nos aborigenes, puritanos, negros e iluministas.
    se cada nação simplesmente segue-se como ela nasceu no seu melhor, em cada ato, viveria bem dentro de si.
    agora, fora de si, ou seja, para outras nações, já nao sei. como disse, essa é so uma teoria minha mesmo, nao tenho a precisao d estar certo ou errado.
    mas, como pode-se ver, creio no progresso, e por mais q demore ou q a humanidade tenha q passar por um processo dificil de morte-renascimento, talvez nao, creio q a coisa va sim melhorar. Abraços.

  5. o bor-4 foi feito, era o demonstrador de tecnologia do buran..se o buran foi um sucesso (apesar de caro de mais para a realidade da CCCP na epoca) foi por que o bor-4 foi um sucesso.

  6. feeh, exato, o bor-4 foi um otimo testador, voou com sucesso. digo isso pelos videos apenas. agora, as informações s ele era do buran ou nao, ou tbm, sao meio desincontradas. antes do buran, a urss planejou diversas aeronaves orbitais. como o spiral orbital, tinha uma nave para so um ou dois passageiros, foram inumeras ideias.
    de certo so msm o bor-4 e o buran. abraços!

  7. .
    .
    ———————-
    hj nenhum nação é um modelo iluminista para nenhuma outra, infelizmente.
    ———————-
    .
    Perfeito, e concordo com outras afirmações tuas à respeito…
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.