Chavismo ‘perdeu’ do lulismo e declina, diz ‘Economist’

O modelo de governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, está em “declínio terminal”, pelo menos fora da Venezuela, opina a revista Economist em reportagem desta quinta-feira que traça comparações entre a eficiência do chavismo e do lulismo.

“Em seu auge, cinco anos atrás, Chávez projetou sua ‘revolução bolivariana’, uma poção que mistura socialismo autoritário e populismo, como uma força continental. Não apenas Chávez usou o toque popular de um comunicador nato, como também estava armado de um aparente suprimento ilimitado de petróleo”, diz o texto.

“Hoje, o resto da América do Sul desfruta de crescimento econômico forte, mas a Venezuela está apenas emergindo de dois anos de recessão. (…) O dinheiro do petróleo está em queda, e cortes de energia são endêmicos. No que diz respeito a reduzir a pobreza, outros países superaram a Venezuela. O exemplo mais notável é o do Brasil.”

A Economist defende que políticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mesclaram “estabilidade econômica, investimentos privados e programas sociais que se tornaram moda na região”.

Como exemplo de êxito do “modelo lulista” em relação ao chavista a revista cita o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, que, há cinco anos, fazia campanha como um aliado de Chávez.

Porém, na campanha eleitoral vitoriosa deste ano, Humala tentou se distanciar do presidente venezuelano e se aproximar do modelo brasileiro.

A Economist ressalta, em contrapartida, que a abordagem lulista tem “limites”. “A escala e o escopo do governo brasileiro continuam a crescer de formas que não necessariamente beneficiarão os mais pobres. A política fiscal de Lula contribuiu para o superaquecimento da economia.”

A reportagem conclui que o modelo chavista pode manter sua base de apoio na Venezuela, mas opina que “a onda da história latino-americana se virou contra Chávez”.

Fonte: BBC Brasil

45 Comentários

  1. Podem falar o que for. Por mais defeito que Lula e o seu governo pode ter tido… Ele foi o responsavel pelo renascimento do Brasil.
    .
    Se chance perdida matasse, FHC estária Morto. Ele foi o maior oportunista, pegou muita coisa de bandeja e deixou tudo descer pelo ralo… e ainda se acha o “Cara”.

  2. Quer dizer que o Lula foi o responsavel pelo renascimento do Brasil né mesmo e tudo o que foi feito antes dele possibilitanto alicerce foi esquecido ou melhor,não reconhecido né E jamais nos esqueçamos tambem de COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE ´PAIS TANTO SE ROUBOU né e que tambem COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS SE FEZ VISTA GROSSA COM ILICITOS TRANSNACIONAIS chegando ate mesmo priorizar-se custeio das Ratazanas externas e mentiras e enganações para iludir os simples que continuam desassistidos e cada vez mais abandonados.Ou sera que todos os famintos recebem cestas basicas e todos os que vivem na treva da escuridão teem luz para todos?Não me venham com demagogia pois tudo continua como era antes do Brasil ser descoberto pelo grande navegador Lula.Brasileiros morrem de fome no maior produtor de grãos e generos.Brasileiros morrem nas portas de hospitais federais,estaduais e municipais.A educação nunca esteve a niveis tão pessimos.Segurança publica zero.E jamais nos esqueçamos tambem da artimanha covarde que chegou mesmo ate a unir a entreguista esquerda,a elite GDA e midia PIG com manipulação de programas,jornais,novelas para se implantarem por lei O KIT GAY para degenerar nossa sociedade,nossa juventude,transformando conceitos,padrões do carater dos Brasileiros.Boiolizar o povo e liberar a maconha fica mais facil de manipularem e entorpecerem a razão popular.Toda essa covardia foi deposta sem tiros,sem bombas,sem manifestações violentas,atravez da indignação do povo que uniu lideranças religiosas e deu um basta nisso tudo.Lulas,FHCs são todos trairas e vendidos.Politicos apenas querem roubar e são todos espias extrangeiros pois se não fazem o jogo não teem sustento do patrão Yankee e governabilidade neste sistema vicioso e traidor.A pira esta acessa e a depuração é a consequencia inevitavel da causa vendida.

  3. E dizem que nossos vizinho tem medo do Brasil…..aff…coisa que os USA querem que aconteça….aí ficam inventando estórias e lançando na mídia….um péssimo trabalho de sabotagem…

  4. Em primeiro lugar a Venezuela sofre do mal do petróleo, ficou dependente da venda dele e não investiu em mais nada, nem agricultura, nem indústria, nada. Importa tudo que precisa.
    Só que as coisas estão diferentes, tudo está caro, ainda que o petróleo também.
    Fernando Gabeira está trabalhando no Estadão, e dando uma entrevista meses atrás ,ele afirmou que a Venezulea tem tudo para explodir em uma revolução, por que o estopim principal está aceso : caristia + fome.
    O problemqa não é o Chaves , mas gerações inteiras de governos incopetentes e corruptos que se comportaram como barões do petróleo esquecendo do futuro.
    Aliás países desenvolvidos fizeram isso e agora mergulham em profunda crise. Portanto o Economist , olhe para o próprio pé, se conseguir, porque a barriga tá grande.

  5. 1maluquinho
    Eu Vivi o governo Sarny e o de todos os outros Presidentes.
    Nunca irei desmerecer as coisa boa dos outros.
    .
    Mas só os tolos ou bitolados não consegue reconhecer que o governo Lula foi melhor que seus antecessores.
    .
    E demagogia é acreditar que ele Lula, pegou a casa arrumada com tudo prontinho pra fazer um bom governo, etc…
    Você fala em corrupição!!! antes era MUITO PIOR. Hoje a midia denúncia ao inves de sempre incobrir, pois seus donos não estão mais no poder como estavam no passado.
    .
    Eu não via a Globo a Manchete e outras denunciando, o que eu via era elas fazendo vista grossa.
    .
    Você não reconhecer que Lula foi melhor porque isso deve doer, assim como doi na Pseudo “elite”.
    .
    Hoje eu posso ter um carro que só um maraja tinha.
    Hoje eu posso financiar um AP ao lado de um maraja.
    Hoje eu posso voar de avião ao lado de um maraja.
    Hoje eu posso ate vestir as mesmas roupas que um maraja veste.
    .
    LULA ME TIROU DA M****. Fiz um curso técnico em uma federal arranjei um emprego melhor, Hoje faço Física, amanha terei outro emprego ainda melhor.
    Antes de Lula eu não podia nem sonhar em estudar, era só trabalho e trabalho…
    .
    1maluquinho, LULA É O “CARA”.

  6. Primeiro quero parabenizar ao Blog pelo seu retorno,segundo fazer uma observação,Rafael-JF concordo plenamente com vc,Lula é um dos três grande Presidentes desse país,ficam atrás apenas do Getúlio e JK,esse ódio do PIG não tem nada haver com ideoligia,mas sim a enorme distribuição da verba publicitária do governo Lula,no Governo FHC a verba era repartida por 500 grupos de Comunicação sendo os Expoentes do Pig com mais da Metade,no Governo Lula passou de 500 para mais de 8000 grupos e veiculos de comunicação,o Governo Lula salvou um grande canal de tv do país de entrar em concordata,basta as pessoas procurarem,esses grupos do PIG nada tem haver com ideologia,liberdade de imprensa,tolos muitos desses grupos apoiaram a ditadura e alguns segundo relatos emprestava veículos para os agentes da repressão,Lula fez muito pelo país,a diferença é a seguinte se o FHC faz algo esse algo é elevado a milesima potencia,já o lula é depreciado,basta ver no anuncio de um portal no qual se colocou o anuncio do submarino brasileiro no meio da página,e já as tramas da novela das 8 em um lugar de destaque,se a Dilma voltar a concentrar a verba publicitária nos grandes do PIG ela vai ser mais idolatrada que o FHC.
    Mas voltando ao assunto,o Lulismo é um movimento forte na AL,o ex-presidente Eduardo Dualde da argentina é talvez o maior admirador de Lula na América do Sul,o Chavez não faz meu estilo mas respeito o que ele fez pelo seu povo,e tb merece o nosso respeito pois a Venezuela é um país soberano,um bom vizinho,o terceiro maior parceiro da América do SUL,só mesmo o PIG que quer agradar aos seus chefes de fora fazem essa campanha de destruição da figura do Chavez,agora que o Lulismo é um movimento organizado com bases modernas de desenvolvimento e visão de mundo bem estruturada isso é.basta ver uma das declarações do Lula sobre a Crise americana,ele disse:
    Transformaram a Economia Americana num imenso Casino”

    Para ver que ele está certo basta ir a uma locadora e pegar o filme trabalho interdo (Inside Job),e vc vai ver que isso é uma verdade.

  7. Quanto ao post em si, extraído de comentários lá do site do Nassif:
    ——————–
    Comparações são úteis para entender e poder escolher melhor o modelo que mais tende a dar certo.
    .
    No entanto, o modelo que está em decadência é o europeu… e a mídia inglesa então, nem se fala.
    .
    E a materia tem forte víes político/ideológico,
    querem que acreditemos que Chávez é péssimo e Lula é um mal menor, mas o paraíso ainda é o neoliberalismo…
    .
    Como hoje em dia esse absurdo é evidente, dizem isso pelo avesso, pela agenda negativa, focando no que há ou haveria de ruim nas alternativas, como se alguém tivesse afirmado que esses modelos são perfeitos.

  8. RAFAEL aprenda a reconhecer tambem que o Lula encontrou possibilidades para implantar suas ideias.Queria ver ele ter de tirar o coelho da cartola e começar do zero como estariamos.Não se iluda meu amigo.O PIB que vivem exibindo nas midias é composto de 45% de carga tributaria e o restante se subdivide em consumo e mercado interno e exportação de materias primarias.Basta que o consumo caia para que desmorone tudo.O governo FHC vendeu e entregou o Brasil mas o gover PT é ate agora o mais prostituido e corrupto que ja tivemos.Mas como sempre o povo é tolo pois na tolice do povo o mais importante é franquia de pão se ilude.Tenha a certesa meu amigo,se hoje somos o que somos não foi FDP nenhum que fez e sim o povo trabalhador que somos.O Brasileiro que desenvolve este pais e que o leva aos niveis que estamos apesar de nos roubarem e enganarem o tempo todo.Fazer vista grossa para esta coisas por uma simples cesta basica é o mesmo que dizermos para nós mesmos que os mais prostituidos somos nós o povo.Nem so de pão o Brasil precisa.Precisamos de justiça,de igualdade e isso nenhum governo ate hoje fez.

  9. O neo liberalismo é muito ruim para as nações e seus povos,inclusive da Europa e EUA, más continua sendo promovido e defendido com unhas e dentes como uma “panaceia universal da economia”.
    .
    Porque é excelente para os banqueiros e toda a elite do sistema financeiro especulativo mundial, que sendo os donos, ou financiadores das grandes empresas de mídia do ocidente, promovem esta constante campanha em favor de um sistema sem controles ou participação do estado, que permite que roubem mais e mais, em grande estilo…

  10. RTADEUR A Venezuela tem em grande quantidade um petroleo de baixa qualidade que ela não tem capacidade de processar e é processado por quem mais Hugo Chavez agride,os EUA.O que esta acontecendo la é o mesmo que querem fazer aqui.Um governo que vive buscando iludir o povo com slogans anti-imperialistas mas que depende do imperialista para sobreviver.Porque Hugo Chavez não manda seu petroleo ser processado em Cuba,Irã ou Russia?Porque esses paises não possuem a tecnologia necessaria para beneficiarem o petroleo Venezuelano.A refinaria que buscam em sociedade com o Brasil esta mais estrategicamente localizada para suprir as deficiencias de Hugo Chavedo que as do povo nordestino.E o pior que todo mundo esta cego e não encherga isso.

  11. 1maluquinho
    Em termo de corrupção e prostituição do nosso governo é algo de dar nojo… Nos temos uma cultura de aceitação que vem lá… de 1500. Mas aos poucos esta mudando.
    Eu não acho que o governo Lula foi o “mais” corrupto,
    Corrupção é muito mais que desvios e superfaturamento.
    É também os incontáveis atos de traição ao pais e nossas empresas que por muito pouco não sumiram todas,,,
    .
    Eu vi que Lula foi um presidente patriota
    Lula não fez apenas turismo no exterior, levou o Brasil em todas suas viagens tornando-o conhecido e participativo.
    Hoje o Brasil é convidado e até concorrido a participar de foruns, encontros, debates em todo o mundo…
    Motivado por “Razões Sociais”, Ao meu ver Lula poderia ter feito mais, mas pelo que fez, foi Muito Melhor que todos os outro…
    Lula virou uma celebridade. Elogiado mundo afora
    Muitos querem imitá-lo e ter tanto sucesso como ele.
    .
    Brasil Renasceu com Lula, hoje Brasil não é mais “o pais do Futuro”, somos o Brasil que todos querem como parceiro e amigo
    Coseguimos nosso reconhecimento e agora influenciamos positivamente outros países,

  12. eu tambem prefiro que falem dos modelos europeus em decadencia pois a venezuela estava com exercito esquecido e chaves reergueu no que foi possivel seu povo esta com ele ganharam alto estima ja sobre fernando henrique ele tentou acabar com o exercito com pretesto do brasil ser um pais pacifico nao tem nem comparaçao com o lula que pensa grande quanto a corrupçao o governo de sao paulo do mesmo partido que fernando henrique sempre bloqueia todas tentativas de cpi com isso nao aparece nada e o povo se ilude e acha que como nao aparece nenhuma acusaçao nao tem nada de podre pelo contrario sao paulo esta parado no tempo a locomotiva esta parada por esse governo estadual que pensa pequeno como fernado henrique

  13. L ula um grande presidente……..dilma…sera? talvez……Amigos..sejamos fortes e grandes assim como é o Brasil…..O Brasil precisa de nós agora mais do que nunca sejamos otimistas,,,,,……sds

  14. Para mim, Lula é o legítimo sucessor de Vargas. A ditadura somente aacabou quando FHC saiu da presidencia para o esquecimento eterno.

  15. Pois ta ai apesar de toda a Ratazanada em volta do Itamarati que é a mesma pois desta vez tivemos o inusitado fenomeno de vermos uma quadrilha descer a rampa dar meia volta e subir de novo apesar de reconhecer todo o carisma que envolve a figura de Lula e todo o repudio que envolve a pessoa da presidenta eu levo mais fé nela.Nunca tive duvidas que ele tem coragem e disposição e que é muito mais mulher do que muito macho pensa ser homem.Sempre se roubou,sempre se roubara,mas infelizmente o governo PT foi ate agora o que mais meteu a mão de forma descarada nos cofres publicos e isso é inegavel e injustificavel.A meu ver fica muito mais ridiculo e deploravel vermos aqueles que quando na clandestinidade e ne oposição apontavam e criticavam a todos os demais se dizendo solução ao descaso e a corrupção e quando se fazem situação semportam piores dos que os antecederam.Pra mim melhoria não se traduz em compras de armas.A Venezuela tem armas que jamais teve mas o povo vive com apagões,serviços deficitarios.Devemos reconhecer tudo de positivo independente da origem mas devemos tambem reconhecermos tudo de errado da mesma forma e vivermos enaltecendo esse ou aquele e esquecermos suas cagadas é sermos complacentes e ignorantes.Para um governo que sempre teve seu slogan focado na priorização da melhoria de vida do cidadão e na capacitação dos mesmos ate agora nada.Vou dizer que esse governo é bom quando não morrerem mais Brasileiros nas portas de hospitais por falta de atendimento ou pessima qualidade.Quando não existirem mais Brasileiros morrendo de fome no maior produtor de grãos.Essa é a maior de todas as covardias possiveis com o nosso povo.Sem falarmos de educação,segurança e etc e etc…Quando se justificam o fazer culpando os que os antecederam.Os ministerios são gabinetes de imcompetentes disputados por partidos.So querem garantirem espaços para darem prosseguimento a dinastia do favorecimento e da roubalheira de camaradas…GENERAL LEE meu amigo o otimista de hoje é o pessimista de amanhã.Para sermos vencedores devemos ser entusiasmados.O exemplo para uma sociedade deve se originar do estado e não como ocorre aqui onde a sociedade que tem de se fazer exemplo ao sistema.Chegara um momento que as coisas ficarão insuportaveis e neste evento não existira mais espaço para o dialogo somente para a depuração.

  16. O FHC só representou a classe dele e mais nada. E que classe é essa? Essa classe é a dos ricaços, que só valorizavam o que é de fora, são covardes e entreguistas, e endeusam tudo que é de 1° mundo. Já o Lula nunca trouxe desaforo pra casa e se colocou de igual pra igual com países ditos de 1° mundo! Lula é cara e ponto final!

  17. Duas desgraças que possuem a mesma mae,a unica diferença e´que no brasil ha uma classe mais robusta de empresarios e,uma maior classe media,se o nivel intelectual da populaçao fosse o mesmo da venezuela,o acefalo e a sua turma de saltimbancos iriam causar a mesma desgraça.A Dilma esta sendo esculachada porque esta tendo que corrigir algumas de varias bolas foras do otario!

  18. 1maluquinho
    Com todo o respeito, vc é no mínimo desinformado em afirmar que o Governo Lula foi o mais corrupto de nossa história.
    Irei elencar 5 pontos para reforçar isso:

    1º – Em 1º lugar nunca se investigou tanta corrupção, vide Polícia Federal e suas operações, algo raríssimo em outras épocas, antes não se investigava, jogava pra debaixo do tapete.

    2º – A mídia nunca foi tão parcial, tentando derrubar um governo a qualquer custo, antes fazia vista grossa, o golpismo da imprensa é algo terrível, foi visível a tomada de partido pela direita que esta mídia elitista teve na última eleição.

    3º – Agora se investiga, lembra-se do Geraldo Brindeiro do FHC? Que era Procurador Geral da República e ficou conhecido como “Engavetador” Geral da República, porque nada se investigava no governo FHC, tudo se arquivava.
    Nunca se teve tanta CPI, em outros governos dificilmente se aprovava uma CPI no Congresso.
    Ou vc acha que em SP não tem CPI porque não tem corrupção?
    Se engana se acha que sim, lá o Governo Paulista barra tudo, comprando deputados estaduais.

    4º – Corrupção existe nestas terras desde as Caravelas, achar que Lula inventou isso é desconhecer Collor, Sarney, FHC… entre vários Governos anteriores, que tiveram muitos escândalos, porém apagados na mídia.

    5º – Por fim, concordo que houve sim muita corrupção no Governo Lula, existe ainda no Governo Dilma e provavelmente ainda existirá por alguns governos.
    O que favorece isso é a chamada “base de sustentação”, alianças necessárias com PMDB, PR, PTB, PP… partidos que querem o “seu pedaço” no governo pra votar com o Governo.
    Não tem como se Governar sozinho e isso favorece a troca de favores, chantagem política mesmo. Vejo que a Dilma tem sido mais rígida, não aceitando este mal.
    Cabe a nós escolhermos, além de bons presidentes, bons parlamentares, deputados, senadores, que realmente sejam éticos.

    Saudações.

  19. Só lembrando que o molusco não tinha a formação de seus antecessores, oque pesou bastante em certas circunstâncias de seu governo. Eu não votei nele no 1° mandato e sim no 2°. Os derrotados resolveram pagar de honestos e jogar toda a mer… no ventilador em seu governo, como se não existisse corrupção antes do Molusco, até a globo embarcou nessa onda, falou algumas vezes até em impeachment, mas deram pra trás quando viram que a popularidade do molusco não caia. Perfeito ele não foi, mas que foi o melhor de todos antes dele não tem como negar, torço pra que a Dilma o supere!

  20. 1maluquinho, pode crer man ta maluquiho msm, se nao fosse o Lula o Brasil ainda esta na mao dos EUA e sendo cobrado suas dividas para ser pago com terras, no caso nossa base de alcantra… Lula para presidente e torcemos para Jobim ser colocado novamente no Gov. Lula para Min. de Defesa

  21. NEOCLIO mesmo com a midia vendida a FHC a Policia Federal fez das tripas coração com auxilio da Interpol e do proprio governo Americano que voce acusa de ser pró FHC para se provar algo relativo a desvio de dinheiro publico.Os indicios eram muitos e não se provou nada e sabe porque amiguinho porque politicos tanto de esquerda como de direita tem os rabos presos e as bundas sujas e se um cai começam a se delatarem e caem todos porque todos sabem de tudo.Creio que voce amigo precisa ser mais informado da realidade do jogo.Lembra do Roberto Jeferson,é mais ou menos a mesma coisa.Voces produzem seus posts sempre embassados em suas ideologias.Eu amiguinho não tenho ideologia nenhuma,defendo o que acredito ser bom e critico o que acredito ser ruim ao Brasil independente de origem e procedencia.Me diga qual governo tivemos mais prostituido e corrupto como o governo do PT.Eu votei toda a minha vida em Lula e militei ate por sua eleição.Ele foi o ultimo que me enganou.Nunca mais em minha vida voto em FDP nenhum.

  22. Consientizem-se de uma coisa.A opinião publica Brasileira esta dividida.O indice de abstenção foi elevado e sera mais elevado ainda na proxima eleição.A direita tem sua porcentagem de votos fiel.A esquerda não depende so dos votos dela e tambem dos descontentes.E sendo assim esta nas mãos da Dilma salvar a queda do PT.Lhes garanto que se hoje tivessemos o Lula certamente seria derrotado em 2014.Esta nas mãos dela a continuidade e não acho que seja viavel outra candidatura que não seja a dela.A bandida guerrilheira é a unica salvação do PT.Capacidade,inteligencia e coragem eu sei que ela tem,mas quem consegue conter os bandidos da quadrilha de sua coligação.O PT sempre foi um partido desorganizado e dividido dentro de si mesmo,sem consistencia e se não fosse o engrosso da esquerda nunca chegaria a lugar nenhum.

  23. rsrsrs A politica fiscal de Lula contribuiu para o crescimento.Tudo neste pais sempre se fez encima do acharcamento do salario do povo onde a arrecadação de altas cargas tributarias chega a quase ser 50% do PIB e ainda acham que devemos nos orgulharmos disso.

  24. 1maluquinho
    Se você esta tão insatisfeito assim, não jogue saus frustrações no Lula ou na Dilma não…
    .
    Eu não vi Lula DOAR 21Bilhoes de Reais ao banco de sua filha ou de amigos,,, Você viu ele fazer isso???
    Pois eu vi o FHC DOAR 21Bilhões de Reias aos Bancos de amigos e familiares.
    .
    Lula não deu dinheiro para os ricos, deu dinheiro os pobres… Eu não me incomodo com isso, Porque o dinheiro que ele da aos pobres, volta pra economia no dia seguinte…
    Nuito diferente de dar dinheiro aos Ricos que só ficam juntando e enriquecendo.
    .
    Corrupção não é só desvio de verbas, vai muito alem disso.
    Sarny e FHC são os mestres dos mestres. O que tenteu se igualar a eles foi derrubado pela midia dos mesmos.
    .
    1maluquinho ainda deve acreditar que foi o povo que derrubou Color…

  25. Eu pessoalmente sempre achei o lula um Rei nú; não obstante ele tem seu valor para a democracia brasileira, tornou-se uma liderança genuinamente brasileira!Mas entretanto, se quisermos um país melhor, temos que olhar adiante e pensar em novos quadros novos partidos, senão ficaremos andando em círculo nessa mesma toada!Ou seja, lula foi bom, tem os méritos deles, mas deve ser colocado no passado, e também devemos fazer isso com a Dna Laranja ammanhã!O Brasil merece muito mais do que essa gente mediocre…(desculpe se contrario alguns, mas é o que eu penso).

  26. esse cara que está enaltecendo o lula ,e menosprezando o FHC é um bundão que não faz ideia do que rola nos bastidores da politica no BRASIL,os honestos são os errados,e quanto a esse chaves ,eu não via a hora de iniciar uma guerra na america do sul,seria muita bomba na cabeça deSSe idiota,mas DEUS O FARÁ!!!!!

  27. RAFAEL pelo que voce demonstra voce é PTista roxo.Sabe amiguinho fui militante e sei a imundice que tem dentro do PT.Não tenho mais ideologia,me apartei deste mal.Estou nem ai pra Lula,FHC ou outra figurinha qualquer.Suposições de favorecimentos como voce insinua tambem houveram relativas ao filho de Lula.A verdade é uma so.Este pais era uma Monarquia Parlamentarista,um imperio em ascenção com moeda forte,inicio da industrialização que so havia na Inglaterra.Tudo o que voce aprende na escola é mentiroso.O Imperador era contra a escravidão e numa manobra para cessar isso ausentou-se deixando a filha no poder pensando assim não perder o apoio latifundiario que era a elite que sustentava o governo.Quebrou a cara,a abolição foi a insatisfação das elites que levou Generais oportunistas e traidores e sem a vontade do povo forçarem o Imperador a deixar o pais dando um lpe e instituindo a Republica.De la pra ca amiguinho o que vemos é o definhamento da sociedade Brasileira,a ascenção do oportunismo,da especulação,da trairagem e a queda do Brasil de uma nação em ascenção a um pais subdesenvolvido.E agora se deleninha o mesmo fluxo.Uma economia crescente,povo trabalhador e ordeiro,reservas e potenciais incalculaveis.Se voce tem riquesas como se justifica não ter dinheiro para investir se o que possui é a melhor carta de credito que se pode ter?Não tem dinheiro para investir mas não falta dinheiro para roubar.Suprimos alimentos a todos os lares do mundo mas Brasileiros não teem o que comer e morrem de fome.Pagamos altissima taxa tributaria mas não temos um serviço de saude,educação e transporte compativel com nossas necessidades e direitos.Voces amam suas convicções politicas,suas ideologias,seus Deuses>voces não tem o minimo de conhecimento do que realmente é Patriotismo que é espiritual e não material,alicerçado por amor coletivo e não individual,corporativo,ideologico ou partidario.A maior de todas as ve no bandido que pratica ilicito que é presumivel mas no que se faz de solução,medindo,apontado,qualificando os demais dizendo-se a solução e quando tem o poder nas mãos transforma-se no mais pernicioso delinquente a sequestrar o bem publico e quando inquirido busca justificar-se usando os que sucedeu ao invez de adimitir a propria incompetencia e delinquencia.Ser politico no Brasil é o mesmo pensamento daqueles que usam a fé dos simples para iludi-los com sobrenaturais e simplesmente enriquecerem-se de forma ilicita.So tem 171,estelionatarios.Amiguinho aprenda primeiro o verdadeiro patriotismo que não é alicerçado em franquia de pão,beneficio proprio e nem tampouco alicerçado a dinheiro,oportunidades ou favorecimentos,mas sim ao bem comum nacional mesmo que não te beneficies diretamente mas que faça isso com teu irmão que mais precisa para depois pensar em dialogar de politica comigo……REPUBLICA DE RATAZANAS…BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA.LARGA O AÇO.

  28. RAFAEL eu não acredito que foi o povo que derrubou o Collor mas a elite chincheira e o PT que articularam rsrs rsrs rsrs rsrs E olha que na elite chincheira existem todas as vertentes pois se harmonizam so na hora de torrar unzinhu rsrs rsrs É como Comunistas que se unem so na cadeia rsrs rsrs Busque conhecer as multiplas vertentes que existem dentro do PT que vivem se engalfinhando na disputa de interesses rsrs rsrs Amiguinho não perca tempo de falar de politica comigo.Conheço bem os dois lados da imunda politica Brasileira.A mesma elite Chincheira que se uniu agora ao PT para implantarem o KIT GAY e boiolizarem o povo Brasileiro.Ate a Globo tava nessa rsrs rsrs rsrs rsrs São no fundo todos merdas da mesma bunda rsrs rsrs rsrs rsrs

  29. O molusco nao possui formaçao superior somente porque o objetivo era manter com isso a identificaçao que o povao semi e analfabeto teriao com ele,o infeliz teve toda grana e tempo do mundo para estudar,so nao estudou porque queria bancar o operario para enganar embecis espalhados por este pais,e pelo visto obteve exito,rrrrrrr

  30. É uma vergonha o cidadão brasileiro comprar um carro que é o mais caro do mundo, e levar uma carroça pra casa. As montadoras ganham incentivos, terrenos, não pagam energia,e tem seus alíbis em brasília, e quando questionados sobre o alto valor dos carros, vem com o velho papo de sempre sobre imposto. Enquanto que pagam um salário que não chega nem na metade de um operador europeu. É uma vergonha esse sistema de habitação popular, com aquelas casinhas sem beleza nenhuma e depois da casa pronta, o morador tem de sair, pois começa a aparecer trinca em tudo quanto é lugar. A nossa logista é uma bosta, os políticos ganham uma nota das montadoras de caminhões para deixar tudo como está. O Brasil tem o maior mercado de caminhões no mundo. por isso não temos malha ferroviária. Entra governo e sai governo e isso nunca muda, a mídia sabe de tudo, eles também tem sua parcela no bolo. Sem contar a educação, segurança e saude. Isso vem acontecendo a tempos, e nenhum presidente mudou, acho que presidente nenhum vai mudar, só o povo pode fazer isso, mas estamos dormindo em berço expendido…

  31. CILS ZAYIT se horrorize em saber meu amigo que as montadoras extrangeiras no Brasil que recebem isenções de impostos e muitos outros beneficios que a industria Brasileira não recebem,fabricam aqui seus carros e utilitarios e vendem no mercado nacional 50% mais caros do que vendem estes mesmos carros fabricados aqui no extrangeiro.Chega a ser revoltante nosso sistema de governo que sempre acharca o Brasileiro e se previlegia o especulador e oportunista extrangeiro.A hora que o povo desse pais se revoltar contra tudo o que nos fazem teremos o apoio da maioria de nossos militares e forças de segurança.Todo mundo ta de saco cheio e revoltado com tudo.Não havera mais possibilidade de dialogo e a carne e o sangue dos podres nutrira os vermes da terra……E ainda tem babaca que defende ideologia e figuras politicas,não possuem o minimo de patriotismo pois desconhecem o que isso realmente representa pois para eles a bandeira nacional é a bandeira de seus partidos ao invez da Bandeira Brasileira.

  32. O que Lula fez não foi mais do que obrigação como presidente do pais ou seja foi eleito para isso o que não podemos é concordar com um presdidente que fechou os olhos para corrupção como é o caso do mensalão ou o uso do dinheiro público para proveito propio como é o caso do escandalo dos cartões de credito usados por sua esposa e filhos e o enriquecimento impressionante do filho. Agora pergunto como é que um pais que é a 7ª economia do mundo tem uma dos piores sistema de educação do mundo (“será que não é pra deixar o povo alienado”), sem falar na saúde, segurança interna e externa, e alta taxa de juros que nos é imposta que temos que trabalhar dobrado para adquirir bens como o amigo acima citou. Entá pergunto será que é esses politicos que são bons para nosso pais?

  33. 41% do salario do Brasileiro é devorado pelo governo.45% de nosso PIB é carga tributaria e ainda tem otario que se vangloria com meia duzia de cestas basicas destribuidas a uma infima porcentagem de necessitados…Yara.Vamu faze um kurumim,morenim du olho azul,debaixo da moita de guaraná e depois torrá u cachimbinhu da paz???…….Yankees o Brasil é dos Brasileiros…Bolivarianos voces jamais medievalizarão o Brasil implantando suas Albanizações.Querem isolarem-sem,isolem-se sozinhos…Não ao lodo da humanidade e ele esta contido tanto no expansionismo intervencionista da OTAN como no Bolivarianismo medieval ditador.Queremos paz,sossego e prosperidade e isso não conseguiremos subjugados ou atrelados a interesses externos…Liberdade de escolha para o parlamentares e fim da fidelidade partidaria com liberdade de pensamentos e posicionamentos de parlamentares fora das panelas ideologicas com escolha dos melhores profissionais para ministerios,secretarias e gabinetes independente de partidos e coligações.Fim de imunidades a parlamentares e fim da estabilidade publica.Sim a moralização dos serviços publicos e justiça imparcial.Endurecimento de leis que coibem crimes ediondos e não ao afrouxamento prisional e regalias a presos.Moralizemos e tornemos operante a maquina publica para que se faça exemplo e se aja justiça,igualdade e progresso ao Brasil e os Brasileiros.Pendurem a todos os trairas vivos pelos sacos escrotais e os exibam em praça publica.Sera que vai sobrar alguem rsrs rsrs

  34. Abaixo o Chavismo e o Lulismo e viva o MPD – Maluquismo Patriota Desenfreado rsrs rsrs Nem de direita,nem de esquerda,nem tampouco a sua diantera,mas entronchado ate o talo bem na sua retaguarda rsrs rsrs

  35. Sou pobre e não ganhei nenhum tostão do Lula.Voces conhecem algum rico que ele tirou dinheiro para distribuir aos necessitados.Mas a Petrobras deu muito dinheiro a ele e a ele ele tambem muito previlegiou.Muitas foram as multinacionais tambem neste jogo.É uma imundice,o pais esta entregue ao jogo sujo e o mais revoltante que usam da fé dos necessitados para encantarem multidões.De palavras minha sacolinha ta lotadinha e de promessas e numeros vive o troxa.Eu como cidadão Brasileiro quero é ver resultados e onde eles estão?Não me apresentem paliativos e nem tampouco o que se começa para que nunca se termine pois some tudo nesse meio tempo.Jamais veremos um Brasil justo e igual.Desenvolvido e progressista enquanto não tomarmos uma forma radical de exigirmos isso,senão jamais teremos.Não se assuste se um dia voce tiver que por uma moeda de 0,25 centavos em uma maquina para atravessar a rua,para poder sair de casa.Fala Marta Suplicy sua danada que corta dos dois lados,mulher espada rsrs rsrs

  36. Sou de São Paulo, mas a piada é legal.

    Encontraram-se no inferno:
    José Serra, George W. Bush e a Rainha Elizabeth da
    Inglaterra,

    Bush pediu ao diabo uma autorização para fazer uma ligação
    para os
    EUA, porque queria saber como ficou o país depois da sua
    partida.
    O diabo permitiu a chamada e Bush falou durante 2 minutos.
    Ao terminar, o diabo disse que a chamada custava 3 milhões de
    dólares, Bush fez um cheque e pagou…

    Quando a rainha soube, quis fazer o mesmo, e ligou para
    Inglaterra,
    mas conversou durante 5 minutos.O diabo passou a conta, em
    libras
    esterlinas, equivalente a 10 milhões de dólares.

    obviamente que Serra ficou intrigado e também quis ligar
    para São Paulo para ver como havia ficado o Estado, mas
    conversou por
    mais
    de 3 horas com sua mulher. Quando desligou, o diabo disse que
    era 3,50
    dólares. O próprio Serra ficou atônita, porque havia
    presenciado as
    cobranças anteriores que duraram muito menos tempo.
    Então, perguntou ao diabo porque custava tão pouco ligar para São Paulo ?

    O diabo respondeu:
    De inferno para inferno a chamada é local …

Comentários não permitidos.