Rússia pretende vender caças furtivos para a Coréia do Sul

Plano Brasil PAK FA

A Coréia do Sul está prestes a abrir mais uma licitação para o fornecimento de novos caças para a sua Força Aérea. Quatro caças já foram escolhidos para a contenda (PAK-FA T-50, F-15 Silent Eagle, Eurofighter Typhoon e o F-35 Lightning II). No entando, o número de concorrentes pode ser maior.
Com a escolha do caça russo de quinta geração, a Rússia já visumbra ganhar um dos seus maiores contratos de exportação de material bélico de sua história, uma vez que o caça russo, segundo os próprios russos, não possui análogos a altura do Sukhoi PAK-FA T-50.

Se não houver falcatruas como em outras competições sul-coreanas passadas, o PAK-FA T-50 terá apenas um competidor a altura, o F-35 Lightning II americano, isso porque os demais concorrentes, o também americano F-15 Silent Eagle e o europeu Eurofighter Typhoon são caças de 4.5ª geração, ou seja, tem uma capacidade furtiva limitada se comparado com os caças de quinta geração. Ademais, o caça russo leva vantagem sobre o F-35 Lightning II, vide se tratar de um projeto controverso que outrora fora colocado em xeque pelos próprios americanos. O curioso é que Son Hyeong-yeong, porta-voz da Administração de Programas de Aquisição para a Defesa, já sinalizou uma vantagem para o caça russo e para o caça europeu quando disse que ambos têm chances de ganhar a concorrência, mas em seguida lançou mistério sobre a mesma quando disse que a aliança com os americanos não poderia ser esquecida.
Os sul-coreanos dizem que EADS, fabricante do Typhoon, na licitação de 2008 fez a melhor proposta, desbancando a sua concorrente americana Boeing, mas perdeu o contrato devido às decisões políticas.
A EADS anunciou recentemente que vai oferecer a Coréia do Sul a chance de montar e fabricar, em parte, os Typhoons na Coréia em uma aparente tentativa de não perder mais uma concorrência.
“Os 10 primeiros seriam montados na Europa e com componentes europeus, enquanto os próximos 24 caças seriam construído com componentes fabricados na Coréia”, disse Erwin Obermeier, um conselheiro sênior de projetos de exportação da EADS, acrescentando que o restante seria montado no país asiático.
Ele também minimizou as preocupações com relação a compatibilidade de seu caça, dizendo que todos os caças coreanos e Eurofighters são construídos para operarem sob as normas da OTAN.
A Coréia do Sul planeja comprar entre 40 a 60 caças modernos e multifuncionais pela bagatela de US$ 9 bilhões, disse Son Hyeong-yeong.
Enquanto isso, a Administração de Programas de Aquisição para a Defesa anunciou que a Coréia do Sul cerca de US$ 180 milhões para comprar de 36 helicópteros de ataque no exterior. O vencedor sairá de uma concorrência entre os americanos AH-1W SuperCobra da Bell e o AH-64D Block III da Boeing, o EC-665 Tiger da francesa Eurocopter e oT-129 da Turquia.
Os vencedores tanto da licitação dos caças, como dos helicópteros serão anunciados em outubro do ano que vem.

Fonte: O Informante Via Hangar do Vina

18 Comentários

  1. Politicamente improvável. Mas… seria interessante comparar as capacidades do T-50 com o F-35, em questões de furtividade, manobrabilidade e sistemas eletrônicos.

    PAKFA seria o ideal por aqui, mas, teriam que matar o FX-2 antes.

    []’s

  2. Eu duvido que venderiam a Coreia do norte assim como os aliados deles os Chineses se recusaram a vender-lhes o JS.Assim como eu duvido que a Russia venda certos armamentos a Venezuela e ao Irã.E porque sendo essas potencias declaradamente comunistas e adversos ocidentais se comportam assim heim???Ninguem quer ver seus armamentos e tecnologias nas mãos de ditadores ou paises instaveis.Americanos podem comprar tecnologia e armamentos Russos,Chinesses tambem e vice-versa.Aproveitem e libertem-se de seus fantasmas passados,de suas neuroses e espasmos esquisofrenicos e habitem a esta nova realidade.Mas tem ciencia,observem e preparem-se.No meio de tudo isso existe uma exceção.É a maior concentração de terras agricultaveis,maior deposito de minerais e enrgeticos.O mercado mais promissor.A Democracia mais consistente e liberal.Se voce imaginou,pensou ou sugeriu a si mesmo que é o Brasil,alegre-se,acabas de ser agraciado com o generico Premio Bostel.

  3. Espero q n próxima eleição presidencial essa cara nunca terá o meu voto, estão brincando a segurança do n país…o FX 2 foi p as calendas, Esse n políticos estão levando as n FAs a sucatas…dizer + o quê? Lamentável.Qto a C.do Sul, a do norte vai compra os J20 dosSinos, p estabilizra a região ou então explodir de x aquele inferno.Quem viver verá.

  4. .
    .
    Antes eu até gostava desse caça como vetor sonhado para a FAB, mas ai cansei de ver prateleiras abertas em todas as nossas forças armadas!!
    .
    Ou traz alguma coisa pra economia nacional ou va-de-retro…
    .
    Valeu!!

  5. Tenho a impressão de que os russos vão usar os coreanos para financiar o desenvolvimento e teste deste avião sob a promessa de transferência de tecnologia, mas depois dar o calote, como fizeram com o lançamento do foguete coreano Naro.

  6. Pretende e a palavra chave. Temos a India como bom exemplo do que pode ocorrer uma vez que um pais “compre” esse material belico Russo. Entra ano sai ano e os Russos nao dao a impressao que cumprem com seus contratos. A India, Venezuela e outros mais sofrem com pecas de reposicao, manuais mal escritos, controle de qualidade e ate entrega pronta desse material. O barato sai caro.

  7. O pulo do ” gasto” e a engenharia reversa, e clausulas q tratem do direito a vc agir se eles ñ cumprirem o acordo até c multas milionárias ..eles cumprem logo…

  8. Seriam assim os Indianos tão otarios de cada vez mais adiquirirem mais equipamentos Russos e tecnologias com muitos aqui sugerem que os Russos não cumpre contratos e que não cumprem serviços?Esse discursinho pró-Yankee não assusta mais o Brasileiro.Perguntem a nossos militares se estão insatisfeitos com equipamentos e serviços que estamos recebendo deles e outros que estamos testando.Aproveitem e perguntem tambem a nossos militares se estão satisfeitos com o EC725 e se ele sera para as Forças Armadas como eles esperariam que fosse ou se apenas no meio disso tem o interesse off-shore lobbysta.Desistam a coerencia venceu a xenofobia…NELORE apresente fundamentos oficiais com algo oficial que comprove suas afirmações que os Russos não cumprem contratos e que não prestam condizente serviços.Sabe de uma coisa meu amigo,eles praticamente nos imploram e nos oferecem oportunidades em tudo na area de defesa e são menos nocivos a nossos interesses,riquesa e soberania.Não são como Americanos e nem tampouco como os Chineses.São os melhores parceiros que poderiamos ter em um vetor de caça e area aeroespacial.E não se acovardam sob pressão como a vendida e prostituida França que sempre tende pro lado dos lobos.Quer dizer que os Sul Coreanos podem ajudar a desenvolver o T50 né rsrs rsrs Ja esta desenvolvido tolinhos e eles tambem podem colaborar nos testes do mesmo né rsrs rsrs Ja foi mais do que exaustivamente testado e aprovado e voa não vive sendo recolhido em hangar para revisão de projeto rsrs rsrs Eita assim a fauna nacional agradece e as doceis e inocentes Antas não correm o risco de extinção rsrs rsrs Acertas-te na meica meu caro CARLOS ARGUS o pulo do gasto é o que faz a diferença na ninhada rsrs rsrs

  9. Todos os países estão abrindo licitações para novos caças e aqui o F-X2 nada! Até Uganda minha gente comprou caças Su-30Mk pra vcs verem ja o Brasil???????? Ja essa licitação que está ocorrendo na Coreia do Sul acho difícil o PAK-FA T-50 vence-la pq os EUA não vão permitir isso!

  10. sorry ,os Yankes nao vao deixa isso acontecer muito bom pra ser verdade
    ————————————————————-o caça russo leva vantagem sobre o F-35 Lightning II, vide se tratar de um projeto controverso que outrora fora colocado em xeque pelos próprios americanos. OS proprios yankes reconhecen A JACA 🙂

  11. Os Russos estao vendendo ate cueca com aquecedor,deixemos de ser bobinhos,o pak fa corre risco serio de ser congelado se nao entrar mais grana no projeto,alem do mais um caça sthealt leva tempo pra entrar nos eixos,com grana a coisa ja nao e´facil,ou sera que os eslavos sao ets? cada um acredita no que lhe e´mais conviniente.

  12. COMBATENTE nem os Super Caças Tucanos nós teremos pois ja estão priorizados para os Americanos mas como esse governo gosta de Ratazanas e vive anunciando parceria atomica,naval,aeronautica,na certa teremos o Super Pucara revitalizado nas oficinas de Buenos Aires e recauchutados nos borracheiros de Montevideo rsrs rsrs

  13. E porque precisamos fazer isso Dandolo?So porque Indianos fizeram?A India esta mais avançada que o Brasil em muitos segmentos.La eles fazem enquanto aqui cogitamos fazer e some tudo o que foi destinado.DANDOLO nós tivemos a proposta que nenhum outro pais jamais teve a dos Russos nos assessorarem a projetarmos,desenvolvermos e fabricarmos um caça 5.0 totalmente nacional em territorio Brasileiro.Não faz sentido descartarmos isso e ficarmos brincando de fazer experiencias ou mesmo de vivermos eternamente revitalizando produtos de quem sempre nos enganou e de quem sempre foi contra nosso avanço aeronautico militar,aeroespacial e atomico.

Comentários não permitidos.