Ônibus espacial Atlantis pousa na Flórida e conclui missão final

Atlantis

O ônibus espacial Atlantis completou hoje (21) sua missão de 13 dias no espaço, encerrando os trinta anos do programa americano de ônibus espaciais. A tripulação de quatro astronautas aterrissou às 6h57 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, antes do nascer do sol.

A missão – conhecida STS-135 – teve como finalidade transportar provisões para um ano inteiro à Estação Espacial Internacional, cuja utilização foi prolongada no ano passado até 2020.”Após servir o mundo por mais de 30 anos, o ônibus espacial ganhou seu lugar na história, e chegou a sua para final. Eles mudaram o maneira como vimos nosso mundo e o universo,” disse, emocionado, o comandante Chris Ferguson, em sua mensagem final, ainda de dentro da nave. “Obrigada, Columbia, Challenger, Discovery, Endeavour e a nossa Atlantis. Obrigada por nos proteger e trazer um fim tão adequado”. Funcionários da Nasa e amigos e familiares dos astronautas os receberam com festa após o pouso, que foi tecnicamente perfeito.
Eu solo, os quatro astronautas deram uma coletiva de imprensa. “Voar no espaço é realmente um sonho e é muito importante com quem você voa”, agradeceu à tripulação o comandante Christopher Ferguson. Ele disse também que todos estavam honrados em participar desta missão. “Não apenas os astronautas, mas também o centro de controle e todas as pessoas que acompanharam esta missão podem se sentir honrados”, disse .

A aterrissagem marca o fim de uma era. Com a aposentadoria dos ônibus espaciais, a Rússia se tornou o único país a do mundo capaz de transportar astronautas ao espaço. A estimativa é que a Nasa leve mais cinco anos para desenvolver novos veículos tripulados. Enquanto isso, cada viagem nas cápsulas terá custo de 50 milhões de dólares por viagem (78 milhões de reais). Na sala de controle da missão, em Houston, Texas, técnicos da Nasa se mostravam visivelmente emocionados. Milhares de curiosos acompanharam pouso ao lado da pista de aterrissagem do Kennedy Space Center. Veja o pouso no vídeo abaixo (em inglês):

Mais de duas mil pessoas serão demitidas da agência espacial americana na sexta-feira (22), já que o transporte de astronautas e carga até a Estação Espacial Internacional não está mais nos planos da Nasa. Ele vai ficar a encargo de companhias privadas e de países parceiros do programa espacial, como Rússia, Japão e União Europeia. O foco dos Estados Unidos agora é construir grandes foguetes para enviar astronautas a um asteroide, e eventualmente até Marte.

Trinta anos
O programa de ônibus espaciais começou em 1981 com o lançamento do Columbia, seguido pelo Challenger (1983), Discovery (1984), Atlantis (1985) e Endeavour (1992), que se transformaram na bandeira da prospecção espacial dos Estados Unidos. Veja o histórico da frota de ônibus espacial no infográfico do iG.

O Challenger e o Columbia sofreram acidentes – o primeiro explodiu 73 segundos após decolar em janeiro de 1986 e o Columbia se desintegrou em fevereiro de 2003, quando regressava à atmosfera -, o que fez com que o público se comovesse ainda mais com o programa.

A tripulação do Atlantis partiu da estação espacial nesta terça-feira, após o suprir de mantimentos e equipamentos. O satélite último a ser lançado a partir de um ônibus espacial foi instalado na quarta-feira pode: uma pequena caixa coberto com células solares.

Assim que o minisatélite estava foi instalado, o astronauta Rex Walheim leu um poema que ele escreveu para marcar a ocasião. Foi o primeiro de muitos tributos planejados para os próximos dias. Na noite de quarta-feira, o Empire State Building em Nova York foi iluminado com luzes vermelhas, brancas e azuis em homenagem ao programa do ônibus espacial.

No último dia da missão, o comandante Christopher Ferguson disse aos controladores, “Eu adoraria ter todos vocês aqui para uma salva de palmas. Mas não teria ninguém para aplaudir e não haveria ninguém vendo o veículo … mas acreditem, nossos corações estão com você “, disse.

Fonte: Último segundo

7 Comentários

  1. De certa forma é melancólico e deixa saudades, quando criança assiti vidrado ao primeiro voo do columbia, ao trágico acidente do Challenger e sempre fui vidrado nos space shuttle, até mesmo no Buran.
    Este pouso encerra um ciclo muito importnate da nossa história que resultou da corrida espacial e que fundamentou tão somente 80% do desenvolvimeno tecnológico dos Estados Unidos, a maior potencia econômica do planeta.
    Vou lembrar dos astronautas trocando as lentes do hubble, da imagem da terra da janela do Discovery mostrando o vulcão Etna na Sicília, e das decolagens explosivas dos grandes foguetes propulsores.
    Não é apenas uma homenagem, mas um reconhecimento pela importância de um ciclo de avanços e progressos da humanidade.
    Parabéns a todos os profissionais que direta ou indiretamente trabalharam nestas máquinas formidáveis e que pelo menos para mim, deixarão saudades.
    bem vindo a terra Atlantis…
    E.M.Pinto

  2. .
    .
    Eu também sempre curti os Shuttle, e agora depois de tudo isso e tantas aventuras as viagens espaciais sofrem uma regressão sem precedentes!!
    .
    Se tem uma coisa que me inerva é justamente essa de voltar no tempo para re-utilizar tecnologias antigas, mesmo que Re-modeladas!!
    .
    A Imagem do Shuttle que mais me ficou impressa foi a da aeronave ancorada na ISS, e com o Uso do Braço Robótico Canadense instalando uma parte da própria estação espacial internacional, realmente grandiosa a coisa!!
    .
    Hoje deveríamos ter espaço naves com decolagem vertical como um avião de linha, e pouso idem… mas algo aconteceu depois que a guerra fria acabou, e pelo jeito quem perdeu foi a inteira humanidade!!
    .
    Nesse ponto ai eu bato palmas pro Yankees mesmo, pois foram fenomenais em manter esse programa por essas décadas, com grandes conquistas e vitórias, Parabéns USA pelos serviços prestados com o Shuttle para a inteira Humanidade!!
    .
    Mas no fim tudo volta ao que era antes, e com sistemas Russos (Ex-URSS), que ironia do destino!!
    .
    Vai deixar saudades!
    .
    Valeu!!

  3. Eu gostaria mt q ñ tivessem esativado Ônibus algum, ajudaram mt a td a humanidade; deveriam melhorara as mesmas , eram a melhor maneira de ir voltar do espaço e devria ser a melhor maneira de ir..lamentável.Sds.

  4. Os onibus voaram ate o limite da suas validades,param na epoca programada,mas infelizmente seus sucessores foram adiados (cancelados talves),agora os astronautas voarao de carona com os cosmonautas .

  5. Caro moderador E.M.Pinto,
    Também ficou uma melancolia no meu coração.
    Os EUA também fazem coisas boas.

Comentários não permitidos.