Jobim pede ao Itamaraty estudo sobre fronteiras

O ministro Nelson Jobim (Foto: Celso Junior/AE)

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, pediu ao Itamaraty um estudo sobre a legislação das fronteiras da Colômbia, da Bolívia e do Paraguai. Jobim pretende ter o material em mãos para conseguir aprovar, no início do segundo semestre, um acordo especial de fronteiras com o governo colombiano.

Para frear a ação de traficantes e contrabandistas nas fronteiras, o plano prevê a criação de uma faixa comum envolvendo os dois países para a livre circulação de militares do Brasil e da Colômbia. A ideia é estender o acordo em vigor sobre a vigilância aérea para a fronteira terrestre. Hoje as forças áreas brasileira e colombiana podem atuar de forma conjunta numa faixa de 300 quilômetros.

A intenção de Jobim é que o acordo com a Colômbia seja estabelecido como modelo para os próximos planos de cooperação militar.

Fonte: Último segundo

16 Comentários

  1. .
    .
    Seria uma boa ideia essa ai, mas pra mi deveria-se abrir o fogo contra os contrabandistas, nem mesmo que não acertassem ninguém, mas ja assustava e gerava dissuasào!!
    .
    Vi umas imagens noturnas na TV e pensei na ideia… pow os caras estavam atravessando o rio, fazendo filas com centenas de pessoas com contrabando nas costas… que isso, manda os Tucano ou os Helis abrirem o fogo mais ou menos do lado deles que o pessoal ja passa a pensar duas vezes antes de entrar aqui pra fazer esses tráficos na cara dura assim!!
    .
    Nem precisa acertar, mas se acertasse seria até melhor!!
    .
    Valeu!!

  2. É né o Sr.Jobim trabalhando né.Resta-nos sabermos trabalhando pra quem!Sempre tivemos com a Colombia um intercambio ate operacional na fronteira relativo a guerrilha mas que havia-se congelado no governo Lula e Jobim era MD no governo Lula.Agora que veem a Dilma mais maleavel ao dialogo sera facil costurar um entendimento.Mas olho vivo nas entrelinhas do que Jobim elaborara.Ele é jurista sabio e eximio conhecedor em embutir paragrafos.Seria ele o MALWARE politico rsrs rsrs que é um autentico Spyware disso não tenho nenhuma duvida rsrs rsrs Para quem desconhece pois não era vinculado publicamente a FAB durante o governo FHC efetuou alguns bombardeios com Napal em acampamentos das FARCs em territorio Colombiano e sempre passamos o rodo neles quando passam pro lado de cá….BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA.LARGA O AÇO.

  3. FRANCOORP não desperdiçe a dinheiro publico.Antes de vermos nossos soldados,policiais e agentes de fronteira com as linguas de fora que chore a mãe deles e que boiem nos rios ou que apodreçam nas matas.Poder de dissuasão tinham nossos antigos selvagens que espalhavam cranios de Portugueses,Espanhois,Holandeses e Franceses fincados em estacas pela mata e beira de rios e praias.So o que para o crime é bala no coco,na bola,na moranga.

  4. Essa area está incluso os ianks dentro da colômbia?!?! Poderemos fazer as mesmas “visitas” ao país deles?!?! ^n gosto dessa ideia.Troca de informações e de ajuda , vá lá, + dentros das terras Brasilis , essa ñão ! Vamos da ce cara c um monte de ianks fantasiados de colombianos e patrulhando e ou correndo atrás de pseudos narcotraficantes p justificarem a presenças dos mesmos nas sagradas terras Brasilis…nem cogitar.Aliás , ianks ñ saõ confiáveis. Quem viver verá.

  5. Vejam senhores, ao que parece isso é uma situação técnica,cada país precisa saber exatamente onde está operando,por exemplo se alguém for preso em flagrante por forças colombianas dentro do território brasileiro além da fronteira acordada, ainda que o criminoso fique preso um pouco , o flagrante será relaxado e ainda as forças responderão por abuso de autoridade. Guerra é uma coisa, “fazer polícia ” meu camarada o papo é outro.

  6. Nao vai funcionar,sera que os doutores se esqueceram deque as farcs possui livre acesso na venezuela?Se fecharem uma porta o Chavito abrira outras,ou alguem tem duvidas quanto ao envolvimento de militares venezuelanos com as farcs? A bolivia nao e´maluca de abrir mao de uma grande fonte de renda,os cocaleros iriam passar fome,ja o paraguai a coisa e´bem diferente,o estado e´bandido em quase sua totalidade,entao so resta uma conclusao:estes acordos e´pra americano ver,nada vai funcionar,so servira para criar mais uma forma de roubar dinheiro meu e seu !O melhor que se tem a fazer e´ emancipar algumas regioes do brasil,criar novas naçoes ,no sul ,centro oeste,nordeste e,entregar a amzonia para os ISRAELENSES ou JAPONESES,o brasil nao passa de uma piada,campeao em perder oportunidades!( infelizmente,para meu desgosto)

  7. JOSE CARLOS A Venezuela é monitorada 24hs por dia por satelites Americanos e tudo o que eles mais querem é detectar as FARCs passando pro lado de la para matarem dois coelhos em uma so cajadada.O Equador e a Bolivia tambem são sistematicamente monitorados e tenho certesa que nenhum deles quer ser exposto na midia como colaborador da narco-guerrilha.Uma guerrilha,uma revolução é ate reconhecido internacionalmente como direito mas com o fim da guerra fria as guerrilhas Latinas ficaram maltrapilhas e obsoletas e se associaram ao narcotrafico para se manterem e nessa cavaram a propria sepultura.Eu duvido que eles venham a tornarem-se partido politico e que tenham aceitação nas urnas.Uma coisa é o povo se revoltar com o governo e invadir o palacio exigindo mudanças e outra coisa é fazer do uso das armas o motivo para se implantar um sistema pois sistemas de governo devem serem implantados por voto da maioria e não por oportunistas que usam das necessidades dos simples para se fazerem situação.

  8. Nem os EUA conseguem impedir a entrada de drogas no seu país pelas fronteiras.

    A solução é criar uma rede de informantes e as autoridades agirem.

  9. a nao sei nao, a colombia nao tem um acordo com os EUA ,e se os militares americanos quiserem entrar em territorio brasileiro tambem poderao????

  10. O pessoal só sabe falar do americanos na Colômbia, mas se esquecem que temos problemas piores (sim, os americanos nem são tudo isso, se fossem para eles fazerem alguma coisa já teriam feito à muito tempo). O Paraguai e a Bolívia são 2 terras de ninguém onde pela sua fronteiras, só para se ter uma ideia 40% da cocaína consumida no Brasil vem da Bolívia. Para mim, esse estudo vem em boa hora, mas como sempre, vem de uma forma demorada, esse Jobim é lerdo mesmo.

  11. Paulo Henrique nos ultimos meses o Peru tambem vem se tornado problema em nossa fronteira.Eu duvido que forças Americanas transitem por nosso territorio sem a nossa autorização.Tudo o que eles mais querem é ganhar o Brasil e não perde-lo de vez e a simples constatação da violação de nosso territorio por soldados Americanos pode gerar um descontentamento popular sem precedentes.E a coisa ja não anda muito boa internamente para nos expormos a isso né!!!

  12. .
    .
    Eu estou começando a constatar que a guerra contra as drogas não pode ser vencida por nenhum país do mundo!!
    .
    A nossa espécie vai sempre procurar drogas, que sejam o álcool, o tabaco, a coca-cola… por muito fiquei em silencio sobre o assunto, para ler e tentar formar uma opinião, próprio eu que perdi meu pai por Cirrose Hepática ainda criança, posso somente dizer que fui diretamente afetado pelo uso da droga(bebida) legalizada, então que opinião devo ter em relação às drogas ilegais???
    .
    Bem, nos últimos 20 anos fui muito atento ao tema, pessoalmente é claro, e constato que esse problema é global e nunca se reduz, isso mesmo, aumenta e aumenta sempre o problema das drogas no inteiro planeta!!
    .
    Guerras, invasões, conflitos internos, Repressão; Nada disso resolveu minimamente a situação nas sociedades humanas, pouco importa se bastante desenvolvidas ou menos desenvolvidas, o problema sempre cresceu em todos os sentidos, e em todos os países… o que fazer então??
    .
    Talvez seja necessário reduzir em PRIMEIRO LUGAR o conflito social que o uso de drogas geram na sociedade, como é no caso da Holanda ou da Suécia, onde neste ultimo o drogado tem tudo para se drogar, menos as drogas… tem seringa grátis em quarto seguro de órgão publico oficial, onde com a assistência médica evita-se a morte por Overdose e depois da “Noia” tem a assistência Psicológica e social para o viciado, e tem até mesmo uma redução dos números brutos de viciados, mas ainda existe o problema das drogas, pois os viciados continuam usando pois as drogas de alguma forma continuam entrando no país!
    .
    Estamos falando de países altamente avançados no Índice de Desenvolvimento Humano, e mesmo assim o combate as drogas ilegais foi “amansado”, não resolvido plenamente… e o que devemos esperar de um país com baixos índices de desenvolvimento Humano como o Brasil?? Fechar as fronteiras resolve o problema?? Claro que não, pois assim farào aqui dentro mesmo, com laboratório completo para o processamento da Cocaína,Crack, Maconha, tudo com plantas cultivadas em apartamentos, tudo aqui dentro das fronteiras brasileiras, nada de importação!
    .
    Fechar as fronteiras absolutamente traria para dentro do país a inteira produção de drogas, pois o Problema real é que existe um mercado para o consumo, e se existe mercado é por que existem problemas grandes dos usuários que não conseguiram suportar, quem sabe foram incapazes de resolver os traumas de família com as próprias forças e decidiram ter uma ajudinha das drogas… no fim é realmente um problema de família, família mal estruturada, sem condições de relacionamentos afetivos plenos ou até mesmo disturbados, materialismo exacerbado… no fim o problema real das drogas são as experiencias vividas pelos usuários dentro de suas próprias famílias!
    .
    O Problema assim, mesmo que exitam exceções, torna-se um problema maior para o estado resolver, pois o cerne da questão está dentro das casas dos cidadãos que não conseguem resolver seus problemas familiares e estão ai sempre cobrando do estado medidas para conter o resultado da indiferença afetiva, que é o uso de drogas pelo viciado!
    .
    Certo que em tudo existem exceções, mas em via de regra 90% dos viciados tem problemas internos nas famílias, e não é somente coisa de “amiguinhos” e “Curiosidade” não.
    .
    Talvez a verdadeira solução para o problema social das drogas seja uma presença mais efetiva dos sistemas de assistência social do estado, que acompanharia cada família com seus dramas internos, oferecendo assistência psicológica e material ainda dentro das escolas, berçários, Universidades, pois somente reprimir parece não ter alcançado resultado satisfatório… alias o conflito social, o Trafico, prostituição, contrabando e tudo mais somente aumentaram, mesmo com a repressão da policia e do judiciário, então o problema é mais grave do que simplesmente agir nas consequências, deve-se agir nos fatos geradores, e estes parecem estar dentro das casas dos viciados!
    .
    Valeu!!

  13. Humm… 300km pra dentro das fronteiras dos vizinhos. Jobim Temer e Genoíno confirmando o ASTROS 2020 com alcance de… 300km pro exército. Parece que finalmente vamos virar a Russia na América do Sul rsrsrsrs… assim espero.

  14. FRANCOORP meu amigo se toda a necessidade Amazonica se resumisse a serviços essenciais publicos do estado.Sabe meu amigo a coisa é mais profunda.Populações de localidades estão ate mesmo sem proteção e segurança,muito distantes de bases diminutas e precarias sem meios eficientes de comunicações,monitoramento e transporte para darem auxilio que com certesa chegara depois que a bagunça ja aconteceu e terão que se embrenharem na selva com o unico uso de suas capacidades e especialidades incontestaveis de excelentes guerreiros para localizarem e interceptarem.Uma duzia de helicopteros mantidos com poucas condições de manutenção e uso de improvisos por puro amor e patriotismo.Ate quando nossos guerreiros aguentarão manterem o padrão sem se mostrarem desanimados pois ate eles estão tambem desassistidos?O que precisariamos realmente para termos um bom padrão material para realmente efetivarmos um patrulhamento condizente e eficaz nas dimensões do tamanho do problema sria o maior investimento belico ate hoje feito no planeta.As vulnerabilidades do Brasil alem de serem muitas são dificilimas de serem gerenciadas sem profundo investimento,capacitação e substancial aumento de efetivo.De tempos em tempos descartamos muitos militares especialistas com 10,12,16 de serviços,que vão para o mercado de trabalho e não conseguem ser absorvidos.Muitos acabam migrando para a guerrilha e narcotrafico levando aos adversos nossas tecnicas.Porque não absorvermos estes homens tanto nas Forças como nas policias?Politica covarde que alem de pilhar o Brasil nos deixa expostos cada vez mais.

Comentários não permitidos.