Brasil desistiu de ser país desenvolvido

Sugestão: Eduardo Nicácio

O seu cargo é o de coordenador de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento. A função, com seria de se esperar, está dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia. Que visões de futuro passarão na mente do condutor das políticas e programas de pesquisas científicas do ministério que cuida da ciência e da tecnologia de um dos países mais promissores do mundo?

Deve ser inebriante conversar com uma pessoa que pensa em todas as tendências tecnológicas mundiais, e nos rumos mais promissores e mais socialmente urgentes das pesquisas científicas, sem contar aquelas áreas em que se deve deixar a ciência ser ciência, sem utilitarismos, indo atrás daquilo que desafia a curiosidade humana em seu sentido mais nobre.
Bem, deveria. Infelizmente, aqui no Brasil, a visão de futuro daqueles de quem mais se espera, assemelham-se mais a faróis que tenham sido instalados na traseira de um carro.
O discurso desanimador pode ser resumido em uma única frase: “O futuro do País é explorar o potencial da nossa biodiversidade.”
O personagem que pensa o futuro da nossa ciência, da nossa tecnologia e, por decorrência, do nosso desenvolvimento e bem-estar enquanto sociedade, acredita que devemos nos limitar a sermos agricultores, no máximo coletores de frutos e raízes de uma floresta que calhou de estar por aqui.
Por paradoxal que possa parecer, não incluo em minha crítica o personagem que falou a fala tão desastrada. Carlos Nobre merece o sobrenome enquanto cientista e homem público que se tornou, de resto talvez o mais bem talhado candidato atualmente disponível para ocupar o Ministério do Meio Ambiente.
Colocá-lo tão fora de sua especialidade mostra a incapacidade – ou, eventualmente, a má-fé – daqueles que dirigem o país e que deveriam procurar fazer com que cada área rendesse os melhores frutos, de forma que, após o entendimento entre os diversos grupos, no processo natural que marca a discussão política, o país tivesse os maiores benefícios.
Mas o que esperar de um governo que nada faz para combater uma situação cambial que está destruindo a indústria brasileira, pelo simples temor de alguém dizer que o Brasil não é assim tão bonzinho ou de levar nota baixa de agências de risco que já mostraram mais de uma vez a complicada rede de interesses de que fazem parte?
Este governo provavelmente nada teria a dizer sobre desenvolvimento de software e de hardware, satélites artificiais, robótica, nanotecnologia, novos materiais, computação quântica, fotônica, spintrônica. É melhor se calar sobre aquilo que se pretende destruir. Ou sobre o que nada se sabe.
Quer o governo que nossa missão seja nos mantermos como um país agrário. Com todo o respeito ao setor agroindustrial e a todos os necessários cuidados com o meio ambiente que esse setor nunca teve. Trata-se sim, de incentivar a agricultura e, com os devidos cuidados, fomentar uma indústria de biocombustíveis, mas que seja um setor especializado na área de energia, e não de um subproduto do açúcar.
Nada a dizer contra esta ou aquela área porque, ao contrário do que o governo parece pensar, incentivar uma área não exige que se destrua outras.
O que se trata é de criar no Brasil um setor industrial, já que aquele que chegamos a ter até o fim do século passado, esse já está desenganado por uma política cambial maléfica e pela falta de instituições que incentivem a inovação tecnológica – cuja responsabilidade é das empresas, o que só aumenta os elogios às poucas inovações que vemos surgir nas universidades brasileiras.
Mas quais empresas? Empresas brasileiras que fabricam o que? Automóveis, computadores, chips, fibras sintéticas, satélites artificiais, equipamentos de telecomunicações, robôs?
Ou, já que queremos nos especializar em biodiversidade, seria o caso das empresas nacionais de fármacos, de novas moléculas, de materiais biomiméticos?
Difícil inventar o que ainda não existe em setores que também não existem.
E para as empresas nacionais que ainda restam, cuja participação no PIB cai ano a ano, será que não sabemos criar mecanismos para incentivar essas empresas a se tornarem inovadoras? É claro que sabemos. A Embrapa é um exemplo mundial de estrutura aberta e flexível, que tem produzido as maiores inovações da área. A Fiocruz não fica atrás, na área de saúde, apesar dos recursos aviltantes.
E por que não reproduzimos a experiência em outras áreas? Porque não queremos. Porque o Brasil como uma potência agrária, fornecedor de alimentos e insumos agrícolas e minerais é tudo o que o núcleo central da economia mundial necessita. Já temos Coreia, Índia, China e outros países que emergiram, não precisamos de mais, começa a ficar problemático demais dividir o mercado quando os jogadores são muitos.
Fomos tolerados enquanto tínhamos um presidente pitoresco, que ficava bem na fotografia com aqueles que querem fazer o discurso politicamente correto de posar ao lado de um operário que “deu certo”.
Agora não temos nem isso, então só resta a verdade desnuda. O mundo precisa de um celeiro, e o Brasil aceitou passivamente a condição, sem ter forças de argumentar que temos condições de ser mais do que uma coisa única, que podemos plantar, criar e coletar sem precisarmos nos condenar a uma economia pobre e ultrapassada.
Não é o nosso futuro que está na exploração da biodiversidade, é o nosso passado.
Ciclo do pau-brasil, ciclo da borracha, ciclo da cana-de-açúcar, ciclo do cacau, ciclo do café, agora novo ciclo da cana-de-açúcar, que produz algum etanol quando os preços valem a pena – todos são ciclos de exploração da nossa biodiversidade.
Só escapa o ciclo do ouro porque ele não leva o “bio” no nome, mas é extrativista, já devidamente substituído pelo atual ciclo do minério de ferro, do alumínio, do nióbio e das rochas ornamentais (sim, o “mármore de carrara” do século XXI é brasileiro).
Devemos acabar com essas explorações tão biodiversas e tão mínero-diversas? Certamente que não, mas não se trata disso, trata-se daquilo que nos negamos o direito de construir: uma economia moderna, fundada em uma educação digna do nome, em mecanismos institucionais e legais que criem um ambiente de inovação e de desenvolvimento.
Por que não fazemos isso? Se eu ainda tivesse a ingenuidade de esperar alguma sinceridade na resposta, diria que essa pergunta poderia ser dirigida àqueles que nos guiam para o passado.

Fonte: Inovação Tecnológica

32 Comentários

  1. A BURGUESIA FÉDE e Cazuza tava certo rsrs rsrs A BURGUESIA QUER FICAR RICA rsrs rsrs A Burguesia entoa slogans da moda e nada mais e engrossada por intelectuais elitizados comunistas posa de demagoga se dizendo democracia.Mas se não bastasse so isso ainda tem a evidencia da falencia politica.Falencia no sentido publico porque no sentido material prospera as custas do sofrimento dos tolos.Se nossos politicos tanto de direita como de esquerda não conseguem fazer decentemente nem politica como poderão esses leigos fazerem desenvolvimento tecnologico?Esta tudo errado.Nosso sistema é um sistema ineficiente e viciado.Cientistas na area de ciencia.Medicos na area de saude.Militares na area de defesa e segurança.Professores na area de educação e etc e tal…Mas o pais é gerenciado por politicos e coligações que dividem entre si as fatias do bolo.Sejam quem forem que vierem a estar no poder sera sempre a mesma coisa,ladroagem e incompetencia.Deviamos rever conceitos,padrões e acima de tudo efetuarmos mudanças profundas em tudo.Ou fazemos isso de forma racional e coerente ou estamos fadados a uma inevitavel guerra civil de proporções incalculaveis.Hoje o Brasil é o pais mais estrategico do mundo e o mercado mais promissor.Não interessa ao mundo que o Brasil arda em chamas e qualquer evento que houver aqui nesse sentido sera somente prejudicial a nós mesmos.Ou tomamos vergonha na cara e façamos um Brasil voltado para os Brasileiros OU A COBRA VAI FUMAR PELO RABO.

  2. No meio desse cardume de KINGIOS tem um diferente.Cinza porque amarela na hora de decidir-se e olho grande porque sempre busca burlar os demais.Quem é esse peixinho feio heim rsrs rsrs

  3. DROGA nenhuma, ainda seremos uma grande potência, com ou sem essa burguesia nefasta , ávara,fominha,mesquinha, etc, etc, e td esses adjetivos pejorativos .Tanto interns, esses são os piores, qto a externa.Sds.

  4. Ate o Azerbaijão fabrica serialmente um rifle de precisão que vem despertando interesse em outros paises.Conheça o ISTGLAL IST 14.5 Rifle Anti-Material http://www.youtube.com/watch?v=VlxZK6ohbRI&feature=player_embedded Enquanto o meu amado Brasil tramita por um burocracia medieval e corrompida canancia empresarial para poder fazer um estilingue e condicionado que não venha a ser municiado com bolos de gude,somente pelotas de argila. http://www.youtube.com/watch?v=g8I34xPWlLc&feature=related

  5. Tem gente no Brasil que por demais cultas e inteligentes, acabam por desenvolver compreensão obtusa da realidade e nisso aceitam aqueles chavões pensado no pseudo mundo desenvolvido do hemisferio norte como absoluta verdade!A titulo de exemplo cito esse discurso comumente usado pelas elites de que cada país deve se submeter a sua vocação e não enfretar novos desafios sob pena de ser esforço inutil, ou, que não terão chances diante de rivais poderosos e por ai vai!Se formos sempre pensar e agir dessa forma, não teriamos a Embraer, A petrobras, etc.,sequer teriamos industria nucleares! Logo, temos que remar contra a maré mesmo, se quisermos quebrar paradgmas! Tudo está favoravel a china no momento, mas muita agua passará em baixo da ponte até a china se firmar efetivamente como potencia. Ela tem desafios que se não superados vai levá-la de novo pra suas origem subdesenvolvida e pro ai vai!Já viram a China de perto, a India? Apesar de terem nichos desenvolvidos àquilo lá ainda é uma desgraça, a china ainda é uma ditadura de estado, a india ainda vive uma realidade social de casta!E comparando a realidade social do Brasil dá de dez a zero nos dois. Então meus amigos, o papel do lider nacional é mostra uma direçao e propiciar os meios pra se chegar lá! Precisamos remar contra a maré e estarmos dispostos a pagar o preço caro economicamente dessa opção. E é isso o que está nos faltando hoje, liderança!Nessa Hipotese temos que ampliar nossa aliança com os franceses pelo rafale, não interessa se é o melhor ou pior avião, o que importa é a capacitaçao tecnológica!Exigir da China reciprocidade na construçaõ de veiculos no Brasil, colocando o governo como socio do negocio senão não fabricarão aqui e assim sucessivamente, reciprocidade é a palavra, tratarmos eles como eles nos tratam. Com esse foco o Brasil tem condiçoes de ser uma das três potencia do mundo!Se o Japão um arquipelago do tamanho do mato grosso do sul consegue ser desenvolvido por que nós com os recurso e povo que temos não conseguiremos? Deixa eu governar esse país com os impostos que se recolhe hoje aí vocês verão Brasil super potencia em dez anos!!!

  6. Infelizmente muita gente no Brasil ainda se presta a servidão por uma pura e infeliz cultura, tem medo de querer mandar, prefere “ownar”, enquanto isso vamos vendo países mundo afora criando tecnologias de todos os tipo com a nossa matéria-prima, se tornando ameaças a toda a América do Sul, mandando em nossos vizinhos e assim nos ameaçando, e eles ainda seguem “ownando”.

  7. Esse papel imposto ao BRASIL, de exportador de produtos primários, casa direitinho com governos de esquerda. Quando Pol Pot tomou o poder no Cambodja, com o Khmer vermelho, matou todos que eram professores, intelectuais, etc. Qualquer um que pensasse e ameaçasse o poder e mandou o resto da população para o campo esvaziando as cidades.
    Essas deficiências brasileiras, nos setores secundário e terciário da economia, só se reverterão quando se investir pesado em educação de qualidade e se deixar de formar analfabetos funcionais nas escolas públicas, incapazes de preencher as demandas por profissionais/especialistas a que se tem demanda por aqui.
    Essa quadrilha de politiqueiros não fará nada porque estariam cometendo suicídio. O povo culto perceberia que eles, na verdade, são seus subordinados pagos por seus impostos e faria uma limpa nessa cambada. Um povo culto saberia seus direitos, teria mais qualificação para o mercado e suas vagas, desenvolveria tecnologia, fazendo crescer o país. Ou seja, a educação é tudo, o resto é consequência.
    Enquanto isso eles preparam o circo para iludir a massa, copa/olimpíada. Resta saber quem será o palhaço.
    Quando às vezes vejo programas sociais em comunidades carentes, ouço falar em escola de circo. Circo as vezes forma palhaços.
    Por dedução: povo > palhaço > circo…

  8. Fazer o que??
    Esta no nosso DNA, desde o descobrimento do Brasil não passamos de fornecedores de matérias primas como cana de açucar, ouro, café, soja, milho e agora etanol.
    Não é de hoje o descaso com as indústrias nacionais, não temos uma política séria de inovação tecnológica para colocar a indústria brasileira em condições de competir com países como Alemanha, Coréia do Sul, EUA, França e China, NADA.
    Gostaria de que fosse diferente nosso quadro no mundo hoje, mas não é verdade, temos apenas grandes linhas de desenvolvimento em pecuária, agricultura e mais nada que seja relevante. Não que isso é ruim para o país, mas mostra que definitivamente não queremos o Status de Potência Global, pois não temos o direito sequer de reivindicar a mesma.
    Temos pela frente dois dos maiores eventos, Copa do Mundo e Olimpíadas, e a necessidade de investimentos para custeá-los, recentemente vi uma palestra de um senhor especialista em telecomunicações que fez uma projeção que o governo iria ter que gastar em torno de 60 bilhões de reais para prover o país com tudo que é necessário para o programa de internet banda larga para todo o país juntamente com o dois grandes eventos, porém as empresas envolvidas no processo estiam cerca de 100bilhões de reais, muito acima do valor estipulado pelo governo, ou seja, SERÁ QUE SAI DO PAPEL?
    E digo mais, isto é só para as telecomunicações, ainda faltam transportes, saúde, segurança….. ihh vai ficar muito extensa a lista.
    É duro dizer, mas o Brasil é minha grande desilusão.

    Abraço, Lucas.

  9. JNPNHR, fiquei perplexo com sua lucidez… perfeito, sem tirar nem por… daqui 20 anos não seremos nem sombra de um pais civilizado… teremos cidades inabitaveis como Havana, campos minados pelo minifundio improdutivo e miseria em ambos… um governo que ensina a juventude capesina a guerrilha, a juventude urbana a não pensar em nada mais que vocalizar bordões esquerdoides, fumar maconha e sujar o cabelo a la rastafari, com camisas do Che e pulserinhas da Jamaica, o esteriotipo do delinquente travestido de universiotário semi analfa e petulante… tem quem ache que vivemos em uma democracia… vivemos sim, em uma anarco-facista-centralizadora-republica das ratazanas… engordam o povo com a bolsa miseria eterna e enchem as burras com o dinheiro ROUBADO nos mensalões e superfaturamentos pelo país afora… quem quiser mudar essa realidade terá que sair do pais, digo, do continente sul-eternamente atrasado… ainda tem os pseudo patridiotas que dizem que é melhor um povo que viva espontaneamente (mesmo que na ignorancia) que um povo como o suiço, organizado e estudado… só mais uma percepção: o que o Genuino, o rato, entende de defesa para estar dando pitaco em questões tão importantes? claro, é que ele é do partidão… isso é o que somente importa… tamos é fu…

  10. Em tempo… se não acordarmos e procurarmos estudar o que o marxismo (alguns chamam de social-democracia, que de democrata não tem nada… experimenta SUGERIR que saiam do poder… eles te matam…) trouxe de beneficio a qualquer estado que imprementasse suas ideias de internacionalização das nações e fim dos estados nacionais… é a nova ordem mundial que querem e provavelmente irão implantar… a nossa salvação pode ser os nacionalistas americanos e judeus… vão salvar o mundo novamente como na 2ª guerra mundial… quem viver verá…

  11. De direita ou de esquerda a medievalização de mera extração é filosofia politica nesta Republica de Ratazanas.Manter o pais assim é viavel a quem controla por não proporcionar conhecimento e capacitação a todos alem de ter a folha salarial e de gastos mantida a niveis baixos e a consequencia são lucros absurdos para o proprietario e nada mais.Culpar esse ou aquele governo é incoerente quando a culpa real esta em todos nós e mudar essa mentalidade é impossivel por meios normais e pacificos.Quem mama não quer deixar de mamar,quem se beneficia se contenta com o que tem na mão embora resmungue que não é valorizado.A unica soluo é a mais bestial,pendurarmos todos os trairas,entreguistas e evndilhões pelos sacos em praça publica e fazermos uma profunda mudança em todo esse sistema corrompido e viciado.Relaxam as leis e beneficiam bandidos.São heroes da resistencia nossos bombeiros e nossos professores que não se intimidam e não desistem de lutarem por dignidade.Dilma ou voce rebola o popo bem reboladinho ou na proxima eleição teremos uma nova Presidenta e não sera a vendida entreguista Marina a loba que se veste de ovelha com a biblia debaixo do braço mas uma professorinha pequenina de fibra que calou politicos.

  12. O etanol e o açucar não são industrializado?
    Se o Brasil fosse vender Cana innatura, isso sim seria economia primaria.
    Quanto a biodiversidade, é claro que eles não estão falando de extrativismo. Se eles descobrem alguma substancia util em alguma planta,o uso só seria viavel se for plantada ou sintetizada. Aspirina era uma substancia da casca de carvalho. Ninguem planta carvalho ou usa carvalho natural hoje. O Brasil dominava o mercado da borracha, sugando as seringueiras selvagens como parasitas (extrativista são parasitas) até que o ingleses começaram a plantar seringueira na asia, e logo depois veio borracha sintetica de petroleo.
    O problema do Brasil é que as pessoas são muitos dependentes do Estado e ainda reclama dos imposto.
    Quer que o Brasil melhore, dependa cada vez menos do Estado. Se puder pagar pela sua educação…pague! Pela sua saúde… Pague! Segurança… Pague! Dependa cada vez menos do governo e os politicos perdem parte de seu poder.
    Nos Brasileiros colocamos na cabeça que os politicos são funcionarios publicos que trabalham para nós. Errado! Os politicos são individuso de uma casta, chamada Sociopatas, uma subraça humana que tenta manipular os que estão em volta para seus fins. O politicos são sociopatas que manipulam grupos da sociedade, ao inves de individuos. Eles usam os sindicatos, empresarios, intelectuais… todos, para seus fins. tanto que a politica apesar do seus “partidos” é sempre baseada em poucas pessoas. E ten alguns ingenuos que reclamam da flata d ideologia dos partido. A ideologia era uma ferramenta usada pelos politicos.
    E eles jogam de acordo com as regras. Se o Brasil fosse uma ditadura, os mesmo que usam as urnas hoje tambem estariam buscando o poder, através de golpes ou simplesmente fazendo parte do grupo de apoio dos ditadores.
    É assim que devemos trabalhar com os politicos: eles querem poder, e pelas atuais regras precisam de aprovação nas urnas para obter legitimidade. Se dependermos deles ficamos em desvantagem na negociação. Devemos fortalecer nossa posição nesse jogos de forças. O rabo tem de balançar o cachoro.

  13. É verdade Cal… mas essa dura realide é também muito dificil de encarar, vejamos… eu pago escola particular para meus dois filhos, pago previdencia privada, pago transporte particular e abasteço por minha conta, pago saude privada, pago remedios, pago, pago… e ainda tenho descontos de imposto de renda mensalmente em meu holerit… ah, pago tambem impostos indiretos, diretos e até espiritual, rsrsrs… ou seja, mesmo assim tenho que ver um bando de ratos, trairas e sanguesugas mamando no MEU dinheiro suado? e esperar que eles parem por si proprios? to duvidando… gostaria de saber o que povos como os suiços, suecos e canadenses fizeram para controlar os ratos que habitavam suas casas… será que exterminaram ou acolheram de uma vez as RATAZANAS…

  14. Devemos nos antenar de que o governo e as instituições não brotam do chão como as plantas, eles provem de nós, reflete toda a sociedade a qual eles conduzem. Pergunte a um jovem o porquê este não lê, ele não saberá nem responder, então pergunte se algum de seus pais tem o maravilhoso habito da leitura. A maioria esmagadora dirá que nunca viu seu pai ou mãe lerem alguma coisa. E são essas pessoas que votam pra presidente também, que como todo tem o direito e o dever é claro, no entanto devemos nos perguntar a qual tipo de intelecto, pessoa e idoneidade moral tipos como o Tiririca, Paulo Maluf, Popó, etc… vão representar ou pior a esta secular e maldita bancada ruralista vai representar no governo???? Vejamos aqui em Santa Catarina, um estado riquíssimo e falido simplesmente governado inteiramente por pessoas que deviam estar na cadeia…

  15. O editor do site inovação tecnológica faz um desabafo e como tal deve ser considerado, não é uma análise…
    .
    A verdade é que independente de governos de direita ou esquerda, tradicionalmente e secularmente, o empresariado brasileiro
    tem aversão ao risco e ele enxerga muito risco na inovação, então investe pouco.
    .
    É algo cultural e que deve ser mudado, o desespero que o autor demonstra em seu desabafo, provavelmente nascido da decepção de quem já sonhou muito alto, não muda esta cultura brasileira tão arraigada entre comerciantes, empresários, militares e políticos, da aversão ao risco que a inovação pode trazer.
    .
    Além é claro, do entranhado senso de inferioridade frente ao estrangeiro, o famoso “complexo de vira-lata” de nossas aculturadas e colonizadas elites, sentimento este, cuidadosamente cultivado por décadas e décdas pela mídia “brasileira”..
    .
    Paradoxalmente o povo brasileiro é um dos mais criativos e inteligentes do planeta, más sem educação, planejamento, estimulo e investimento, fatores que dependem especialmente de investimento público e privado, de empresários e políticos, todo este potencial é desperdiçado.
    .
    A matéria prima temos em abundancia: um povo com capacidade de trabalho, inteligencia e criatividade , más novamente caímos no mesmo erro do extrativismo, agora aplicado ao brasileiro, ainda não agregamos valor suficiente a esta matéria prima humana, 1º através de uma educação focada em ciência e tecnologia e depois investimentos em uma industria de alta tecnologia.
    .
    Más nem tudo está perdido, porque mudanças em uma cultura conservadora de aversão ao risco , tão arraigada entre nós, embora de forma lenta e gradual (como tudo no Brasil…demora para acontecer)estão ocorrendo, já neste momento.

  16. E voces conhecem alguma naçaõ onde o cidadão não depende dos beneficios do estado?E onde fica essa maravilhosa terra harmonizada rsrs rsrs Sera que é la onde fizeram uma enorme estatua de concreto para ostentarem poder e dominação e ainda lhe deram o nome de liberdade rsrs rsrs Ate la desempregados esmolam em sinais de transito em plena Washington DC e as midias não mostram isso.O planeta esta numa sinuca de bico onde o imperio Ocidental cambaleia em depressão sem solução viavel a curto e medio prazo e o longo prazo torna-se terminal pois a debilitada maquina consumidora que nutrem não pode esperar nutrientes.Antes atiravam-se em guerras assim impulsionando industria pesada que se alimentava de bombardeios covardes.Agora nem isso podem fazer porque a caixa esta baixa.Então acham que sorrirem e falarem manso para essenciais os convencerão.Arranquem as cuecas e as calcinhas pelas cabeças e descabelem as perucas porque tão é futricados rsrs rsrs.O prejuizo sempre na maior proporção é o do patrão.Ser empregado em vacas magras traz prejuizo menor rsrs rsrs.Mas resta-lhes uma unica saida para se abastecerem e voltarem a tornarem-se nutridos,sejam humildes,fiquem de quatro e de pires na mão peçam pinico ao Brasil rsrs rsrs Se depende-se de mim sucumbiriam todos e eu ainda sorriria alegre e feliz.

  17. ADRIANO o Brasileiro nunca teve mesmo o habito não so da leitura mas do interesse pela cultura,alias isso é defeito de latino Americano.A unica exceção é o Argentino que talvez por influencia Italiana sempre nutriu o gosto por cultura.O problema da America Latina é falta de cultura.Todos no continente inclusive no norte somos sub-produtos de sub-culturas pois pra mim a cultura de uma civilização se mede por seu avanço em ciencias,matematica e arquitetura.A unica diferença foi a colonização do norte expansionista e do sul extrativista.Ai que se origina tudo.O modelo Republicano não deu certo no Brasil pois transformou-se na casa da mãe Joana.Eu queria muito ver uma mudança de sistema Democrata Presidencialista ou não mas com Parlamentarismo e maior participação da maioria que é o povo.Mesmo que discriminemos Romarios,Tiriricas e Zés Bonitinhos da vida os demais tambem não teem muita diferença.Precisamos de mudanças de sistema e tambem do jogo politico acabando com fidelidade partidaria e coligações.Com escolha de ministerios entre concurso de qualificação dos melhores profissionais das pastas e não por apadrinhados por partidos ou coligações.O sistema politico Brasileiro é um autentico Puteiro e isso acaba refletindo no setor publico e privado.

  18. 1maluquinho sim tu tem razão. Mas sobre os Tiriricas da vida eu falei como um desabafo e uma analogia a nossa mediocridade mesmo. Os nossos vícios políticos e socias é quem tem de mudar, daí o sistema muda, mas nem tudo esta perdido… me parece que todo este eurocentrismo que dominou o mundo apartir do século XV vai definhar bastante no século XXI e o único grande tributário do ocidente que vai sobrar somos nós.

  19. Que m…. de artigo einh ?? Usa sofismas para reforçar o preconceito que os próprios brasileiros capachinhos tem do próprio país. Sugiro visitas aos centros tecnológicos da Petrobrás pra começar…

  20. Poxa Edilson. Que decepção ! O cara que escreveu este artigo não tem nem um doutorado. Possui um currículo acadêmico pífio. Não atua na área de Ciência e Tecnologia, a não ser como criador de sites e professor de informática ( cargos muito dignos, mas insuficientes para gerarem um conhecimento amplo de todo o contexto C&T nacional) e por fim não se deu ao trabalho de pesquisar o mínimo que seja para elaborar este texto enviesado e que mistura agropecuária, extrativismo e biodiversidade e o capital intensivo neles investido, em muitas circunstâncias de alto valor agregado e de alto nível de tecnologia. Ele inclusive ignora notícias que ele mesmo publicou em 28 de junho de 2006 (e que eu não posto o link aqui pra não te dar problemas). É óbvio que temos que melhorar e você que é pesquisador sabe isso melhor que eu , mas não estamos no nível da indigência sugerida pelo autor e que esbarra, como sempre ocorre com o movimento CANSEI, na crítica ao nosso “folclórico” ex-presidente, o melhor governante que o país teve na opinião do povo.. Ele ignora, ou propositadamente não cita, o CEITEC, o CENPES (Petrobrás), o INPE a Embraer, o ITA, o programa CBERS (Brasil China), o CNEN e outros programas. Não é ser contra o que a pessoa escreveu, mas é sempre mais do mesmo: PRECONCEITO, PRECONCEITO, PRECONCEITO.

  21. É o que venho dizendo a tempos.Nesse pais de politicamente corretos, só se pensa em legislar para gays, quilonbolas, e outras tantas sandices, que não levam a lugar nenhum.

    Embarcamos de vez no conto do vigario do ambientalismo, aqui florestas, la fora fazendas, podemos produzir a vontade paçoca de amendoim, cachaça exotica, e até ter alguma produção industrial, contanto que seja apenas complementar ao interesse indutrial e economico do capital esterno.

    Somos explorados, quando nos tornamos meros fornecedores de materia prima, ou mesmo com uma incipiente industria de bens de consumo, de propriedade de empresas não nacionais, cujo unico interesse é vender ao mercado interno, e impedir que por aqui venham a nascer novos concorrentes.Tudo devidamente amparado pelo Estado brasileiro, quando não por esse financiado.

  22. Valeu pela lucidez! Acho que é mais logica. Ando trabalhando muito com matemática ultimamente e por hábito associo as coisas que tem alguma relação.
    O BRASIL tem também ilhas de excelência más são a exceção a regra. Basta ver o número baixo de patentes requeridas anualmente.
    O setor primário é importante e deve ser fomentado porém representa, em países mais desenvolvidos, entre 5% e 10% da economia. O que se defende é o não negligenciamento dos demais setores, secundário e terciário, que representam mais de 90% da riqueza e emprega percentagem equivalente. E são dependentes do grau de instrução da população. Até o setor primário hoje, em dia, depende deste último quesito devido ao grau de mecanização e seleção/manipulação genética que o campo tem passado e vai passar, exigindo especialização dos trabalhadores. O campo empregará cada vez menos pessoas, cada vez mais especializadas em tecnologia. Os exércitos de homens/mulheres com enxadas e foices são passado. Até porque ninguém deseja trabalhar assim o deseja tal para seus filhos…

  23. É a logica da filosofia do individualismo.Medieval extrator combina dominio de massas,altos lucros,enxugamento de despesas.A origem de tudo é cultural na incapacidade de se distinguir cultura de escolaridade.Preguiça de buscar criar proprio padrão ao invez de buscar modelos externos para se efetivarem em nossa realidade.Falta a muitos a humildade de se pensar em coletivo.Mas se esperar o que de uma genese formada na fusão da indolencia,preguiça e falta de educação,oriundas das tres raças matrizes?O resultado é O BRASILEIRO rsrs rsrs E nã me falem de Petrobras pelo amor de Deus.Sua sede ja deveria ter sido mudada do Rio de Janeiro para New York a muito tempo.FALTA AO BRASILEIRO O VERDADEIRO SENTIMENTO DE BRASILIDADE.Neste pais so existem vendidos,entreguistas,trairas e X9s.

  24. jnpnhr e ademar, mais uma vez, brilhante lucidez… faço minha as suas palavras… também o 1maluqinho tem lá suas razões qndo expõe as raizes macunaímicas do caipira brasileiro… isso serve também a classe urbana semi cosmopolita nacional… quem não ouve fank (é assim que se escreve?), ouve corno-sertanejo-brega…rsrsrsrs…
    Em tempo; procurem saber quem está por traz do movimento de destruição da alma nacionalista brasileira (na verdade, mundial)implantando o fim da familia burguesa cristã tradicional… talvez consigamos ver através dessa cortina de fumaça… ensinam o certo como errado e o errado como certo… exemplos na educação, na saude e na justiça/segurança… o sujeito aprende que familia não é importante, o que importa e ser feliz, mesmo que seja não naturalmente; que falar/escrever errado é “normal”; que usar da lei de gerson é que é certo, uma vez que quem comete crimes tem direito a 4 refeições diarias melhor do que muito trabalhador tem com sua familia; ou seja, a agenda revolucionaria mundial está sendo implantada bem nas nossas fuças e não podemos nem falar nada, quiça protestar, pois os agentes do “politicamente correto” estão ai, como guardas revolucinarios espleitando-nos, não duvidem, talvez até aqui, neste espaço democrático… saudações…

  25. Eu descordo que nós Brasileiros temos a tal da “Sindrome de Cão vira-lata”. Eu percebi isso,ironicamente em um comentario do Rubinho Barrichelo , dizendo que os os Brasileiros não toleravam o segundo lugar, que em outros lugares do mundo as pessoas tem orgulho de ganhar um segundo lugar em qualquer tipo de torneio.
    Nisso eu percebi que o o Brasileiro tem é uma profunda decepcão de não estar em primeiro lugar em tudo.para nós é “Vencer ou não aparecer”. Assim quando surgem iniciativas tecnologicas no Brasil que ainda vão levar tempo par poder competir com os melhores, elas são ignoradas. Se alguem criar uma fabrica de chips no Brsil e melhor que ela ja nasça em condições de competir com uma Intel da vida… favrica de aviões? tem que chegar desbancando a Boeing. O que dizer da fabrica de chips que o governo criou, mas que por enquanto só faz chips de marcação de gado? Uma merda.
    Quando dizem que o Brasil tem tendencia imperialista não brincadeira.Pra nos o que vale é ou ser o melhor ou não ser nada.

  26. Fazer o diagnóstico do nosso fracasso é simples:
    1) O nosso Sistema Político gera políticos incompetentes e desonestos. Não é que eu queira defender a China, mas o político chinês é de altíssimo padrão moral e intelectual. É a nata da sociedade deles. Possuem mestrado, doutorado, etc. Outro dia andei lendo sobre isso;
    2) A incompetência política gera todos os males duma nação. O Brasil é uma grande empresa, e sendo mal administrado não pode render bons frutos;
    3) O nosso ensino em todos os níveis e profissões, não visa o raciocínio criativo e intuitivo. Não exalta os alunos mais criativos e pesquisadores. Os melhores alunos são os que memorizam. Esse ensino é de 200 anos atrás. Os professores são os primeiros a bloquearem a inteligencia criativa de seus alunos. Ainda bem que temos a Internet para compensar a nossa deficiência no ensino, além de alguns programas da TV a Cabo. A TV Brasileira é o caos em matéria de programas científicos;
    4) No Brasil, só se valoriza o amigo, o amigo do amigo, o fidalgo (filho de algo), o bajulador e o apadrinhado político.
    Eu, que quero desenvolver pesquisas científicas, que chances eu teria ? Zero x zero. Só se for para outro país.
    Quase nada se aproveita nesse país. Precisamos começar tudo da estaza zero. Até o petróleo já está sendo substituído pelo hidrogênio e carro elétrico. Daqui a 10 anos, a Petrobrás vai fazer o que ? Nada. Estão faltando pessoas de visão nesse país.
    A Embraer vai quebrar, pois os chineses já estão fabricando aviões similares, bons e baratos.
    Se não tiver boas cabeças pensantes no Brasil, iremos quebrar rapidamente.

  27. DANDOLO a China é a civilização mais culta e antiga ainda existente e a India mais ou menos quase um pouco disso.A cultura do povo |Chines esta muito alem dos demais povos da Terra mas devemos reconhecer tambem os pontos negativos do atual governo Chines que é justamente no fundamental por privar o povo de liberdade e perseguir e assassinar aqueles que nutrem o desejo da liberdade.

  28. Dai-me paciência! Que artigozinho de quinta categoria! Eu vejo além do sentido literal, que trata esse texto, na interpretação de “O futuro do País é explorar o potencial da nossa biodiversidade”. Sim, por que não? E por acaso, com o avanço da ciência em biotecnologia não é possível ter curas para as doenças sem curas da atualidade? Isso não é um avanço tecnológico? E por que não investir na pesquisa de combustíveis renováveis, os chamados bio-combustíveis, em detrimento da atividade extrativista do petróleo? Tem idéia do que só essas duas áreas tecnológicas são capazes de gerar em conhecimento ciêntico e desenvolvimento industrial a nossa nação? Pelo texto de opinião enviezada, acredito que não. Está certo quando diz que o Brasil não deve ser um país agrícola, mas é melhor nós desenvolvermos muito bem nossa agricultura, porque no futuro irá faltar comida ao mundo, porém, não para nós! E devemos sim investir no setor quaternário e secundário, sem exclusão do setor primário. São atividades que podem co-existir. Já viu o tamanho do Brasil?! Nós podemos tudo!

  29. O Brasil tem muito o que melhorar, mas não é este cão sarnento. Toda casa é construída tijolo por tijolo, começamos a organizar tardiamente, mas o resultados virão.

Comentários não permitidos.