Irã planeja desdobrar navios de guerra no Atlântico

A Marinha iraniana planeja desdobrar navios de guerra no Oceano Atlântico, segundo informou nesta terça-feira a agência local de notícias “Fars. “Uma frota da Marinha será enviada ao Atlântico”, disse à agência o comandante da força naval iraniana, o contra-almirante Habibollah Sayari, que precisou que ainda falta a aprovação definitiva para a operação.

Sayari indicou que prosseguirá o envio de navios de guerra e submarinos iranianos a águas internacionais em alto-mar, tanto ao Mediterrâneo, através do Canal de Suez, como ao Oceano Índico e, posteriormente, ao Atlântico.

No início deste mês, um submarino de fabricação iraniana e com tecnologia nacional retornou de uma missão de dois meses de vigilância da pirataria na região da Somália. Essa foi a primeira operação realizada “com sucesso” por um submarino deste país em águas internacionais, informaram as autoridades militares.

Nas duas últimas décadas, conforme instituições internacionais, a Marinha e as Forças Navais dos Guardiões da Revolução do Irã desenvolveram consideravelmente sua capacidade e potencial de ação. Estas forças têm grande presença no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, por onde passa boa parte do petróleo que sai da região para ser distribuído a todo o mundo.

O Irã está submetido a um embargo internacional de armas desde o começo da década de 80, mas conseguiu desenvolver um programa bélico próprio que inclui mísseis de médio alcance.

Fonte: Terra

27 Comentários

  1. Estão treinando sério, e ao mesmo tempo vigiando “certos ” navios e submarinos de determinadas potencias, ñ só local como de fora. Estão querendo antecipar e ñ serem pegos dormindo, e manter a capacidade em reagir. O quê + vão fazer p se manterem protegidos?!? E certo país da AS dorme em berço explendido nessa selva cheia de monstros. ..Dizer + o quê?!?!.

  2. Parabéns ao Irã,ele está impondo sua vontade mesmo com com uma ferrenha e covarde pressão internacional.Ele só começou seu programa militar mais “Radical” depois da invasão do Iraque.Aí eles pensaram assim: “pau que bate em Chico,também bate em Francisco.” e se armaram com meios própios para garantir sua soberania.
    Burro foi o Kadafi não se armou e não desenvolveu uma indústria competente e agora está comendo o Pão que a OTAN amassou.

  3. Se o Brasil tivesse uma marinha de verdade, cada belonave iraniana teria uma “sombra” da MB enquanto estivesse no Atlântico…

    []’s

  4. “Sayari indicou que prosseguirá o envio de navios de guerra e submarinos iranianos a águas internacionais em alto-mar, tanto ao Mediterrâneo, através do Canal de Suez, como ao Oceano Índico e, posteriormente, ao Atlântico.”
    ———————————-
    A sequencia descrita acima, Canal de Suez, Mediterrâneo,Indico e Atlântico.

    Parece indicar que com Oceano Atlântico, se referem mais ao Atlântico que banha as costas da Europa , norte da Africa e América do Norte.
    .
    Aí faz sentido, por pequena que seja, mesmo que incapaz de representar real ameaça, uma presença militar iraniana próxima da costa Atlântica do EUA, do Reino Unido, etc…Exerce um certa pressão psicológica, tipo: Se vocês estão lá nas minhas fronteiras, eu estou aqui nas suas…

  5. Se a intenção é afundar a frota iraniana, não precisa muito
    Esta da foto é a única fragata que eles possuem, ela deverá estar acompanhada de um reabastecedor e talvez de um submarino.
    Algo que um único curumim (Tupi) creio que daria conta do recado.
    agora, na verdade não sei o porque deverímos colocar nossos navios pra caçar o deles, que me lembre o Iran nunca nos ameaçou, creio que este trabalho não deveria ser do Brasil e sim de quem tem problemas com eles.
    Sds
    E.M.Pinto

  6. O país que não possui nenhuma capacidade de projeção de poder sempre estará mais sujeito a sofrer agressões militares, do aquele que possui capacidade de projetar e portanto retaliar um ataque sofrido.
    .
    Isto se chama dissuasão…

  7. Isto é máscara. É só ver o historico do irã para ver que é um país pacífico. a diferença é que os terroristas de lá não usam gravatas e sim turbantes.

  8. A Marinha não me procupa,seus programas estão seguindo o crônograma,só aumentaria avelocidade porque pra mim o tempo urge.O exército tem dado seus pulos com os Guaranis e programas de radares fico um pouco trânquilo.Já a FAB……..bem a FAB só choro e ranger de dentes.

  9. Eles tem interesses a defender,suas exportações de petroleo e tanto no golfo Persico que é a area direta de atuação deles como qualquer agua internacional no globo é problema deles.Porque deveriamos nos importarmos com isso se não nos importamos com forças-tarefas Anglas que rondam nossas aguas???

  10. Caro Edilson,

    Nada pessoal contra os Iranianos =]
    Só um pouco de jogos de guerra… E se eles tem só essa nave, não estamos muito longe deles, afinal nem fomos capazes de enviar uma fragata para o Líbano. =/

    Eu entendo que o Atlantico Sul é Brasileiro, Argentino e um pouco Uruguaio… Se quiserem fazer manobras por aqui, tem de pagar pedágio. rsss (brincadeira)

    Mas é claro isso se tívessemos uma MB com capacidade para impor um controle marítimo na região… Qualquer movimento de outras marinhas por aqui deveria ser monitorado.

    []’s

    ps. Bom retorno ae Edilson! PB estava fazendo falta. 🙂

  11. eu quero ver esse navio anda quando chega os superportaavioes do EUA, nao vai so um, peacinho na superfice pra conta a histori desses navilzinho
    o Ira se arma ali ca e lá mas os EUA e seus capangas sao mais muito mais, e estao cercando o Ira bem cercadinho.

  12. Parece que o navio que os iranianos classificam como fragata está mais para NAPAOC…

    .
    Possuem 3 “Vosper Mk 5 type”, denominadas como fragatas leves de patrulha, com um deslocamento de 1,100 tons (1,540 tons full load).
    .
    Más aonde eles investem mais, em termos de marinha, parece ser na força submarina:
    .
    -Possuem 3 SSK Kilo relativamente modernos, anos 92;93 e 97.

    # Displacement: 4,000 tons submerged
    # Dimensions: 74 x 9.9 x 6.5 meters
    # Propulsion: Diesel-electric propulsion, 2 x 1000 kW Diesel generators, 1 x 5,500-6,800 shp, Propulsion motor, 1 x fixed-pitch Propeller
    # Speed: 25 knots (46 km/h)
    # Range: 7,500 nautical miles (13,890 km)
    # Crew: 52
    # Armament: 6 x 553 mm torpedo tubes, 18 x torpedoes, 24 x mine
    ———————————–
    -Tem 1 submarino ainda não entregue, em construção desde 2006, classe Qaaem. com deslocamento de 1,000+ tons.
    .———————————-
    Submarinos costeiros e para o Estreito de Ormuz:
    .
    -1 submarino pequeno, operacional, classe Nahang, com deslocamento de 350-400 tons.
    -10 mini submarinos operacionais (+ 1 em construção) classe Ghadir, com deslocamento na superficie de 115 tons.
    .
    -Em julho de 2007 à título de reembolso de dívidas da C.N para com o Iran, 4 submarinos classe Yugo (de fabricação norte-coreana) com deslocamento de 90 tons (submerso) , foram repassados para o Iran. Não sei se estão operacionais.
    ………………………………….
    A marinha iraniana está longe de ser oceânica, os subs Kilo são os que tem mais alcance, porém, navegando esnorqueado…
    indo pelo canal de Suez e reabastecendo no Porto de Tartus, tem condições de ir, por exemplo, até entre lisboa, Ilha da madeira … e voltar a Tartus, sem reabastecimento, más navegando na superfície…presa fácil , ainda mais no mediterrâneo!

  13. O q os GF esta fazendo c a FAB e um crime contra a segurança do BRASIL, onde já se viu um país q quer ter assento no CS da ONU ñ ter um FA a altura do seu pleito?C certeza e 1 a encarar o atacante. Só 12 mirages velhos ,caças c + de 30 anos? Ò dilma , isso e um pecado grave contra a segurança do país, compre logo esses rafales uns 126 no mínimoe vem c transferência de tecnológia e uns 36 navalizados p a n MB ,ao fechar os olhos a essea deficiência da n FAB e sinal de burrice, de total ignorância dos fatos e da geopolítica mundial; p ontem dona.

  14. O nosso problema è que aqui há um imenso vácuo de poder deixado por nois mesmos, daí qualquer visitante inesperado nos deixa com medo e apreenção, o que nunca deveria acontecer.

  15. Pois é … Eu tenho uma tecnologia para submarino revolucionária em mente, e o Brasil não me aproveita. É sempre assim: ” Santo de casa não faz milagre “. Quem sabe, americanos, russos e chineses comprariam o meu projeto. O submarino iria se deslocar a 600 km/h, e poderia ir a mais 5 km de profundidade.

  16. Precisamos primeiramente moralizar o Estado Brasileiro,que está o caos.
    Quantos políticos corruptos estão na cadeia ? A justiça brasileira demora 20 anos para julgar, e quando julga.
    O Brasil precisa começar tudo da estaca zero. Depois vamos estatizar todos os bancos e acabar com a especulação financeira.

  17. É inacreditavel que em pleno seculo 21 a realidade brasileira, em muita circunstancia de seu interesse geoestratégico, simplesmente fere o senso comum!E ainda elegemos uma laranja que não sabe pilotar avião!

  18. Respeito a opinião de todos mas ao meu ver ja nao estamos com os caças comprados (diga-se de passagem não é tão ruim como foi classificado) devido a picuinha da Fab que não queria o Rafale ou não quer não sei,agora oque me parece prioridade do MD é a Marinha com o ProSub, certo ou errado esse programa pelas informção que vem sendo publicado na midea especializada esta andando mais ou menos dentro co cronograma pré estabelecido

  19. dandolo 600km/k ahshaushua
    cara essa sua tecnologia penso que seria ante atrito com um campo ao redor do sub, esse campo seria como um vacuo,se for assim 600 km/h é pouco conseguiriamos ter capacidade sonica em baixo da agua… é um mogo que ovns conseguem entrar em baixo d´gua e ir rapido .

  20. Pessoal,se o Irã está enviando navios para peitar os americanos no Atlântico, é porque o Paquistão lhe deu algumas armas nucleares.

  21. Nick por favor nao falar me. a MB esta muito bem armada e com a chegada do Sub nuclear vai estar melhor ainda, Sem dizer que quando tivermos as tais tecnologias podem ter certeza que vamos produzir no minimo mais 5 deles, e pelo menos 10 dos convencionais. Tenho informacoes militares continuas e principalmenete vindo da FAB e MB, na verdade a FAB como ja disseram e a mais fraca, tanto porque os Guaranis estao muito bem evoluidos e seram feitos em grande quantidade, sem dizer de nosso radares de froteira, e que temos o Porta Avioes, coisa que ajudaria muito em uma guerra… E tambem temos aliado que estariam de pronto atendimento em caso de guerra. O EUA seriam um proprio , por risco tambem, mas com certeza ajudariam. mas como ja disse apenas os Subs Franceses sao muito pouco, deviamos nos aproximar dos Alemaes tambem, eu as vezes digo de comprar o sub nuclear russo mas creio que o Alemae faria a transferencia de tecnologia e tambem sao muito confiaveis

  22. a mb só presta para ajudar a vitmas de catastrofes naturais , e salvamentos de pescadores. o resto é só fachada . conflito, libano nao podemos………

Comentários não permitidos.