Abertura inesquecível deu início dos Jogos Mundiais Militares no Rio

30 mil pessoas compareceram ao evento realizado no Engenhão, que contou com as presenças da presidenta Dilma e de Pelé

Rio de Janeiro, 18/07/2011 – Foi uma festa da qual o Rio de Janeiro não esquecerá. Nas arquibancadas, um público estimado em 30 mil pessoas coloriu, com camisas e bandeiras, cada canto do Engenhão. Fora delas, banda de músicos, esquadrilha da fumaça e coreografias arrojadas fizeram a plateia comemorar cada instante do espetáculo como se fosse um gol de seu time.

Foi assim, na presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, que se deu a abertura, no último sábado (16), dos 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011, na capital fluminense. “Declaro aberta a 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar. Desejo boa sorte a todos. Muito obrigada”, pronunciou a presidenta Dilma, da Tribuna de Honra.
Antes mesmo de sua fala, o desfile das delegações, sob efeitos especiais, marcou a entrada triunfal dos competidores militares no estádio. Silvia Nobre, primeira mulher indígena a ser oficial das Forças Armadas brasileiras, hasteou a bandeira nacional. E o já consagrado atleta Jadel Gregório, instantes depois, iniciou a condução da tocha que Pelé, o eterno rei do futebol, usou para acender a pira e coroar o espetáculo.

Outro momento que arrancou entusiasmados aplausos do público foi a apresentação da canção Aquarela, pelo cantor e compositor Toquinho, com seus versos sobre desenho, sol, chuva e papel, que inspiraram a realização de coreografias e a exibição de figuras na parte central do estádio.

Artistas da música também cantaram no espaço de 5 mil metros quadrados montado no setor Norte do Engenhão. O grupo Paralamas do Sucesso entoou “Tropa da Paz”, enquanto Arion, mascote dos Jogos, e os integrantes de sua turma desceram do alto do estádio por uma corda. Zizi Possi interpretou a canção “A Paz”.

Competições em 20 modalidades

Em oito dias de competição, mais de 4 mil atletas se dividirão em provas no próprio Engenhão, no Parque Aquático Maria Lenk e no Maracanãzinho, entre outros locais, para representar o Brasil e mais 112 países inscritos no evento. Além de ser o maior acontecimento esportivo militar, os chamados Jogos do Paz são o terceiro maior evento esportivo do mundo, depois das Olimpíadas e da Copa.

Ao longo das competições, o Brasil será representado por 268 atletas que disputarão todas as 20 modalidades dos jogos: atletismo, boxe, basquete, esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, pentatlo moderno, taekwondo, tiro, triatlo, vela, vôlei, vôlei de praia, orientação, paraquedismo, pentatlo naval, pentatlo militar e pentatlo aeronáutico.

Além de Dilma Rousseff, a solenidade de abertura dos Jogos da Paz contou com as presenças do Ministro da Defesa, Nelson Jobim; do Ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho; do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do Presidente do CISM (Conseil International du Sport Militaire), Coronel Hamad Kalkaba Malboum; do Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, Presidente da Comissão Desportiva Militar Brasileira; e do coordenador geral do Comitê de Planejamento Operacional do Rio 2011, General-de-Brigada Jamil Megid Júnior.

Saiba mais sobre os 5º Jogos Mundiais Militares no sítio oficial do evento:
http://www.rio2011.mil.br/


Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social

Ministério da Defesa
(61) 3312-4070

Fonte: Ministério da Defesa

7 Comentários

  1. Eu assisti pela TV Brasil foi P…TA…CU…LAR
    incrível… sinceramente um show O Brasil esta mostrando altíssima competência em organização de grandes eventos veremos agora a COPA E AS OLIMPÍADAS…..
    PARABÉNS A TDS….. pena que estou no Paraná pq se estivesse em sampa eu iria no RIO pra ver os jogos…

  2. Procurem conhecer a historia da Tenente Silvia que quando pequena se apaixonou pela Bandeira Brasileira e a farda do EB e disse para si mesma MEU SANGUE É VERDE E AMARELO. http://mais.uol.com.br/view/3wtjxkjy111k/a-1-ndia-oficial-do-exrcito-brasileiro-0402CD1A336CD0810326?types=A Ainda bem jovem fugiu da tribo em busca de seu sonho.Passou por muita discriminação,preconceito e ate abusos ao chegar ao RJ.Com muita luta,dificuldades e superação conseguiu atingir seu objetivo.Tenente Silvia voce é orgulho de todo Brasileiro que luta para sobreviver dignamente.Muito Obrigado……..ps:Que Deus tome em suas mãos todos os soldados que estão nesse momento intervindo em uma guerra que esta sendo travada entre a etnia Kaxinawa contra Canibais que adentraram nossa fronteira vindos do Peru http://www.oaltoacre.com/index.php/acre/10225-tribos-isoladas-pode-estar-em-guerra-dentro-da-selva.html

  3. Parabéns aos militares que organizaram esse mega-evento. Se não fosse a imensa corrupção do meio político brasileiro, eu até que gostaria de elogiar o PT e PMDB, mas lamentavelmente não poderei fazê-lo por questão de princípios. O Brasil ainda é a moradia do Grande Satã, com a sua legião de capetas.

Comentários não permitidos.