UNIÃO EUROPÉIA EM TRANSE

http://www.galizacig.com/avantar/files/images/20110610_europa.crise.grande.jpg

A agencia de classificação de risco  Moody’s  anunciou  hoje que reduziu a classificação dos títulos da dívida externa portuguesa. Eles passaram a ser cotados  na faixa de ‘junk’, o que em bom português daqui e de Portugal expressa justamente o que são: ‘lixo’. Significa que esses papéis vão queimar nas mãos de investidores, mais do  que já queimavam antes da posse do governo direitista que sucedeu ao Partido Socialista no comando do país.

Os novos governantes assumiram com o apetite manifesto de atirar Portugal no mais brutal ciclo de regressividade ortodoxa de sua história, com cortes heróicos de gastos e elevação de impostos e demais oferendas ao Deus mercado, em troca de um empréstimo de 78 bi de euros em três anos.


A credibilidade dos próprios deuses em sua bíblia, porém, como se vê é sofrível.  E não é só no caso de Portugal que os mercados agora dão sinais cada vez mais explícitos de não acreditar no jogo de faz-de-conta embutido em ‘acordos’ leoninos, quase impossíveis, de redução do déficit e da dívida, impostos pela União Européia (UE) e o FMI.Os bancos alemães e franceses, por exemplo, aceitaram prolongar os prazos de pagamento da dívida contraída pela Grécia  desde que as agências de risco não façam o que acabam de fazer com Portugal: atirem ao lixo a avaliação de risco do país. Mas é exatamente o que a Standard & Poor”s (S&P) –escaldada após avalições cúmplices com malfeitorias na bolha imobiliária dos EUA– está dizendo que anunciará em breve: dar ao prolongamento dos créditos a Grécia o seu nome:calote,  amigável, mas calote.

O temor  da banca com o surto de honestidade das agencias de risco não é um fetichismo. É preciso lembrar que a UE é um só mercado.  Os capitais tem absoluta mobilidade. Um correntista grego, ou português, por exemplo, temendo dificuldades com os bancos do seu país pode, com uma simples operação digital, transferir depósitos para a Alemanha ou a França, legal e livremente, precipitando a quebradeira de instituições, cujo desfecho ninguém ousa prever. O fato é que a fuga de capitais dispõem de botas de sete léguas numa UE em transe, hoje o vulcão mais ativo da crise dos mercados financeiros desregulados.

Fonte: CartaMaior

13 Comentários

  1. Portugal esteve nas mãos de governos socialistas ambos os Partidos PS e PSD governaram o país nas últimas décadas e foram resposnsáveis pela aceitação dos dógmas bíblicos pelo autor mencionado.
    Na minah análise nãos e trata de ser direita ou esquerda e sim de adotarem modelos falidos de economia e de regras, tanto a direita como a esquerda os importou e palicou como última maravilha do mundo, o resultado é este ai que vemos.
    Temos exemplos aqui e na Argentina que demonstram o mesmo.
    No mais concordo com o autor em todos os pontos especificamente no que tange ao tratamento dado a Grécia.
    Lembro também que estes não são os dois piores da europa, todos abafam e encobertam o que se passa na Itália e mais explosivamente na Inglaterra, oque cedo ou tarde queriram eles ou não, vai vir a tona.
    A Portugal e Grécia bem como a união européia eu desejo sucesso e que se recuperem o mais rápido desta crise.
    Mas ao emsmo tempo não vejo sucesso no remédio dado a doença que foi a principal causa da situação atual.
    se não tratarema doença vão matar o paciente de dupla forma, com o remédio inadequado e com a doença em sí e infelizmente é o que está acontecendo.
    Sds
    E.M.Pinto

  2. Não me formei Economista, mas fiz 90% do curso, e li vários livros sobre economia, até entendê-la bem.
    Os banqueiros, os especuladores financeiros, os muito ricos, os corruptos e os políticos ignorantes são o mal na Terra.
    A Europa e o resto do mundo vão viver sempre em crise econômica, caso não controlem o mal.
    A cobrança de juros é coisa do capeta.

  3. E.M.Pinto,a dívida provoca distorções na economia. Essa é a origem de todos os males. Sou a favor da extinção de todos os banqueiros do nosso planeta.
    O Estado assume os investimentos a juros zero.

  4. carlos argus disse:
    06/07/2011 às 15:19
    a crise fianceira e um mal do cspitalismo sem controle…e cíclica. sds.
    ————————————————————
    Também é um mal do capitalismo “controlado”, se isso existe, como a crise do capitalismo na década de 1970 nos EUA, naquela época ainda vivia-se sob as teorias de keynes. Mas de qualquer formar a Europa já era poucos países ainda terão um crescimento econômico satisfatório, Alemanha, agora é a vez do emergentes, Brasil.

  5. Com anos de atraso…eles mudam as classificações de risco de Portugal(falta Irlanda e Espanha). Só falta ter a coragem de rebaixar a classificação dos EUA!! Até isso acontecer essas agências não merecem grande confiança…

  6. A crise financeira não é um mão do capitalismo, o socialismo sovietico entrou em crise economica, para esclarecer, eles tambem tinham caderneta de poupança e o sistema também tinha juros.
    É necessario que se entenda que dinheiro ou melhor moeda é uma mercadoria.
    Pergunta que voce deve se fazer, quer dinheiro? para comprar ou para investir? se não quer pagar juros faça sua poupança.
    Não se vive mais em uma produção de pequena escala, com produção artezanal e nem em mercado de troca.
    Produção em larga escala exige muita moeda ( capital ) alguem quer emprestar e correr o risco sem ter nenhum ganho???.
    Qual o mal do mercado financeiro hoje??????
    É não querer correr esse risco.
    Como se faz isso?? se renegociando a divida e mais uma vez se renogociando até que a bolha estoura.
    Ai o capitalismo vira socialismo ou melhor o calote é pago com o dinheiro público ( Tesouro Nacional ).
    Essa é a grande crise ou o grande mal do capitalismo financeiro dos dias de hoje e não os juros.
    Precisamos ter cuidado com o que falamos.
    Abraço a todos

  7. Standard & Poor’s ameaça baixar títulos dos EUA para ‘D’
    .
    .

    A Standard & Poor’s, agência que classifica o risco de devedores não honrarem seus compromissos, vai rebaixar o “rating” (nota atribuída a papéis) de títulos dos Estados Unidos para “D” caso a dívida que vence no dia 4 de agosto não seja paga, disse à agência Reuters o diretor John Chambers, que preside o comitê da S&P sobre dívidas soberanas.

    ********
    .
    http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/06/29/standar-poors-ameaca-rebaixar-titulos-dos-eua-para-d/

  8. e a culpa da crise foi de quem ?
    dos EUA ? .
    nao entendo mto de economia
    mas em breve pode ser fraca ou forte mas no Brasil vai chegar.
    tomara que meu pensamento esteja errado ^^ .

    do jeito que vai a economia europeia
    Breve vejo fome , doenças etc…
    e uma forte imigraçao para os países emergentes
    os mais fortes candidatos a imigraçao eh o Brasil e Russia

  9. O BRASIL ñ, chega, já passei mt mal por causa destas “crises” ,só destroi os sonhos de nós ,o povim, eu sou daqueles q vendem o almoço p comer o lanche no jantar, infelizmente eu e mt outros destes 91 % da população. CHEGA.Sds.

  10. O problema de Portugal não é euro, união européia , nem nada, o problema de Portugal é ele mesmo com sua administração.
    Portugal parou no tempo desde que começou a perder suas colônias, para um país com sua história e localizado na Europa surpreende o seu índice de analfabetismo girar em torno de 8%, seu território é pequeno e não há eletriciade e esgoto para toda a população.
    Portugal precisa renascer por si própria e não tentar copiar ninguém e nem tentar se garantir com a força dos outros. Que tenham coragem de quebrar algumas correntes políticas que parecem benignas, mas são malignas.
    ———————————————-
    http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/quase-um-milhao-de-analfabetos-em-portugal_1399698
    ————————————
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugal#Demografia

Comentários não permitidos.