Caça Hornet realiza pouso de forma autônoma num porta-aviões durante testes do sistema UCAS

O primeiro pouso realizado de forma autônoma de uma aeronave, realizada por um caça F/A-18D Hornet da U.S. Navy, utilizado como plataforma de testes do novo Sistema Aéreo Não-Tripulado de Combate (UCAS) X-47B. (Foto: U.S. Navy).

Texto: Fernando Valduga- Cavok

A bordo do porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69) no dia 2 de julho, uma equipe do programa PMA-268 do Sistema Aéreo Não-Tripulado de Combate da Marinha dos EUA realizou o primeiro pouso histórico embarcado de uma aeronave F/A-18D sendo utilizado como plataforma de teste de um veículo não tripulado desenvolvido como parte do programa de Sistema Aéreo de Combate Não-Tripulado Embarcado de Demonstração (UCAS-D).

Esta é apenas a segunda vez em 54 anos que a nova tecnologia foi demonstrada para automatizar pousos embarcados; a primeira vez que ocorreu uma demonstração de pouso foi realizado pelo programa de Sistema Conjunto de Pouso e Aproximação de Precisão em 2001, usando uma forma primitiva de precisão do Sistema de Posicionamento Global (PGPS).

O programa UCAS-D continua a integração entre o porta-aviões e a aeronave não-tripulada X-47B, com atividades de vôos de teste, como preparativos para testes embarcados em 2013. Os testes de vôo estão sendo realizados na Base Aérea de Edwards, California, e a transição para a Estação Naval de Patuxent River deverá ocorrer ainda este ano.

Fonte: Cavok

6 Comentários

  1. Segundo a teoria da conspiração,essa tecnologia já fora usa no dia 11 de setembro de 2001_Rssss…..
    .
    Acreditem se quiser….Hehehe….

  2. Os americanos mias uma vez na dianteira… Vão em breve substituir os pilotos por naves de combate não tripuladas… Primeiro dirigidas remotamente… Depois com inteligência artificial… Tudo ainda antes do final deste século… Quem viver verá…

Comentários não permitidos.