Garcia: 'Brasil não quer ser a Alemanha da América do Sul'

http://www.claudiohumberto.com.br/OlalaCMS/uploads/midias/10.05.24-20.19.24-marco_aurelio_garcia.jpg.jpeg

Por: Maurício Thuswohl

O seminário internacional “Governos de Esquerda e Progressistas na América Latina e no Caribe – Balanços e Perspectivas”, realizado entre os dias 30 de junho e 2 de julho no Rio de Janeiro, foi palco de um sensível debate sobre a natureza das relações entre os países da região. De um lado, representantes de governos dos países menos desenvolvidos frisaram a necessidade de se estabelecer uma relação mais justa e igualitária, de forma a permitir um desenvolvimento conjunto satisfatório. De outro, representantes das economias mais fortes reafirmaram seus compromissos com o fortalecimento do bloco regional.

“O Mercosul surgiu em condições muito diferentes das que vivemos hoje”, afirmou Gustavo Codas, que é diretor-geral da Itaipu Binacional pelo Paraguai e defende uma reorientação para algumas políticas econômicas do bloco: “Não estamos travando uma discussão sobre esse tipo de relação assimétrica que o mercado e os Estados nos apresentam. Esse é um elemento muito importante porque somos países assimétricos. Paraguai, Uruguai e Equador não têm sequer um banco de desenvolvimento econômico e social com a capacidade de impulsionar suas economias da mesma maneira que faz o BNDES no Brasil. Nem o mercado deixado ao seu funcionamento resolve, nem os Estados deixados a seus interesses regionais resolvem”, disse.

Ao retrucar, Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, disse que a região deve dar ao mundo um novo exemplo de integração política e econômica. “Nosso critério de integração deve ser diferente desses que estamos assistindo no mundo hoje em dia. As relações do governo brasileiro com a Bolívia e o Paraguai nestes últimos anos se deram de forma democrática, solidária e evidentemente distinta daquela que os conservadores no Brasil queriam que nós fizéssemos”, afirmou. “A economia brasileira é diversificada e grande, mas nós não podemos utilizar isso como um instrumento de opressão. Não haverá uma região presente no mundo se ela for muito desigual, e o Brasil não quer ser a Alemanha da América do Sul”.

Codas pediu especial atenção dos governos da América Latina e do Caribe para a tarefa de construir um maior equilíbrio econômico na região. “Nossos desafios são entender que existe uma nova reconfiguração do poder mundial e que as assimetrias que existem entre os mercados e estados do Sul precisam ser discutidas para que não signifiquem um bloqueio a esse processo tão importante de desenvolvimento político e econômico”, disse o paraguaio.

A priorização das relações Sul-Sul, segundo Codas, “foi o que permitiu aos países da América do Sul atravessar a crise do capitalismo internacional em 2008 e 2009”. A partir dessa relação, diz o paraguaio, “devemos nos fazer novas perguntas” sobre a integração regional desejada. “Em relação ao Norte, tínhamos tudo analisado e mapeado e sabíamos relativamente o que queríamos e o que não queríamos fazer. No Sul, precisamos definir qual relação queremos construir, sobretudo, nas ações de integração regional que vão além do imposto pelo mercado e buscam uma relação mais completa e integrada nos campos econômico, político, cultural e de defesa”.

O diretor de Itaipu citou como exemplos de nova abordagem na relação entre os países da América do Sul as recentes discussões após as quais o Brasil concordou em rever a quantia paga à Bolívia pelo gás natural produzido naquele país e ao Paraguai pela compra do excedente da produção de energia na usina binacional. “No caso da nacionalização do gás boliviano, a resposta do presidente Lula foi dizer que se tratava de um ato de soberania da Bolívia que precisava ser respeitado. A partir dali, foram reiniciadas negociações. Isso é o que vem ocorrendo nas negociações que estamos realizando em torno da Itaipu Binacional, com uma série de dificuldades e demoras, mas no rumo de reconhecer novas relações bilaterais baseadas não exclusivamente no mercado”, disse.

“Opção pela América do Sul”

Marco Aurélio Garcia afirmou que, no que se refere a sua política externa, o Brasil fez claramente uma opção prioritária pela América do Sul. “Essa opção decorre de uma visão que nós temos das transformações pelas quais o mundo estava passando no início do governo Lula e continua passando até hoje. Saímos de um mundo bipolar para um mundo unipolar, e hoje caminhamos em direção a um mundo multipolar”, analisa. “A grande pergunta que se coloca para o Brasil é saber se nós queremos ser um pólo sozinhos ou não. Nós fizemos uma aposta de que precisamos ser um pólo junto com a América do Sul. Queremos associar o nosso destino ao destino da América do Sul porque acreditamos que a região tem um potencial extraordinário de valores materiais e imateriais”.

O brasileiro citou alguns trunfos da região: “Nós somos o maior repositório de energia do mundo hoje, somos também os maiores produtores de alimentos, temos 35% das reservas de água do mundo e temos uma biodiversidade que ainda nem conhecemos suficientemente”, disse. Garcia se diz otimista quanto ao processo de fortalecimento sul-americano. “Somos uma região democrática e sem conflitos significativos de fronteira e temos também um mercado de quase 400 milhões de cidadãos sul-americanos. Com isso, temos a plena capacidade de criar um ciclo virtuoso na região”.

Fonte: RedeBrasilAtual

30 Comentários

  1. Essa é a gde pergunta, o que o Brasil quer ser?Voce pode ter tudo isso, na africa sobra recursos naturais, mas e daí, voce tem integrar o povo, a nação, a isso tudo, senão seremos mais um dos povos explorados do mundo pelo educados e civilizados desenvolvidos!Seja qual for o destino do Brasil, no presente qto no futuro, tem que se integrar seu povo nesse propósito! Senão esqueçam…isso de ficar praticando macroeconomia e deixar que a gravidade faça tudo mais não funciona…vc tem que ter objetivo especificos como meta a ser alcançada pelo povo em seu desenvolvimento, que não ocorre; enem, bolsa familia, privatizar a educação etc não são elementos bastante que nos levará ao desenvolvimento social e do país, se o governo estivesse qualificando os cidadão pra se inserir nas novas oportunidades de emprego que estão surgindo estariam caminhando nessa direção e teria muito mais utilidade nacionalmente…

  2. Mais ou menos, Sr. Marco Aurelio Garcia, mais ou menos.
    Dar ou ceder espontaneamente, no uso da sua soberania é uma coisa, ser espoliado é outra.
    A Bolívia fez uma opção de desenvolvimento que previa o capital estrangeiro. O Brasil foi lá e investiu.
    A Bolívia fez nova opção de desenvolvimento, excluindo o capital estrangeiro. E estabeleceu, arbitrariamente, um valor muito inferior ao de mercado para as refinarias brasileiras, cerca de 1/4 do seu valor.
    O Paraguai tem um contrato de ouro na mão, que não lhe custou nada, e conseguiu mais que dobrar seu valor nessa negociação com o Lula.
    Negociações nesse principio defendido pelo Marco Aurelio Garcia nos são lesivas. Dessa forma, a relação não será paritária.
    Por quê esse medo de ser grande na América do Sul?
    Ora bolas, somos grandes e não tem porque nos apequenarmos.
    Isto posto, vamos para a mesa, atender a todos, desde que não ponham a mão no nosso bolso. Nos podemos colocar a mão no nosso bolso, outros não.

  3. O BRASIL ainda não resolveu muitos problemas que são verdadeiros obstáculo ao nosso desenvolvimento,até agora os benefícios desse país que é uma das maiores economias do mundo pouco chegou a sua população!
    O BRASIL é rico com população pobre,concluindo os países da América do Sul estão vendo nosso país de forma errada,não devem contar com o capital brasileiro como doação mas sim como investimento que beneficie a ambos os lados! MAS PARA QUE TUDO ISSO DE CERTO SE FAZ NECESSÁRIO O COMBATE A CORRUPÇÃO E O INCENTIVO A EDUCAÇÃO EM TODA AMÉRICA DO SUL!

  4. o senhor MAG deveria explicar para os latinos que o povo brasileiro trabalhou muito para o Brasil ser hoje o que é.
    .
    Deveria explicar para os vizinhos que o povo brasuca deixou de estudar e de comer para o país crescer.
    .
    Gostaria de saber quantos latinouropeus aceitariam nem ir escola nem ter saúde nem nada durante meio século para levantar seu país.
    .
    Produtividade: gostaria de saber quantos latinouropeus podem cortar 12 toneladas de cana por dia que é o que produz o cortador de cana brasuca. Quantas latinas deixariam de viver sua juventude para cortar cana como fazem muitas brasileiras.
    .
    Tem países vizinhos, onde são quase todos europeus, nem sabem o que é sofrer. Fala pra eles se sacrificar, eles vão fazer greve de imediato.
    .
    Muitos dos que reclamam (como o presidente do Paraguai que conheceu sua primeira namorada quando ela tinha 12 anos, já sendo ele um religioso), não sabem o que é passar fome, ou ver que seus filhos e netos ainda indo a escola não aprendem nada.
    .
    Brincadeira! o dinheiro do Brasil foi fruto de muito sacrifício do povo brasileiro durante décadas, ou talvez séculos, isso deveria responder o MAG ou qq outro negociador que vai falar com países vizinhos.

  5. Eles tem uma inveja danada do BNDES né rsrs rsrs O unico problema é que essa integração tem um unico contribuinte,um gastoso,aquele que assumira o onus de tudo,o Brasil.E eu me pergunto,para financiar o desenvolvimento e enriquecimento regional o governo Brasileiro se mostra receptivo e para resolver o descaso publico e as necessidades do povo Brasileiro?Sera que o povo Brasileiro e o Brasil são menos importantes na visão futurista desses benfeitores de Brasilia?Devemos priorizar primeiro o nosso pais,o nosso povo e não paises e povos extrangeiros.Isso é o que eu não aceito nesse atual governo e sempre combaterei não importando o argumento e nem as justificativas…O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA TODOS VOCES,QUE TENHAMOS VIZINHOS ALEGRES E SORRIDENTES OU QUER TENHAMOS DIGNIDADE E JUSTIÇA SOCIAL PARA O NOSSO POVO???????

  6. Caro Brás não tem nada de brincadeira assino em baixo no que falou, o Brasil ainda vai pagar caro pela facilitação com que esta negociando com os paraguaios, os outros irão exigir o mesmo.
    A diplomacia brasileira de bom moço não vai levar a lugar nenhum a não ser colocar uma corda no nosso próprio pescoço.
    Os paraguaios estão cada vez exigindo mais, e o contrabando continua solto com mais de 5 bilhões por ano.
    A Bolivia legalizando carros roubados, quanto a refinaria, que nacionalize, sorte foi nossa que ainda pagaram, quem colocou a corda no pescoço foi nós mesmos.
    Ainda bem que tivemos a sorte das descobertas do pré-sal e que temos dinheiro para investir em infraestrutura de transporte de gás senão estariamos agora sendo estorquidos pelo Evo Morales.
    O Equador estorquio a Odebrecht, reteve trabalhadores brasileiros.
    O Uruguai quer virar uma base de empresas chinesas para exportar para o Brasil, quer virar uma Manaus.
    A Argentina é um saco sem fundo, segundos eles o Brasil tem por obrigação aceitar as imposições até alcançarem o status e o reconhecimento financeiro e economico que o Brasil tem.
    Hoje todos querem um BNDS, todos querem uma Embraer, uma Petrobras, etc….e enquanto não chegam lá o Brasil será tachado de culpado – imperialista.
    Nas fronteiras passa de tudo, armas, carros roubas, drogas,trafico de gente…
    As nossa Forças Armadas se comparando a de um pais comparativamanete pequeno como o Chile.
    Líder, tá bom!!!! O Brasil não consegue nem ser a metade que a Alemanha é na America do Sul.
    Abs

  7. A análise da situação deve ser feita a longo prazo…..sempre….não somos os donos do futuro……não sabemos nem se vai haver futuro. A única coisa que somos capazes de fazer por hora ,,,é tentar traçar metas, objetivos e perseguílos, pois um País não é feito por suas riquezas naturais, mas sim pelo seu povo…..(Povo: todos os indivíduos de uma mesma espécie e que possua capacidade de distinguir o melhor do pior)

    Possuo muita coisa a falar sobre o assunto…..mas em outra hora será mais oportuno….

  8. Na minha opinião, o Brasil está quebrado, sem quase nenhuma indústria nacional. A cada dia se endivida mais. Se a África, Rússia e Austrália ocuparem o lugar do nosso país em ferro e outros minerais, e/ou, se as nações mais desenvolvidas passarem a explorar o fundo do oceano que é riquíssimo em minerais de todos os tipos, vamos entrar em imensas dificuldades no mercado externo.
    As multinacionais e a China estão segurando a nossa economia, graças a Deus.

  9. Nós temos uma presidente FANTOCHE,temos um desmiolado como marco “malvadeza” Garcia, pagamos os maiores impostos para bancar essa CAMBADA que só cresce e agora vamos soltar milhares de marginais…. e ainda cuidamos dos bandidos de dezesete anos como criancinhas indefesas….NÓS TODOS SOMOS UM POVO DE TITICA.

    ESSE PAÍS NÃO TEM MAIS SOLUÇÃO.”COM ESSE DESGOVERNO”

  10. A frase final dele é paradisíada mas … qual o modelo perfeito de relação?
    A europa se unificou e quebrou, uns tinham mais outros menos … quebrou.
    Ficar refém dos outros, distribuir o dinheiro que sequer chega ao brasileiro porque antes some de forma misteriosa?.Vamos pegar a riquesa que sobra e dar aos outros, a petrobrás investiu e foi tomada na Bolívia, grandes indústrias na argentina são brasileiras, nossa parte está sendo feita, acredito que devamos nos integrar com uma reserva de limite, a situação do nosso povo continua a mesma. Não consertamos as coisas por aqui ainda.
    Também não prego a desintegração e desunião sul americana mas acho que devamos achar soluções matemáticas para os recursos e não soluções mãgicas onde o coelho só aparece na cartola dos outros.

  11. BRASIL A MOLA-MESTRE DA ECONOMIA LATINA
    .
    .

    O Brasil,tem que ser ofomentador na economia local(américa do sul) e assim garantir a supremacia da economia brasileira na região,daí a necessidade de uma atuação mas forte e pragmática possível com os demais atores e protagonistas na região.
    .
    Se não formos nós,serão os americanos,chineses,indiano,europeus,…etc.
    .
    .
    “(…) Brasil, terra boa e gostosa
    Da moreninha sestrosa
    De olhar indiferente
    Ô Brasil, verde que dá
    Para o mundo admirá
    Ô Brasil, do meu amor
    Terra de Nosso Senhor
    Brasil,…Brasil! prá mim!… prá mim (…)”

  12. Seria até natural os demais países da região orbitarem ao redor da ecnomia Brasileira, e essa, ser o motor que impulsionaria as demais em direção do desenvolvimento. Mas isso é ser imperialista e o Governo não quer o rótulo, mas qualquer um sabe que terá de se-lo ou um outro virá preencher esse vácuo, seja os EUA, ou a China e até mesmo a Rússia.

    Aceitem o novo Império Brasileiro, irmãos bolivarianos!!! hasduhasuhdasuhdasuhduhasduh!!!!

    []’s

  13. O problema não esta em ajudar mais dizer ao Paraguai que ele tem duas opções: uma opção é recursos para financimanto de linha de transmissão entre outras e a outra não tem como atender que é aumentar tarifa paga pela energia e no final terminar atendendo com as duas opções e estendendo ainda mais aos pedidos como por exemplo adicionar a construção da ponte Brasil/Paraguai a passagem para linha ferrea.
    Neste sentido podemos estar expondo fragilidade nas relações com Paraguai, Bolivia, Equador,etc… e fazendo o que faz Hugo Chaves gastando seus petrodolares com os Hermanos para alimentar seu discurso bolivariano enquanto a nação venezuelana amarga uma crise de ineficiente economica.
    Por enquanto estamos sem o petroleo do pre-sal mais quando tivermos a tendencia é que continuemos ( e aumente os recursos doados )com essa política com relaçao aos Hermanos, enquanto as Forças Armadas são relegadas a Segundo Plano, a infraestrutura do pais é relegada a segundo plano.
    Não podemos deixar que a segurança no Estado Brasileiro dependa ( exclusivamente ) deste tipo de ação, sem uma Forças Armadas que imponha respeito, sem um Estado que não saiba exigir obrigações, senão viramos uma via de mão única.
    Ajudar as instituições como Polícia, Judiciário, Exercito, etc… do Paraguai ou da Bolivia e outros é sempre uma ação benefica, a questão é quando o dinheiro dado não tem função especifica e cai na mão de politicos corruptos que vende até a mãe ( e esses políticos nos já conhecemos ).
    Abs

  14. discordo dos comentarios Marco Aurélio Garcia, isso demonstra o tipo de aspiraçao que esse governo quer(ou na verdade seria um jogo politico feito por Marco Aurélio Garcia, escondendo os reais fatos, “”tomara”” ),(concordo que nao é para o brasil ser um pais ditador aqui na america do sul, mas por nosso tamanho e riquesa é obvio que seremos a “voz” maior deste continente).

  15. Essa comparação irresponsável com a Alemanha poderá causar um incidente diplomático.
    Esses PTistas não fazem nada que se aproveite.

  16. DANDOLO ilude-se aquele que acredita que a grande entrada de capital extrangeiro e os numeros ilusorios de nossas exportações é o que move este pais.O capital extrangeiro aplicado é prognosticado encima de risco pequeno e lucro certo.O que segura esse pais é o responsavel por 45% do volume de nosso PIB,A ENORME CARGA TRIBUTARIA IMPOSTA AO POVO BRASILEIRO E MAIS O NOSSO CONSUMO INTERNO.Basta que o consumo interno caia para que começe a desabar tudo.Temos infinitas riquesas a explorar e a garantir que nos tirariam de toda e qualquer possibilidade de dependencia ou atrelamento mas as forças ocultas engrossadas pelos vendilhões e entreguistas não deixa…POVO BRASILEIRO ASSENHORE-SE DO QUE LHE PERTENCE ANTES QUE NÃO RESTE MAIS NADA E AINDA TENHAMOS QUE PAGAR POR TUDO O QUE NOS ROUBARAM E ATE MESMO PELO QUE É NOSSO DE DIREITO.

  17. Se a foto desse senhor aparece na reportagem, ainda mais sendo sobre algo que ele falou.. Eu nem perco meu tempo lendo. Dou valor ao meu tempo.

  18. Sempre faço das palavras do 1Maluquinho as minhas… concordo em grau, gênero e número com as suas observações…

  19. Ontem a noite no programa CQC da Band apareceram dois dos Hackers que estão atacando os sites do governo.O que eles declararam é que estão fazendo isso para demonstrarem a incapacidade e a falta de investimento do governo.Desejam expor a opinião publica nacional revelação de corrupções e assuntos não licitos.Declararam não terem nada contra o povo Brasileiro e não divulgarem nada relativo a segurança nacional.Eu estou começando a gostar desses caras,é indicio que dentro de nossa sociedade pessoas do povo se preocupam com o Brasil e o povo Brasileiro vindo a exporem os Bandidos que temos no governo e em nossa vida publica.Demonstraram bom senso e patriotismo.O cara escolheu ao acaso um site de uma prefeitura do interior de São Paulo e quando o reporter perguntou se ele conseguiria entrar ele ja tinha entrado.Foi instantaneo.Temos em nosso meio inumeros jovens bem dotados de alto conhecimento de segurança da informação que por desconhecimento são marginalizados e muitos por revolta ate acabam indo pelo lado errado.Ate Aloisio Mercadante se mostrou favoravel a que sejam contratados.Embora sejamos um pais miscigenado multicultural ainda existe em nossa sociedade um alto grau de distinção e preconceito que fazemos de conta não existir e que ate muitas vezes é usado por minorias para se prevalecerem em beneficios.Deviamos rever conceitos,padrões e regras para termos uma nação justa e igual com um povo unido sem as divisões causadas por ideologias,corporatismo e tendencias.O Brasil somos nós os Brasileiros…Embora pareça que houve uma tregua os Hackers disseram que tem dados importantes para serem revelados nos proximos dias e que as ações continuarão.Voces são o nosso Wikileaks e fonte confiavel pois extraem diretamente da origem.

  20. Escutar a musica do legião urbana a musica filha da p***,esse é o meu brasil,s.o vai mudar quando entre no governo brasileiros patriotas e honestos,isso será para o ano 3478,pelos meus calculos,jejejeje

  21. Imaginamos que a comparacao com a Alemanha se refere a sua potencia economica no meio de um caos; ou, ate o fato deles terem sido ‘capados” desde a segund guerra.
    Um pequeno advice: Um pais que nao consegue constuir uma infraestrutura solida, moderna e sem roubalheira nunca vai conseguir ser uma Alemanha. Economica ou quqlquer outra coisa. Um pais que nao consegue manter uma rodovia em bom estado nao tem planos de ser uma Alemanha.
    Infeliz comparacao!
    MAG optou a abracar canalhas anti-democraticos como Hugo Chavez e a beijar o assassino Fidel e “cumpanheros”.
    A Dilma errou em deixar esse barbudinho tao perto do Planalto.

  22. Como você colocou Nilo, agora todos querem um BNDES!!! kkk como se o BNDES tivesse caído do céu!
    .
    Acho boa a política de liderar América do Sul, mas é preciso deixar claro de onde vem o dinheiro e o progresso brasileiro.
    .
    Também não aceito ajudar países que tem melhor educação e saúde que o Brasil, simples, é preciso comparar povo com povo, só pode ser aceito ajudar povos que estejam em muito piores condições que o povo brasileiro.

  23. Esses caras querem mordomia, aqui nos EUA o Mexico so leva pau..Fazer favores pra Bolivia, que rouba os carros do Brasil e depois legaliza, ou pro Paraguay que ferra os brasiguaios, que produzem no Paraguay..favors com dinheiro dos brasileiros que pagam impostos..nao tem logica..

  24. Necessitamos nos livtar deste eterno complexo de “CACHORRO VIRA-LATA”. Brasil precisa pensar grande e se preparar para jogar nas grandes ligas. E porque nao pensar em ser a Alemanha do Cone Sul ?
    Temos de abandonar este complexo …

  25. Chapéu preto vai ter serviço de sobra.
    Arroz feijão e sarapatel com buchada nem todo mundo engole.
    Um camarada gordo NÃO deve COMER de tudo, mesmo que seu
    CHEFE determine.
    Brasil mostra tua CARA.

  26. Nelore onde voce ta vendo a Alemanha tão potencia economica assim diante das outras nações Europeias rsrs rsrs A mais de 10 anos apesar de terem um bom parque industrial estão em crise e com crescente desemprego e descontentamento do povo.Agora com a ressessão se mantem ainda um pouco melhor que alguns mas chegara a vez deles tambem agonizarem.Proxima bola da vez,Italia.Quem quer apostar comigo?O Garcia fez sim alusão a Alemanha Nazista na forma de lidar com seus vizinhos.Ou cediam a eles ou eles invadiam.A meu ver ele não teve nenhuma coerencia nessa afirmação e se portou como um boçal que é rsrs rsrs

Comentários não permitidos.