Brasil envia militares a 6 embaixadas de 'alto risco'

Prestes a ser inaugurada, a nova Embaixada do Brasil no Iraque deve se tornar a sétima representação do país no exterior protegida por militares da Marinha e do Exército.

Hoje, o Brasil mantém embaixadas, consulados, representações e escritórios em 183 países no mundo.

Seis embaixadas – Haiti, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Costa do Marfim e República do Congo – são consideradas de alto risco e não contam apenas com seguranças privados locais, como as demais.

O aparato de segurança especial custa R$ 2,6 milhões por ano ao Itamaraty. São pelo menos 50 militares brasileiros fazendo serviço de proteção diplomática.

No Haiti, a falta de segurança é resultado de o país ter sido devastado primeiro pela guerrilha e golpes de Estado e depois por furacões e pelo megaterremoto de 12 de janeiro de 2010.

Além do contingente brasileiro na missão de paz da ONU, a embaixada tem uma segurança exclusiva, feita por militares altamente treinados pela Marinha.

Especialistas em técnicas de tiro, escolta de autoridades e combate irregular protegem o embaixador, seus familiares e a embaixada _não em fardas, mas em ternos escuros, como se fossem seguranças comuns.

As armas da Marinha, como pistolas e submetralhadoras, não ficam aparentes.

Colômbia e Bolívia, por sua vez, enfrentam problemas de segurança urbana, relacionados principalmente ao tráfico de drogas.

Já a embaixada no Paraguai se parece com uma fortaleza e ocupa um quarteirão inteiro em Assunção. O país sofre com a ação do crime organizado internacional.

As outras duas embaixadas sensíveis ficam no continente africano.

A da Costa do Marfim (oeste do continente), que teve este ano quatro meses de impasse político devido à recusa do ex-presidente Laurent Gbagbo em deixar o poder após derrota nas eleições, fica em Abidjã.

A cidade viveu 12 dias de conflito nos quais houve até bombardeios da ONU contra tropas de Gbagbo.

Já, no Congo, hoje menos explosivo, a embaixada fortificada fica na capital, Brazzaville.

TAREFAS

As atividades principais dos fuzileiros nas representações são proteger os embaixadores, suas casas e os edifícios da embaixadas.

Cada uma das seis embaixadas tem um grupo de ao menos oito fuzileiros.

Acordos específicos com cada país definem o tipo escoltas e atividades de segurança, que podem ou não utilizar os armamentos importados pela Marinha e pelo Exército.

A embaixada no Iraque, que deve estar implantada até dezembro, é porém o cenário mais perigoso de todos, e exigirá a maior proteção.

Os gastos com segurança na representação devem chegar a cerca de R$ 100 mil por mês.

O contingente militar que protegerá a embaixada em Bagdá será do Exército e está sendo treinado pela Brigada de Operações Especiais de Goiânia – uma das quatro unidades de elite do Exército (Forças de Ação Rápida).

Sua função principal será proteger o embaixador Bernardo de Azevedo Brito, que despacha de Amã (Jordânia).

Fonte: FSP via NOTIMP

16 Comentários

  1. Proteção diplomática consular devia ser atribuição exclusiva do Corpo de Fuzileiros (do Brasil).

  2. Como temos batalhões de guardas tanto presidencial como tambem institucional porque não criar batalhão de guarda diplomatica bem mais especializado e suas tecnicas serviriam tambem a outras operações especificas….CAMPANHA 2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM JOBIM O MD-X9 PRA LUA OU PRA RUA

  3. 8 Soldados dá no máximo alguma resistência, mas não garante segurança alguma em um ataque efetivo a uma embaixada.

  4. nelore acho que vai ser dificil nao levarem viu, se bem que esses soldados de forças especiais geralmente possuem melhores armas. (espero).

  5. O numero de seguranças é muito pouco, outra coisa, não falo se utilizará equipamentos de segurança contra terrorismo, ate porque só pistola e submetralhadora não resolve.

  6. Hoje, o Brasil mantém embaixadas, consulados, representações e escritórios em 183 países no mundo.
    ——————————————————————
    Olha, vamos reduzir esse número para 20 países espalhados pelo mundo, e vamos compensar com diplomatas itinerantes.
    Não joguem o dinheiro do povo na lata do lixo.
    Outra ideia: O Consulado argentino poderia atender brasileiros e vice-versa.

  7. E qual numero de soldados em uma embaixada em um pais extrangeiro proporciona segurança totaçl a mesma?Nenhuma.Mesmo os EUA em suas embaixadas no exterior se as mesma receberem um forte ataque e se não contarem com as forças legais do pais da localização das mesmas sera invadida e pronto.Voces falam de toda a iniciativa do Brasil.Nunca nada esta bom ou sempre tudo é insuficiente né?O consulado dos EUA quando da visitação de bama no RJ foi ostilizado e atacado a pedras e coquiteis molotov e se a policia carioca não intervisem ele iria arder em chamas e todos os que estavam la dentro no minimo levarem muita porrada rsrs rsrs

  8. os EUA precisam de guardas e muitos sistemas de segurança agora o Brasil quem vai atacar a gente, nao caça briga com ninguem esses soldados sao so por preucaçao.

  9. Ate hoje o atentado que vitimou o diplomata Brasileiro no Iraque penso ter sido orquestrado pelos Anglos ou Mossad.Eu duvido que os Iraquianos tirariam a vida daquele que lutava por seus direitos e pregava a paz.Ele estava cotado para ser o secretario geral da ONU e tudo o que o clube dos cafagestes não deseja é um Brasileiro no comando da ONU.Se o secretario geral não é oriundo de um pais do bloco deles é de um pais sem expressão.Não entendo como ainda temos coragem de participarmos desse circo teatral chamado ONU.Uma união de nações se faz com igualdade plena e não com peso belico.O que comanda o mundo é o poder economico dos povos que assumem o onus do mercado internacional.Hoje quem dita o mercado são os paises emergentes que inclusive direta e indiretamente contribuem e podem contribuir mais para aliviar os que falem.E porque não darmos um cheque-mate com os BRICS nas regras dos canalhas???Jamais havera igualdade entre as nações enquanto perdurar essa segregação que divide o planeta.Se nõ temos um posicionamento mais contundente em diplomacia e geopolitica isso nos torna covardes e vulneraveis e o caminho não é atrelar o Brasil ao lodo da humanidade mas defender a igualdade e condenar a xenofobia.Voces temem o que?Coalizões,balisticos intercontinentais,bombas atomicas?Um pais e um povo livre se faz com homens com coragem e audacia de lutar por liberdade e igualdade mesmo que custe a propria morte e não por coniventes que alem de se subjugarem ainda busquem obter beneficios mesmo custando o sofrimento e a covardia com o proprio povo…ACORDA PARA A REALIDADE REPUBLICA DE RATAZANAS E SE FAZ TERRA DE BRAVOS.

  10. É cada comentário…

    Quem sabe a Brasil não divide, também, as exportações e seus superávits com a Argentina…

    … Ou coloca esses 50 soldados para patrulhar nossas fronteiras… Certamente irão fazer muita diferença…

Comentários não permitidos.