O misterioso – Projeto 20.120 ou B-90 Sarov

Autor: konner

Plano Brasil

Clique nas imagens para vê-las em maior resolução

É o único da classe, e é chamado – projeto 20.120 ou B-90 Sarov.

Com base nos dados conhecidos e nas afirmações da marinha russa, ganha mais consistência a tese de que de fato o B-90 Sarov é utilizado como plataforma experimental para uma solução ‘equivalente’ ao AIP.

Tudo indica que a plataforma em si, se trata de mais uma das derivações da classe Kilo.

Os submarinos da classe Kilo, são do tipo convencional, com propulsão a diesel desenhada ainda no período da antiga União Soviética, os quais eram derivações diretas dos projetos alemães.

É de fato importante ressaltar que, por causa do ruído emitido pelos motores diesel, todos os submarinos da classe Kilo, contam com um motor – adicional diesel de baixa potência – sendo, portanto, mais silencioso o seu deslocamento quando a baixa velocidade em caso de emergência, reduzindo com este motor de baixa potencia ao mínimo o seu sinal sonoro ou ruído.

Pela sua dimensão e reduzido ruído, as versões mais novas, conquistaram a fama de submarinos mais silenciosos do mundo, e de certa forma já equivaleria “ao efeito” dos submarinos equipados com sistemas AIP.

Mas, há quem afirme que as origens do B-90 Sarov provavelmente podem ser encontradas na década de sessenta, quando a NIKIET projetava um — reator nuclear —  que poderia ser usado em ‘submarinos convencionais’, e isto além do uso da propulsão a diesel.

Ao longo dos anos, foram realizados diversos experimentos e produziram-se alguns protótipos. Na década de oitenta foram apresentados alguns projetos, chamados Romashka e Sargan.

No entanto, o B-90 Sarov foi desenhado e desenvolvido por Rubin Design Bureau em 1989, e a construção teve inicio no estaleiro Sormovo Krasnoye em Nizhny Novgorod, no mesmo ano.

Segundo o BarentsObserver.com : Uma das características únicas do submarino B-90 Sarov, é seu  — reator nuclear ultrapequeno —  destinado a recarregar as baterias do submarino, dando a este condições de permanecer submerso por muito mais tempo do que é aceito hoje como normal, isto já incluindo na avaliação os que possuem a tecnologia AIP.

Todo o processo de construção e desenvolvido do B-90 Sarov foi realizado envolto em grande sigilo, sem duvida alguma um dos projetos mais classificados de submarino na história moderna da Marinha da Rússia.

De fato, a primeira vez que se ouviu falar sobre o projeto deste submarino foi no dia 06 de Setembro de 2007, 18 anos após o início dos trabalhos e já bem próximo do anuncio oficial da conclusão do mesmo, em 14 de Dezembro de 2007.

Por muito tempo não havia fotos de seu exterior, especialmente abaixo da linha d’água.

Tirando o fato de que é um banco de ensaio para algum tipo de equipamento experimental, o que se sabe é muito vago, não há confirmação alguma sobre suas reais prestações.

Contudo, já existem algumas especulações mais extravagantes, como a de que ele possui um único tubo de lançamento de grandes dimensões na posição horizontal para um dispositivo desconhecido, ainda em faze experimental.

A natureza desse dispositivo é desconhecida, mas, fala-se sobre a possibilidade de ser um míssil balístico ou um torpedo de longo alcance com capacidade para entregar uma ogiva nuclear ou convencional com uma considerável capacidade de destruição. No entanto, quero frisar que tudo isso é apenas conjecturas, pessoalmente não tive como comprovar por meios de fontes mais fiáveis estas informações.

Em 11 de Agosto de 2008, o B-90 Sarov entrou oficialmente em serviço com a Frota do Norte, ainda em fase de testes de mar.

21 Comentários

  1. Fiquei encafifado com este tal tubo frontal, não seria para desova de comandos?
    Ou seja este seria um submarino dedicado a operções com forças especiais? já ouviste algo sobre isto?
    Outra coisa, quanto ao pequeno reator, nãos eria este sub apenas a plataforma de testes de micro reatores para submarinos pequenos?
    NO mais, parabéns pela matéria, nunc aouvi falar deste submarino…
    sds
    E.M.Pinto

  2. ESSA TECNOLOGIA RUSSA É GENIAL
    .
    .
    Realmente os russos são bons em projeto de submarino,é uma pena que não conhecemos bem a sua tecnologia militar como conhecemos a ocidental;más a despeito dos comentários preconceituosos,a tecnologia russa é uma das expoentes no mundo,assim como é a ocidental(americana e a européia, principalmente).

  3. Por um tubo desses pode-se lançar (ou receber) qualquer coisa: munições, botes com comandos, combustível,etc. Parabéns E.M.Pinto.
    Na verdade, os navios militares de superfície já estão obsoletos, por serem muito vulneráveis, por isso estão se transformando em grandes submarinos, o que é correto. Eu fui dizer isso em um fórum militar, e um Comandante (?) me excluiu … Ele tem cabeça de brasileiro, e eu cabeça de russo, alemão, americano … Por isso, não nos entendemos e fui excluido, apenas por manifestar ideias fora do convencional. O brasileiro não gosta de pensar, ousar, intuir, pensar criticamente … Adora excluir as pessoas que pensam diferente dos fóruns. kkkkkk
    É brincadeira ! Precisamos reformular todo o sistema de ensino no Brasil, começando pelas Forças Armadas, IME, ITA e Universidade Naval. As pessoas têm que aprender a pensar, criar e intuir.

  4. Bem, sobre submarinos … Eu tenho o meu modelo de submarino em mente. Estamos ainda bastante atrasados em matéria de casco, sistema de propulsão e campo de força de submarinos. Uma baleia cachalote mergulha a mais de 1000 metros em busca da lula gigante, e é feita de carne e osso. Há seres vivos em regiões abissais a mais de 4 mil metros de profundidade. Isso significa, que os submarinos de titânio poderão ir a 10 km de profundidade e a blindagem não precisaria ser tão resistente e pesada, mas inteligente (eletronicamente).
    Dá para criarmos um campo em redor do submarino anti-atrito, que o faria se deslocar em grandes velocidades, tal como 600 km/h submerso, ou mais. Para isso, vamos necessitar de muita energia, produzida por fusão ou fissão nuclear. Se esse deslocamento for por poucos minutos, não precisaria ser nuclear.
    Vamos desenvolver o protótipo desse novo submarino ? Seria pequeno, em escala, e de baixo custo.
    Não adianta eu falar aqui, se não me deixam executar os projetos.
    Se o Brasil não me quiser, vou para outro país: EUA, Rússia, França, Reino Unido, China, Suécia, Índia …

  5. eu vou contratar vc Dandolo, com um salario minino de brasileiro que tal!!!!
    mas uma vez a marinha russa mostra sua determinaçao cade o povo que fala mal dos russos e seus equipamentos que suas industrisa nao presta e nao sabe fazer nada, se eles fossem ruim assim nao iam poder fazer um submarino deste ou como yasen.

  6. E.m.Pinto eu ouvi de um engenheiro russo que a marinha soviética nos anos 1980 esta trabalhando no projeto de um submarino nuclear de dimensões menores que tinha como objetivo transportar um único míssil balístico de alcance global,mais de 22.000 km,onde ele(submarino)ficaria na posição vertical pra lançar o míssil,não seria o B-90 e seu único tubo um descendente desse “possível” projeto.

  7. Caro Dandolo, não queria falar mais, eu tenho as plantas dos projetos submarinos da Marine Nationale, os projetos é bastante antigo antes da 2ªGuerra, mais tem dois que são depois da guerra, como por exemplo.
    O Le Tonnant,L Astre, Galantee, Acteon, Fresnel, Achille, Circé, Andromene o mais revente serie o Diane. Se quiser lhe passo os desenhos dos Cascos, aí depois você da uma estudada, vê se consegue tirar uma idéia do seu casco. São submarinos de 600t. a 1500t. Conhecimento de projeto de solda de estrutura, um projeto de vibração, baseado no condições de monitoramento.

  8. Curioso, embora exótico demais, pois creio que o míssil poderia ser lançado pelo tubo frontal na horizontal mesmo e depois assumir a posição vertical tal como o faz o SM 39 exocet e o Scalp naval.
    Porém, de fato é exótico também a razão de um único tubo pra que ele serviria? lançar um nuclear contra uma frota?
    muito doido este Sarov…
    sds
    E.M.Pinto

  9. E.M.Pinto, antes de mais nada, a familia de minha mae (ja falecida) tem o seu sobrenome.
    Nada contra sua observaçao, porem e so p lembra-lo, nao sei se um unico missel com uma unica ogiva nuclear seria adequado e somente p uso contra uma força naval, ressalte-se tbm q o conceito naval para uma força dessas nao eh mais considerado. O numero de belonaves hoje utilizadas pressupoem um numero menor e mais capazes, portanto imagino q seria um desperdicio o uso de uma ogiva nuclear para dar cabo dessa frota.
    Imagino tbm, q graças a miniaturizaçao cada vez maior dos componentes de uma bomba, me induzem a pensar q este unico missel seja capaz de levar N ogivas para N alvos selecionados. Dessa forma, os Russos tvz estejam mudando seu enfoque sobre o assunto ao inves de enormes e dispendiosos subs nuc.
    Poderiam estar planejando pequenos e mais baratos subs e ageis lançadores em numeros maiores e mais dificeis de serem localizados.
    Essa opiniao claro e somente minha, o tempo dira se esta minimamente correta.

    Sds

  10. O fato é que uma guerra nuclear seria o fim do mundo! Assim por mais obsoleto que forem os vetores navais de superficie, com supõe alguns, eles são imprescindiveis para uma sem numeros de funções só realizadas a partir da superficie, como seria lógico!Além do que tem toda aquela questão da industria, dos empregos, que não podem ser dsconsiderada, e como uma eventual guerra nuclear entre paise não está no horizonte próximo, temos então que aprimora a tecnologia de superficie naturalmente, e é o que esão fazendo alguns paises, só nós é que estamos esperando um eventual projeto de governo que reequipe nossa força naval…

  11. CARO DANDOLO !!!!!!!

    QUERIA TE DIZER QUE É UMA PENA EU NAO SER RICO,PORQUE SE FOSSE EU IRIA FINANCIAR TODAS AS SUAS PESQUISAS.SUAS IDEIAS SAO REVOLUCIONARIAS E PARECE QUE VOCE É UM HOMEN A FRENTE DO SEU TEMPO.VOCE REALMENTE ESTA DESPERDIÇADO AQUI NESSE BLOG!!! BRINCADEIRAS A PARTE!! QUERO PARABENIZAR O GOVERNO RUSSO PELA SUA OUSADIA,INVESTINDO EM TECNOLOGIAS DE PONTA,DESDE A EPOCA DA EX.UNIAO SOVIETICA,PRINCIPALMENTE NA AREA DE SUBS.NUCLEARES.ENQUANTO ISSO EM UMA CERTA CIDADE DO PLANALTO CENTRAL NO BRASIL,POLITICOS DESONRAN A NAÇAO USURPANDO RECURSOS QUE PODERIAN SER INVESTIDOS EM PESQUISAS CIENTIFICAS.SE ASSIN O FIZESSEN JA TERIAMOS O NOSSO SUB.NUCLEAR,AO INVEZ DE COMPRAR PRODUTOS DE PRATELEIRA E FICAR MENDIGANDO TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA!!!

  12. Se formos competir acima da linha d’água, estaremos perdidos. Nossas defesas têm que estar ocultas, submersas. Concordo com o que o Dandolo falou e vou além. Podemos ir bem além das zonas abissais. Nossos exércitos podem marchar no leito do oceano, podemos colocar nossos tanques por lá. A pesquisa genética está aí para isso. Ou vocês acham que os yankes já não estão correndo atrás?

  13. Dandolo, parabéns. Neste quesito, submarino, teus conceitos estão certíssimos. Pena que isto é vanguarda. Como sempre, brasileiro não sabe de nada, aquela coisa, até vir um gringo roubar as idéias e colocar na prática, ai os tupiniqiuns vão pagar fortuna para adquirir e esmolar pela transfer~encia de tecnologia.

  14. .
    Talvez lance não um simples missil embarcado, mas um ICBM com Múltiplas ogivas MIRV, com capacidade de “enganar” os sistemas de defesa inimigos.
    .
    Um Míssil Grande que somente silos poderiam comportar, mas que tem a vantagem do grande alcance, e ainda de distribuir varias ogivas e não somente uma… conjecturas obviamente!
    .
    Valeu!!

  15. Eu concordo com você Dandolo infelizmente o Brasileira não consegue pensar ideias fora do convencional e quando surge alguem com alguma ideia diferente ele é taxado de louco de idiota, sonhador e etc

  16. O Dandolo merece td o n respeito,se ele diz q pode e diz q prova, já era p ter sido convocado p demonstrar. + estamos no BRASIL, feliz/ e infeliz/.É qto aos pq subs e com reator nucleares menores , vide a coreia do norte e os seus,pesadamene armados , seriam ótimos p proteção costeira, e sem emergir e dúnciar sua posição, o problema é esse novo radar q “vê” até abaixo das calotas polares…a n MB estaria mt bem com uns 30 destes, e p ontem.

  17. Olá, chegando um tanto atrasado, mas aqui deixo meus cumprimentos por este ótimo site de informações militares estar vivo de novo – depois de seu estranho apagão.
    Deixo também minha concordância com certas opiniões do Dandolo – principalmente sobre a falta de iniciativa e arrojo sobre novos horizontes de tecnologia aqui em nosso país – o q provoca retaliações de desprezo sobre aqueles q sugerem inovações futuristas, ou seja, inovar não em cima do conhecido mas sobre o diferente e original q outros nem sonham ainda em criar e possuir. E tudo isso (retaliações de expulsão e isolamento) amargamente nos mostram como é tacanha (limitada e subserviente)a mente de nossos políticos e militares.

    Bem, quanto ao submarino russo – seu tubo de grandes dimensões horizontal só pode ser uma sacada de espertice, pois ele maximisa esse submarino, pois assim ele se adapta para multiplos empregos… No caso de um artefato qualquer: sua manutenção e uso passa a ser feita toda em um único piso do submarino mãe, eliminando assim a incoviniência do deslocamento constante entre os pisos e suas portinholas herméticas. Logo a eficiência fica muito maior nesse novo equipamento de guerra.

    Quanto ao uso de apenas um míssil, a pergunta q se faz então é… E quantas ogivas esse míssil vai ter… a própria tecnologia de ogivas também foi aperfeiçoada, elas, hoje, são menores e mais potentes.

    Porém, o q para mim fica claro com esse novo submarino, polivalente em muitos sentidos, é de q há sistemas novos de ataque e defesa mantidos em segredo atualmente pelos USA e Russia – esses novos equipamentos mostrados são apenas café pequeno.

    Acredito q há muita coisa em termos de robótica e miniaturização já desenvolvida (não pela industria militar privada desses países, com forte viés mercantil) mas pelos seus próprios cientistas militares em projetos e fabricações de nível altíssimo de segurança e segredo nacional.

    Meu único consolo é q nossos vizinhos próximos são tão tacanhos como nós.

  18. Quanto aos campos de força mencionados pelo Dandolo…

    A matéria à nível molecular e atômico é toda mantida e formada por forças eletromagnéticas – fazer a manipulação dessas forças num nível acima do micro, ou seja, do dos corpos materiais é possível, o problema é a quantidade de energia requerida.

    Podemos facilmente induzir uma corrente elétrica num certo condutor e criar um sutil campo de força ao seu redor, entretanto provocar um campo de força envolvendo, não um simples condutor mas uma enorme quantidade de matéria (submarino) é outra história… seria necessário ou transformar a totalidade desse corpo num condutor ( o q seria desaconselhável já que interferiria em seus multiplos circuitos e equipamentos internos), ou conseguir revesti-lo de uma capa de condutores (porém a força do campo criado talvés fosse prejudicada). O caso é que se criando um campo de força ao redor de um corpo esse campo ou atrai ou repele a matéria q estiver próxima a ele conhecendo-se a natureza elétrica dessas matérias e tendo-se a quantidade de energia requerida para tal.

    E esse é um dos motivos da ânsia (necessidade)das grandes potências em pesquisar ardualmente e também secretamente o domínio da fusão nuclear à frio e sua abundância de energia limpa.

    E só lembrando q cavitação é um efeito físico e com várias limitações, a idéia aqui mencionada é de outra natureza.

  19. Esse Dandolo tem uma cabeça muito boa, as vezes não gosto dos posicionamentos politicos e alinhado dele, mas que tem inteligência, isso ele tem.

Comentários não permitidos.