Androide da ESA permitirá exploração à distância de planetas e Lua

‘Justin’ conta com um avançado sistema de navegação, além de câmeras e sensores; rob

ô será controlado pelos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS)

PARIS – Um androide dotado de tato e com sensores de força possibilitará a exploração à distância da Lua e de planetas, anunciou nesta quinta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA), que indicou que o robô ficará pronto “em dois ou três anos”.

Androide será capaz de reproduzir com exatidão os movimentos dos astronautas da ISS

O androide recebeu o nome de “Justin”, está sendo desenvolvido pelo Centro Aeroespacial Alemão e poderá ser controlado à distância pelos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).
A ESA explicou em comunicado que o robô será capaz de reproduzir com exatidão os movimentos dos astronautas na ISS, e que estes utilizarão um exoesqueleto para trabalhar à distância. Isso lhes permitirá operar com a mesma precisão que teriam se estivessem fisicamente no lugar onde o robô estiver, segundo a agência.

A agência acrescentou que, para transformar a robótica e as técnicas de telepresença em uma ferramenta padrão das futuras missões espaciais, prepara uma conexão entre a Terra e a ISS que permitirá o controle de experiências com robôs no complexo orbital.
Trata-se de uma iniciativa, conhecida como Meteron, que “permitirá testar as tecnologias necessárias para as futuras missões de prospecção da Lua, de Marte ou outros corpos do sistema solar”, explicou a ESA.
Na primeira fase do Meteron, os astronautas da estação espacial controlarão à distância um protótipo do veículo Eurobot a partir de um computador equipado com um joystick e monitores especiais.
Este protótipo possui quatro rodas e dois braços, conta com um avançado sistema de navegação, câmeras e sensores e está sendo desenvolvido desde 2008 no Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial da ESA na Holanda.
Na fase seguinte, os astronautas poderão conduzir um robô dotado de “tato” e sensores de força, um sistema com o qual poderão controlar androides como o Justin.
“Graças a estes sensores, os astronautas poderão sentir a força real que o robô fará em seu campo de trabalho”, disse André Schiele, chefe do Laboratório de Telerrobótica e Háptica da ESA.
“Isto será especialmente útil para deslocar rochas ou desenvolver tarefas complexas, como a montagem de equipes”, acrescentou.

Fonte: O Estadão

10 Comentários


  1. A ESA explicou em comunicado que o robô será capaz de reproduzir com exatidão os movimentos dos astronautas na ISS, e que estes utilizarão um exoesqueleto para trabalhar à distância. Isso lhes permitirá operar com a mesma precisão que teriam se estivessem fisicamente no lugar onde o robô estiver, segundo a agência.

    vislumbro o nascimento de um otimo soldado… para guerras urbanas…

  2. E os ufologos de plantão vivem se masturbando com esses rumores de vazamentos de informações sobre UFOS ne dandolo. ahahahahha tadinhos, nunca questionaram o porque disto ser alimentado por veiculos de comunicação e escritores yankes doentes.
    Quanto ao robo, apesar do grande desenvolvimento de maquinas como justin, nada substituira a presença humana nessas explorações

  3. Gustavo G, os russos e indianos levam a sério a ufologia. Eu já tive experiência pessoal com 1 ET, que era uma pessoa como nós, do tipo alemão, só que ele desapareceu pela janela, no meio de um prédio de 6 andares. Olhou para mim e falou telepaticamente: Entendeu quem eu sou … Vamos conversar telepaticamente. Disse OK. kkkkkkkkk Eventualmente, eles conversam comigo telepaticamente, com visão 3D. Aos 16 anos de idade, fiquei numa espécie de transe durante 1 ano (uma voz conversava comigo e me dava instruções). Pensava que Deus que estava falando comigo, mas de 8 anos para cá, vi que se tratavam de ETs. E eu sempre gozei quem acreditava em ETs. Os ETs estão aqui na Terra há 200 milhões de anos, e o ser humano surgiu a 7 milhões de anos, através do cruzamento genético Símios + ETs.
    Eram os Deuses, profetas, anjos, demônios, espíritos (fantasmas) do passado. Eles podem nos controlar telepaticamente, mas preferem que os seres humanos decidam por si, pois são religiosos e temem a Deus.

  4. 200 milhões, cara eu adoro esses assunto e sei que existem,mas 200 milhões é muito tempo ñ creio que estejá certo, minha teoria é que vieram a cerca de 100.000 ac,bem quando o homem estavá lá pra homo neanderthais. flws


  5. Dandolo..hahahaa…

    esse seu relato rapaz… ja pensou em procurar ajuda… falo serio…vc. sofre de esquizofrenia…vai por mim..

    mais tudo bem ..vc. é um maluco beleza…

    poxa bem que uma ETzuda alemã gostosona podia me abduzir…uma nave so de ETzudas ninfomaniacas..hahahahhahahah

  6. Esse assunto é fascinante Jornada nas Estrelas já chegou.

    As séries de ficção cientifica estão ficando ultrapassadas, falta apenas o motor de dobra espacial. Pois a arma de raios já existe, não no tamanho manual, mas que existe ah existe.

  7. hahahahahaha… só agora eu pude ler o Xtreme…hhahahahaha… eu também iria adorar ser abduzido assim… hahahahahaha… quase mi… de tanto rir… ETzudas ninfomaniacas..hahahahaha… essa foi demais cara…hahahaha…

Comentários não permitidos.