Nelson Jobim joga seu cargo no ventilador

http://oglobo.globo.com/fotos/2008/09/18/18_MHG_pais_jobim_.jpg

No aniversário de FHC, Nelson Jobim joga seu cargo no ventilador

Por Leandro Fortes

Isolado dentro do Ministério da Defesa desde a chegada do ex-deputado petista José Genoíno, o ministro Nelson Jobim aproveitou um evento tucano – o aniversário de 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – para destilar o fel do ressentimento. Após entoar o que ele mesmo classificou de “monólogo” pró-FHC, Jobim disse que faria um discurso “cheio de vazios”, mas que o amigo tucano iria entendê-los. Diante de uma platéia hostil ao governo, Jobim chegou a anunciar que estava no cargo, exclusivamente, por vontade de FHC. “Se estou aqui, foi por tua causa”, discursou o ministro, para espanto até dos tucanos presentes. Mesmo no evento, todos sabiam que Jobim foi para o cargo, e se mantém até hoje, por causa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No tal discurso, Nelson Jobim sequer falou no nome da presidenta Dilma Rousseff, com quem mantém uma relação superficial e conflituosa, desde que foi obrigado a voltar atrás e apoiar o projeto de criação da Comissão da Verdade, que irá investigar os crimes cometidos durante a ditadura militar. Em 2009, Jobim chegou a anunciar que iria se demitir, junto com os comandantes militares, caso o texto da terceira edição do Plano Nacional de Direitos Humanos não fosse modificado. Para evitar a crise, Lula retirou do documento o termo “repressão política” para se referir à atuação dos quartéis na tortura, assassinato e desaparecimento forçado de presos políticos.

O motim contra o PNDH-3, contudo, foi a última performance de sucesso de Nelson Jobim, ministro civil afeito a usar uniformes militares quando está junto de generais. No governo Dilma, foi obrigado a engolir a nomeação de José Genoíno como “assessor especial” e perdeu quase todas as atribuições de relevância da pasta, inclusive o controle sobre as operações militares. No caso da Comissão da Verdade, acabou informalmente subordinado a Genoíno e à ministra Maria do Rosário, secretária nacional de Direitos Humanos.

Foi no rastro desses acontecimentos que Jobim se exasperou diante de FHC, de quem foi ministro da Justiça e a quem deve a indicação ao Supremo Tribunal Federal, onde esteve por dois anos. À vontade na festa tucana, o ministro fez coro às críticas da oposição e de parte da mídia ao estilo de Dilma. Como contraponto, rasgou seda para FHC. “Nunca o presidente (FHC) levantou a voz para ninguém. Nunca criou tensionamento entre aqueles que te assessoravam”.  E foi além, ao insinuar que os governos Lula e Dilma demoliram o que ele chamou de “processo político de tolerância, compreensão e criação”, supostamente construído nos tempos do tucanato. “Precisamos ter presente, Fernando, que os tempos mudaram”, faltou a FHC.

O arremate final, quase um pedido público de demissão, foi uma citação do dramaturgo Nelson Rodrigues. “Ele dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia”, afirmou. “E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento”. Mais explícito, impossível.

Fonte: CartaCapital

41 Comentários

  1. Ele viajou ontem para a Europa,vai discutir acordos com os Ingleses e se reunir com autoridades francesas.

  2. Pelo que percebo o ministro Jobim não passa de um idiota que chegou e ficou quieto no governo, deveria ter uma atitude respeitosa e deixar o cargo! Assim teria uma atitude de HOMEM,e daria chance a alguém mais competente para ocupar a pasta!
    O General Heleno poderia ser um bom nome,desde que entendesse que existe hierarquia no governo e ele estaria subordinado a presidência !

  3. é amigo, pra mim mais sinceridade do q isso impossivel. nao vejo msm mais como ele poderia ficar na pasta. nem o lula queria isso. na boa, ele ta é com raiva porq nao levou o lobby na compra de um certo caça. rs.
    abraços.

  4. A ministra Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais) negou nesta sexta-feira que a declaração do ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmando que atualmente tem que conviver com idiotas tenha sido um recado para o governo.

    Ideli acompanhou uma reunião da presidente Dilma Rousseff com Jobim que se estendeu por mais de duas horas. A fala teria sido abordada em tom ameno no encontro. A avaliação do governo e do ministro é de que a frase foi superdimensionada. Ideli disse ainda que o ministro “deu a entender” que se explicaria publicamente sobre o caso.

    Questionada sobre a permanência de Jobim no cargo, a ministra afirmou que “ele está tranquilo”.

    O novo líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), disse que a declaração não gera crise, mas alfinetou o ministro. “[A frase] Permite que a gente tenha a capacidade de avaliar a entrevista do ministro como uma coisa próxima de sua inteligência.”

    Em um discurso ontem na homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Jobim usou uma frase que foi encarada como um recado de insatisfação.

    “E nós precisamos ter presente, Fernando, que os tempos mudaram.” E citou Nelson Rodrigues: “Ele dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento”, disse Jobim.

    SIGILO

    No encontro com a presidente Dilma, Jobim discutiu a lei de acesso aos documentos públicos ultrassecretos e a Comissão da Verdade sobre a ditadura militar de 1964.

    Para Ideli, Jobim saiu “um pouco do tom”, mas conversa com Dilma foi “amena”

    Camila Campanerut
    Do UOL Notícias
    Em Brasília

    A ministra da Secretaria Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta sexta-feira (1º) que as declarações dadas pelo colega de governo Nelson Jobim (Defesa), ontem, em evento para homenagear os 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saíram do “tom”.

    “A declaração saiu um pouco do tom”, disse a ministra, que pela manhã se reuniu com o ministro, com o novo líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), e com a presidente Dilma

    Rousseff no Palácio da Alvorada. “Eu acredito que Jobim deve fazer algum tipo de esclarecimento”, afirmou, ressaltando, entretanto, que o encontro de hoje com Dilma foi ameno.

    Em cerimônia no Senado, Jobim, ao discursar e tecer elogios a FHC, citou Nelson Rodrigues: “Ele dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando [Henrique Cardoso], é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento”.

    Segundo a assessoria de imprensa do ministro, ele não deverá emitir nenhuma nota para justificar o possível mal entendido. Ainda de acordo com a assessoria, a presidente Dilma teria compartilhado com Jobim a opinião de que se “ampliou” o que foi dito, e que em “nenhum momento” se fez comparação do governo atual com o do ex-presidente tucano.

    A assessoria de Jobim ressalta ainda que a reunião desta manhã com a presidente já estava marcada e tratou de dois temas: os documentos ultrassecretos, projeto que tramita no Congresso, e questões nucleares.

    Outra pessoa que negou o mal entendido é o novo líder do governo no Congresso Nacional, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). “Não foi recado [ao governo Dilma]. O ministro é muito inteligente”, disse ele.

  5. Depois de ler isso “E foi além, ao insinuar que os governos Lula e Dilma demoliram o que ele chamou de “processo político de tolerância, compreensão e criação”, supostamente construído nos tempos do tucanato.”
    .
    Sei que Jobim não estava passando muito Bem, ele vumitou esse monte de Porcaria.
    Reconheço tudo que ele fez para o Brasil, mas Por que ele não vai embora… já vai ate tarde.

  6. Eu ja sabia nem o jobim aguenta esse pais viu que tavam fazendo ele de troxa agora ele vai sair como muitos querem para comprar os caças americanos em troca de esmola pais sem noção brasillllllllll

  7. Dizer o que de um cara que assumiu que alterou o texto da Constituição Federal a seu gosto, que faz sistemático lobby para os franceses, reconhecido como Nelson Jobân ou Nelson Din Din… rs

    Ele está enfraquecido e não tem apoio de ninguém, por isso tem que vazar logo do MinDef. Porque quem paga o pato são as 3 Forças.

  8. Grande frase do Nelson Rodrigues.
    Agora, isso é briga de cachorro grande, pede pra sair Jobim, os caras não deixam trabalhar sai fora, é o mesmo caso do Almirante sem navio.
    Detalhe também, a Dilma e Lula de otários não tem nada, devem saber muita coisa, talvez por isso dizem que o Jobim até se desculpou. Briga política e a defesa que se lasque, espero que resolvam logo isso.

  9. O problema é que a presidente nao ta nem ae pras FA e faz de tudo pra prejudicar só o corte que ela fez de 5bi justifica o que eu falo, NJ ta querendo modernisar as FA mas a Presidente nao ta nem ae pra soberania do país não só ela como os outros que vinheram antes dela.

  10. Só não exerga quem não quer… a nossa tchutchuca é prol internacionalização comunista… ela é controlada via ONU e Moscou, por mais contraditorio que possa parecer… não vai reequipar as FA… a cartilha da ONU é a para uma FA desmoralizada e desestruturada… ela vai é investir em uma força de segurança nacional repressora para barrar qualquer tentativa e retira-los do poder… quem sabe do que falo ira concordar comigo… chamar o PSDB de oposição é covardia… todos são ligados aos sociais-democratas de Manhattan… querem o anarquismo na AL, para depois implantarem a URSAL… só os Republicanos americanos para nos salvarem…

  11. O plano deu certo agora vira para ca caças f18 que vergonha
    brasil de joelhos pros americanos so pra comprarem nossos super tucanos e participarem do kc390 parabens embraer vai ficar com grana mercenarios pais sem noção o povo ta frito mesmo

  12. Acham que ele se acomodou é rsrs rsrs Ele nunca se acomodou so que alem de querer aparecer demais insuflado por uma minoria golpista ainda comportou-se como um traira e espião.Ele é o grande entreguista e manipulador,o professor sugestionador que induzia FHC e sua corja de vendilhões.Ja vai tarde X9 ESPIÃO e ja era pra ter ido a muito tempo pra vala ou pra cela porque lugar de traira é a cova.E não culpem somente a Embraer de ser mercenaria pois esta ai o maior de todos os mercenarios Brasileiros JOBIM o polivalente sugestionador que fazia lobby pro Rafale e por baixo dos panos repassava informações de estado pros Yankees e mudou o jogo pró F18.Safado e tem otario que ainda endeusa esta traidor.Voce enganou a todos Jobim mas a mim voce jamais enganou porque sinto cheiro de verme a quilometros de distancia.

  13. Sem faltar com respeito, mas creio que a nossa presidente deveria muito em breve, dar uma maior explicação sobre a nossa situação de defesa, e tudo que esta envolvido, dar uma satisfação, pois nos brasileiros, sabemos que com defesa não se brinca. As coisas hoje acontecem muito rapidamente la fora, eventos,assuntos de defesa acontecem diariamente, e esta na hora do governo brasileiro não ficar estagnado,tem que agir com maior rapidez, e deve dar mais transparencia e não deixar sem sabermos sobre o que o que vai acontecer. Compreendo que em algumas situações especificas, o silêncio se faz necessario, mas como eu bem disse, as vezes, não todo o tempo…

  14. Acho que a saida dele facilitará o investimento em nossas FAs. A presidente não iria querer prestigiar a demanda de um Ministério cujo titular se mantém no cargo a seu contragosto. Sendo assim, melhor Jobim sair para destravar os investimentos. Já cumpriu sua missão. Que venha Mercadante. Abs,

  15. Não gosto das políticas de FHC com o ministro Jobin gosta, mas acho que ele neste discurso de desabafo tem suas razoes que são sérias sim. Esse tal de José Genoino devia estar na cadeia a muuuito tempo e se Sun Tzu ouvise sobre a política de defesa brasileira já saberíamos o diagnóstico dele: desastre.

  16. Que confusão! Nem sei o que dizer. Jobim tem prestígio para ser Presidente da República, e muito. Deve mudar de partido, indo para o PSDB. Jobim não é idiota, mas um grande estrategista político.
    Se Dilma se alinhar com os americanos, estaria politicamente correta. Pessoal, é a União das Américas,do Novo Mundo. Os chineses passaram a ser inimigos (comerciais) de todos ? Parece que sim. Eu gosto dos chinas … Fico triste com isso, mas economia é guerra.
    Estamos prestes a ter a III GM e o Brasil tem que se cuidar muito. Certamente, seremos aliados dos europeus e americanos. Não sei o que a Dilma pensa, sinceramente. Ela tem todo o direito de colocar no Ministério da Defesa pessoas de sua confiança. Isso tem que ser respeitado. É a nossa Presidenta, mãe da nação. Se essa pessoa que ela colocar gerar conflitos, vai ter que ser retirada. Sem harmonia não dá pé … e coloca a nação em crise.
    Minha opinião: Vamos ser amigos de todos os países, mas que eles sejam realmente democráticos. Nada de ditadores, teocracias, famílias reais, etc. Temos que ser um país ético, para termos de fato o respeito mundial.
    Genoino vai ser o Ministro da Defesa ? Nada contra. Se for competente, ótimo. Tem que respeitar a Anistia, que foi para ambos os lados.

  17. O Governo Dilma está se revelando uma grande piada até aqui, e de extremo mau gosto. Principalmente para todos aqueles que gastaram tempo e saliva defendendo a candidatura Dilma dos ataques sujos de José Serra e mídia golpista, certas atitudes são incompreensíveis (ida a FSP, ida a Ana Maria Braga, ida a Hebe, acordo com as Teles no PNBL, escolha do Palloci, etc.).

    Está ficando muito difícil defender um governo que insiste todos os dias em uma auto-sabotagem.

  18. Não acho que o genoino possa ser ministro da defesa, não tem o respeito do militares!A Dona laranja não vai peitá-los gratuitamente!!

  19. Nem mesmo chamando de idiotas, ele é ouvido…. HAUAHUSUHAUHUHAHSUHUHAHUUHAHHU!!!!!!!!!!!!

    Ser apenas mais uma peça de decoração no gabinete não deve ser fácil…

    Vá ser feliz em Paris, Joban!

    []’s

  20. Acho que o Ministro Jobim deveria sair sim. Primeiro deram carta branca para ele negociar o reaparelhamento das Forças e quando ele firmou contratos para isso, o Governo não honrou os compromissos. Com certeza o Jobim não é ministro pelo dinheiro, ele ganharia mil vezes mais advogando, ainda mais com o nome que tem no mundo jurídico.

  21. Esse discurso vai colocá-lo mais fundo na geladeira. Com tantos investimentos em defesa pendurados, foi uma atitude provocadora e irresponsável, em que mais uma vez ele mostrou que são certos os adjetivos do nível ‘falastrão’. Certo quem disse que fosse mesmo homem, pedia pra sair e não desgastava o governo. Agindo como fez mostra que coloca os interesses pessoais acima dos da nação.

  22. Jobim tem moral pra ser Presidente rsrs rsrs Dandolo voce nem sabe o que diz rsrs rsrs Então galera quer dizer que o Jobim não põe em pratica seus sonhos iluminados porque a guerrilheira terrorista Dilma não deixa né e a culpa de todo sucateamento nacional e maquina falidada operacional e moralmente caduca tambem é dela né rsrs rsrs V oces fam as coisas ou movidos por ideologias ou impulsos repentinos que acabam refletindo em esquisofrenicos raciocineos do pequeno subjugado que tem a necessidade de encontrar um Judas pra malhar e sentir-se alma lavada enquanto o baita supusitorio de carne continua a adentrar sorrateiro a buzanfa rsrs rsrs Pais maravilhoso gerido por prostituidos com a conivencia de tolos rsrs rsrs Avente Brasil rsrs rsrs

  23. Vejo o Jobim como o melhor ministro da defesa até hoje, mesmo na época militar que, aliás, de militar só tinha o governo, o pensamento sobre defesa era o mesmo tanto é assim que podemos analisar as aquisições da época e não vamos ver nada de mais pelo contrário.
    Eu no lugar do ministro “suponho” que preocupado com a defesa e não vendo nada acontecer tomaria uma hora ou outra atitudes de desabafo e provocativas, o que o ministro fez não prejudica ninguém além dele mesmo. Mas o que queremos, colocar um qualquer na defesa como sempre?
    E acusar o ministro de corrupto é se no mínimo leviano nunca vi nada errado sobre o Jobim e olha ele não ta aí a 1 ou 2 anos ele tem estrada, não concordo com ele sobre o FHC, mas é a opinião dele e respeito, isso não tira seus méritos.
    Se alguém tiver alguma noticia sobre algo de errado (criminoso) que o Jobim fez na sua vida compartilhe com nós. Não seja covarde não invente mentiras, se vai chamar alguém de ladrão então tenha provas!

  24. ele fez mto coisa para forças armadas só que sua presença na frente do ministério da defesa já nao é mais possível com os cortes no orçamento ele ficou desagreditado perante as forças armadas um nome novo com mais poder de manobra para negociar com a DILMA nesse momento nao precisamos mto das forças armados pois nao estamos em guerra do jeito que as coisas acontecendo no mundo com varios conflitos de interesse e o brasil como tem mtas riquezas que sao cobiçadas por naçoes num futuro próximo vamos precisar delas para nós defender

  25. Ou a Dilma bota o pe firme e se concretize como a Chefa da Nacao JA ou ela perde o respeito. Demite todo mundo no Ministerio da Defesa. Essa e a realidade Dilma.
    Depois desse discurso Dilma deveria ter pego um telefone e aposenta-lo de imediato a la Harry Truman com MacArthur.Perdeu uma chance grande de se impor.

  26. Na minha opinião ministro Jobim foi o melhor na pasta até hoje, o único que defendeu nossa soberania e correu atras para sairmos do atraso que estamos. Essa indignação é notoria que foi por causa da questão dos direitos humanos. Tomara que o próximo não seja comprador de prateleira e não seja um idiota politiqueiro.

  27. Aleluia ate que enfim ouvi algo coerente COLOQUEM O GENERAL HELENO NO LUGAR DESSE X9 YANKEE E TRAIRA GOLPISTA.

  28. Voces tem visão limitada,confundem as coisas e misturam tudo.Quando FHC contigenciou o FX1 ninguem reclamou de nada não é mesmo?O FX1 foi contigenciado por impossição Americana pois o preferido do Alto Comando da FAB era o SU35BM e isso tambem ninguem nunca afirmou publicamente ou seja so sae na midia tudo aquilo que é filtrado pela midia GDA os PIGs da vida,a força midialitica a serviço do interesse Yankee.O contigenciamento do FX2 foi estrategico e sairemos bem melhores do que se ja tivessemos escolhido o vetor no FX1 pois agora teremos um SU35BM muito mais moderno e muito mais beneficios na aquisição desta tecnologia.Quer dizer que a Dilma contigenciou as Forças Armadas na cabeça de voces não é?E os equipamentos que estão sendo adiquiridos que não é de procedencia Americana isso voces não enxergam não é mesmo baba ovos de Americanos?Ate este momento e não encontrei nenhuma falha relativa a Presidenta Dilma Rousseff embora eu reconheça que seu governo é recheado pela escoria do PT e do PMDB.Voces falam é demais e sem coerencia pois não raciocinam e falam por impulsos ou por ideologias.O Sr.Nelson Jobim a 20 anos manipula a politica neste pais.Na astucia dele quase perdemos o direito as 200 milhas nauticas e quase demos de bandeja a base de Alcantara,mas voces não conseguem enchergar estas coisas não é mesmo pois defendem ideologias e corporatismos não é mesmo.Lula n]ão entendia de defesa e foi Jobim que o influenciou a favor do Rafale como foi Jobim tambem que foi ainda no governo Lula abrir as pernas aos Americanos e vinham trabalhando num estreitamento abrangente inclusive nos colocando cada vez mais omissos e subordinados aos poderes de Washington.No fim do governo Lula o traira e X9 tanto jogava por dinheiro pelo Rafale como introduziu a possibilidade do F18 e o motivo so ele sabe explicar ou seria para expressar sua fidelidade ja que é informante Yankee?Porque voces não passam a olhar as coisas com a neutralidade de raciocineo e passam unicamente a defender os interesses nacionais?Seja obim ou qualquer outro no MD sera um mero servidpor da republica.Não confundam as coisas,um MD não tem poder nenhum e não comanda nada,ápenas responde pela pasta e nada mais.A maioria das coisas que Jobim fala é mera repetição do que lhe é ordenado a falar.Quando Jobim fala por si mesmo so fala merda e a prova é o que temos visto nestes ultimos dias.Não tem mais espaço no governo civil e duvido que os militares o defenderão.A Presidenta Dilma quando assumiu ja tinha seu vetor preferido o SU35BM e seu MD preferido tambem e não se chama Nelson Jobim.

Comentários não permitidos.