Deu no Cavok: Índia decide não suspender operações de seus caças MiG-29K

Um caça MiG-29KUB da Marinha da Índia durante testes de integração num porta-aviões russo.

Com a Rússia definindo que a queda de um MiG-29K na região de Astrakhan, no dia 23 de junho, acidente no qual morreram os dois tripulantes, não foi devido a qualquer defeito técnico, a Índia não tem mais planos para manter no solo a sua frota de caças navais.

“Nós temos um feedback da Rússia (MiG Corporation) que o acidente se deveu a” erro do piloto “, disse o almirante chefe da Marinha da Índia, Nirmal Verma.

Os pilotos russos esyavam aparentemente levando o MiG-29K, que era de uma versão de treinamento biplace do caça, numa manobra de combate de alta velocidade numa altura de voo menor que o exigido e não conseguiram sair do voo de mergulho a tempo .

A Marinha da Índia já colocou em operação ??11 dos 45 caças MiG-29K encomendas da Rússia num acordo de mais de US$ 2 bilhões, com os primeiros pilotos iniciando o treinamento neles em Goa antes da entrega do porta-aviões de 44.570 toneladas INS Vikramaditya ou do remodelado Almirante Gorshkov no início de 2013.

O MiG-29, que o IAF tem operado por mais de duas décadas, tiveram uma trajetória um pouco irregular. A Rússia, por exemplo, foi forçado a manter fora de operação uma grande parte de sua frota de MiG-29 devido a defeitos estruturais, que incluiu a desintegração dos estabilizadores verticais de sua cauda.

A Força Aérea da Índia já introduziu mais de 70 caças bimotores MiG-29 desde 1986, mas perdeu várias dessas aeronaves em acidentes, ainda que estes caças não sejam tão propensos a acidentes como os modelos MiG-21 ou MiG-23s. Aliás, 63 caças MiG-29 da Força Aérea da Índia estão sendo progressivamente atualizados através de um contrato US$ 964 milhões assinado com a Rússia em março de 2008.

Fonte: Times of India – Tradução: Cavok

7 Comentários

  1. Animal esta máquina!!! Mas, eu ainda queria o 29OVT nas nossa FA já que nem a Rússia quis. E deve ter seu projeto num precinho camarada com total repasse de tecnologia e ainda daria para por um pezinho no T-50.

    Sugiro os vídeos abaixo o primeiro então…

    Mig 29K video clip .flv
    http://www.youtube.com/watch?v=WgqF5JA15Co

    Wings of RÚSSIA Mig 29K NAVY FIGHTER палубный истребитель МиГ 29К

    New MiG-29K

  2. nao sei nao os caras tao morto vamos bota a cupa neles entao e mais facil e agradavel, se bem que eu gosto do caça e a meu ver e um otimo vetor

  3. QUE NEM BAMBU NO VENTO
    .
    .
    É impressionante como as informações mudam,…não é!_Rsss…
    .
    Até ontem as informações sobre este tema eram totalmente o oposto à este,…meu Deus!
    .
    E as opiniões também,….será que realmente compreendemos o assunto que é abordado,…a tecnologia militar em especial as “MADE RÚSSIA” ?
    .
    Está faltando um especialista me assunto em MADE RUSSIA aqui,visto que em “MADE USA”,existe às pencas por aqui_Rsss…
    .
    E alguns como eu,leigos no assunto,ficamos que nem os aviões….voando na maionese-Haaaa…..

  4. Não há atualmente nenhuma aeronave boa no nosso planeta. Não conheço. Elas podem até virem a cair, mas não podem matar os pilotos. Eu acho que a falha está no sistema robótico da aeronave. Já viram algum avião japonês cair ?

  5. РОССИЯ ПОТЕРЯЛА ДВУХ ЛУЧШИХ АСОВ !!!! ОНИ ВЫПОЛНЯЛИ СУПЕР МАНЕВР ПИКИРОВАНИЕ С 5000 МЕТРОВ!!!!!!!!!! ЧТО ТО НЕ ПОЛУЧИЛОСЬ!!!! ЭТИ РЕБЯТА БЫЛИ ОДНИМИ ИЗ ЛУЧШИХ В МИРЕ,РОССИЯ ПОТЕРЯЛА ДВУХ ЛУЧЩИХ ПИЛОТОВ
    http://pilot.strizhi.info/2011/06/30/9586

  6. Estava lendo sobre os Mig29, e me deparei com isso:
    .
    Colaition sources did not admit any kill by Iraq Air Force. According to their sources every losses os Coalition aircraft wew caused by Iraq PVO – Anti Aircrat Artillery or own accidents.
    .
    Mas na verdade temos 3 vitórias de Mig29 na Guerra do Golfo:
    Khudair Hijab, usando um Mig29, danificou um F-111F com um míssil R-60MK e também danificou um B52 com um R-27R.
    Jameel Sayhood derrubou um Tornado GR.1A com um R-60MK.
    Fora isso tivemos dois F-111 danificados por Mig23 e um F/A-18C abatido por um Mig-25PDS, pelo piloto Zuhair Dawood.
    .
    Digo isto porque as críticas ao Mig29 são inúmeras, sempre baseadas na visão ocidental (americana) da coisa. A verdade é muito distorcida. Sempre foi.

Comentários não permitidos.