Kadafi ameaça atacar Europa se Otan continuar ofensiva

http://cartoons.courrierinternational.com/files/imagecache/dessin_a_la_une/illustrations/dessin/2011/02/Galerie_Kadhafi/1Hic.jpg

Em mensagem de áudio, líder líbio alertou para ataques contra alvos como casas e escritórios em território europeu.

O líder líbio, Muamar Kadafi, ameaçou atacar a Europa se a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) continuar com a ofensiva aérea no país do norte da África.

Kadafi, buscado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra manifestantes opositores desde o início dos conflitos, fez as ameaças em uma mensagem de áudio divulgada a milhares de partidários que o saudavam no centro da capital Trípoli.

Dirigindo-se ao Ocidente, Kadafi disse que os líbios podem se vingar da ofensiva dos aliados ocidentais contra alvos na Líbia. “Essas pessoas estão prontas para algum dia tomar essa batalha… contra a Europa, para atingir suas casas, escritórios, famílias que podem se tornar alvos militares legítimos, assim como vocês atingiram nossas casas”, disse Kadafi. “Podemos decidir tratar vocês de maneira similar. Se decidimos fazê-lo, estaremos prontos para seguir para a Europa como gafanhotos e abelhas. Aconselhamos vocês a se retratar antes de um desastre”, alertou.

A divulgação da mensagem foi feita nesta sexta-feira, dia de uma das maiores manifestações pró-governo em Trípoli desde o início do conflito.

Na segunda-feira, juízes do TPI emitiram mandados de prisão contra Kadafi, seu segundo filho, Seif al-Islam, e seu cunhado Abdullah al Senusi, que também é chefe da inteligência militar do regime. Depois do sudanês Omar al-Bashir, Kadafi é o segundo chefe de Estado a ter determinada sua prisão pela corte penal.

Refugiados

Desde o início dos confrontos, em fevereiro, cerca de 1,2 milhão de pessoas fugiu da Líbia desde fevereiro.

Segundo a Organização Internacional de Migrações, desse total, 603 mil eram imigrantes que viviam no país africano antes do início do conflito. A porta-voz da organização, Jemini Pandya, explicou nesta sexta-feira em Genebra que essas pessoas abandonaram a Líbia para “escapar da violência e dos traumas psicológicos que acarreta” o conflito e, provavelmente, precisarão de tratamento psicológico a longo prazo.

Fonte: Último Segundo

18 Comentários

  1. Centenas de crimes de guerra estão acontecendo na Líbia, em sua maioria patrocinados por Sarkosy,já se sabe que essa guerra é uma guerra de uma minoria líbia contra o governo apoiado pelo povo!
    O Tribunal Penal Internacional aquele mesmo que prisioneiros sob sua custódia aparem mortos em suas celas de modo suspeitos, agora entra no jogo para dar uma falsa áurea de legitimidade aos rebeldes!
    Toda sorte ao povo líbio !

  2. ” Juízes do TPI “, grandes Me..das…Se o ocidente ( Otan )tivesse realmente interessados no bem dos civís líbios, daria um jeito de tirar Kadafi sem fazer essa guerra…Más guerra é o que eles querem, depois vem terrorismo e tudo mais e eles dão uma de vítimas, não muda nada.SDS.

  3. Invade logo, faz o cerco de Tripole e faz oq ele mandar… Ele n quer violencia nao resolvemos com violencia, apenas nao atacamos so fazemos o cerco e deixa-mos os mesmos morrer de fome.

  4. Coragem, dinheiro e antecedentes ele tem.
    Os militares que estão com ele , com certeza devem ter planos de infiltração e sabotagem na Europa ou qualquer outro país do mundo. Será que esse é o script desejado?

  5. 01/07/2011: União Africana não executará ordem de prisão de Haia contra Gaddafi
    http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2011/07/01/uniao-africana-nao-executara-ordem-de-prisao-de-haia-contra-gaddafi.jhtm

    13/02/2011: Obama ganha Nobel da Paz 2009 após visitar o ditador Mubarak
    09/06/2011: Obama recebe visita do ditador do Gabão e provoca polêmica
    06/04/2011: Opinião – Dupla moral: como lidar com ditadores
    03/06/2011: Hipocrisia: EUA condenam ataque contra ditador do Iêmen
    27/06/2011: EUA criticam visita de presidente sudanês à China
    17/03/2011: ONU defende à bala democracia na Líbia; mas, e no Bahrain?
    07/03/2011: EUA e Arábia Saudita juntos para barrar a tentativa de democratizar o mundo árabe
    09/06/2011 EUA vetarão pedido de reconhecimento de Estado palestino na ONU

  6. A Líbia é o nosso futuro

    1 – Nenhum homem é uma ilha; a morte de qualquer pessoa me afeta, pregava John Donne. Nenhum país está fora do planeta: O genocídio cometido contra um povo assassina-me. Tudo o que acontece na Líbia fere-me, prejudica-te, nos afeta.
    2 – Falemos como homens e não como chacais ou monopólios mediáticos. A Líbia não é bombardeada para proteger a sua população civil. Nenhum povo é protegido lançando-lhe explosivos nem despedaçando-o com 4,3 mil ataques “humanitários” durante mais de cem dias. A líbia é incinerada para lhe roubarem seu petróleo, suas reservas internacionais, suas águas subterrâneas. Se o latrocínio triunfa, todo país com seus recursos será saqueado. Não perguntes sobre quem caem as bombas: cairão sobre ti.

    ÍNTEGRA no link abaixo:

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=157468&id_secao=9

  7. “Ronin disse:
    01/07/2011 às 22:15
    01/07/2011: União Africana não executará ordem de prisão de Haia contra Gaddafi”
    O que não é de se espantar pois a maioria dos governantes árabes são ditadores inclusive o do Gabão, aquele mesmo que foi recebido por Obama na Casa Branca.

  8. “Na segunda-feira, juízes do TPI emitiram mandados de prisão contra Kadafi…,”
    .
    TPI = ‘Tribunal Pirata Internacional’
    .

  9. A Líbia está sendo saqueada, se fosse realmente uma revolta popular contra um ditador o povo e os soldados( q é povo tb..) já teriam aderido em massa aos rebeldes que tem apoio e armas da OTAN, Russia e EUA…então o que acontece na Líbia?? Algo por lá não bate. Algo está fora do contesto…Kadafi participou do financiamento de campanha presidencial de Sarkosy, e apenas um ano antes desses ataques começarem a Líbia era um dos poucos países que pretendiam comprar os caças Rafales da França( tinha interesse em 14 unidades). Ditador ou não, isso é problema dos Líbios e não dos Europeus. Acho que querem tirar o cara do poder, para tomar as riquezas do pais e calar a boca dele; queima de arquivo como o Saddam. Depois de desmascararem esse golpe da camareira conta o ex-chefe do FMI(Dominique Strauss Kahn) e PRINCIPAL RIVAL de Sarkosy nas próximas eleições; o governo Francês perdeu totalmente a confiança e é suspeito de golpe. Esse TPI é ridículo emitindo ordens de prisão pelo mundo…pois sabemos que nem um cidadão dos EUA e de outros 40 países que não assinaram e nem ratificaram o tratado pode ser preso por esse tribunal(Russia, China, Líbia, etc). Não passa de um circo…

  10. .
    Trechos de texto extraídos da matéria de Craig Roberts
    ……………………………………………
    Um Mundo Oprimido Pela Hipocrisia Ocidental
    .
    Por Paul Craig Roberts
    Infowars.com
    .
    .
    As Instituições ocidentais tornaram-se caricaturas da hipocrisia.
    .
    Bush não se impressionou com a Constituição dos EUA e nem com a separação dos poderes, manipulou o Departamento de “Justiça” (sic) a fim de obter uma decisão: de que o presidente tenha “poder unitário” que o eleve acima da lei dos EUA, tratados ou leis internacionais.
    .
    De acordo com as decisões judiciais, de um manipulado Departamento de “Justiça”, o “executivo unitário” pode violar impunemente a Lei de Vigilância da Inteligência Estrangeira que impede espionar os americanos sem mandado obtido a partir do Tribunal FISA.
    .
    O Dep. de “Justiça” também decidiu que Bush poderia violar impunemente as leis estatutárias dos EUA contra a tortura, bem como as Convenções de Genebra. Em outras palavras, o fictício “poder unitário” pode fazer do presidente um César.
    .
    Proteções constitucionais, como habeas corpus, que proíbe o governo de prender pessoas por tempo indeterminado sem apresentar acusações e provas para um tribunal, e que proíbem o governo de negar aos detidos o devido processo legal e do acesso a um advogado, foram jogados no lixo pelo Departamento de Justiça (sic) americano, e a maioria dos tribunais federais foi junto.
    .
    Como fez o Congresso, “representantes do povo”… que promulgou o Military Tribunals Commissions Act de 2006 (tribunal militar para condenar os presos de Guantánamo), assinado pelo “camisa marrom” (Nazi) da Casa Branca em 17 de outubro.
    .
    Este ato permite que qualquer pessoa acusada de ser um “combatente inimigo ilegal”, possa ser condenado à morte com base em boatos ou provas secretas não apresentadas no tribunal militar de canguru (irregular, não autorizada) colocado fora do alcance dos tribunais federais dos EUA.

    .
    Os nazistas enlouquecidos no Congresso que apoiaram esta destruição total do direito anglo-americano se disfarçaram como “patriotas na guerra contra o terrorismo.”
    .
    O ato designa que qualquer pessoa acusada pelos EUA, sem apresentar provas, como sendo parte do ” Taliban, da Al-Qaeda, ou forças associadas”…possa ser classificado como um “combatente inimigo ilegal”, o que exclui a pessoa da proteção da lei.
    Nem mesmo George Orwell poderia ter concebido tal formulação…
    .
    Alguém poderia pensar que se a leia inda tivesse qualquer significado na civilização ocidental, George W. Bush, Dick Cheney, de fato, o regime de Bush / Cheney inteiro, assim como Tony Blair e outros Bush co-conspiradores, estariam enfrentando o Tribunal Penal Internacional.
    .
    No entanto, foi para Kadhafi que o Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de detenção. As potências ocidentais estão usando o Tribunal Penal Internacional, que é suposto servir à justiça, para seus próprios interesses que são injustos.
    .
    Qual é o crime de Kadhafi? Seu crime é que ele está tentando impedir que a Líbia seja destruída por uma insurgência, apoiada, organizada e armada pelos EUA/OTAN, uma guerra que está sendo usada para expulsar a China com seus investimentos em petróleo do leste da Líbia.
    .
    Kadafi tem resistido a rebelião armada contra o Estado da Líbia, o que é uma resposta normal de um governo à rebelião. Os EUA iria responder da mesma forma assim como o Reino Unido e França. Mas, por tentar impedir a derrocada de seu país e assim se tornar outro estado fantoche americano, Kadafi foi indiciado.
    .
    O Tribunal Penal Internacional sabe que não pode indiciar os reais autores de crimes contra a humanidade-Bush, Blair, Obama e Sarkozy, mas o tribunal precisa de casos e aceita as vítimas que o Ocidente consegue demonizar.
    .
    Em nossa era pós-orwelliana, todo aquele que resiste ou até mesmo critica os EUA é um criminoso.
    .
    Quando a segunda década do século 21 se abre, aqueles que se opõem a hegemonia dos EUA e ao mal que emana de Washington correm o risco de serem declarados “terroristas”. Se eles são cidadãos americanos, eles podem ser assassinados. Se eles são líderes estrangeiros, seu país pode ser invadido. Quando capturados, eles podem ser executados, como Saddam Hussein, ou enviados para o TPI, como os infelizes sérvios que tentaram defender o seu país de ser desmontado pelos norte-americanos.

    .
    Washington confia no medo para encobrir seus crimes. A maioria dos americanos agora teme e odeia os muçulmanos. Quanto mais medroso for o cordeiro-humano, mais ele busca a segurança no estado policial neocon e mais ele ignora os crimes de agressão de Washington…
    .
    A ilegalidade na América agora está completa. As mulheres podem fazer abortos, mas se tiverem natimortos, elas serão presas por assassinato. Clique aqui (http://www.opednews.com/populum/linkframe.php?linkid=133808) e veja o caso de uma menina de 15 anos que deu a luz a um natimorto de 36 semanas e foi presa por isto.
    .
    Os americanos são um povo tão apavorado e abusado que uma mulher de 95 anos de idade morrendo de leucemia viajando para sua última reunião com os membros da família, foi forçada a retirar a fralda geriatrica para satisfazer a segurança do aeroporto. Apenas uma população totalmente intimidada permitiria tais abusos da dignidade humana.
    .
    E os cordeiros-humanos americanos pensam que têm “liberdade e democracia.”
    .
    Na entrevista de 27 de Junho na National Public Radio, Ban Ki-moon, fantoche sul-coreano de Washington instalado como Secretário-Geral das Nações Unidas, foi incapaz de responder por que a ONU e os EUA toleram a matança de civis desarmados no Bahrain, mas suportam a acusação do Tribunal Penal Internacional a Kadafi por defender a Líbia contra a rebelião armada.
    .
    Kadaffi matou muito menos gente do que os EUA, Reino Unido, ou os sauditas no Bahrein. De fato, a NATO e os norte-americanos mataram mais líbios que Kadaffi. A diferença é que os EUA têm uma base naval no Bahrein, mas não na Líbia.
    .
    Não sobrou mais nada do caráter americano. Apenas um povo que perdeu sua alma pode tolerar o mal que emana de Washington.
    ———————————————–
    Dr. Paul Craig Roberts é o pai da Reaganomics e ex-chefe da política do Departamento de Tesouro. Ele é colunista e anteriormente foi o editor do Wall Street Journal.
    .
    Texto completo:
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-retalhamento-das-instituicoes-ocidentais
    ———————————–

  11. Kadafi ameaça atacar Europa se Otan continuar ofensiva!
    .
    .
    Essa eu não entendi,….kadafi?
    .
    Os cara matam membros da sua família,jogam bombas diariamente sobre os prédios de Trípole e você demonstra “paciência”;….realmente, o que eles precisam fazer além disso para você atacá a Europa?Rsrsss….

  12. Depois de totalmente destruida, ie, seus equipamentos de guerra, ele diz q vai atacar a europa, um fanfarrão. Neste momento estão + desarmados q o BRASIL,coitado.Vão ser presos ou mortos, ele e os filhos, se é q sobrou algum.É já vão tarde, um estúpido q esperou mt e fez e está fazendo mt mal a Líbia. Que morram. sds.

  13. A ameaça que ele diz é a tática de combate que alguns chamam de terrorismo,digo alguns porque,Israel(Mossad),EUA(CIA),etc,usam essas táticas mas chamam seus terroristas por outro nomes,denominados de agente secretos!

  14. Justiça é a razão do mais forte, logo é essa a Justiça que prevalece na terra, acho que é assim no universo inteiro! Já leram a biblia? Viram lá o que o Deus Jeová fazia com os infiéis, ou melhor, os humanos faziam em nome dele…e ainda continuam fazendo!Claro que a despeito disso vc deve buscar um equilibrio relativo naturalmente…os humanos sempre serão assim, maus e bons!Os Deuses também são assim!Se o kadafi, essa excrecência atacar a Europa será o fim dele…é iancreditavel que no seculo 21 ainda tenhamos Kadafis dirigindo nações da terra!!!

  15. Não se deve substimar uma nação, se a Libia resolver atacar ela ataca, não esqueçam que já lutaram uma guerra contra os EUA, e ah os EUA não venceram, se Kadhafi diz que consegue atacar a Europa, eu não duvido, já vi muita coisa acontecer de onde menos se espera.

Comentários não permitidos.