Mercosul quer a adesão da Bolívia e Equador, diz Patriota

http://fichasmarra.files.wordpress.com/2010/02/mercosul.jpg

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta terça-feira que o Mercosul pretende convidar a Bolívia e o Equador a ingressar no bloco.

Segundo Patriota, que participa em Assunção da quadragésima primeira cúpula do grupo, a ideia foi discutida na manhã desta terça-feira numa reunião com os chanceleres de Paraguai, Argentina e Uruguai.

“Existe um sentimento de que talvez tenha chegado o momento para uma aproximação maior com potenciais candidatos a membros plenos do Mercosul, e dois países surgiram no radar: Bolívia e Equador”, disse o ministro, em coletiva de imprensa.

Atualmente, Bolívia e Equador são Estados associados do Mercosul, ao lado de Chile, Colômbia, Peru e Venezuela – este depende apenas de um aval do Congresso paraguaio para ingressar no bloco.

Presente à coletiva, o subsecretário-geral da América do Sul, Central e Caribe, embaixador Antonio Simões, disse que uma delegação do Mercosul deve visitar em breve a Bolívia e o Equador para discutir a viabilidade do ingresso de ambos. Ele afirmou que os dois países manifestaram interesse em pertencer ao bloco e que possuem economias complementares à do grupo.

Encontro bilateral

A presidente Dilma Rousseff desembarca na noite desta terça-feira em Assunção. Dilma aproveitará a cúpula do Mercosul no Paraguai para fazer uma reunião bilateral com o governo do país. No encontro, ela deve assinar atos de cooperação nas áreas de segurança, pesca e de televisão digital.

Será o primeiro encontro de Dilma com o presidente paraguaio, Fernando Lugo, após o Brasil aprovar o aumento nos valores pagos ao Paraguai pelo uso da energia da usina hidrelétrica de Itaipu.

Após se encontrar com Lugo, Dilma deve se reunir com outros chefes de Estado do Mercosul. O grupo, no entanto, estará desfalcado: a presidente argentina, Cristina Kirchner, cancelou sua visita ao Paraguai. Ela sofreu uma queda na semana passada e disse ter sido aconselhada a evitar a viagem.

Fonte: BBCBrasil

21 Comentários

  1. Integração Sul-americana deve ser uma prioridade. Nesse ponto tenho que tirar o chapéu para o governo Lula + Dilma.
    Todos sairão ganhando.

  2. Engano seu Dandolo, Arrombem a porta que toda a estrutura podre Desabará. Vou lhe dizer que se os EUA, que é uma potência, estiver em um domingo entediado de sol, invade isso aqui, todo o castelo de carta já era.

  3. Falou e disse Dandolo,q sejam mt bemvindos, eles e os da A central, assim q se forja uma nova entidade, lápidando as aresta das diferenças, e criando pontos,quase, comuns,n crescimento econômico e a prova > disto, +(-) 8,3%a.a; nos próximos 50 anos teremos um organismo quase único ,como a UE e; principalmente, através de um orgão de defesa e arbritragens de litígios deste bloco , a n UnaSul…sem os nefastos do norte q procura criar a cizânia entre nós, dividir p dominar, só a colombia q ñ vê.Quem viver verá

  4. E mais e bom tomarmos cuidado com esses ai. Principalmente o Huguito se a venezuela decidir ser chamada e o Evo morales.

  5. A America do Sul unida poderia facilmente se tornar um dos 3 paises mais poderosos do mundo, principalmente em termos de influencia.

  6. O Mercosul caminha para ser o mercado comum da América Latina,futuramente a América Central e o México se tornarão membros desse mercado,junto a toda América do Sul!

  7. Oloco…pra que a Bolivia??

    esse paiseco é mais cheio de problemas do que tudo….legalizam carros roubados no Brasil, apoiam o cultivo e produção de drogas e ainda tomam refinarias dos outros….tem certeza que querem a Bolivia no Mercosul?

    Pra mim isso cheira a furada.

  8. Se unir-se com paísecos cheios de problemas fosse bom, os EUA abririam as fronteiras para o México. Além disso, esses países da AS são os primeiros a conspirar contra o Brasil e ainda por cima recebem de mão beijada alguns bilhões do nosso país…

  9. E essa mesma Venezuela que o Brasil defende para entrar no Mercosul, cogitou atacar o Brasil em 2006!!! Na crise do gás com a Bolívia, um general venezuelano deu entrevista a uma tv uruguaia dizendo que se o Brasil atacasse a Bolívia, de imediato as tropas venezuelanas estariam prontas para o revide contra o nosso país. Muy amigos esses países latinos hein?

  10. Se o Brasil quer ser líder mundial, quer ser forte na América, tem que primeiro fazer valer sua força e unir o Sul primeiro, criar fortes e consolidados laços na América Central, se o Brasil não tem voz junto a seus vizinhos, nunca terá voz no mundo! que se una o Sul e afronte o Norte.

  11. Um bloco, paulatinamente formaremos um bloco, alguns países mais estruturados , outros mais deficientes, mas formaremos um bloco, só teremos chances defensivas em bloco. Resguardado um plano b,c…

  12. Cheiro que sai da esquerda fede. Venezuela,Equador e Bolivia so pertenceriam ao grupo se nao baguncem o coreto. Essa historia de toda reuniao e pra meter o pau nos EUA ninguem esta para isso, muito menos deveria dar ouvidos a esses bananeiros um pais como o Brasil. O pior deles e o Hugo Chavez. Nao pode ver uma reuniao sul americana que ja quer sacanear com sua baboseira anti americana. vai com a China, que e pior imbecil.

  13. povo aqui confunde “relação comercial” com “união de paises”…não é nada disso meu amigos…esses paises não estão nem aew para o Brasil e brasileiros….ah um sentimento anti-brasileiro nesses paises.

    puxar todos esses paisecos para o bloco comercial é um tiro no pé…..ainda mais com Bolivia e Venezuela que são dois paises totalmente instaveis.

  14. É tudo papo furado, o Brasil quer mostrar e aparecer em algo que ainda não tem copetência, liderança, e a chantagem de alguns países do Mercosul junto ao Brasil está ficando evidente. Receio que o custo para nós brasilleiros dessas iniciativas do governo possa ficar mais pesada ainda.

  15. ISSO É PRA ONTEM!
    União sul-americana, aí já diz tudo.
    Somando forças teremos mais independência, juntos somos fortes, separados somos quintal sino-yanke.

    Temos que integrar toda, toda a américa latina.

  16. Pra que integrar a Bolívia ao Mercosul ?

    Querem que a cocaína seja comercializada com isenção de taxas alfandegárias ??

    hauhauhauhauha é rir para não chorar…

  17. Obama alerta para consequências “imprevisíveis” se EUA declararem moratória

    Washington, 29 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou nesta quarta-feira que caso não se alcance um acordo para aumentar o limite da dívida e o país se declare em moratória pela primeira vez em sua história, as consequências serão “significativas e imprevisíveis”.
    “A partir de 2 de agosto ficaremos sem ferramentas para assegurar que o governo pagará suas faturas”, afirmou o presidente em referência à data limite para aumentar o teto de endividamento federal, fixado em US$ 14,29 trilhões.

  18. Tentaremos entender porque a Bolívia.
    Bom, na verdade eonomia, energia , água (etc) e defesa está entrelaçados, não há como dissociar-se um do outro.
    O Uruguai por exemplo, ninguém mexe, é território estratégico do Brasil e Argentina no Atlântico Sul, o Paraguai e Bolívia estão no centro do continente,eu disse centro, estão praticamente isolados do mundo, sem contato com o mar, com baixo auto estima de seu povo mergulhado na miséria, atitudes desesperadas são tomadas como a venda de armas de suas forças armadas para o tráfico e a do Evo Morales que assinou embaixo a entrada de veículo roubados no país, apesar de possuirem riquesas minerais.
    Esse estado de coisas na Bolívia é um problema sério para todo o continente, é um prato cheio para países colonizadores, no momento parece que a esquerdalização do continente está atrapalhando os colonizadores que aguardarão um momento oportuno, enquanto esse momento não chega é o nosso momento apoiá-los, por isso, por exemplo, pagamos mais por gás e energia de Bolívia e Paraguai.

Comentários não permitidos.