Normas facilitam acesso do Brasil a tecnologia nuclear

http://news.bbc.co.uk/olmedia/605000/images/_609279_brazil_nuclear_300.jpgDiretrizes aprovadas nesta sexta-feira pelo Grupo de Fornecedores Nucleares (NSG, na sigla em inglês) facilitam o acesso do Brasil a tecnologia atômica para uso pacífico.
As normas, segundo o Itamaraty, reconhecem que o acordo nuclear entre Brasil e Argentina, firmado há 20 anos, preenche as precondições para a aquisição de material sensível pelos dois países.

De acordo com o Itamaraty, as novas diretrizes do NSG consideram o acordo como “critério alternativo” ao Protocolo Adicional do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP). Formado por 46 países, Brasil inclusive, o NSG regula a transferência de tecnologia nuclear.

“A decisão abre novas perspectivas para a cooperação internacional e o maior acesso a tecnologias relevantes ao desenvolvimento do programa nuclear brasileiro”, disse o ministério.

O Protocolo Adicional (PA) permite inspeções mais abrangentes da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) nos países signatários do TNP. Parte dos países fornecedores de material nuclear queriam fazer da adesão ao PA uma precondição para suas vendas.

Brasil e Argentina são os únicos países sem a bomba e com programa nucleares significativos que não aderiram ao PA que é opcional, e vinham sendo pressionados a fazê-lo por EUA e europeus.

As novas diretrizes do NSG foram negociadas por seis anos. O Brasil argumenta que o acordo de inspeções mútuas com a Argentina já corresponde a garantias de uso pacífico da energia nuclear adicionais às salvaguardas obrigatórias previstas no TNP.O acordo com a Argentina é chamado quadripartite por ter sido assinado também pela AIEA e a Agência Brasileiro-Argentina de Controle e Contabilidade de Materiais Nucleares (ABACC). O NSG reúne 46 países.

Os telegramas obtidos pelo WikiLeaks mostraram que os EUA tentaram convencer a Argentina a assinar o PA, deixando o Brasil isolado. A Estratégia Nacional de Defesa, de 2008, diz que o Brasil só deve aderir a “acréscimos” do TNP quando as potências nucleares avançarem no desarme.

Fonte: UOLvia Hangar do Vinna

14 Comentários

  1. “…Os telegramas obtidos pelo WikiLeaks mostraram que os EUA tentaram convencer a Argentina a assinar o PA, deixando o Brasil isolado…”
    Alguma dúvida do caráter desses dois países?

  2. Os americanos pressionarem a Argentina para deixar o Brasil isolado é uma atitude até normal para quem conhece a política deles, mas a Argentina resistir a pressão e ficar ao lado do Brasil mesmo sofrendo pressão dos americanos é surpreendente!

  3. A Argentina sabe que assinar esse PA seria um tiro no próprio pé,seria baixar a cabeça e limitar ainda mais as capacidades do país pela vontade de EUA e Europa que pouco fazem para reduzir seus arsenais…Brasil e Argentina tem que ter uma mesma visão sobre esse assunto aqui na américa do sul,vai ser melhor pra nós e pros hermanos.

  4. O que interessa é que a Argentina não assinou o PA, e o Brasil não deve assinar nunca esse Protocolo Adicional, enquanto os americanos fazem exatamente o contrário, como aquele dito: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Os americanos são uns cretinos.

  5. Esse é o jogo de poder, devemos saber lidar com isso na mesma astúcia, o Brasil nesse quesito não dormiu de touca, tratou de fazer arranjo com a argentina e no final parece que se deu bem…assim o futuro tá aberto em caso de ameaça nuclear podemos fazer uso dela como meio de defesa…é claro que vc não pode alardear isso…se ocorrer no futuro nós usaremos sim…caso não ocorra, e é o que esperamos, ficamos em stand by…

  6. E o Brasil vai fazer o quê com essa tecnologia, criar carros alegóricos de propulsão nuclear ??
    Ou quem sabe os carros de trio-elétrico passem a ser ‘trio-atômico’…

  7. amigos, se o Brasil quiser constroi bombas atomicas mais potentes ate que a dos EUA, por isso tanto medo, nosso uranio e mto bom. Temos que fazer sim bombas nucleares, para pelo menos usar na defesa fraca que temos

  8. Brasil e Argentina está dando música.
    Intriga, contra-informação, sabotagem, não vaia adiantar nada, neste momento Hector Timmerman já chegou em Brasília.
    Nós não arrumamos confusão, mas não vamos pedir arrego.
    Bom, deixa pra lá, eu disse música, relaxa pessoal.
    ————–
    http://www.youtube.com/watch?v=6hXbgTFpBbk

  9. “Pobre Argentina, tão longe de Deus e tão próxima do Brasil”
    hehehe
    Os EUA sempre armaram contra nós, qual a novidade?
    O interessante é que o Brasil não assinou essa aberração, mais surpreendente é os hermanos que tem “relações carnais” com os Yankes terem resistido a chantagem.

    Não se enganem o Brasil já sabe produzir Bomba Atômica, tem tecnologia, mão de obra e urânio pra isso.

  10. Calma, tem políticos dos governos anteriores q pregam n adesão ao PA do TNP…ñ querem q o BRASIL “gastem” grana na compra de caçs novos p a FAB, sistema anti-áereo, etc, etc, etc,..dá pra confiar neles?!?!

  11. Verdade, calma com essa notícia. Tem muito traíra em solo brasileiro, principalmente no congresso. Gostei da Notícia. O amadurecimento da Argentina, é positivo. Ela sabe que ficar atrás dos Ianks não lhes ajudarão em nada, está vendo agora, assim como nós enchergamos, que sempre os Iankes detonaram seu país e o nosso. Se eles perceberem que estão na “M” e se o Brasil crescer eles também crescem, e vice-versa, então na América do Sul, realmente teremos avanços. O Brasil sempre reconheceu a soberania Argentina. As bitolas dos trilhos de trem dos dois países são diferentes por imposição dos Inakes, para impetir o crescimento na região, intercâmbio comercial. Não vem ninguém me aplicar que os militares, da época, fizeram com bitolas diferentes para impedir uma invasão, afinal de contas com algumas bananas de dinamite vai o trilho para o inferno e trem nenhum anda. Tivemos sim uns vendidos no governo. Hoje não é muito diferente. Temos que ser vigilantes. Olha a Copa ai…. prefiro educação, saúde e tecnologia. Desculpem-me os paulistas, mas estão queimando dinheiro, renunciar 420 milhões para futebol????? Os clubes gastam fortunas nos contratos para jogador…qual cientista recebe uma ajuda a fundo perdido em pesquisa???? Copa dura trinta dias.

Comentários não permitidos.