Vizinhos desconfiam de expansão brasileira

http://4.bp.blogspot.com/_TZyOHtM2wbs/TQporSnewAI/AAAAAAAAD5E/ty-BuzBPWy8/s400/mercosul1.jpgA expansão da influência do país começa a provocar, para analistas, sentimento antibrasileiro na América do Sul. A crescente presença de empresas nacionais desperta o temor de atuação similar à de potências coloniais, como EUA e Espanha.

Embora “consenso de Brasília” seja modelo, empresas brasileiras enfrentam desconfiança em países da América Latina

Argentina e Peru já suspenderam projetos; para analistas, investir em cooperação técnica amenizaria hostilidade.

Por PATRÍCIA CAMPOS MELLO, FLÁVIA MARREIRO e LUCAS FERRAZ

A expansão da influência do Brasil começa a gerar, segundo analistas, um sentimento antibrasileiro na América do Sul. Ao mesmo tempo em que o “consenso de Brasília” é um modelo de sucesso econômico que a região quer emular, a crescente presença de empresas brasileiras nas nações vizinhas desperta desconfiança.

O governo da província argentina de Mendoza sustou um projeto de exploração de potássio da Vale (investimento de R$ 8 bilhões) e acusa a mineradora de não cumprir acordo para usar fornecedores e mão de obra local.

No Peru, foi cancelada a licença para a construção da hidrelétrica de Inambari, a maior do país, a ser tocada por OAS, Furnas e Eletrobras. A obra estava estimada em US$ 4,9 bilhões. A concessão será submetida a consulta popular, o que pode acontecer com outros investimentos brasileiros no país.

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, disse à Folha em abril não querer “repetir com o Brasil o ditado que diz que a desgraça do México é estar tão longe de Deus e tão perto dos EUA”.

Para Matias Spektor, coordenador do Centro de Relações Internacionais da FGV, “há uma percepção de que o Brasil em ascensão vai se comportar do mesmo modo que as potências coloniais tradicionais, como EUA e Espanha. Esses países querem, sim, receber investimentos do Brasil, mas coibindo abusos”.

O especialista diz que o Brasil terá de ser mais cuidadoso para administrar as reações a sua expansão. Investir em cooperação técnica é essencial, acredita. Spektor cita programas de bolsas de estudos, cooperação em programas como Bolsa Família e combate ao crime.

O modelo é similar ao que a China usa em sua vizinhança, com o ensino de sua língua e cultura “”mas diferente da expansão na África e América Latina, baseada em trocar crédito e investimentos por matérias-primas.

COOPERAÇÃO SUL-SUL

O governo brasileiro quer convencer os vizinhos de que a cooperação “sul-sul” é para valer. Ou seja: as iniciativas de compartilhamento tecnológico não são medidas para vencer resistências, mas passos de uma política de “desenvolvimento comum”.

Pedro Barros, titular da missão do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na Venezuela, defende a unificação de cadeias produtivas, como Brasil e Argentina fizeram no setor automobilístico. Para o consultor Ricardo Sennes, apesar do discurso de cooperação, o país “transborda sua economia de forma não organizada”.

Segundo ele, como muitas vezes as empresas se expandem com ajuda do BNDES, ou são investimentos da Eletrobras e Petrobras, braços do Estado, isso gera resistências. Como disse o presidente da União Industrial Argentina, Jose Inacio de Mendiguren, “vou parar de defender as empresas argentinas quando o país tiver seu BNDES”.

Fonte: Exército Brasileiro Artigo da Folha S.Paulo

24 Comentários

  1. É claro que se tivessemos na pele deles fariamos a mesma coisa, pois cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém!Agora cabe ao Brasil estabelecer efetiva politica de interdependência recíproca, não podemos prosperar e deixar nossos vizinhos de lado, senão os estrangeiros extracontinente é quem vão nos ameaçar…

  2. Lidar com isso vai ser novo desafio do Brasil

    esas colonias Espanholas e Americanas contiuao leais as tais metropoles
    Peru devia acorda pra realidade e para de ser obistaculo pra algo que tbm vai beneficia eles
    Argentina vai leva seculos ou talves vida intera pra Entender que o Brasil e que das cartas nesse jogo
    fora isso respeito devemos pelos outros
    pois ser como Yankes e Igleses nao e bom Exemplo

  3. Hahahaha, é duro a vida de Império….. No mais, eles tem mais é que agradecer os investimentos sendo feitos nos países deles, que geram, empregos, impostos e crescimento econômico. 😀

    []’s

  4. Porque seriamos obrigados a sustentar republiquetas falidas?O Brasil deve lustrar seus canhões e usar a boa e velha diplomacia das canhoneiras em quem contestar seus interesses.

  5. Eles estão 100% certos, igual estavam quando retomaram de empresas do Brasil o gás e petróleo que é deles, o Brasil tem é que sim acordar, prestar atenção, e se tornar um líder no sul com amigos, que o respeite e o siga, e não fazer igual é no norte, o Brasil precisa de aliados e não de subordinados em regime de escravidão. Brasil, prepare um plano inteligente para liderar nossos amigos do sul!

  6. O que o Brasil faz com os países vizinhos no campo econômico, as grandes potências fazem conosco desde o início do século passado. É o capitalismo.

  7. SOLUÇÃO SIMPLES: Usemos nossos recursos para investir em nosso próprio país… E deixemos as “visitas” aos nossos vizinhos somente quando formos convidados… Pois aí, segundo o ditado, “quem convida dá banquete”… E se não gostarmos do cardápio, bastará recusarmos gentilmente o convite por “motivo de força maior”… Mas o difícil mesmo é convencer aos megalomaníacos e ganaciosos – leia-se: gafanhotos humanóides – que o Brasil não necessita atodar políticas de expansionismo externo, se ainda sequer aprendemos a “explorar” o nosso potencial interno… O Brasil já se tranformou numa grande vitrine para o mundo… Portanto basta colocarmos bons produtos na prateleira, que os clientes virão até nós…
    Minha vó já me dizia: “Coisa muito oferecida, ou tá podre, ou tá fedida”…
    🙂

  8. Regivaldo vc disse tudo…Não podemos prosperar e deixar nossos vizinhos à mercê, seria um prato feito para China, Usa ect…Não podemos também abaixar a cabeça, sempre tem um meio termo.SDS.

  9. O Governo Brasileiro quer unir o continente Sul-americano.
    Acho que todos sairiam ganhando. Parceria econômica, sim. Exploração econômica, não. Por outro lado, nós precisamos de melhorar o nosso meio político, que está o caos. A nossa justiça é lenta, cara e ineficiente. Os 3 Poderes da República no Brasil se tornaram um só. Nós não temos empresas brasileiras em nosso território, mas multinacionais do mundo inteiro. É complicado.

  10. emprego e renda não é ruim para ninguem,se la não tem quem fassa,e logico que se aqui tem e pode faser la é bom para eles e para nosso pais,e se tem uma empresa de la que pode faser aqui que venha,sera bom para eles e para nós,vai gerar emprego riqueza e renda.

  11. O Brasil naturalmente é o lider da região, é claro que nosso poder econômico, em 2015 seremos a 5ª economia do mundo, incomoda os demais países sulamericanos.

    Temos que desenvolver também nossos vizinhos, do contrário logo vamos ter levas de imigrantes sulamericanos procurando emprego aqui igual aos latinos nos EUA.

  12. Quanto mais anti brasileiro melhor. Os bonzinhos nao chegam la. Esss de ficar em cima de muro o tempo todo so o torna fraco. Empurra esse pessoal que e assim que os grandes fazem. De uma mao e eles querem o braco.. Chega Brasil.

  13. Unir o continente Latino Americano rsrs rsrs Eles so sorririam se nós os enriquecessemos assumindo o onus do desenvolvimento deles.Para Americanos e Europus eles babam seus oóvos a toda empresa que neles se estabelecerem mas as nossas a inveja lhes desperta o protecionismo e nos tacham de imperialistas.Deviamos deixa-los no vacuo pois quando formarem coalisão da cruzada dos desesperados por nossas riquesas os territorios destas Ratazanas serão cabeças de ponte contra nós.Ja cansei de afirmar que pela primeira vez em nossa historia não precisamos nos atrelar a ninguem para prosseguirmos.Parece que o pensamento colonial servidor não sai da cabeça de muitos dos nossos.Isso não significaria um isolamento mas sim a opção de comercializarmos diretamente com nossos interesses ao invez de assumirmos as deficiencias dos outros onde associar-se com quem não tem nada a somar e somente vira usufruir é assumir pra si mesmo o problema dos outros e problemas por problemas nos bastam os nossos.Enquanto perdemos tempo engordando Cobras nos esquecemos dos nossos e de nossas deficiencias.O Chile quando tomou esse posicionamento prosperou comercializando diretamente com os EUA e Asia.Cada um que carregue a sua cruz porque no deserto não tem agua.Esses antigos Comunistas que hoje habitam a vida publica Brasileira são mesmo internacionais pois se importam mais com seus simpatizantes externos do que com o povo Brasileiro e o Brasil.Que eles os Latinos nos tenham como exemplo e que superem retaliações e embargos para atingirem desenvolvimento.Não acho justo a todo o sofrimento que nosso povo ja passou e ainda passa que demos de mão beijada a eles o que falta aos nossos.Essa politica de complascencia com quem infesta nosso territorio com todo tipo de ilicitos e se fazem receptadores de ilicitos praticados no Brasil é mesmo postura de um governo entreguista que so visa perpetuação e arregimentamento de simpatizantes……BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA.

  14. Porque temem tanto a China???O maior mercado aos produtos Chineses na região somos nós.O que eles seriam de atrativo aos Chineses?Nada!Nem mesmo mercado interno atrativo eles tem para que os Asiaticos neles investissem pesado fato que certamente nos contrariaria e eles perderiam muito mais do que ganhariam.Acordem,abram seus olhos,ate parece que ainda habitam o mundo da guerra fria,isso ja deixou de existir a muito tempo e não comparem o sudeste Asiarico com a AS porque não tem como comparar.A Asia comercializa direto com EUA,Europa,Japão,Australia e ja tão nessa estrada a muito tempo e com know how.Sei que o Paraguai recebe tudo em kits e montam la mesmo mas so tem como venderem a nós e se isso se alastra-se a concorrencia mesmo lhes devoraria.Nossos produtos são mais caros e d qualidade embora precisemos melhorar muito principalmente em acabados e beneficiamento mas nós vendemos aos quatro cantos do mundo.Mesmo sem nossas empresas nos paises vizinhos os mercados deles ja viviam abarrotados de nossos produtos a muito tempo e são o sonho de consumo das sociedades deles.

  15. 1maluquinho, concordo totalmente contigo, Um país-potência é grande e poderoso, e obrigatoriamente de certa forma se torna imperialista e “ruim” para com os outros países para assim continuar a crescer e aumentar o seu poder. Ou vcs não querem que o BRasil continue a crescer? Essa história de ser um potência fofinha que dá dinheiro aos pobres socorre os fracos e oprimidos NÃO EXISTE!!!

  16. É um absurdo levar em consideração uma matéria desta. E mais ainda, oriundas de certas e saudosas vivandeiras das casernas ultrapassadas acobertadas pela Folha de São Paulo. Não é segredo nenhum que a Folha apoiou o Golpe de 64 para ninguém, pergunte ao Coronel Brilhante Ustra. A Argentina é nosso melhor parceiro comercial, visto que foi a primeira viagem oficial de Dilma Rousseff. O Unasul é uma realidade e somos cortejados por todos os países e grupos comerciais no mundo por comércios bilaterais com o Mercosul. Ollanta Humalla foi chamado ás pressa no BraSil estrategicamente pelo Governo Brasileiro logo após a SURRA em Keiko e no clã apoiado por Washington, porque?? Para acalmar a Bolsa de Lima. Resultado: As bolsas de Lima voltaram ao normal assim que Humala desembarcou em terras brasileiras e hoje Humalla está com 70% de aprovação popular no Peru. Temos com o Peru um dos mais importantes projetos, a Trans-Oceânica, para criar uma Rota Comercial para a Ásia. Sem contar, que o CIMENTO peruano, primordial para as Obras do PAC, custa US$ 5 e no BraZil custa US$ 15. Se a gente importasse o cimento peruano quebrariam os monopólios do CARTEL do CIMENTO no BraSil. Porque não compramos CIMENTO peruano?? Por uma imposição Fito Sanitária de uma lei arcaica brasileira, já viu alguém comer CIMENTO???
    Eu sugiro que as fontes do Exercito Brasileiro leia menos a Folha de São Paulo e mais o Plano Brasil, tem uma entrevista ótima do Secretario Geral do Mercosul falando EXATAMENTE sobre isso, ou o Exercito Brasileiro tem alguma coisa contra Samuel Guimarães???

    http://planobrasil.com/2011/05/29/samuel-pinheiro-guimaraes-brasil-nao-quer-repetir-os-erros-dos-imperios/

  17. *A diferença entre um chefe e um lider:
    .
    .
    .
    um chefe diz,Vá!
    .
    um lider diz Vamos!*
    .
    O Brasil vai ter que definir oque quer ser…

  18. Estão empobrecidos e preocupados c o JAGUAR; afinal. está crescendo , natural, cabe a nós mostrar aos mesmos q ainda somos pacificos em relação a eles , desde q ñ atacados poe eles ou outro país qlq.Sds.

  19. 1maluquinho, concordo com vc em gênero,número e grau! Nossos “vizinhos” só esperam uma oportunidade de destruir o progresso brasileiro. Se tivessem poderio militar,já nos teriam invadido.São inimigos enrustidos,bando de invejosos e amargados.Temos que fazer como o Chile,investir em relações comerciais com os mercados importantes e nos armarmos até os dentes.Assim,duvido que esses parasitas tenham coragem de se meter com a gente…

  20. RONIN não viaja na maionese.a Dilma foi primeiro a Argentina pra fazer charminho com Obama e consolar a invejosa Kirchner.Voce amiguinho ja viajou pelos paises da AS mas não para fazer turismo e sim interagiu com esses povos?Pelo visto tenho certesa que não e apenas defende um posicionamento ideologico e mais nada.Conheces segredos de estado na area de segurança nacional?Com certesa não né!A nossa amiguinha Argentina que é um povo que os demais da AS não curtem muito sempre estiveram melhores que nós,sentem-se Europeus ate teem gostos e habitos mais requintados e culturais do que nós.Sempre nos olharam decima pra baixo e ja ate ousaram pensar nos atacarem algumas vezes e foi mais de duas.Sabe amiguinho Ronin o Senhor Deus odeia o soberbo e hoje eles estão numa situação muito inferior a nós.O amiguinho sabia que eles ja foram a quinta economia mundial?Nós sempre em todos os governos ate na ditadura militar demos as mãos pra eles com exceção do FHC que deu as costas a Kirchner.Amiguinho Ronin nós temos uma população de 200 milhões de pessoas e 75% dessas pessoas não vivem adequadamente como deveriam pois o estado lhes da as costas chegando a covardia de no maior produtor de grãos e carnes do mundo Brasileiros morrerem de fome e quem representa o estado heim amiguinho?É a FOLHA,a GLOBO,a CIA?Tudo o quie vemos hoje é bom para que a sociedade Brasileira se conscientize que seja quem for que assumir o poder deste pais fara igual ou pior dos que os antecederam.O amiguinho lembra quando a esquerda na clandestinidade acusava a todos de ladrões e corruptos?O que vemos hoje ja que a esquerda se fez poder no Brasil?Vemos o que via-mos antes e em proporções muito mais graves pois COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS NUNCA SE ROUBOU TANTO.Como sera que acabara essa estorinha heim amiguinho?Em golpe militar,nos entreguistas leiloeiros assumindo de novo,numa nova safra politica?A hora que o nosso povo resolver dar um basta nisso tudo com certesa teremos o apoio dos nossos guerreiros pois todos ja estamos de saco cheio e cansados de sermos enganados e quando esse momento chegar sera CEROL FININHO e não restara nada que destoe da moralidade e da justiça tão necessarias para termos um Brasil igual e justo para todos………As Ratazanas Chumbinho.Bordunada neles todos minha Cobrada.



  21. o obvio ululante (PTzada não estou me referindo ao seu deus inculto..rsrsrs).

    so enriquecer que os vizinhos pobres começam a pichar o muro…rsrsrs

Comentários não permitidos.