EUA monitora a Venezuela, por não cumprir obrigações internacionais

http://a2.twimg.com/profile_images/498845610/usa-venezuela_normal.gif

Por Por Diego Urdaneta

Estados Unidos continua a monitorar a Venezuela e “nenhuma opção está fora da mesa” em matéria de sanções contra o governo de Hugo Chávez por sua relação com o Irã e sua falta de ação contra o tráfico de drogas, as autoridades alertaram sexta-feira no Congresso Americano

“Nenhuma opção está fora da mesa do departamento que continuará a estudar qualquer ação adicional que possa ser necessário no futuro”, disse Kevin Whitaker, Escritório para a América Latina no Departamento de Estado na audiência perante a Câmara dos Deputados.

“O departamento vem fortemente pressionado Venezuela de tomar o caminho da cooperação e responsabilidade, em vez de ficar isolado, e continuará fazendo”, disse Whitaker, que foi ministro-conselheiro na Embaixada Americana em Caracas entre 2005-2007.

Leia: Estados Unidos fazem ameaça à Venezuela

Os Estados Unidos impuseram sanções a estatal venezuelana de petróleo PDVSA em 24 de maio por suas relações comerciais com o Irã, que se mantém contrário a sanções internacionais contra os iranianos sobre seu programa nuclear.

As sanções impedem a PDVSA de celebrar contratos diretamente com Washington, o acesso a financiamento e licenciamento de tecnologia de petróleo dos EUA.

“Em vez de cumprir suas obrigações internacionais” Venezuela “optou por ter relações com Irã e Síria”, disse o coordenador de contraterrorismo do Departamento de Estado, Daniel Benjamin, na audiência chamado pelos republicanos para discutir novas sanções contra a Venezuela.

“Nossos esforços continuam”, e sempre que necessário “não hesitaremos em agir”, disse o responsável pelo escritório que supervisiona as sanções internacionais, do Departamento do Tesouro, Adam Szubin.

O Departamento de Estado está preocupado com os laços da Venezuela com o Irã “, o seu apoio às FARC (guerrilha colombiana marxista),” sua “fraca cooperação” contra o terrorismo e seu “fracasso demonstrado para cumprir as suas obrigações internacionais contra as drogas”, disse Benjamin.

O chefe do subcomitê da América Latina da Câmara dos Representantes, o republicano Connie Mack (Flórida), na audiência insistiu que a Venezuela deve ser designado como “Estado patrocinador do terrorismo”, um título que dá aos Estados Unidos para Cuba Irã, Sudão e Síria.

Mas Benjamin estava relutante. Se Washington tome essa decisão poderia afetar as operações de muitas empresas dos EUA no país sul-americano, disse ele.

Também poderia ser usado politicamente por Chávez “um ataque contra seu governo” e, portanto, apelar ao “sentimento nacional”, disse ele.

” Será usado de forma eficaz as ferramentas adequadas no momento certo”, disse Benjamin, para a frustração dos republicanos, que pediu uma e outra vez explicar por que o Barack Obama não considerou a Venezuela um patrocinador do terrorismo.

As sanções tomadas contra a PDVSA tem sido fraca, disse Mack. “Queremos ver as sanções que afetam a indústria do petróleo (…) Todo o óleo que é capacidade de financiamento do governo Chávez para patrocinar o terrorismo”, disse o legislador.

“Nós consumimos muito do seu petróleo. É que a única coisa que para nós?” Criticou o deputado Jason Chaffetz (Utah).

Venezuela, um membro da Opep, é o quinto maior fornecedor de petróleo nos EUA, com uma oferta de cerca de um milhão de barris por dia.

Além de atuar contra a PDVSA, os EUA sancionou a empresa militar e um Cavim banco por suas ligações com o Irã, dois funcionários e um ex-funcionário do governo de Chávez a cooperar com as FARC e outros dois para enviar recursos para o Hezbollah libanês abstraídos funcionários.

Fonte: AFP

21 Comentários

  1. A venezuela ainda vai se ferrar se o Hugo Chavez continuar batendo de frente com os EUA, principalmente porque eles tem o que os EUA mais procuram

  2. A palavra chave é responsabilidade.
    A venezuela é um país e não o Hugo Chaves, a ideologia dele à qual ele tem todo direito de exercer, não pode prejudicar a Venezuela inteira, e desestabilizar o continente, se há compromissos de Estado tem que ser cumpridos e honrados.
    Vejamos eu falei em responsabilidade.
    O Brasil não teve no caso Batisti ao desrespeitar tratados.
    A Bolívia não teve quando invadiu refinarias.
    O Paraguai teve quando negociou em vez de tomar outras medidas.
    O Reino Unido não tem quando não negocia com a Argentina.
    A China teve quando comprou títulos e dívidas européias.
    A bola da vez, por incrível que pareça, é os EUA que terão que ter a responsabilidade nesse caso sensível.
    Façam contatos, negociem diplomaticamente, comercialmente, sabemos como é difícil ser refém dos bens naturais de outros países, mas eu disse RESPONSABILIDADE.

  3. “Em vez de cumprir suas obrigações internacionais” Venezuela “optou por ter relações com Irã e Síria”
    ………………………….
    Traduzindo:
    .
    “Em vez de cumprir as nossas ordens, Venezuela optou por agir com independência”

  4. Não sou um entusiasta da politica Venezuelana, mas se essa foi a decisão que eles tomaram, resta respeitarmos afinal eles são um pais soberano com ponto de vista proprios. Não se pode julgar ninguem sem fazer uma analise bem fundamentada levando em conta a opinião da população da Venezuela que espressa a sua vontade pelo voto, levando ao poder o governo atual deles.
    Agora se os EUA optar por mais ações militares bom para nós, eles ficarão cada dia mais enfraquecidos, e ficarão refens de sua propria atitude (acumulando dividas).

  5. Não creio em invasão militar da Venezuela por parte do EUA, Cuba está aí até hoje…
    .
    Creio que isto se deva uma política estadunidense de levar a guerra a todos os lugares de interesse, desde que estes “lugares” estejam longe de suas fronteiras. Em outras palavras . a desestabilização provocada por conflitos é um instrumento útil, más deve ser mantida longe de suas fronteiras…
    .
    Agora, não sei se a Venezuela é considerada suficientemente longe, Cuba não é…

  6. Nick essa pergunta é fácil de ser respondida,os E.U.A vão cuidar da China,a China deu vários tapas de Luva nos E.U.A e agora a coisa vai ficar feia para eles,vc vai ver eles amarelando,engolindo a antiga arrogancia,vc vai ver na próxima visita de um Secretário de Defesa dos E.U.A,politicos falando de cooperação e paz e não os chineses mostrando J-20,num gesto que eu considerto da mais alta hostilidade.
    Quanto a Venezuela não vale a pena,é algo muito arriscado,se vc enviar marines para atacar a Venezuela os E.U.A,vão criar um clima de hostilidade na região,suas empresas vão perder vendas,correm o risco disso virar um vietenã,e pior suas tropas vão ser dizimadas pelo maior e mais temivel inimigo que um exército pode enfrentar numa região tropical,as doenças,é comum marines virem treinar combate de selva no brasil,mas nenhum deles termina,ou não aguentam ou caem doentes,no deserto o clima apesar de aparenter ser mais hostil a vida,não chega nem perto do clima de uma floresta tropical,imagine a gama de vacinas que um soldado tem que tomar para poder ser combativo.

  7. HONOLULU, EUA, 25 Jun 2011 (AFP) -Estados Unidos e China iniciaram nesta sábado suas primeiras conversações sobre a crescente tensão no Mar do Sul da China, após Pequim ter questionado o respaldo de Washington aos países do sudeste asiático que reivindicam a passagem pelo local.

    Altos funcionários das potências do Pacífico estão reunidos em Honolulu, Hawai, alguns dias depois dos Estados Unidos ter dado seu apoio à Filipinas e Vietnã, que se declararam alarmados por uma progressiva reafirmação de Pequim nessas águas.

    Kurt Campbell, subsecretário de Estado dos Estados Unidos para a região Ásia-Pacífico, disse que está disposto a recordar à China o forte compromisso de seu país com a defesa da liberdade de navegação.

    “Queremos que as tensões sejam superadas”, disse Campbell.

    Contudo, segundo o vice-ministro de Relações Exteriores da China, Cui Tiankai, o apoio americano à Vietnã e Filipinas “só pode complicar a situação”.

  8. Se o problema é o terrorismo das FARC, por que diabos não declaram guerra diretamente à ela? Eu mesmo respondo: as FARC não tem nada a oferecer para pilhagem. Então declaram guerra à quem apoia às FARC, mas deixam ela lá produzindo metade da cocaína do mundo. Isso que os EUA já estõa infiltrados na Colômbia há anos.
    .
    Esses pretextos norte-americanos estão ficando cada vez mais ridículos!

  9. Temos que ser justos, os caras justificam seu salário.
    Toda semana soltam uma notícia sobre a Venezuela. Toda semana, pode procurar!

  10. Pra mim parece óbvio que a retirada do Iraque/Afeganistão visa a abertura de outra frente de batalha, como a Venezuela tem muito petróleo e está perto dos EUA assim como a Líbia da Europa, é questão apenas de tempo até que ocorra uma invasão.

  11. Caro Barca,

    Um confronto militar entre os EUA e China é possível. Mas seriam 2 peso-pesados entrando no ringue. Enquanto isso, poderá haver novas incursões americanas onde isso se faça necessário. Imagine o Chávez com misseis de médio alcance Iranianos e com ogivas atômicas? Em Cuba quase foi o estopim da 3ª guerra mundial. Se o ElChavito for adiante com uma idéia dessas, é uma questão de tempo bombardeio e talvez alguma incursão dos marines.

    []’s

  12. Já está mais claro que os EUA e a UE tem perguidos paises petrolíferos nos últimos anos. Sempre com acusasões ridículas e mentirosas.

    Pesssoas desenformados acreditam nas mentiras que os EUA e a UE implantam nas imprensas.

    Agora querem acuasar Chaves não cumpre acordo internacionais? Os EUA e o Isarel comprem as resoluções da ONU?

  13. Piada pronta a atitude imperialista dos EUA.
    A Coréia do Norte representa muito mais ameaça do que o Chavito, ahhh más lá não tem pretróleo.
    … Antes da invasão do Iraque eles já tinham dividido o petróleo do mesmo.]

    Não se esqueçam a Bolívia é rica em gás e minérios, é alvo também, deixa o Piñera dar o pantapé pra Exxon e Shell.

    Quanto ao Brasil esqueçam, o tamanho de nosso território, população, economia, indústria, tornaria uma Guerra aqui muito dispendiosa.

    Somos pacífico, isso já basta pros EUA, OTAN.

  14. Essa estória de cumprir tratados internacionais só serve para países vassalos, os EUA, Israel e UE não cumprem nada, no caso Batisti não adianta choradeira, foi afirmação de nossa soberania sim e ainda reciprocidade com os italianos no caso cacciola. O Hugo Chavez está com sérios problemas de saúde, e ainda assim é acusado todos os dias por republicanos que estão colocando míssies na Venezuela, notícia dos cataventos, na verdade a Venezuela apoia quem ela quiser, tá na hora dos venezuelanos pararem de vender petróleo para os Americanos e mostrar o que é retaliação.

  15. Nick,presado
    .
    .
    Quando a guerra dos americanos com Afeganistão,Paquistão,Líbia,…ETC,acabar;os americanos estarão com o pires na mão_Hahaha….
    .
    Coitados dos marines,todos desempregados ou trabalhando para os barões das drogas na América do Sul ou para algum patife de algum país do continente ou para algum califado das arábia._Heheheh….

  16. PARABENS PARABENS A VC AMIGO Alexandre TO COM VC Essa estória de cumprir tratados internacionais só serve para países vassalos, os EUA, Israel e UE não cumprem nada, no caso Batisti não adianta choradeira, foi afirmação de nossa soberania sim e ainda reciprocidade com os italianos no caso cacciola. O Hugo Chavez está com sérios problemas de saúde, e ainda assim é acusado todos os dias por republicanos que estão colocando míssies na Venezuela, notícia dos cataventos, na verdade a Venezuela apoia quem ela quiser, tá na hora dos venezuelanos pararem de vender petróleo para os Americanos e mostrar o que é retaliação.

  17. Os EUA estao mais quebrados do que arroz de terceira, o desemprego esta a mil,a divida esta no teto, quase os 14 trilhoes, seria uns 7 pib do brasil, ou seja devemos a economia de Brasil, Franc,a, GB, Russia e mais uns tantos juntos, a hora que o mundo ficar esperto e parar de aceitar dolar, porque nao vale nade de fato, isso vem a baixo em 24 horas..
    A Forc,a militar e’ forte, mas a economia nao tem grana para manter isso por tempo indeterminado..
    Uma guerra com a China, iria faltar tudo aqui numas duas semanas, tudo e’ made in China..

  18. Agora que eu vi essa.
    —-
    Concordo com soberania total.
    Não concordo com criminoso se escondendo atráz dela.
    Concordo com as atuais e soberanas fronteiras do Brasil, que foram firmadas através de TRATADOS.
    Mas como tem gente que não gosta delas e deles – fronteiras e tratados .
    Fazer o que.

Comentários não permitidos.