China lança nova operação de charme numa Europa em crise

http://www.europeword.com/blog/wp-content/uploads/2008/10/china_europe_trade.jpgO primeiro-ministro chinês está de visita à Europa pela segunda vez em menos de nove meses.

Uma ronda de cinco dias, iniciada ontem na Hungria e que prossegue no Reino Unido, Alemanha e Bélgica, para mostrar os sucessos do modelo chinês a uma Europa abalada pela crise.

Wen Jiabao, que aterrou esta manhã em Londres, vai reunir-se na segunda-feira com o primeiro-ministro David Cameron numa cimeira dedicada ao reforço do comércio bilateral.

Esta tarde, visitou uma fábrica da marca de automóveis MG, adquirida à Rover, então à beira da falência, pela Shangay Automotive, a maior construtora chinesa.

Ontem em Budapeste, Wen, tinha prometido ajudar os países europeus a recuperarem da crise, comprometendo-se a adquirir parte das obrigações da dívida húngara, à semelhança do que tinha afirmado no ano passado em Atenas, Lisboa e Madrid.

Uma operação de charme de um dos maiores parceiros comerciais da União, precedida pela libertação de dois dissidentes chineses, para contornar as críticas dos defensores dos direitos humanos na Europa.

Pequim anunciara ontem a libertação do ativista Hu Jia, ao final de três anos de prisão por alegadas operações subversivas.

Na quarta-feira a China tinha feito um primeiro gesto, ao anunciar a libertação do artista Ai Weiwei, também ele acusado de conspiração.

Os dois dissidentes teriam sido aconselhados a limitar as suas declarações aos media, e as respetivas famílias temem que sejam mantidos em prisão domiciliária.

Fonte: Euronews

7 Comentários

  1. A fórmula do Capitalismo só funciona se houver exploradores e explorados (vassalos). Até minha avó de 100 anos de idade sabe disso. Os chineses já perceberam, que sem compradores, eles também irão quebrar.
    Solução: Partirmos para o Comunismo Informatizado.
    A Grande Rede de Computadores será o Grande Economista.
    Para isso, vamos ter que extinguir várias profissões, dentre as quais Contadores, Advogados , Banqueiros , Economistas, Policiais (serão os militares), Políticos, etc. A riqueza será proibida. A ONU vai ter que padronizar os salários em todos os países. Vamos deixar a China, Brasil e Índia quebrarem primeiramente.
    OK ?

  2. “O interessa de Pequim na estabilidade do euro se explica pelo grande peso da Europa no comércio exterior da China. Nada menos que 30% das exportações chinesas, que são as maiores do mundo, têm por destino o velho continente…”

  3. O PLANO MARSHALL TIG LING LING – Hahaha….
    .
    .

    “(…)O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Européia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall. (…)”

    *****
    .
    .
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Marshall

  4. me parece até um daqueles filmes de ficção. A china emprestando dinheiro. De explorada a exploradora. Quem te viu quem te vê, hein, china?

  5. É..não dá mais para segurar o Dragão. Será a nova superpotência hegemônica; resta ao Brasil fazer o dever de casa e se fortalecer no campo militar, educacional e econômico. Tempos de mudanças também são tempos de oportunidades.

  6. O nosso país hoje, ainda governa para os banqueiros e especuladores financeiros. Está caminhando para a falência.
    As multinacionais e a China, é que estão nos segurando.
    A nossa economia é que nem um besouro voando. Besouro não foi feito para voar, mas voa …
    Se EUA e Europa resolverem não mais comprar da China, ela quebra em 1 semana,e o Brasil vai junto.

Comentários não permitidos.