Saab disse que não desistiu do MMRCA na Índia, e que tem paciência sobre o F-X2 no Brasil

A Saab AB , a fabricante sueca de equipamentos de defesa, disse que não abandonou os esforços para vender seus caças Gripen para a Índia, mesmo depois que o modelo foi retirado da competição MMRCA que também deixou de fora dois caças norte americanos.

“Estamos monitorando a situação, e nós não arrumamos nossas coisas e saímos de lá”, disse Haakan Buskhe, diretor executivo da empresa com base em Linkoeping, durante o Paris Air Show. “Nós temos uma aeronave extremamente boa e nós não desistimos.”

A Índia é o maior alvo da Saab para o Gripen, além do Brasil. A aeronave foi eliminado em abril da competição, que visa substituir a frota de MiG-21, junto com o Boeing F/A-18 Super Hornet e oLockheed Martin F -16. A Lockheed está buscando voltar para competição, oferecendo seu mais recente caça, o F-35 Joint Strike Fighter.

O Brasil provavelmente vai escolher um vencedor da competição F-X2 avaliada em US$ 5 bilhões ainda este ano. A Saab está competindo com o Super Hornet e o Rafale da França, fabricado pela Dassault Aviation, para uma encomenda de 36 aeronaves.

A competição no Brasil é mais complexa do que na Índia, que está buscando um produto pronto, disse Buskhe, pois a Saab estaria disposta a transferir tecnologia para o Brasil caso fosse vencedora da licitação.

“Temos o dinheiro para esperar mais 10 anos”, disse Buskhe sobre a competição brasileiro. A Saab tem uma liquidez líquida de cerca de 4 bilhões de coroas suecas (US$ 626 milhões), de acordo com a empresa.

Buskhe disse que sua empresa pode se beneficiar de cortes do governo para gastos de defesa, porque eles forçam exércitos a rever os equipamentos e contratos que tenham, abrindo um caminho para empresas como a Saab estabelecer novas encomendas.

Fonte: Bloomberg – Tradução: Cavok

14 Comentários

  1. é lógico que os suecos querem que o Brasil escolha logo o caça pois se perderem o fx do Brasil tbm terão que correr atrás de outras vendas menores para repor(e mais difíceis ja que não a transferência de tecn. a escolha será apenas política e militar não tecnológica e comercial.
    porem esta certo os suecos quanto mais demorar pode ser melhor pra eles e os cortes no orçamento pode fazer o governo escolher o caça mais barato e com menor custo de manutenção, que é o caça sueco…
    ENGRAÇADO..como antes o rafale era o pior caça e o gripen e o Typhoon era os caças bom o rafale era o patinho feio agora naum eh que o patinho ja vendeu 8 e ta na final no Brasil e na india!!!

  2. SAAB tem um bom vetor…mas infelizmente, acho que não ganha no FX-2…se tiver que sair algo desse programa, vai ser o caça francês e não sueco.

  3. E meu amigo! então pode trazer suas coisas para cá, conseguir um bom apê, aproveite e traga toda sua familia, Porque se depender do governo brasileiro e dos vagabundos deputados, essa decisão só sairá quando a galinha tiver dentes.

  4. Eu concordo com o ANDRÉ SCHUTZA-infelizmente tenho que concordar-ESTE GOVERNO QUE AI ESTA NAO TEM COMPETENCIA,e provavelmente ira adiar adiar até o proximo governo que espero que o povo fique de olho aregalado e saiba escolher,se der tempo,SE NÃO FOR COMO NO IRAQUE,AFEGANISTÃO,QUE QUEM ESCOLHEU FOI O IMPERIO.

  5. Admiro a SAAB por sua persistência, mas está na hora de sair mesmo do MMRCA, e focar outros programas como o AMCA.

    Com relação ao Brasil, tem de ter muita fé mesmo. Aqui ninguém mais acredita no FX-2.

    []‘s

  6. NINGUEM FALA NADA,mas os caças F-15FLI-BY OVER GROWD AMERICANOS REMODELADOS COM MICEIS ESCONDIDOS FICARAM UM CHOU,UM DOS MELHORES CAÇAS DO MUNDO,E NINGUEM COMENTA NADA.ao meu ver o brasil tinha que ter em seu arsenal pelo menos uns 500 destes,ficaram com um pouco menos alcanse mas muito equipados,chou,chou mesmo.

  7. F-15 Silent. Tô contigo Dhou.
    Testado, provado, aprovado.
    Dá para esperar o nosso próprio, durante sua vida útil.

  8. Meu maior receio é que devido à copa e as olimpíadas esse governo arranje desculpas para ir postergando a decisão do fx, até porque roubalheira é o que não falta…Tomara que eu esteja errado.SDS.

  9. ““Temos o dinheiro para esperar mais 10 anos”, disse Buskhe sobre a competição brasileiro.”
    Os suecos parecem conhecer bem como as decisões relativas a defesa se dão no Brasil… hehehehe

  10. Prefiro os Franceses, mas acredito que os da SAAb sao otimos, por mim, o Brasil deveria comprar os Rafales, uns 50 no minimo para a Forca aerea brasileira, ai deveria entrar uma regra onde cada estado deveria ter no minimo 10 cacas, eles podiam pegar 10 estados o Rafale e 16 estadios os da SAAB, nao sopara a forca aera, um desses 10 para cada estado seria estudado por universidades, assim melhorariamos e poderiamos por exemplo fundir os dois fazendo o nosso…

  11. É né eles acham que a contenção de gastos lhes favorece né mesmo rsrs rsrs se esquecem de lembrar que um vetor muito melhor que o deles tem o preço tão competitivo e tecnologia superior SU35BM o 4.75+ rsrs rsrs

  12. A saab cometeu um erro primario ao deixar de dar continuidade ao desenvolvimento do gripen,preferiram lançar um aviao com linhas semelhantes ,mas alardiado como outro caça,poderiam ter promovido o gripen nato ,dando enfase a sua capacidade de operar em rodovias meia boca e proximos a area de contenda,o gripen e´um otimo caça para ser empregado em conflitos longos,sua capacidade de armamento e´adeguado para oque ele se propoe,mas na india o NG esta no mesmo nivel(dimensao) do Tejas que e´o queridinho nacional,a India vai montar um time com supers,medios e pequenos caças, ou seja pak fa ou su 35,rafale ou typhon,tejas ou tejas,ja da ate pra imaginar como sera distribuido as tarefas para estes caças,um jogo de xadres tridimensional,o brasil pode e deve aplicar este tipo de conceito, pesados su35 ou sigints,medios rafale, leves gripen e, super tucanos fazendo os rescaldos.

  13. Dondocas.Ano passado no 7 de setembro o general que responde pelo comando das Forças Armadas Chinesas veio as pressas ao Brasil numa viagem não oficial passando primeiro pela Colombia para despistar lembram?E deu uma desculpa dizendo que vinha convidar as Forças Armadas Brasileiras a irem a China para la fazerem simulação de guerra rsrs rsrs Um ano antes Jobim e Saito estavam na comemoração da revolução Chinesa em Pequin e ficaram impressionados com as ordas de JF no desfile aereo.Conclusão de toda essa estorinha.É sabido que o contigenciamento do FX1 foi imposição Americana pois o preferido da FAB era o SU35.Essa suspenção do FX2 tem muito mais de estrategia do que contigenciamento.Tolos ainda sonham com Gripen,Rafale ou F18.Ja era não vai dar nenhum dos tres nunca.Brasil e China tem algumas coisas em segredo na area militar e aeroespacial e a coisa flui tão bem que ate agora não houve vazamentos para a midia.A Russia ja sinalizou favoravelmente a tudo o que nós quisermos obter deles.Cada vez mais o Brasil se afina com os BRICS na Geopolitica e na estrategia.Isso tudo é natural e compreensivel e so não ve aquele que é aficcionado ou encantado com as tecnologias daqueles que sempre mamaram em nós mas que nunca nos proporcionaram conhecimentos.Hoje o Brasil prioriza autosuficiencia e emancipação tecnologica em defesa.Não se iludam com os negocios entre empresas nacionais e extrangeiras pois isso é normal em um mercado diversificado que torna-se a cada dia mais promissor e aquecido mais ainda pela copa e jogos que teremos,por nossas reservas e mão de obra de baixo custo.Quando menos todos esperarem teremos novidades estrondosas.Essas coisas não podem ser divulgadas agora pois prejudicaria a tudo que se esta sendo feito e se vai fazer com outros fornecedores.

Comentários não permitidos.