Fotos: 70 anos da Operação Barbarossa

Operação Barbarossa  foi o nome atribuído à operação militar alemã, iniciada em 22 de junho de 1941, que invadiu a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. A operação militar  marcou o rompimento do Pacto Ribbentrop-Molotov (ou tratado de não-agressão) assinado entre os dois Estados. Considerada a maior campanha militar da história em termos de mobilização de tropas e baixas sofridas, o confronto mobilizou 4,5 milhões de soldados para invadir a União Soviética e só terminou com a rendição alemã em 1945.
Clique nas fotos para ampliar

34 Comentários

  1. As guerras não são mais como a Primeira e Segunda guerras mundiais, elas são diferentes e acontecem todos os dias e todo o tempo, regionalizada e temporal mas matam tanto quanto, não importa quem ganha , todos perdem.
    Mas uma coisa não mudou, sempre os mesmos a iniciam e sempre os mesmos estão nelas, sob qualquer pretexto e se não houver um, inventa-se.
    ————————————
    http://inversu.com/as-fotos-mais-impressionantes-dos-seculos-xx-e-xxi/

  2. Foi graças principalmente ao russos que o nazismo foi derrotado e nenhum outro povo teve tantas baixas na 2ª guerra como o (na época assim chamado) povo soviético.

  3. O EXÉRCITO SOVIÉTICO ABSORVEU 60% DA CARGA BÉLICA NAZISTA….não é brinquedo não.Rsrss…
    .
    o restante ficou para o resto que quase não ganharam da outra fração do exército alemão;o “resto” é só propaganda e não passa disso ….como sempre foi_Hehe….

  4. 25.000.000 de mortos.
    Os Estados Unidos e a Inglaterra fizeram muito pelo esforço de guerra russo, porque sabiam que era a melhor forma de enfraquecer os alemães.
    Nas reuniões de Yalta e Potsdam, os russos reclamavam demais, da demora em abrir a segunda frente.
    Foram, sem dúvida, o povo mais sacrificado.

  5. E os russos não lutaram somente contra os alemães é fato conhecido, más muito pouco divulgado, diria até, “esquecido propositadamente”…Que uma grande quantidade de europeus ( e outros) simpatizantes do nazismo, de todos cantos ( até britânicos…), se alistaram nas forças germânicas para combater a União Soviética.
    .
    “Dos últimos soldados treinados que defenderam Berlim, a grande maioria era formada por estrangeiros. Dentre eles estavam os franceses da 33 ª. Waffen SS Charlemagne, os nórdicos da 11ª. Waffen SS Nordland e os espanhóis da 101ª. brigada Waffen SS, voluntários remanescentes da Division Azul..
    .
    Algumas fontes falam em até 2.000.000 de voluntários não alemães nas Waffen SS, destes, quase todos estavam mortos em abril de 1945…”
    .
    Uma lista (incompleta) dos soldados estrangeiros nas Waffen SS:
    .
    http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CCgQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.nacional-socialismo.com%2FAsWaffenSS.pdf&ei=U-ADTrSVGOyv0AHuouy7Cw&usg=AFQjCNEyyqARuxPswpycC1ToevFUAlC3nQ
    .
    Através destas listas de soldados estrangeiros lutando pelo nazismo, se pode ter uma compreensão de porque o nazismo até hoje é uma corrente ideológica popular na Europa,
    que apesar de constantemente reprimida, está sempre aflorando…

  6. A antiga UNIÃO SOVIÉTICA prestou um relevante serviço a humanidade,e o mundo deveria omenagealos e agradecer,pois fragelo igual os russos e almas perdidas ninguem sofreu,e agradecer ao rigoroso inverno russo que ajudou em muito a derrota alemã,ja pensaram se os alemães derrotasem os soviéticos,seria uma enorme nação a combater do lado dos alemães,pois assim que funcionava as guerras antigamente o derrotado se juntava,agora as fotos com os soldados com neve nas sobrancelhas é uma lenda inimaginavel,este é o rigoroso inverno russo.

  7. Texto de Vassily Grossman, correspondente de guerra do jornal do Exército Soviético. Do livro “Um escritor na guerra”-

    ……………………………………………………………
    “2 de maio.O dia da capitulação de Berlim. É difícil descrevê-lo. Uma monstruosa concentração impressões. Fogo e incêndios, fumaça, fumaça, fumaça. [….] Este dia nublado, frio e chuvoso é sem dúvida o dia da ruína da Alemanha.
    .
    […] Corpos esmagados e amassados como tubos.
    .
    […]O inimigo ofereceu sua rendição durante a noite, pelo rádio. O general, comandante da guarnição (Helmuth Weidling) deu a ordem.” Soldados! “Hitler, a quem vocês deram seu juramento, cometeu suicídio.”
    .
    […] Testemunhei os últimos disparos em Berlim. Grupos da SS em um prédio às margens do Spree, não muito longe do Reichstag, recusaram-se a se render.
    .
    Reichstag. Alto, poderoso. Soldados estão fazendo fogo no salão.[…]
    .
    Pessoas dizem que ele (Goebbels) deu ordens para envenenar sua família e se matou. Ontem ele se matou com um tiro. Seu corpo pequeno, queimado, está estendido aqui também – a perna artificial, gravata branca. […]
    .
    O portão de Brandenburgo[…] No espaço( do arco), como em uma moldura, pode-se ver o impressionante panorama de Berlim em chamas. Até mesmo eu nunca vi uma imagem dessas, embora eu tenha visto milhares de incêndios. […]
    .
    Foi na Alemanha, particularmente aqui em Berlim, que nossos soldados realmente começaram a se perguntar por que os alemães nos atacaram tão repentinamente. Por que os alemães precisavam dessa guerra terrível e injusta? Milhões dos nossos homens viram agora as ricas fazendas do leste da Prússia, agricultura altamente organizada, os galpões de concreto para os animais, salas espaçosas, tapetes, armários cheios de roupa.
    .
    Milhões dos nossos soldados viram estradas bem construídas ligando uma vila a outra e as auto-estradas alemãs […] Nossos soldados viram nos subúrbios as casas de dois andares, com eletricidade, gás, banheiros e jardins belamente cultivados. Nossa gente viu os palacetes da rica burguesia de Berlim, o luxo inacreditável de castelos, propriedades e mansões. E milhares de soldados repetem essas perguntas com raiva quando olham a seu redor na Alemanha- “Mas por que vieram atrás de nós? O que eles queriam?”
    .
    (Postado no site do Luis Nassif)

  8. Mas, qual não foi o plano Britânico que vocês não entenderam, uma Alemanha sendo a maior econômia do centro da Europa, sendo empurada para a guerra total contra a união Soviética, a questão principal sempre foi a Eurásia, primeiro Napoleão, a Guerra da Criméia, na primeira guerra a Rússia aliada dos Ingleses.
    “Não se Pode”, observou o poeta Tiuchev, “entender a Rússia com a mente” nem compreender de modo adequado com uma pesquisa padrão. Um estudo apenas militar dessa luta titânica não transmite a realidade do campo, da mesma forma que os mapas de Hitler na WOLFSSCHANZE de Rastenburg só o isolaram num mundo de fantasia, muito distante do sofrimento dos seus soldados.
    Qual era o motivo da demora para abrir outra frente no ocidente, a estratégia, para que os britânicos junto com os americanos entrasse por cima da carne podre, e mesmo assim Montgomery só tomou na cabeça, principalmente, mais a estratégia dos britânicos está há mais de 200 anos tentando ser implantada, na consquista da Eurásia. Potências marítimas, principalmente EUA e Reino Unido contra um potência em terra Alemanha e Rússia.
    .
    PS. A Alemanha sendo destruída totalmente tanto economicamente e militarmente, na Primeira e Segunda Guerra e em espaços de tempo curto, se recupera economicamente e militarmente e principalmente socialmente. E um país da AL, não sai do subdesenvolvido. Já cansei de ler nos comentários que o problema do nosso país é que nós votamos nos políticos, que estão lá representado. Eu não votei em Filho da P. que está lá não. Por favor não me coloquem nesta lista de jeito nenhum.

  9. amigo Raphael Tiuba o maior problema do brasil é o seu proprio povo , que é extremamente fraco para com a sua naçao.

  10. A quantidade de mortos muito se deve a incompetencia de seus comandantes que jogavam sua infantaria quase desarmada contra os alemães( depois do expurgo de Stalin não tinha muito o que se fazer)… Graças tabém ao idiota do Stalin que deixou muitos compatriotas morrerem por ter se enfiado num quarto não acreditando na mobilização alemã e no consuequente ataque…
    Saibam que ele foi avisado com dois meses de antecedencia da numerosa formação alemã perto de suas fronteiras, mas não quis acreditar por causa do tratado “seria respeitado”.
    Também não afirmem que ” A URSS venceu sozinha a guerra, esses aliados só foram pra ganhar os louros da vitoria”
    Muitos suprimentos, veiculos foram cedidos por Estados Unidos e Inglaterra. Até os soldados sovieticos falaram bem dos veiculos americanos que eram muito melhores que o da epoca ( não lembro o nome). Essa ajuda foi para manter uma segunda frente pois se os sovieticos caissem o mundo seria bem diferente agora…
    Acreditem, pelo menos nesse conflito os Eua estavam no lado dos mocinhos…

  11. Lembrem també que os americanos estavam tambem no front do Pacifico e não tinha USRR pra ajudar lá não…
    Mesmo depois de ter vencido a Alemanha a URSS não ajudou os americanos, com a desculpa de que ja tinha pagado com o sangue e tal sendo que ele mesmo fez com que tanto sangue fosse derramado( Stalin)

  12. Este episodio demostrou que devemos escolher aliados sobrios, Mussuline foi o grande aliado sovietico,se o imbecil tivesse dado cabo da grecia rapido,os alemaes nao interromperiam a ofensiva no front eslavo,os alemaes perderam 43 dias valiosos,quando reiniciaram a ofensiva o clima os derrotou,os sovieticos podem criar o dia do clima,porque se nao fosse o general inverno eles ficariam apenas nas lembranças,com os alemaes atolados ate a cabeça na lama e neve ficou facil para os vermelhos ja acostumados aquele tipo de situaçao,portando Hitler fez tanta burrice que ele mesmo teve indice de 50% na culpa de sua derrota,(GRAÇAS A DEUS O INFELIZ ERA DESLUMBRADO)

  13. Jose Carlos P, seu primeiro comentário fez-me lembrar outra arte do Duce, ao invadir a Abissinia e não dar conta do recado. 1935.
    Outra do Duce, foi tentar auxiliar Hitler no front africano. Só vexame.
    Mas esses 43 dias foram fundamentais para o General Inverno assumir o controle da frente russa.
    Além do rigor não-usual, o inverno russo pegou os alemães desprevenidos para o frio, pois contavam tomar Moscou antes de sua chegada. Mas o passeio pela Iugoslavia…
    Além desses 43 dias, custou ao exército alemão 300.000 baixas durante o resto da guerra.

  14. o povo alemão é um povo trabalhador por exelencia,poderemos ir a qualquer região brasileira ode predomine a população alemã que veremos prosperidade e desenvolvimento capricho,arquitetura maravilhosa o povo alemão realmente é trabalhador não tem preguiça,nossa população ja foi melhor,hoje temos um povo muito preguiçoso não quero diser que não tenha pessoas trabalhadoras tem mas são poucos,a preguiça é um mal terivel,e os politicos estão cada vez mais deixando o povo brasileiro mal acostumado,em troca de voto,sindicatos lutando para diminuir horario de trabalho,trabalhamos muito pouco comparados a paises asiaticos,europeus,temos que trabalhar e lutar por melhor renda isto sim mas trabalhar 6 horas por dia as impresas irão a falencia e o povo brasileiro tambem,vergonha,outro modelo que esta estragando o povo e o seguro desemprego,ninguem mais para em trabalho nenhum só para receber o seguro desemprego,aprontam,aprontam,até a empresa mandar embora,este modelo de seguro desemprego é bom para deixar o povo vadio ,safado,e sem carater,ésta é agrande diferença do povo alemão e asiatico trabalho ai a prosperidade,japão tambem foi arasado na segunda guerra,mas é um povo trabalhador e por isto a segunda economia mundial,morando praticamente numa hilha comparado ao brasil,ja pensou se neste pais predominasse um povo destas raças.

  15. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    FAÇO É RIR!não pela guerra em si mais,as forçasda aliança perderam sei lá 50 milhões de soldados os quais pelo menos metade foram soviéticos,sem contar os assasinatos em massa dos nazistas durante as invasões,enquanto o eixo só perdeu 6 milhões do qual muito mais da metade foi japonêsou italiano,quem menos perdeu com essa guerra foi a alemanha,continuam sendo os mais ricos da europa,tirandoa rússia a maior população,uma ótima forças armadas,ótimo sistema educacional e de saúde,lá as drogas abaixam enquanto em outros países cresce,quem foi que perdeu a guerra,eu digo não foi a alemanha,foi a itália sozinha.E sabe qual o mais legal,tirando a itália tanto a alemanha quanto japão antigamente eram as maiores economias atrás dos EUA,e hoje todos que estão atrás deles são um bando de ferrados,nimguem q ajudou os EUAse saí bem hj em dia é tudo em crise,Inglaterra,CRISE,França,CRISE,Rússia,CRISE.Antes que algum idiota venha falar que a china estáboa,não é essa china que ajudou os EUA a china que ajudou os EUA foi o taiwan,o taiwan tem uma boa economia? editado termos inapropriados e desreipeitosos. E.M.Pinto

  16. a antes,outra coisa não gosto da União soviética em si,e sou de esquerda,a união sovietica não prestou serviço nenhum a humanidade,ja viramo que eles faziam nos seus bunkers,torturam e mataram quase tanto o nazismo,então eles tiraram do bolço e botaram no outro.NAZIS desgraçados se eles não tivessem feita essa maldita guerra não teríamos bombas atômicas ou guerra fria,e a guerra ainda seria feita com velhas tecnologias e os tempos seriam melhores.QUE ELES MORRAM.

  17. jose carlos P fala bem,hitler não deveria ter simplesmente parado seu ataque para ajudar os italianos,na africa deixasse que os ingleses o massacrassem só ia custar tempo e dinheiro pra inglaterra a itália deveria pelo menos ter vencido a grécia,saiu da guerra sem uma vitória kkkkkkkkkkkkkkkkkk.ainda bem que hitler não sabe escolher seus aliados,um doido que se acha deus e um pudim de cachaça como mussolini não são bons aliados,o único bom que ele conseguiu q foi stalin ele atacou seria mais esperto ter ficado com stalin e ter atacado a itália,graças a deus que hitler é burro se não estaríamos todos em um campo de concentração,também graças a deus pela águia americana e o urso soviéico serem duas bixonas e não terem coragem de atacar uns aos outros.VIVA A DEUS!outra coisa,se lembrem,todo império por maior que seja,um dia cai,tem que demore milhares de anos,mais ele cai.

  18. putz to escrevendo para caramba,vai estudar caboquinho,stalin nunca disse que ja tinha pagado com sangue,na reunião na alemanha depois da rendição de hitler stalin disse que estava pronto para invadir o japão mais os EUA com sua mais terrível carta na manga não quis,até porque se não os soviéticos iriam reinvimdicar uma parte.

  19. artur concordo com vc a italia deu mais trbalho para a alemanha do qu a ajudou, a italia se quer conseguiu vencer da grecia um pais que ca entre nos nao tem “força alguma”(naquela epoca hj eles sao um pouco melhores hehe).
    mas artur culpar os alemaes pelo caso dos aliados terem feito a bomba atomica ,é sem sentido algum, pois mais cedo ou mais tarde esta arma iria aparecer.

  20. ai leo necessariamente podemos culpar sim já que pelos meus conhecimentos quem inventou ou pelo menos ajudou muito na bomba atômica foi irônicamente einstein,que era judeu e foi dispensado por hitler exatamente por isso,mas pelo que eu estudei e pesquisei e podem crer eu pesquisei MUITO os primeiro a liberarem radiação foram os alemães mas não na quantidade que os EUA a ponto de fazer uma bomba,eles tinham como eu posso dizer,”granadas atômicas” e até balas de tanque com urânio empobrecido,até para eles poderem usar no front contra os soviéticos na batalha de stalingrado,ja que como os soldados alemães não aguentavam mais lutar o melhor a fazer era jogar os “kamibakuhatsu” que do japonês pro português se eu tiver certo e explosão dos deuses ja que kamikazee vento dos deuses,até pracom isso a alemanha poder passar o inverno soviético atacando a inglaterra com força total,pra no verão ja estivessem com o poder sobre o reino unido ja que a população britânica ja não aguentavam mais sendo que como a inglaterra tem pouca gente mais da metade da população inglesa e mais de 1/4 quase 2/4 da população britânica teria sido exterminada,com isso seria um ataque a moscou,seria como um ataque a berlim,sendo que eles usariam a mesma estratégia de stalingrado e venceriam a união soviética,pq?pra não ter mais perdas humanas,com a itália sobre o controle da alemanha no verão de 1944 quase no inverno um ataque em massa com milhões de homens e o uso de vários aviõese navios e submarinos a nova iorque os estados unidos com quase todos seus porta aviões virados pro pacífico sul,a maioria dos aviões e muitos de seus homens lá,não só nova iorque como toda a costa leste dos estados unidos ficaria pra lá de bagdá e olhem como ficaria os maior orgulho americamo.
    http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRWloXSM8_pvReOXo5t_lJJk7BI17F9naVr0Jl4uNgwK1kQHF_3Qw

    sabe o que isso quer dizer antes de falarwm qualquer coisa agradeçam a deus acima de tudo por hitler se achar tão poderoso que não precisava de nada poderoso para vencer,se não estaríamos em campos de concentração hoje ou ja estaríamos mortos ou até que nunca tivéssimos nem nascido,por isso nenhum nazista idiota entre aqui pra flar idiotice,porque no final ia estar todo mundo no mesmo saco cheio de gasolina rolando para uma imensa fogueira.O mundo de vez fazer as pessoas falarem sobre isso,fazem é reprimi-las,acho que se os nazistas que tem no brasil e em alguns outros países soubessem a verdadeira história talvez nunca nem chegassem a levantar a mão pra fazer aquela maldita continência.

  21. e os alemaes tinham assinado um tratado com os sovieticos de nao agressao e os atacaram os alemaes perderam a primeira perderam a segunda e nao cansam de perder quem confia em alemao?

  22. ai pe de cão,eles não perderam a primeira guerra foi um empate,mais a frança quis dinheiro pelo que a alemanha e os judeus que vivem se fazendo de vítima se jogaram a alemanha no buraco,pode ver no livro da anny frank,quem é que era o dono da loja,o judeu pai dela e quem eram os empregados os alemães hitler só subiu no poder por isso e quem declarou guerra não foi a alemanha foi a inglaterra e a frança sabe porquê,achavam que a alemanha estava fraca e que iria perder a guerra sabe o que foi que aconteceu a morte de 50 milhões de aliados pelo que é divulgado que devem ter morrido 60 ou até 70 milhões de aliados nessa guerra,enquanto o eixo perdeu só 6 milhões lembrem-se que eles não iriam mentir o tanto que mataram do inimigo,eles camuflam os que morreram pra eles e não os que morreram do outro,sendo que a maioria são japoneses suicidas,ou italianos fracos,os alemães perderam um pouco mais de 1 milhão de pessoas,e pe de cão eles não se cansam de perder?quem tem a 4 maior economia do mundo,alemanha,quem tem a 7 maior economia do mundo que vai toda pro dinheiro dos politicos,Brasil,quem temapopulação quase toda alfabetizada só não por causa dos turcos analfabetos imigrantes,alemanha,quem tem péssimo sistema de saúde,Brasil,quem tem o melhor sistema de saúde do mundo inclusivemelhor que o dos EUA,alemanha,eu confiomais neles do que no Brasil,mais a gente é brasileiro e não desiste nunca.

  23. .
    A foto 14 está com a data errada, os USA ainda não estavam combatendo no interno da Europa em 1942, essa é de 1944!!
    .
    E assim os vermelhos venceram realmente os Nazistas, por terra mar e ar!!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.