Hacker acessa dados do Exército e divulga informações de quase mil funcionários

http://papundits.files.wordpress.com/2011/06/cyberwar.jpgA onda de ataques hackers a instituições de governo chegou ao Brasil. No último sábado, hackers invadiram o banco de dados do Exército e divulgaram links no Twitter com informações pessoais de quase mil funcionários das forças armadas, em blocos de 300 cadastros por vez.

O usuário do perfil @FatalErrorCrew no Twitter reivindica a autoria dos ataques, sem informar a motivação da ação.

O Fatal Error Crew publicou os arquivos para download em links dos sites Rapidshare e Pastebin. Rapidamente, o internauta espalhou a mensagem para perfis de Twitter de toda a imprensa brasileira. Obtido através de uma falha, dados de um sistema chamado “Gestor de Controle de Distribuição da Água” do órgão, foram expostos e ainda permanecem sem restrição na web.

As informações vazadas contêm nome, número de CPF, função que exercem na corporação e um número de série que acredita-se ter algum tipo de relação com o cadastro de funcionários. Um outro documento também divulgado pelo grupo, dá acesso a mais de 300 logins, senhas e e-mails de pessoas registradas no banco de dados do Exército.

A ação hacker foi divulgada via microblog no último sábado (18), e o perfil tinha pouco menos que 330 seguidores, até a tarde desta terça-feira.

A invasão se deu por meio de um processo chamado injeção de SQL, que explora falhas no sistema. Com isso, conhecedores de linguagem de programação conseguem acessar todas as informações contidas em um banco de dados, não criptografado.

Em nota, o Centro de Comunicação Social do Exército brasileiro informou que o incidente com o vazamento de dados “está sendo tratado pelo Centro de Coordenação para Tratamento de Incidentes de Rede do Exército”, que fará uma investigação do ocorrido. A instituição informou ainda que “não houve comprometimento do sítio central do Exército”.

O usuário do perfil @FatalErrorCrew, que parece ser um jovem universitário, anunciou ainda que está apenas “esperando chegarem as férias pra começar a brincar”.

O autor dos ataques é o mesmo que, no início do ano, atacou o site da Presidência da República ( www.presidencia.gov.br), que ficou fora do ar, um dia após a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, no dia 2 de janeiro. A página permaneceu inacessível por mais de cinco horas.

Fonte: Pernambuco.com

17 Comentários

  1. PARABENS AOS hackers, KKKKKKKKKKKkkkkkkkkkk ,AGORA O BRASIL APRENDE A VIVER , NE DILMA , OS hackers PODIA invadIR o banco de dados dos politicos ,

  2. É cabe agora as F.A se prepararem, isto foi só um aviso,poderia ser pior! há um despreparo imenso nas F.A se um único invasor faz isso que dizer de um governo inimigo?

  3. E nem foi um ato de guerra, imaginem se fosse?Q foi um teste realmente mt bom e indiscutivel. Q providência vão tomar…espero q rápido, pois outros poderam ocorrer e em situação de estresse militar. sds.

  4. VCS SE LEMBRA DESTA MATERIA,Forças Armadas inauguram no segundo semestre o Centro de Defesa Cibernética, com cem militares focados na proteção das redes militares e governamentais
    Bruno Lupion, do estadão.com.br (( KD ELES KKKKKKKKKKKK ))

  5. Eu pessoalmente acho que por ressentimentos pessoais, a Dona Laranja e seus asseclas estão deixando de lado toda a estrutura do ministerio da defesa e principalmente seus recursos humanos que podem muito bem ser utilizado pra servir a sociedade civil brasileira!Não obstante isso, também acho que nós podiamos criar toda uma infraestutrutura de internet independente para o Estado brasileiro, que serviriam aos Estados federados e aos municipios, com isso estarimos dando gde passo para a segurança e defesa de nossa estrutura de comunicaçao instantanea!Só que a mediocridade dos nosso dirigentes impede visão de Grandeza e verdadeiro Estatismos!

  6. Outro ataque ,hoje, desta vez a Receita Federal:
    —————————
    Governo diz que bloqueou ataque de hackers
    .
    22 de junho de 2011
    .
    PRISCILA TRINDADE – Agência Estado
    .
    A Secretaria de Imprensa da Presidência da República afirmou, por meio de nota divulgada nesta manhã, que o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) detectou na madrugada uma tentativa de ataque de robôs eletrônicos aos sites Portal Brasil e Receita Federal.
    .
    Segundo a nota da Presidência, “o sistema de segurança do Serpro, onde estes portais estão hospedados, bloqueou todas as ação dos hackers, o que levou ao congestionamento das redes, deixando os sites indisponíveis durante cerca de uma hora”. Os dados e informações destes sites estão absolutamente preservados, segundo a nota.
    .
    Em entrevista à rádio Estadão ESPN, o diretor-superintendente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Gilberto Paganato, confirmou a ação. “Os sites ficaram indisponíveis, mas nada foi afetado. Não violaram nosso sistema, só congestionaram o acesso”, explicou.
    .
    O grupo de hackers autodenominado LulzSecBrazil assumiu no Twitter os ataques feitos entre 0h30 e 3 horas. O grupo internacional LulzSec (Rindo da Segurança) usou o Twitter para cumprimentar a suposta representação brasileira pela ação. “Nossa unidade brasileira está fazendo progresso. Bem feito @LulzSecBrazil, irmãos!”.
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,governo-diz-que-bloqueou-ataque-de-hackers,735666,0.htm

    ———————-
    É muito possível que por trás da fachada de hackers, que simplesmente pelo desafio, “por esporte”, tentam quebrar a segurança de sites governamentais, estejam na verdade atuando criminosos profissionais, em busca de dados que deem lucros…
    .
    Agencias de inteligencia estrangeiras também podem ter interesse em dados das F.A e do IR de autoridades, qualquer irregularidade mais séria encontrada pode ser usada para ataques midiáticos ou chantagem, se for de interesse…
    .
    Informação é poder!

  7. ZERO DAY é um virus recem criado.Por dia em toda rede mundial 80% de todo trafego é virus lembrando que existe uma infinita gama dos mesmos.Programas apenas reconhecem o que esta e seu banco de dados ou seja antivirus e sistemas de proteção não conseguem detectar o que é desconhecido.É preciso surgir primeiro o virus ou a invasão para que se encontre a solução.Por mais experts e sofisticação defronte a um mestre é o premio que ele quer e vai ganhar.Informatica,sistemas e tudo o mais se ensinam em universidades mas não existe faculdade de internet!Internet se aprende na pratica e se avança não aquele que deseja mas aquele que tem a facilidade.No mundo inteiro governos,industrias e todo o segmento do genero disputam contratar os melhores HACKERS que são aqueles que tem o conhecimento e a capacidade para criarem,detectaremmproteger e atacar.Os caras ganham salarios astronomicos para brincarem com o que eles mais gostam tendo a suas disponibilidades sofisticados equipamentos e laboratorios.No Brasil temos um potencial promissor mas ele esta entre muitos de nossos adolescentes que não são assistidos para se desenvolverem mais e que acabam habitando no vandalismo e ate mesmo no crime.Selecionar estas pessoas,investir nelas é certesa de formação de excelente time.Se continuarem na visão ignorante se impressionando com curriculos e diplomas comprados vão é passar vergonha e melhor seria usarem um sistema codificado de tambores para se comunicarem e interagirem….Seria interessante buscar associação com Chineses na criação de um SO proprio e privado ja que com eles temos muitas parcerias na area aeroespacial e se intensificam na area de informatica.O sistema Linux foi criado por Hackers.

  8. A mal que vem para bem,assim pode ser que o exercito brasileiro se ligue,como disse o compalheiro,já pensou se fosse um ato de guerra,éra só rede eletrica caindo,instalações nucleares explodindo,é talvez seja este o grande e principal motivo da alemanha cair fora da energia nuclear,japão,é só mandar um virus com informações de erro,tipo o reator esta esfriando,e os caras delhe uranio, e tudo vai para os ares.

  9. AGORA E Site da Petrobras sai do ar; grupo hacker reivindica autoria de ataque
    Página da instituição ficou indisponível a partir das 13h.
    Ataque foi reivindicado pelo grupo de hackers LulzSecBrazil.

  10. Como justificativa para o ataque, os hackers publicaram mensagens no Twitter criticando o alto preço dos combustíveis no país. “Acorda Brasil! Nao queremos mais comprar combustivel a R$2.75 a R$2.98 e expotar (sic) a menos da metade do preco! ACORDA DILMA!”.

  11. COMO SE FAZ PARA CONTRATAR ESSE HACKER? TENHO UMA RELAÇÃO DE POLÍTICOS PRA ELE BRINCAR. COMEÇANDO COM SARNEY, FILHO DO LULA, ETC..

Comentários não permitidos.